sexta-feira, 29 de abril de 2011

Curso online com certificado barato

Quer estudar online e pagar muito pouco por isso. Agora você poderá estudar direto da internet pagando um precinho incrível por cada curso. E todos os cursos possui certificado. Hoje em dia para fazer um curso temos que pagar uma fortuna e com o curso online você poderá estudar a partir de sua própria casa sem precisar sair. Confira aqui os melhores cursos disponíveis na internet para estudar online. Aproveite essa chance para se profissionalizar e aprender uma profissão e garanta seu futuro agora. Sabemos que o concurso público nos dá estabilidade financeira, mas sabemos também que não é tão fácil passar em um concurso devido a grande concorrência então enquanto você não passa em um concurso aproveite para aprender algo novo e começar a trabalhar.



Questão de lógica da CESPE

Se você ainda não resolveu uma questão de lógica da banca CESPE, agora terá a oportunidade de resolver. Abaixo uma questão bem elaborada da CESPE, Observe:


1.No Brasil, os pobres têm mais poder que os ricos. Isso ocorre porque o sistema político adotado no Brasil é a democracia, no qual a vontade da maioria prevalece, e, no Brasil, existem mais pobres que ricos.

Com relação ao argumento acima, julgue os itens seguintes:
a) A afirmativa “No Brasil, os pobres têm mais poder que os ricos”, citada no texto, é uma premissa.
b) A oração “no Brasil, existem mais pobres que ricos” é a conclusão do texto.
c) O trecho “o sistema político adotado no Brasil é a democracia, no qual a vontade da maioria prevalece” uma hipótese.
d) O argumento apresentado no texto é um exemplo de argumento indutivo.








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Confere as respostas:
a) E
b) E
c) C
d) C
Considere E como erradas e C como Certas.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

O que é informática?

Muita gente que usa computador há muito tempo pode se perguntar: O que é informática? E não saber responder essa simples pergunta. Na verdade informática é a ciência que estuda a informação, como intuito de organizar, obter maior rapidez no processamento e tornar mais seguras as informações geradas. A palavra informática é a junção de outras duas palavras, uma delas é informação e a outra é automática, ou seja, obter informação de maneira automática.

Principais objetivos da informática

Organização
Rapidez
Segurança
Precisão

Aplicações da informática

Comércio (ferramentas comerciais )
Escolas ( apoio didático)
Indústrias ( automação e produção)
Empresas ( controle de bens e pessoas)
Instituições Financeiras ( Gerenciamento)
Outros.

Em questões de concursos é comum cair temas referentes ao significado da palavra informática, então é importante conhecer e está por dentro de todo assunto que envolve noções de informática por mais simples que seja essa informação. Veja a questão abaixo:

1.Assinale a alternativa que não se refere aos objetivos e aplicações da informática:
a) Segurança e Empresas
b) Organização e Instituições Financeiras
c) Precisão e Comércio
d) Lentidão e Indústrias
e) Organização e Escolas


Se você não tivesse o conhecimento acima sobre informática teria dificuldade para responder essa questão, mas quando sabemos fica fácil responder. A resposta correta para essa questão é a letra “d” já que lentidão não é uma característica dos objetivos da informática.

Questões de compreensão de texto retirada de prova de concurso

As questões a seguir se refere ao texto abaixo e que foi retirada de uma prova de concurso público recentemente. Leia o texto completo e faça sua interpretação responde todas as questões que se refere ao texto. São três questões de compreensão de texto retirada de prova de concurso. Leia o texto:

Na década de 70, prognósticos sombrios alertavam para o risco de extinção dos povos indígenas no Brasil. Após 30 anos, o censo de 2009 do IBGE afastou esse temor, ao constatar que em 1991 a 2000 a população indígena cresceu mais do que todos ou outros grupos étnicos. Eles eram 294 mil em 1991 e passaram a ser 734 mil em 2000, uma variação de 149,6%, enquanto o restante da população cresceu 8,2%.
Uma análise mais aparada nos dados mostra, no entanto, que não houve um “boom populacional” causado por altíssimas taxas de fecundidade ou migração de povos de países vizinhos. O crescimento foi causado por gente que já vivia em áreas urbanas em 1991, mas que, no censo daquele ano, não se declarou como indígena passando a fazer isso apenas nove anos mais tarde.
Em 1991, dos 294 mil índios, 71 mil (24,1%) viviam na área urbana. Nove anos depois, esse contingente urbano deu um salto de 440% e passou a representar 52,2% do total, ou 383 mil pessoas.
“Não se trata de aumento demográfico. O que sobressai na análise desse crescimento é o componente de autodeclaração”, afirma Luiz Antônio Oliveira, coordenador de População e Indicadores Sociais do IBGE.



Responda as questões referentes ao texto acima:

1.O propósito principal do texto é noticiar o:
a) afastamento dos prognósticos sombrios da década de 70 sobre a extinção dos povos indígenas do Brasil a partir de dados do Censo 2000 do IBGE.
b) crescimento no número de indígenas como resultado do fato de esses povos terem decidido se declararem como indígenas no Censo 2000.
c) aumento, entre 1991 e 2000, da população indígena brasileira de forma superior ao que ocorreu com os outros grupos étnicos.
d) “boom populacional” indígena causado por altíssimas taxas de fecundidade ou pela migração de povos de países vizinhos.

2.No texto, a expressão “fazer isso” recupera a seguinte ideia:
a) autodeclarar-se como indígena
b) causar o crescimento populacional
c) viver em áreas urbanas
d) Não se declarar como indígena

3. Na matéria, há determinadas expressões que denotam variação de modalidade no uso da língua portuguesa, como “boom populacional” e “deu um salto” , que podem ser substituídas, sem prejuízo de sentido no texto, por, respectivamente:
a) contingente urbano e teve altíssimas taxas
b) prognostico sombrio e cresceu mais
c) aumento demográfico e teve um salto crescimento
d) risco de extinção dos povos e sofreu variação.









Gabarito:
1.b – 2.a – 3.c

Questões de história para vestibular e concurso com gabarito

Estamos sempre preparando novas questões diariamente para concurso e vestibulares para ajudar a todos os concurseiros e vestibulando. As questões são todas acompanhadas de respostas com gabarito, assim o aluno ou candidato a concurso poderá se avaliar através deste simulado. Todas as questões de história para vestibular contêm assuntos relacionados à pré-história, idade antiga, média, moderna e contemporânea entre outros.

1.A pré-história corresponde ao período que corresponde ao surgimento do homem primitivo até a invenção:
a) da escrita
b) da roda
c) das armas
d) da pintura
e) dos instrumentos de metais

2.Assinale a alternativa que corresponde ao período que se desenvolveu a agricultura e a criação de animais na pré-história:
a) Paleolítico.
b) Neolítico.
c) Pré-neolítico
d) Era do cultivo
e) Era agro paleolítico

3. São realizações culturais dos sumérios, o desenvolvimento da escrita e:
a) a invenção da roda
b) o uso dos metais
c) o desenvolvimento da agricultura
d) a criação de um calendário
e) o desenvolvimento da matemática

4. Assinale a alternativa que se refere à localização do Egito na idade antiga:
a) Sul da Pérsia
b) Ásia Menor
c) Nordeste da África.
d) Sul da Mesopotâmia.
e) Leste do rio Nilo.

5. Voltando para a palestina, os hebreus tiveram que entrar em conflito contra os cananeus e, logo em seguida, contra os:
a) Babilônios
b) Israelitas
c) fenícios
d) Galileus
e) filisteus

6. Assinale a alternativa que se refere à localidade em que os hebreus viviam:
a) No sul da mesopotâmia
b) No norte do rio Nilo
c) No Oeste da Palestina
d) No Leste da Fenícia
e) Norte de Judá

7. Região que se localizava ao norte do golfo do corinto:
a) Grécia peninsular
b) Grécia continental
c) Grécia insular
d) Grécia oceânica
e) Grécia mediterrânea

8. No período da decadência de Roma a capital do império Romano foi transferida para Bizâncio passando a se chamar:
a) Justiniano
b) Constantinopla
c) Reino dos francos
d) Atenas
e) Novo império Bizâncio

9. A civilização islâmica teve início na península Arábica:
a) Entre Itália e Espanha
b) Líbia e Egito
c) Arábia e Pérsia
d) Armênia e Pérsia
e) Ásia e África

10. Sistema de trabalho servil que surgiu devido à decadência do Império Romano, no período em que os escravos e plebeus passaram a trabalhar em terras de um grande senhor.
a) Colonato
b) Servidão
c) Escravidão
d) ruralização
e) feudal







Gabarito:
1.a – 2.b – 3.a – 4.c – 5.e – 6.a – 7.b – 8.b – 9.e – 10.a

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Questões de atualidades do Brasil 2011

Todos os dias há vários acontecimentos nacionais, uns de grande importância e outros, ou melhor, a maioria é de pequena importância. Eu separei assuntos importantes que ocorreram no Brasil nos anos de 2010 e 2011, são temas atuais de grande magnitude nacional e que provavelmente será questão em prova de concurso e vestibular. Assuntos como Lei da ficha limpa, Importância da visita de Barack Obama, Desastre no Rio de Janeiro, resumo dos oito anos do Governo Lula, guerra cambial, eleições 2010, entre outros. As principais questões de atualidades do Brasil 2011 foram elaboradas e algumas retiradas das últimas provas de concurso e contém resposta em seu gabarito. Lembre-se sempre de estudar assuntos que podem acontecer depois da data desta postagem, procure acessar os principais portais de notícias do país para ficar por dentro de mais assunto de atualidades 2011.
Questões de atualidades do Brasil 2011:

1.Nos últimos dias o Supremo Tribunal Federal tomou uma decisão sobre a Lei da Ficha Limpa que impedia 149 candidatos de tomar posse por causa de condenações judiciais, assinale a decisão tomada pelo STF:
a) Anulou
b) Aumentou o prazo
c) Impetrou
d) promulgou
e) sancionou

2. O presidente dos Estados Unidos fez uma visita ao Brasil este ano de 2011 e decidiu visitar mais dois países na América latina:
a) Uruguai e El Salvador
b) Paraguai e Chile
c) Uruguai e Chile
d) Chile e El Salvador
e) Paraguai e Uruguai

3. Com a visita do presidente Barack Obama a presidenta Dilma bateu de frente com os EUA com dois assuntos polêmicos:
a) A intervenção na crise política em Honduras e a Defesa do programa nuclear iraniano.
b) A exploração de petróleo da reserva Pré-sal e a criação de novas usinas nucleares.
c) A guerra cambial diante da baixa do dólar e o valor da baixa taxa de importação.
d) A crise do dólar por causa das exportações e o incentivo as importações.
e) Apoio ao governo da Líbia e o incentivo a construções de novas usinas nucleares.

4. Barack Obama esteve no Brasil com a intensão de:
a) Reforçar as relações comerciais, sobretudo na área da energia.
b) Formar parceria para a próxima copa do mundo 2014.
c) Tentar conter a queda constante do dólar diante da moeda Brasileira.
d) Impedir a entrada de moeda americana devido a grande quantidade de exportação.
e) Ajudar a preservar o meio-ambiente, sobretudo nas áreas que compõe o Amazonas.

5.A tragédia originada pelas grandes chuvas no Rio de Janeiro que causaram deslizamentos em quatro cidades foi agravada por causa da(o):
a) Criação de novas favelas próximas ao centro urbano e o efeito estufa.
b) Ocupação irregular do solo e a falta de infraestrutura.
c) Crescimento populacional descontrolado e aumento do lixo urbano.
d) Poluição dos principais esgotos que se localizam na área urbana.
e) Lixo acumulado em favelas que desce para o esgoto impedindo a passagem da chuva.

6. O presidente Lula termina seu mandato e deixa duas características de seu governo:
a) Crescimento econômico com redução da pobreza e escândalos políticos.
b) Aumento da inflação e a desvalorização do dólar.
c) Diminuição da taxa de mortalidade infantil e aumento do desemprego.
d) Redução de impostos e aumento descontrolado da inflação.
e) Melhoramento na saúde pública e aumento do desemprego.







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Gabarito com as respostas:
1.a – 2.d -3.a – 4.a -5.b – 6.a

Questões de interpretação de texto com gabarito

Para quem tem dificuldade de interpretar texto então vai essa dica que pode auxiliar na hora de resolver questões de interpretação de texto. Leia o texto abaixo e tente resolver a questão a seguir referente ao mesmo:
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Definição de dinheiro
Há algum tempo, um jornal londrino ofereceu um bom prêmio a quem desse a melhor definição de dinheiro.
A Escolha foi o seguinte: “artigo que pode ser usado como passaporte universal, menos para o céu, e como meio de adquirir tudo menos a felicidade.” É, realmente, dinheiro não traz felicidade – vale acrescentar -, principalmente quando é pouco!
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1.Considerando a definição dada para dinheiro, assinale a alternativa INCORRETA:

a) A definição apresenta uma visão negativa do dinheiro, pois ele só resolve as questões materiais da vida.
b) O acréscimo do autor do texto na definição premiada desconstrói a ideia colocada inicialmente, pois deixa subentendido que só se pode ser feliz com muito dinheiro.
c) No texto, está pressuposto que o dinheiro pode levar a qualquer lugar do universo.
d) A palavra “artigo”, na definição de dinheiro, equivale a objeto de mercadoria.


Resolução:
Parece um pouco confuso, mas quando damos atenção somente ao texto a resposta é bem evidente. O que devemos ter cuidado na hora de interpretar um texto é nunca confundir o que nós pensamos em relação a certos conceitos e o que o texto afirma. Nunca tente resolver uma questão de interpretação de texto discordando do texto. Veja que na letra “a” ele afirma que o dinheiro só resolve questões materiais e que o texto apresenta uma visão negativa de dinheiro. Essa primeira alternativa é muito perigosa, pois tenta confundir a passagem do texto que diz “É, realmente, dinheiro não traz felicidade” e “... visão negativa do dinheiro”. Essa alternativa está incorreta porque o texto jamais mostrou uma visão negativa do dinheiro.
A alternativa correta está na letra “c” , quando ele diz “passaporte universal, menos para o céu” está dando ideia que o dinheiro pode levar a qualquer lugar.
Nas alternativas “b” e “d” podemos perceber somente absurdos visíveis.

Estaremos com mais questões de interpretação de texto com gabarito e comentadas, salve nosso blog nos seus favoritos (Segure a tecla Ctrl + D e salve). Assim você não se esquecerá das dicas e questões que todos os dias estão disponíveis aqui. Bons estudos.

Questões de pronomes relativos para concurso

Estudar português é uma tarefa grande para qualquer pessoa, pois a língua portuguesa tem muitas regras e uma quantidade bem considerável de exceções que podem fazer o candidato a concurso errar uma questão. O estudo dos pronomes relativos e pessoais é um pouco complexo e precisa de muita atenção para ser compreendido. Uma série de questões de pronomes relativos para concursos estão disponíveis nesta parte do blog para que o aluno ou o candidato a concurso público possa avaliar se realmente aprendeu bastante sobre os pronomes relativos. Logo em seguida você vai encontrar o gabarito com as resposta corretas referente às questões de pronomes relativos.

1.”As mulheres, _____ olhos as lágrimas caiam, assistiam a uma cena ____ não gostavam”.
a) cujos – que
b) em cujos – que
c) de cujos – de que
d) cujos – de que
e) de cujos – que

2.”Os outros é QUE me chamam de Zé”. A palavra destacada é:
a) pronome indefinido substantivo e sujeito.
b) pronome indefinido adjetivo e adjunto adnominal
c) pronome relativo e sujeito
d) pronome relativo e objeto indireto
e) pronome possessivo e sujeito.

3.”Pega ____ cadeira ali na outra sala e põe-____ aqui perto de mim.
a) Essa – a
b) Essa – la
c) Esta – la
d) Aquela – a
e) Aquela – na


Gabarito:
1.c – 2.a – 3.e


Para descontrair veja como é fácil identificar os pronomes relativos na música.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Site com questões de concursos

Quanto mais site com questões de concurso o concurseiro pesquisar para estudar mais ele vai aprender e desenvolver sua capacidade para resolver questões de concursos de forma mais rápida e prática. São milhares de blogs e sites espalhados por aí oferecendo muitas questões elaboradas e atualizadas para este ano de 2011. As questões mais procuras são as de português para concurso, então resolvemos colocar mais questões de português para que todos possam estudar e se aprofundar mais ainda em vários assuntos que envolvem a língua portuguesa. Não existe o melhor site com questões de concursos, mas sim uma quantidade enorme de blogs e sites que estão dispostos a ajudar o candidato a passar em concurso público, então aproveite!

1.Em “Vou EMBORA pra Passárgada”, a palavra destacada é:
a) palavra de realce
b) palavra de inclusão
c) advérbio
d) preposição
e) conjunção subordinada

2. “... SÓ gosto de ver moça e ler poesia...” a palavra em destaque é:
a) Advérbio
b) Pronome pessoal
c) Adjetivo qualificado
d) Substantivo
e) Pronome possessivo

3. Em “A maneira COMO responde é estranha”, a palavra destacada é:
a) advérbio
b) pronome relativo
c) pronome indefinido
d) Conjunção subordinativa casual
e) conjunção subordinativa comparativa

4. Assinale a alternativa em que se manifesta uma locução pronominal:
a) Todo aquele que sofre, ganha grande sabedoria.
b) O verde da hera enredava-se em urdidura quase perfeita.
c) Serenavam aquelas primeiras ânsias da natureza
d) Ele enxergou o erro, mas deteve-se na superfície
e) Gosto de ler.

5.Das séries abaixo, assinale a única em que as palavras aparecem na seguinte ordem: substantivo, adjetivo, pronome, advérbio.
a) subjacente – notório – isso – nunca
b) Xapuri – notório – nada – aliás
c) Mirante – subjacente – isso – nunca
d) Xapuri – nunca – nada – abstratamente
e) Espera – nada – aliás – abstratamente








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Gabarito:
1.b – 2.a – 3.b – 4.a – 5.c

Cultura Geral – Atualidades para concurso 2011

Não é muito comum, mas em alguns concursos podem cair questões referente à atualidade e que envolva assunto como cultura geral. Nem todo mundo sabe, mas cultura é nada mais que toda cultura brasileira com os seus costumes e como tudo começou. Voltar ao passado e ver como surgiram os costumes de hoje e o que influenciou aos homens da atualidade a preservar esses costumes. Uma história complexa resumida em algumas questões de concursos para o candidato ter uma noção de como são elaboradas as questões de atualidades que apresenta em seu conteúdo cultura geral.
Questões de atualidades 2011 – Cultura geral

1.A cultura brasileira nos dias de hoje é bem diversificada com uma mistura de vários vertentes culturais, mas se tornou em sua grande parte:
a) Afro-italiana
b) Lusitana
c) Luso-italiana
d) Afro-indígena
e) Afro-lusitana

2. Assinale a alternativa correta quanto à região que tem maior influência indígena:
a) Nordeste
b) Norte
c) Sudeste
d) Centro Oeste
e) Sul

3. A quantidade de colonos vindos de Portugal cresceu bastante na época:
a) do Ciclo de Ouro
b) da Escravidão
c) das invasões indígenas
d) da exploração do Pau-brasil
e) do carvão mineral.

4. A festa mais importante no Brasil, O carnaval, foi introduzida:
a) Pelos africanos
b) Pelos italianos
c) Pelos indígenas e africanos
d) Pelos portugueses
e) Pelos africanos e portugueses

5. O barroco desenvolveu-se no nordeste e o arcadismo se expandiu na região:
a) das Minas Gerais
b) do Norte
c) do sul
d) de Pernambuco
e) da Paraíba

6. Assinale a alternativa que é considerada o primeiro documento literário brasileiro:
a) Literatura de Cordel
b) Carta de Pero Vaz de Caminha
c) Carta de alforria
d) A bíblia das catequeses
e) Poesias portuguesas

Dentre as questões acima podemos observar um envolvimento completo da cultura brasileira envolvendo a música, literatura entre outros. Atualmente alguns poucos concursos pedem em seu edital essa matéria, a exemplo temos o concurso da prefeitura municipal de Campina Grande. Diante disso, em breve, estaremos com mais questões sobre a cultural regional dessa cidade para que você possa estudar e aprender um pouco mais. Confira agora o gabarito das questões sobre Cultura Geral brasileira e atualidade 2011:




1.b – 2.b – 3.a – 4.d – 5.a – 6.b

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Questões de verbos com gabarito de provas de concurso

Umas das maiores dificuldades que o candidato a concurso na língua portuguesa são os verbos, sobretudo quando se trata de verbos irregulares e suas conjugações, mas algumas questões de prova de concurso com gabarito poderá ajudar a muitos concurseiros que estão estudando pela internet. Mais adiante você encontrará uma lista com muitas questões de verbo para concurso contendo a resposta em um gabarito. Antes de resolver esse simulado de prova de concurso contendo questões de verbo é importante que faça uma pesquisa e estude um pouco sobre o assunto, mas se você já estudou em livros, apostila ou pela internet então comece agora a responder questões de verbos de provas de concursos anteriores:

1.O acordo não _____ as reivindicações, a não ser que _____ os nossos direitos e _____ da luta.
a) substitui – abdicamos – desistimos.
b) substitue – abdicamos – desistimos.
c) substitui – abdiquemos – desistamos.
d) substitui – abdiquemos – desistimos.
e) substitue – abdiquemos – desistamos.

2. As linhas _____ para um ponto e depois se ______ no infinito.
a) convergem – esvão
b) convirgem – esvaem
c) convergem – esvaiem
d) convergem – esvaem
e) convirgem – esvão

3.Assinale a incorreta:
a) Creem
b) Teem
c) Veem
d) Leem
e) Vêm

4. Assinale o item que contém as formas verbais corretas:
a) reouve – intervi
b) reouve – intervim
c) rehouve – intervim
d) rehavi – intervim
e) reavim – intervim

5. ________, homem! _________ à criatura que me deixe, que ________.
a) corre – dize – se não aflija
b) corra – diz – se não aflija.
c) corre – dize – não aflija-se.
d) corra – dizei, não aflija.
e) corre – dizei – não aflija






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Gabarito:
1.c – 2.d – 3b – 4.b – 5.a

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Prova de concurso ensino fundamental

Há muitas diferenças entre a prova de concurso ensino fundamental e provas de outro nível como o médio e superior. As características de cada nível de prova são bem diferentes e é importante o candidato a concurso reconhecer essas diferenças. Na realidade uma prova de concurso ensino fundamental pode ser completo ou incompleto, geralmente o edital diferencia cada um e elabora uma prova diferente. Isso porque existe cargo que não exige que o candidato tenha terminado o ensino fundamental, assim o nível da prova será menor em relação aos outros níveis. As questões de concurso de nível fundamental incompleto geralmente são mais objetivas, ou seja, contém um enunciado breve e resposta pequena. Exemplo:
1.Assinale a palavra que é um adjetivo:
a) Jacaré
b) Fada
c) Lindo
d) Viagem
e) Correr
Observando essa questão podemos identificar que Jacaré, fada, viagem e correr não são adjetivos, mas apenas a palavra “lindo” é um adjetivo. Essa é uma questão típica de uma prova de ensino fundamental incompleto, mas no ensino fundamental completo podemos perceber algumas pegadinhas e questões que tentam confundir o candidato. E geralmente o examinador elabora questões com enunciados longos e que podem tirar a atenção do candidato, além de respostas grandes e bem elaboradas. Veja a questão abaixo:
2.Nas frases abaixo, em que figuram pronomes relativos, há um exemplo em que o pronome está mal empregado.
Assinale-o:
a) Os moços com quem falamos são estudantes de Direito.
b) Eis a terra donde se colhem tão bons frutos.
c) São empresas para as quais aparecem muitos candidatos.
d) Mostrar-lhe-ei as canetas de que me sirvo.
e) Refiro-me a esse aluno, cujo aluno já nos tem causado tanto dissabores.
Esse é um tipo de questão que o candidato precisa de mais atenção, pois ela é fácil, mas se o candidato não estiver muito atento pode confundir achando que é para assinala a questão que seja a correta. Repare que o examinador separa a palavra “Assinale-o” colocando abaixo do enunciado. Outra coisa que precisa ser notada é que a ultima questão é a “incorreta” e isso foi de proposito, pois como o enunciado está dando uma ideia (ao colocar “Assinale-o”) de que é para marcar a correta então conforme o candidato vai lendo as alternativas é o tempo de haver uma confusão e ele assinalar a letra “c” ou “d”, mas jamais a letra “e” porque ele verá que é incorreta. Claro que isso pode acontecer com aquelas pessoas que costumam ficar nervosas na hora da prova. Mas agora que você sabe é importante prestar bem atenção no enunciado, pois muitas vezes sabemos responder a questão, mas por falta de atenção marcamos a incorreta.
Fique atendo com enunciados que contenham palavras como:
- Respectivamente.
- Assinale-o
- Incorreta
- Não
- Exceto
- Apenas

Questões de substantivos para concursos com gabarito

Quando se fala em substantivos há uma série de assuntos relacionados que devemos estudar, dentre esses assuntos temos o gênero dos substantivos, ou seja, se o substantivo é masculino ou feminino, devemos estudar também o plural dos substantivos que geralmente cai em prova de concurso público dentre outros assuntos importante que envolve esse universo dos substantivos. Abaixo selecionei questões que geralmente é tema de prova em concurso público e que vai servir para o candidato ter uma noção de como são elaboradas as provas de concurso. São várias questões de substantivos para concurso com gabarito que irá facilitar o candidato e irá mostrar a resposta correta de cada questão.

1.Em que alternativa aparecem dos substantivos de gênero masculino?
a) cal – faringe
b) omoplata – lança-perfume
c) sentinela – dó
d) champanha – telefonema
e) alface – dinamite

2. Depende dos _______ a defesa dos _______ ameaçados.
a) Cidadões – animaizinhos
b) Cidadãos – animaizinhos.
c) Cidadãos – animalsinhos
d) Cidadões – animaisinhos
e) Cidadães – animalzinhos

3.Fazem o plural da mesma maneira que perdão:
a) cidadão – limão – verão
b) botão – caixão – quinhão
c) coração – capelão – paredão
d) anão – cristão – melão

4.Marque a alternativa que contenha substantivos, respectivamente, abstrato, concreto e concreto.
a) fada – fé – menino
b) fé – fada – beijo
c) beijo – fada – menino
d) amor – pulo – menino
e) menino – amor – pulo

5.Cáfila, matilha, alcateia, manada são coletivos, respectivamente de:
a) camelos, cães, lobos e cavalos.
b) insetos, cabras, lobos e cavalos.
c) moscas, carneiros, lobos e bois.
d) gafanhotos, cães, ladrões e bois.
e) n.d.a

6. Marque a alternativa em que está correta a forma plural.
a) Júnior – Júniors
b) Mal – maus
c) Fuzil – fuzíveis
d) Pagões – cidadãos
e) Pagãos – cidadãos

7.Assinale a alternativa incorreta:
a) Borboleta é um substantivo epiceno
b) Rival é comum de dois gêneros
c) Alface é substantivo masculino
d) Vítima é um substantivo sobrecomum
e) n.d.a









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Gabarito:
1.d – 2.b – 3.b – 4.c – 5.a – 6.e – 7c

Vídeo-aula de matemática para o concurso dos correios 2011

Alguns assuntos de matemática que vão cair no concurso dos correios estão nesta vídeo-aula preparada com exclusividade para os candidatos que estão se preparando para o concurso dos correios 2011. Nesta vídeo-aula podemos aprender um pouco mais sobre conjuntos e são 3 vídeos elaborados para explicar esse assunto, então aproveite para estudar gratuitamente essa matéria importante e que provavelmente será tema em alguma questão na prova do concurso dos correios 2011.




Questões de concursos sobre conjuntos

1.Observe o conjunto abaixo:
A = { 0, 1, 2, 3, 4... } e B = { ...-3, -2, -1, 0}

a) 0 ϵ somente ao conjunto A
b) 0 ϵ somente ao conjunto B
c) 0 ϵ ao conjunto A e B
d) A = B
e) 0, 1, 2, 3 ϵ A e B




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Gabarito:
1.c

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Questões de prova de concurso – língua portuguesa

Separamos algumas questões de concursos de algumas provas anteriores. São questões de português para concurso com gabarito para que o candidato possa estudar e conferir se está preparado para fazer uma prova de concurso público. O estudo da língua portuguesa requer muita atenção, pois além das regras há também as exceções que precisam ser memorizadas pelo aluno. Abaixo uma lista de exercícios sobre a classe das palavras, um assunto muito pedido em concurso e que costuma confundir muitos candidatos na hora da prova.

1.Assinale a frase que deve ser completada com a primeira das palavras dadas:
a) Estavas ____ custódia. ( sobre, sob )
b) Foi intimidado ______ pena de multa. ( sob, sobre )
c) Pesavam-lhes _____ os ombros graves responsabilidades. (sob, sobre)
d) Este livro _____ esclarecer a matéria, é de leitura agradável. (sob, sobre)
e) Não tratei do assunto _____ esse aspecto. (sobre, sob)

2.Na oração: “Ele é um joão-ninguém”, o “ninguém” é:
a) pronome indefinido
b) adjetivo
c) pronome de negação
d) preposição essencial
e) pronome pessoal

3. Assinale a frase que contém uma conjunção concessiva.
a) Desde que estude, será aprovado.
b) Desde que estudou, foi aprovado.
c) Por mais que estude, pode ser reprovado.
d) Contanto que estude, será aprovado.
e) Já que estudaste, serás aprovado.

4. Assinale a frase em que “meio” funciona como advérbio:
a) Só quero meio quilo.
b) Descobri o meio de acertar
c) Parou no meio da rua
d) Comprou um metro e meio
e) Achei-o meio triste.

5. Era para ____ falar ____ ontem, mas não ___ encontrei em parte alguma.
a) mim – consigo – o
b) eu – com ele – lhe
c) mim – consigo – lhe
d) eu – com ele – o
e) mim – contigo – te







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Gabarito:
1.b – 2.b – 3.c – 4.e – 5.d

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Questões de interpretação de texto para concurso com respostas

A maioria dos candidatos a vestibular e concurso tem dificuldade para responder questões de interpretação de texto, mas não há muita dificuldade se prestarmos atenção no significado dos verbos e das palavras contida no texto. Conhecer a ortografia e as regras gramaticais pode ajudar muito na hora de interpretar um texto. Abaixo uma lista de questões de concursos de interpretação de texto, todas elas resolvidas e com respostas.

1.”A noite vinha carregada de nuvens, precedidas do vento frio do crepúsculo.” Neste texto, o autor diz que:
a) A noite chegou antes do vento.
b) A noite e o vento chegaram ao mesmo tempo.
c) O vento chegou antes da noite.
d) O vento trazia as nuvens.

2.”E a mulher começou a tremer, não de frio da chuva, mas de um frio que lhe vinha do coração”. Aqui o autor diz que:
a) fazia muito frio e, por isso, a mulher tremia.
b) a chuva fazia a mulher tremer.
c) a mulher tremia, mas não era de frio.
d) a mulher estava doente do coração.

3.”Teus olhos são negros, negros como as noites sem luar”. Nos versos, o autor compara:
a) olhos negros e noite clara.
b) noite escura e noite clara.
c) olhos negros e noite sem luar.
d) teus olhos e a noite escura.







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Gabarito:
1.c – 2.c – 3.d

Questão de regra de três em vídeo-aula de matemática para concurso

Regra de três quase sempre é tema em prova de concurso público e nada melhor que aprender de uma forma fácil e prática com vídeo-aula grátis que encontramos disponíveis na internet. Matemática sempre foi à matéria considerada mais difícil entre os estudantes, mas se prestarmos bem atenção veremos que não é tão difícil assim, basta apenas seguir as regras passo-a-passo. No vídeo veremos uma questão de concurso sobre regra de três sendo resolvida e explicada detalhadamente para que todos possam entender com muita facilidade e conseguir acertar toda questão que pode cair em concurso sobre regra de três.

Emprego do Há – A –À = tempo

Não é difícil ver em questões de concursos essa matéria. Eu diria que em quase todas as provas de nível médio é fácil encontrar uma questão sobre o uso do Há, a e à relacionado a tempo. É preciso muita atenção do candidato, pois esta matéria não é tão simples assim e exige cuidados importantes para não erra a questão. Abaixo algumas dicas essenciais que irá lhe auxiliar na hora que estiver resolvendo uma questão de concurso.
Macete I
Há: tempo passado – Saí há pouco tempo.
A: tempo futuro – Sairei daqui a pouco.
À: Locução Adjetiva de tempo – Saí à tarde.
Há: (= existe(m)) – Há alunos estudiosos.
Macete II
Há: substitui por “faz”.
A: Não se substitui por “faz”.
Aparece depois de “daqui” e “daí”.
Veja:
Saí há pouco. (Saí FAZ pouco.)
Sairei daqui a pouco ( Sairei daqui FAZ pouco.)
Exercícios:
Complete com Há, a ou à:
1)Daqui ___ pouco rezaremos pelo sucesso da cirurgia.
2)Parece que foi ___ tão pouco tempo.
3)____ alguns anos, os vestibulares se constituíam de questões dissertativas.
4)____ bem pouco tempo, todos os vestibulares no Brasil constarão de questões subjetivas.
5)Ela chorava de medo ___ muitas horas e sempre ____ tardinha.






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Respostas:
1.a – 2.há – 3.há – 4.a – 5.há/à

O desempate em concurso público é justo?


Algumas pessoas talvez nem saibam e nem liguem para isso, mas para quem fica nesta situação acima sente na pele o quanto é desanimador estudar como um louco, ter uma pontuação boa e não ser classificado porque empatou com outras pessoas e na hora do desempate ele ficou para trás. Dependendo do edital a regra de desempate normalmente se faz considerando a idade, ou seja, o mais velho tem prioridade de está na frente e se caso o empate persistir o desempate será feito com um sorteio. Justo ou não é assim que funciona e é assim que vem sendo feito por muito tempo. Claro que se lembrarmos do tempo que perdemos estudando, o esforço, o dinheiro que gastamos com inscrições e materiais de estudo sabemos que não é justo ter uma pontuação que poderia ter lhe dado uma vaga de emprego, mas que na realidade foi tudo em vão. Infelizmente não a nada que fazer neste caso. O mais difícil é sabermos que nem sempre há concurso público para o cargo que desejamos e quando acontece isso saberemos que teremos que esperar anos para que saia outro concurso e provavelmente, com o crescimento da população, mais concorrido. A foto acima é real e foi tirado de um resultado geral de um concurso público para o cargo de Agente administrativo. Imagine essas três pessoas como se sentiram quando se viram fora e apenas um com 87% que teve direito de conquistar a vaga. A única esperança é torce para que alguém desista do cargo ou passe em outro concurso para deixar a vaga livre, mas não é algo certo. O que poderia ser feito para solucionar esse problema? Se você tem uma ideia que possa acabar com esse empate em concurso público, então deixe seu comentário com sua participação. Enquanto isso vamos conviver com esse sistema falho e injusto.

Cálculo de porcentagens, juros simples e compostos. Aplicações.

Cálculo de porcentagens, juros simples e compostos. Aplicações para concurso.
Agora iremos aprender porcentagens, ou seja, como resolver uma simples questão de porcentagem para concurso, veja:
Para descobrirmos 20% de 200 devemos fazer o seguinte cálculo.
20% de 200 = 20/100 x 200 = 1/5 x 200 = 200/5 = 40
Sempre devemos dividir o valor da porcentagem (20% no exemplo) por cem e multiplicar pelo valor total ( 200 no exemplo).
Juros simples
Juros Simples, considerada uma matéria comum em prova de concurso e alguns candidatos tem dificuldade para aprender tudo sobre Juros simples. Veja o passo-a-passo como é simples o cálculo de juros simples.
Para se calcular os Juros Simples é necessário conhecer uma pequena fórmula:
J = P . i . n
Que significam:
J = Juros Simples
P = Capital Principal
i = Taxa de Juros
n = Número de período
Exemplo:
Fiz um empréstimo no Banco de 1000 Reais que será quitada em dois meses com juros de 8% a.m. Quanto pagarei de Juros?
Se usar a fórmula de Juros simples resolverá facilmente esta questão.
J = É o que iremos descobrir
P = 1000
i = 0,08 ( 8% = 8/100 = 0,08 )
n = 2 ( dois meses )
J = 1000 . 0,08 . 2 = 160
Então no final pagarei 1160 Reais, ou seja, 160 Reais de Juros.
E a prestação será de 580 Reais ao mês.
Juros CompostosGeralmente esse é o tipo de cálculo mais usado no dia a dia em várias situações, por isso é importante que você aprenda, pois com certeza vai cair uma ou mais questões na prova de qualquer concurso que você fizer que peça no edital matemática financeira.
Os Juros Compostos também usa uma fórmula, sendo que um pouco mais complexa:
Se entendermos que nos Juros simples a taxa percentual é calculada sobre o valor total já nos juros compostos o calculo é feito sobre o montante de cada mês, então vamos supor que faço um empréstimo de 100 a juros compostos de 10% ao mês durante 4 meses.
Nos juros simples teríamos que apenas multiplicar 100. 4/100 . 4 = 16 %, mas nos juros compostos é feito diferente, ou seja, o calculo é feito em cada mês e por etapa:
1º Mês:
10% de 100 = 110 : 4 = 27,5 ( pagarei no primeiro mês )
2º Mês:
10% de 110 = 121: 4 = 31 ( pagarei no segundo mês )
3º Mês:
10% de 121 = 133,1: 4 = 32,775 ( pagarei no terceiro mês)

4º Mês e último:
10% de 133,1 = 146,41: 4 = 36,6035 ( pagarei no quarto mês )
Total no final de 4 meses = R$: 127,8785.
Esse é o valor de 100 Reais em juros compostos de 10% ao mês, ou seja, 127,88 Reais aproximadamente.
Dividindo isso em prestações iguais de 4 meses teremos 127,88: 4 = 31,97 esse seria o valor das prestações mensais que eu ira pagar pelo empréstimo de 100 a juros de 10% ao mês.
Nos juros simples seria apenas 110,00 Reais e a prestação ficaria de 27,50 Reais ao mês.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Números relativos inteiros e fracionários, operações e propriedades.

Nesta aula iremos estudar os Números relativos inteiros e fracionários, operações e propriedades. Tema de muitos concursos e iremos aborda estes assuntos com questões resolvidas e explicadas para o candidato a concurso aprender de uma forma fácil e descomplicada.
Começaremos com os números relativos inteiros.
Os números inteiros podem ser negativos ( -1, -2, -3... ) ou positivos ( 1, 2 ,3 , 4...). No caso do zero ele não é considerado nem um número negativo e nem positivo. O conjunto desses números ( ... -2, -1, 0, 1, 2... ) é chamado de números relativos inteiros que é representado pela letra Z.
As operações desses números relativos inteiros são adição, subtração, multiplicação e divisão que veremos cada uma delas em outra aula.
Agora veremos os números fracionários, operações e propriedades.
Não é difícil entendermos os números fracionários quando pensamos em uma barra de chocolate.


Veja nesta imagem que a barra de chocolate possui 15 barrinhas e a barra maior é repartida de modo que uma parte fique com 6 barrinhas e outra com 9 barrinhas. Então o número fracionário representado neste exemplo é de 15/6, ou seja, 15 dividido por 6 = 2,5
15/6 = 2,5
Neste outro exemplo temos 15/3, ou seja, 15 dividido por 3 que é igual a 5.


Operações com números fracionários:
Adição:
Na soma com números fracionários a parte de baixo (denominador) deve ser igual ao denominador do outro número fracionário, caso contrário deveremos tirar o MMC dos denominadores:
4/3 + 5/2 =
Tirando o MMC de 2 e 3 encontraremos 6, agora sabemos que o denominador é 6, mas temos que dividir 6 com 3 e multiplicar por 4 e em seguida dividir 6 por 2 e multiplicar por 5 para descobrimos os novos numeradores, veja:
(8 + 15)/6 =
Repare que 6:3x4=8 e 6:2x5=15
Agora podemos somar, pois o denominador é 6 para as duas fração.
23/6
Na subtração usamos o mesmo método.
Na multiplicação é mais fácil, basta apenas multiplicar tudo, veja:
2/3 x 3/5 =
Multiplicaremos 2x3 = 6 e 3 x 5 = 15 então temos 6/15 simplificando, ou seja, dividindo tudo por 3 para diminuir o valor teremos 2/5.
Veja que quando simplificamos só diminuímos o valor alto para um valor baixo, mas a fração continua de mesmo valor:
6/15 = 0,4
2/5 = 0,4
Divisão de números fracionários:
Na divisão devemos inverte o segundo número fracionário e multiplicar normalmente, veja:
2/3 : 4/2 =
2/3 x 2/4 = 4/12 simplificando temos 1/3

Equações e sistemas de equações de 1.o grau.

Equação nada mais é do que descobrir o valor de um número em uma expressão, veja:

X + 4 = 10

Claro que “de cabeça” dá pra responder essa questão, ou melhor, descobrir o valor de X. Mas se utilizamos a regra geral saberemos o valor de X.
Para resolver devemos passa todos os números para o lado direito e mudar seu sinal, neste caso só tem o número 4 que passará a ser -4 vejam:

X = 10 – 4

Agora podemos descobrir o valor de X na questão, pois 10 – 4 = 6:

X = 6

Sistemas de equação de 1.o grau:

2x + y = 6
2x + 3y = 2

Para resolver um sistema de equação de 1.o grau basta apenas seguir atentamente as etapas a seguir:

Multiplique a primeira equação por -1:

-2x + -y = - 6
2x + 3y = 2

Veja que na primeira equação todos os números ficaram negativos, isso porque multiplicamos ele por -1, agora devemos fazer a subtração da primeira com a segunda equação:

-2x + -y = -5
2x + 3y = 2
____________
0 + 2y = -4

Agora podemos saber que é y:

y = -4/2, ou seja, y= -2

Descobrindo o valor de y que é -2 agora podemos saber que é X apenas substituindo o valor de y em uma das equações:

2x + 3.(-2) = 2

Resolvendo a equação descobriremos X:

2x – 6 = 2
2x = 2 + 6
2x = 8
x = 8/2
x = 4

Pronto descobrimos os valores de x e y nos sistemas de equações de 1.o grau.
S = { 4, -2 }


Esse é um dos assuntos que vai cai na provo do concurso dos correios 2011 e estarei em breve colocando muitas questões de concursos relacionadas a Equações e Sistema de equações do 1.o grau, todas resolvidas e explicadas.

Sistemas de medida de tempo.

O Estudo de medida de tempo não é tão complexo, mas exige um pouco de atenção do candidato a concurso. Na verdade o que não se pode confundir é que a medida do tempo não está relacionada a números decimais, ou seja, jamais escreva assim 7,30 min o correto é escrever assim 7 h 30 m. Em um Sistema de medida de tempo é importante saber que a cada minuto passado são 60 segundos percorridos e a cada hora passada são 60 minutos percorridos. Então:
minutos______Hora_________________Dia
min__________h____________________d
60s__________60 min = 3600 s______24 h = 1440 min = 86400 s

Com essa tabela em mente você consegue resolver qualquer questão relacionada aos Sistemas de medida de tempo.
Alguns concursos públicos exigem em seu editam o assunto Sistemas de medida de tempo. Um assunto do nível fundamental de fácil compreensão. Veja a questão abaixo:

1.Fernado trabalha 2 h 20 min todos os dias numa empresa, quantas minutos ele trabalha durante um mês inteiro de 30 dias.
a) 420
b) 4200
c) 42000
d) 4,20
e) 42,00

Resolução:
Para resolver essa questão é preciso saber que 1 hora = 60 min então se Fernando trabalha 2 horas e 20 min então ele trabalha 120 min + 20 min = 140 min por dia. Então durante um mês de 30 dias:
140 x 30 = 4200
Neste caso Fernando trabalha 4200 min durante 30 dias.
Resposta: letra "b"

Questões da banca CESPE/UnB do concurso dos correios 2011 – dicas

Um professor dá dicas valiosas para quem vai fazer a provo do concurso dos correios em 2011. Ele fala da Banca CESPE/UnB e comenta como são elaboradas as questões relacionadas à interpretação de texto entre outras. Neste ano quem vai realizar o concurso dos correios será a banca examinadora CESPE/UnB e as matérias que irão cai serão português, matemática e informática, neste vídeo você verá dicas da prova de português da CESPE/UnB. Se você nunca fez uma prova desta banca então é preciso ficar atento para essas dicas importantes.

Questões de concursos de Regência verbo nominal com gabarito

Hoje os blogs estão cada vez mais sendo de grande ajuda para todos os estudantes a vestibular e concurso público. Assuntos de português e outras matérias estão a cada dia presente nos sites relacionados a concurso. O importante é aproveitar essa dica importante e estudar com o auxilio dessa ferramenta indispensável nos dias de hoje. Abaixo você encontrará questões de concursos sobre Regência verbo-nominal, assunto este que geralmente é tema em prova de vestibular e concurso. São questões com gabarito para o aluno conferir se acertou as questões. Essas questões vão auxiliar todos os candidatos a concursos públicos que se inscreveram para cargos de nível médio e superior.

1.Assinale a alternativa em que há erro de regência verbal.
a) Os alunos ficaram ansiosos a fazer a prova.
b) Ele tinha asco de olhar as cobras no Butantã.
c) A atitude do aluno com o mestre foi surpreendente.
d) Sabia que o cerco à Fortaleza não duraria cinco minutos.
e) Os médicos estavam acostumados com tais imprevistos.

2. Assinale a alternativa em que há erro de regência:
a) Esqueceu-me o livro de contas.
b) Ela lhe quer muito bem.
c) Este é o homem. Você lhe obedecerá.
d) Altos cargos são aspirados por gente medíocre.
e) Minhas palavras não lhe agradaram.

3.Assinale a alternativa incorreta quanto à regência:
a) As batalhas a que assistimos naqueles dias foram sangrentas.
b) Roberto assistia o espetáculo com muito prazer.
c) Naturalmente, meu amigo, assiste-lhe o direito de reclamar.
d) Os filmes de terror, ele assistiu a todos, com serenidade.
e) Durante sua longa doença, assistiu-o uma dedicada enfermeira.

4.Indique a alternativa correta:
a) Preferia brincar do que trabalhar.
b) Preferia mais brincar do que trabalhar.
c) Preferia brincar a trabalhar.
d) Preferia brincar à trabalhar.
e) Preferia mais brincar que trabalhar.

5.Indique a opção em que o verbo ASPIRAR tem o mesmo significado do empregado em: “É conveniente, em tais situações, aspirar o ar da montanha.”
a) Aspiro a livrar-me desta situação.
b) O cargo a que aspiro é alto.
c) Ele sempre aspirou voltar às montanhas.
d) Você aspirou éter?
e) Você aspira à carreira militar?











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Gabarito:


1.a – 2.d – 3.b – 4.c – 5.d

Provas do último concurso dos correios em vídeo-aula grátis

Estudar pela net está cada vez mais fácil e nesta vídeo-aula o candidato terá a oportunidade de entender alguns assuntos da ultima prova do concurso dos correios. São questões de matemática de provas anteriores do concurso dos correios em vídeo com uma explicação clara e de fácil entendimento. Neste ano de 2011 estão abertas as inscrições para o concurso dos correios e já tem muitas pessoas se preparando para fazer a prova. Neste simulado em vídeo tem um conteúdo essencial para complementar o estudo dos candidatos a esse concurso.


Simulado da OAB questões resolvidas e explicadas

Para quem vai fazer o exame de Ordem neste ano de 2011 poderá estudar através desse simulado com questões resolvidas e explicadas relacionada ao processo do trabalho. A professora dá dicas e uma aula importante para os candidatos que estão se preparando para o Exame da OAB 2011. Os simulados são muito importantes para o aluno entender melhor as questões que costumam cair em prova do Exame de Ordem. Veja o vídeo abaixo com um simulado da OAB com questões resolvidas e explicadas.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Exercícios de crase para concurso público com respostas

Exercícios para você treinar o seu conhecimento em relação à crase. Se você já estudou sobre o assunto agora poderá treinar um pouco com esses exercícios. Basta apenas conhecer as regras e as exceções que o uso da crase traz. Este assunto é tema em prova de concurso de nível médio e não exige muita dificuldade para aprender. Tente resolver essas questões e veja se você realmente sabe tudo sobre crase. São vinte exercícios que envolvem praticamente todas as regras básicas para se conhecer sobre o emprego da crase. Se conseguir resolver todo o exercício, pode acreditar você estará bem preparado para responder questões em prova de concurso público. Abaixo encontrará as respostas desses exercícios de português.

1.Preencha as colunas com a, as, à, às:

a) Monumento erigido ___ memória do mestre.
b) Dirigi-me ___ piscina.
c) O Brasil manifestou ___ Argentina toda solidariedade.
d) Fiéis ___ aspirações.
e) Chegaram ___ Estocolmo.
f) Quando voltarás ___ Curitiba da Rua das Flores?
g) Graças ___ Deus obedecemos ___ sinalização.
h) ___ minha mãe, que lhe dei eu?
i) Voltamos ___ casa antes da chuva.
j) Após ___ compras, retornemos ___ casa de tua avó.
k) De volta ___ terra, o pescador descansou.
l) A medalha foi dada ___ aluna mais aplicada, mas não ___ qualquer aluna.
m) Pedrinho traja-se ___ antiga.
n) Fui ___ São Paulo, ___ tardinha.
o) Sentei-me ___ beira do rio e passei ___ meditar.
p) Vaguei ___ míngua e sem conforto.
q) Eis a menina ___ quem dei um presente.
r) ___noite estava clara, e os namorados foram ___ praia ver a chegada dos pescadores que voltaram ___ terra.
s) Visava ___ vaga de chefe mais do que aspirava ___ de diretor.
t) O fenômeno ___ que aludi é visível ___ noite e ___ olho nu.




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Respostas:
a)à – b)à – c)à – d)às – e)a – f)à – g)a, à – h)à ou a – i)a – j)as, à – k)a – l)à, a – m)à – n)a, à – o)à, a – p)à – q)a – r)a, à, a – s)à, à – t)a, à, a

Valores e função do QUE – aula de português

De acordo com o contexto em que se encontra a palavra que apresenta diversos valores morfológicos e diversas funções sintáticas. Nesta aula de português iremos ver os valores e função do “que”, veja abaixo a classe gramatical e seus exemplos e explicações:
Classe gramatical
Substantivo:
Ela tem um quê diferente.
Pronome adjetivo indefinido:
Que dinheiro gosto à toa!
Pronome adjetivo interrogativo:
Que livro é esse?
Pronome substantivo interrogativo:
Que guardas na vasilha?
Pronome substantivo indefinido:
Ele me disse não sei o quê.
Pronome relativo:
É bonito ver as crianças que brincam.
Advérbio de intensidade:
Que belo está o dia hoje!
Preposição:
Temos que solucionar o caso.
Interjeição:
Quê! Você já acabou?
Partícula expletiva ou de realce:
Nós que sabemos como é difícil.
Conjunção integrante:
Observe: Nosso colega afirma que não voltará mais.
( que vem depois do verbo declarativo)
Conjunção casual:
Observe: Coloquei um agasalho que está frio.
(que tem valor de porque)
Conjunção temporal:
Observe: Logo que recebeu o recado, saiu.
(que tem valor de quando)
Conjunção final:
Observe: Fiz preces que nossos amigos sejam aprovados.
(que tem valor de para que)
Conjunção concessiva:
Observe: Difícil que fosse o problema, nós teríamos resolvido.
(que tem valor de embora)
Conjunção comparativa:
Observe: Leonardo é mais velho que Juliana.
(que vem com mais)
Conjunção consecutiva:
Observe: Falei tanto que fiquei rouco.
(que vem com tanto)
Conjunção aditiva:
Observe: Chove que chove continuamente.
(que tem valor de “e”)
Conjunção adversativa:
Observe: Outro, que não eu, irá à reunião.
(que tem valor de mas)

Questões de orações coordenadas para concurso com gabarito

Todas as questões para concurso abaixo são de português e se refere ao assunto denominado orações coordenadas (analise sintática). Questões dos principais e últimos concursos e vestibulares anteriores e todos com suas respostas, ou seja, com o gabarito no fim das questões. As orações coordenadas costumam ser tema em prova de concurso e vestibular e esse simulado de português para concurso pode ajudar ao aluno ou candidato a concurso descobrir o quanto já aprendeu sobre essa matéria. São questões de múltipla escolha onde o candidato só poderá marcar apenas uma alternativa.

1.A oração “Não se verificou, todavia, uma transplantação integral de gosto e de estilo” tem valor:
a) conclusivo
b) adversativo
c) concessivo
d) explicativo
e) alternativo

2. “Estudamos, logo deveremos passar nos exames”. A oração em destaque é:
a) coordenada explicativa
b) coordenada adversativa
c) coordenada aditiva
d) coordenada conclusiva
e) coordenada alternativa

3. No verso, “Tenta chorar e os olhos sente enxutos”, o conectivo oracional indica:
a) junção de ideias, logo é conjunção aditiva
b) disjunção de ideias, logo é conj. Alternativa
c) contraste de ideias, logo é conj. Adversativa
d) oposição de ideias, logo é conj. Concessiva
e) sequência de ideias, logo é conj. Conclusiva.

4. Fez isso ______ não conseguiu o resultado.
___A_________________B_______________
Qual das alternativas abaixo preenche a lacuna, indicando que B é um fato anterior a A?
a) entretanto
b) pois
c) porém
d) enquanto
e) e.

5.”Deus não fala comigo, e eu sei que Ele me escuta.” O conectivo “e” pode ser substituído, sem contrariar o sentido, por:
a) ou.
b) no entanto
c) porém
d) porquanto
e) nem








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Gabarito:

1.b – 2.d – 3.a – 4.b – 5.b

Atualidades e conhecimentos gerais 2011 para concurso

Muitos concursos que estão acontecendo em todo país pede em seu edital a matéria atualidades e conhecimentos gerais. E tem muitos concurseiro que ainda não sabe o que estudar sobre atualidades e nesta aula em vídeo você aprenderá muitas coisas que precisa saber sobre atualidades e assuntos que aconteceram recentemente em 2011 e anos anteriores. Também verá alguns assuntos de conhecimentos gerais para concurso, ou seja, os principais assuntos que estão na mídia e de grande importância histórica que merece destaque. Assuntos nacionais e mundiais, econômico, social, cultural e político são debatidos nesta aula grátis para concurso público.

Simulado de matemática nível fundamental para concurso

Muitos concursos públicos estão acontecendo em vários municípios do Brasil e a maioria desses concursos tem cargos como auxiliar de serviços gerais, gari, pedreiro, coveiro, agente operacional, almoxarifado entre outros e todos eles exige o ensino fundamental completo ou mesmo incompleto. Algumas questões de matemática retirada de prova de concursos anteriores de nível fundamental estão abaixo com seus respectivos gabaritos. Um simulado que o ajudará a entender como funciona uma prova de concurso de nível fundamental. Pedimos que faça um estudo do assunto antes de responder ao simulado, assim você poderá avaliar o quanto já aprendeu.

1.O conjunto formado pela palavra INESTIMÁVEL tem ____ elementos:
a) 8
b) 9
c) 10
d) 11
e) 12

2. Dado o conjunto 7 ϵ { 4,x,3} diga qual é o valor de x:
a) 3
b) 4
c) 10
d) 7
e) 14

3.Um quiosque adquire salgadinhos para revenda, ao preço de R$: 1,16 para cada quatro unidades e os repassa aos consumidores ao preço de R$ 4,65 para cada 12 unidades. Se vender 600 salgados, seu lucro será de:
a) R$ 58,00
b) R$ 60,00
c) R$ 62,00
d) R$ 64,00
e) R$ 66,00

4. Um motorista percorreu 200 km e ainda faltam 40 km para chegar ao destino. Que fração do percurso ele percorreu?
a) 5/6
b) 3/4
c) 1/2
d) 7/8
e) 9/5

5.Um terreno retangular me 15 metros de frente e 30 metros de fundos, quantos metros quadrados possui o mesmo?
a) 45
b) 4500
c) 450
d) 300
e) 150

6. Um quarto de hora corresponde a:
a) 10 min
b) 15 min
c) 20 min
d) 30 min
e) 45 min

7. 1000g de açúcar custa em torno de R$ 1,05. Na compra de um fardo com 30 Kg o valor a ser pago será em R$:
a) 31500
b) 30000
c) 315,0
d) 30,00
e) 31,50






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Gabarito:

1.b – 2.d – 3.a – 4.a – 5.c – 6.b – 7e

Sintaxe da oração e do período.

A melhor maneira para aprender detalhadamente um assunto de português que envolve Sintaxe da oração e do período entre outros é estudar através de vide-aula disponíveis em site gratuitamente. No Youtube, por exemplo, é possível o candidato a concurso encontrar muitos assuntos de português para concurso. Para quem está estudando para realizar a prova do concurso dos correios 2011 essa aula é extremamente essencial e oferece dicas importantes sobre Sintaxe da oração e do período. Assunto esse pedido em edital do concurso dos correios 2011. Brevemente estarei colocando uma lista de questões sobre Sintaxe da oração e do período, ou seja, um simulado para que os concurseiros possam tirar suas dúvidas e avaliarem suas capacidades e preparo. Por enquanto fiquem com essa vídeo-aula grátis para o concurso dos correios 2011 para aumentar suas chances de passar.

Exercícios de português com gabarito para concurso 2011

Exercícios atualizados 2011 com gabarito de português para concurso público. Os recursos que a rede mundial de computadores oferece a todos os candidatos a concurso são imensos. Questões, vídeo-aulas, exercícios resolvidos, provas anteriores e muito mais estão disponíveis em portais grandes e pequenos blogs como este. Sempre auxiliando o estudante para que ele possa ter o melhor material e o mais completo atualmente. Questões de várias matérias para vários cargos em concursos públicos são encontrado em sites com a função de ajudar o candidato a estudar mais ainda. Normalmente o concurseiro procura uma apostila para fazer suas pesquisas, mas com o crescimento dos meios de comunicação ficou mais fácil fazer uma pesquisa ampla com mais detalhes e alternativas para estudar. Abaixo uma lista de exercícios de português com gabarito todos atualizado com assuntos e questões dos concursos e vestibulares em 2011:

1.Em “Queria que me ajudasses”, o trecho sublinhado pode ser substituído por:
a) a sua ajuda.
b) a vossa ajuda.
c) a ajuda de vocês.
d) a ajuda deles.
e) a tua ajuda.

2.Em todos os períodos a oração subordinada funciona como sujeito da oração principal, exceto em:
a) É claro que eles virão
b) Acontece que ela mentiu.
c) Sabe-se que é um golpe.
d) O certo é que tudo morre.
e) Agora parece que é dia.

3.Assinale a palavra que contém cinco letras e quatro fonemas:
a) estou
b) adeus
c) livro
d) volto
e) daqui

4.Qual das palavras abaixo não é uma oxítona:
a) Caju
b) Chalé
c) Picolé
d) Bolo
e) Pontapé

5. Separando a palavra estratosfera fica:
a) es – tra – tos – fe –ra
b) est – ra – tos – fe – ra
c) es- tra – to – sfe – ra
d) est – ra – to – sfe – ra
e) e – stra – tos – fe – ra









Gabarito:
________________________________
1.e – 2.e – 3.e – 4.d – 5 a

Direito Administrativo para o concurso da OAB com questões resolvidas

Algumas questões de direito administrativo são debatida nesta aula grátis para concurso, explicadas por um professor pronto para lhe atender e tirar suas dúvidas. Para os candidatos a concurso e os que vão realizar a prova da OAB essa aula é excelente e contém um conteúdo completo sobre direito administrativo com questões resolvidas e preparadas para facilitar o seu aprendizado na matéria. Milhares de candidato a concurso procuram assuntos sobre direito administrativo na web, mas não conseguem encontrar um conteúdo tão completo e de uma explicação espetacular como este. Para os candidatos a concurso está aula é uma grande vantagem acima de seus concorrentes, pois possui detalhadamente toda a informação necessária para qualquer concurseiro resolver toda questão de concurso sobre direito administrativo. Aulas atualizadas para os novos concursos em 2011, então aproveite tudo de bom que está disponível na net para o seu crescimento profissional.

Função do 1º grau para concurso com questões explicadas

Estudar para concurso pela internet está sendo uma alternativa muito viável para muitos candidatos a concurso público que estão se preparando para realizar uma prova de nível fundamental e médio. Nesta vídeo-aula grátis disponível no Youtube o professor de matemática dá dicas para concurso e ensina um pouco sobre função do 1º grau, assunto este que sempre está presente em prova de concurso de nível médio. Aprenda os detalhes desse assunto e fique pronto para responder qualquer questão de prova de concurso público. Assista a vídeo-aula com questões explicadas abaixo para enriquecer seus conhecimentos em matemática:

domingo, 17 de abril de 2011

Simulado da prova do concurso de Campina Grande 2011

Simulado da prova do concurso da Prefeitura Municipal de Campina Grande 2011. São 15 questões de português, matemática e atualidades. Essas questões são de nível médio para os candidatos que irão fazer para os cargos de Auxiliar Operacional, Porteiro e Servente de Limpeza. Abaixo você vai encontrar um simulado com apenas 15 exercícios todos resolvidos com gabarito. Lembre-se que esse é apenas um mini simulado da prova do concurso de Campina Grande e que a prova real constará de 40 questões no total, dentre elas 15 será de português, 15 de matemática e 10 de atualidades. Se você ainda não comprou uma boa apostila eu sugiro que procure em sua cidade uma apostila que tenha um conteúdo voltado para este concurso. Bons estudos e boa sorte!

Português:
Texto:
Rotação
Roda mundo, roda vida, roda vento.
Passa tudo, passa tanto, passa tempo.
Rodopiam as cores
na eterna reticência do momento
Entre uma volta e outra do destino.
Continuo apenas um menino
a soprar meu gira-sonho como um cata-vento.

1.Os verbos do texto são:
a) todos irregulares.
b) Todos da primeira conjunção.
c) Todos da segunda conjunção.
d) Apenas dois são regulares.
e) Só um é regular.

2.Qual das palavras abaixo é acentuada pela mesma regra que “reticências”:
a) ímã
b) bênção
c) bônus
d) tênis
e) contínuo

3.Assinale o vocábulo com ditongo nasal decrescente:
a) quando
b) zangou
c) misteriosos
d) vitória
e) moravam

4) Marque a opção em que todas as palavras estão grafadas corretamente:
a) enxotar – trouxa – chícara
b) berinjela – jiló – gipe
c) passos – discussão – arremesso
d) certeza – empresa – defeza
e) nervoso – desafio – atravez

5. São acentuadas graficamente pela mesma razão as palavras da opção:
a) há – até – atrás
b) história – ágeis – você
c) está – até – você
d) ordinário – apólogo – insuportável
e) mágoa – ícone – número

6.Marque a alternativa em que a palavra esteja grafada de forma incorreta:
a) além-túmulo
b) super-otimismo
c) ex-aluno
d) pós-graduação
e) sem-terra

Matemática:
7.Se Nestor disse a verdade, Júlia e Raul mentiram. Se Raul mentiu, Lauro falou a verdade. Se Lauro falou a verdade, há um leão feroz nesta sala. Ora, não há um leão feroz nesta sala, logo:
a) Nestor e Júlia disseram a verdade.
b) Nestor e Lauro mentiram
c) Raul e Lauro mentiram
d) Raul mentiu ou Lauro disse a verdade
e) Raul e Júlia mentiram.

8. Se um marceneiro leva, em média, 4 h e 20 min para fazer uma mesa, quanto tempo levará para fazer 15 mesas?
a) 60 h e 12 min
b) 56 h e 30 min
c) 40 h
d) 65 h
e) 70 h e 15 min

9.Nas eleições de uma certa cidade, em uma urna para 830 votantes, havia apenas 664 votos. O percentual de eleitores que deixaram de votar foi:
a) 70%
b) 20%
c) 30%
d) 80%
e) 90%

10. Determinar os catetos de um triângulo retângulo, sabendo-se que a razão de suas medidas é 3:4 e a hipotenusa mede 20 cm.
a) 18 cm; 14 cm
b) 16 cm; 14 cm
c) 16 cm; 12 cm
d) 14 cm; 12 cm
e) 17 cm; 14 cm

11. Tomando-se 2/5 de 4 kℓ, quantos litros obtêm?
a) 16
b) 160
c) 1600
d) 16000
e) 1660

12. O perímetro de um terreno retangular é igual a 1124 m. O comprimento tem 78 m mais que a largura. A área desse terreno mede:
a) 68220
b) 77440
c) 5232
d) 4860
e) 6000

Atualidades:
13. Morre José Alencar o atual vice-presidente do Brasil, além disso, foi no ano de 2000:
a) Senador
b) Ministro
c) Vereador
d) Governador
e) Deputado Federal

14. Dentre os (as) deputados (as) abaixo, assinale o mais votado na ultima eleição:
a) Enéas Carneiro
b) Francisco Everardo Oliveira Silva
c) Romário ( jogador de futebol)
d) Luiza Erundina
e) José Sarney

15. Das alternativas abaixo assinale a que se refere ao maior componente da economia brasileira:
a) Setor de serviços
b) Setor Industrial
c) A agricultura
d) A Pecuária e criação de gado
e) Setor de Turismo






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Gabarito:
1.b – 2.e – 3.e – 4.c – 5.c – 6.b – 7.b – 8.d – 9.b – 10.c – 11.c – 12.b – 13.a – 14.b – 15.a

sábado, 16 de abril de 2011

Macetes e questões de hífen do novo acordo ortográfico

Macetes para o uso do hífen com prefixo segundo o novo acordo ortográfico:
- Prefixo + palavra que não inicia por vogal, H, R, S não se usa hífen.
Exemplo: contracheque, subtenente, extraconjugal.
- Prefixo acentuado ( tônico ) + qualquer palavra usa hífen sempre.
Exemplo: pré-modernismo, ex-diretor, bem-vindo

Não é fácil entender as regras do novo acordo ortográfico referente ao uso do hífen. Abaixo uma lista de exercícios sobre esse assunto muito importante para concurso. São questões retidas de concursos e vestibulares com gabarito.

1.Fez um esforço ______ para vencer o campeonato ________.
a) sobre-humano – inter-regional
b) sobrehumano – interregional
c) sobreumano – interregional
d) sobrehumano – inter-regional
e) sobre-humano – interegional

2.Marque a opção em que o hífen aparece de forma incorreta:
a) pseudossigla
b) contraindicação
c) suprarrenal
d) tele-sistema
e) n.d.a

3.Assinale a alternativa que contém substantivos compostos corretos:
a) sub-base – subabitação – malbaratar
b) infra-renal – anti-ácido – ante-sala
c) ultramar – vice-versa –sub-chefe
d) mal-educado, abrogar, ex-aluno
e) rodapé – ultraliberal – panamericano

Gabarito:
1.a – 2.d – 3-a

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Exercícios novo acordo ortográfico - questões com gabarito

Para que os candidatos a concurso público aprendam o novo acordo ortográfico segue abaixo uma série de questões e exercícios de português dentro do novo acordo ortográfico. Esses exercícios irão auxiliar o candidato a fixar a nova regra gramatical que já está em vigor. São questões sobre quase todo assunto do novo acordo com gabarito para você avaliar se está preparado para essa nova etapa dos concursos públicos. Aguardem mais questões de português para concurso incluído o novo acordo da língua portuguesa.

1.Assinale a alternativa INCORRETA, segundo o novo acordo ortográfico.
a) idéia
b) herói
c) pólen
d) Grajaú
e) princípios

2. Assinale a alternativa correta:

a) Eles vêem
b) Eles veêm
c) Eles Lêem
d) Eles veem
e) Eles têem

3.Leia o texto abaixo, cuja acentuação foi omitida:

“Todas as pessoas que tem muito poder acabam só. Outras que
não tem nada são as que veem o mundo de outra maneira, com mais carinho e cuidado com o próximo.” Assinale a opção correta:

a) Na linha 1, deve ser colocado um acento agudo.
b) Nas linhas 1 e 2, devem ser colocados dois acentos agudos e um circunflexo.
c) Na linha 2, devem ser colocados dois acentos agudos.
d) Na linha 1, deve ser colocado um acento circunflexo.
e) Nas linhas 1 e 2, devem ser colocados dois acentos agudos.

4. Considerando-se as palavras família, ônibus, constrói, feiura e pára assinale a única descrição quanto à acentuação que não se refere a uma delas:
a) A palavra é acentuada porque é uma paroxítona terminada em ditongo crescente.
b) A palavra é acentuada porque é uma proparoxítona.
c) A palavra não é acentuada por conter i tônico depois de um ditongo.
d) A palavra é acentuada porque é uma oxítona terminada em ditongo aberto.
e) A palavra é acentuada porque é um diferencial de tonicidade.

5. Assinale a alternativa CORRETA, segundo o novo acordo ortográfico:
“O pronunciamento do parlamentar na _____________da peça de teatro teve repercussão na impressa, de modo que o outro Deputado, ao desembarcar do seu _____________ rumo à cidade de _____________, no estado do _____________ também falou sobre o assunto: Os que ________________ jornais saberão do que estou falando”
a) Estréia – vôo – Parnaíba – Piauí – lêem
b) Estreia – vôo – Parnaiba – Piaui – lêem
c) Estreia – voo – Parnaíba – Piaui – leem
d) Estreia – voo – Parnaíba – Piauí – leem
e) Estreia – voo – Parnaíba – Piauí – lêem

6. Das palavras seguintes, há uma em que a grafia está errada. Assinale o item em que isto ocorre:
a) girassol – pontapé –paraquedas
b) ex-presidente – subumano – além-mar
c) superinteressante – superamigo – interescolar
d) circum-navegação – pan-americano – interestadual
e) superresistente – superinteressante – anti-inflamatório

7.Assinale, nas séries que se seguem, aquela em que pelo menos uma palavra apresenta erro de grafia:
a) hipermercado – intermunicipal – superproteção
b) anti-higiênico – coerdeiro – sobre-humano
c) super-homem – autoescola – infra-estrutura
d) infraestrutura – anteontem – autoestrada.
e) semiaberto – anteontem – autoestrada.







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Gabarito:
1.a – 2.d – 3.e – 4.c – 5.d – 6.e – 7.c

Questões resolvidas e comentadas de MDC máximo diviso comum

No mínimo múltiplo comum é necessário achar os múltiplos de certo número já no máximo divisor comum, ou seja, MDC temos que achar os divisores em seguida identificar o maior divisor comum entre esses divisores. Veja:
Vamos identificar o MDC dos números 50 e 15, neste caso, acharemos os seus divisores.
D(50) = 1, 2, 5, 10, 25, 50
D(15) = 1, 3, 5, 15
Divisores são números que dividem e não deixa resto, veja que 50:1 = 50, 50:2=25, 50:5=10 etc. Do mesmo modo acontece com o 15, veja: 15:1=15, 15:3=5, 15:5=3 e 15:15=1.
Agora vamos achar o MDC de 50 e 15
Veja que entre os divisores desses dois números o 5 é o maior comum entre eles, então o MDC de 50 e 15 é 5.
Questões de concursos:

1.O menor múltiplo de 13 que é maior que 800 é:
a) Múltiplo de 11
b) Divisível por 4
c) Divisível por 7
d) Múltiplo de 26

Resposta:
Veja que o enunciado que um número que seja múltiplo de 13 e esse número tem que ser maior que 800 então esse número é 806, pois se dividimos ele por 13 é igual a 62. Na alternativa a ele diz que esse número, no caso 800, é múltiplo de 11, errado por que se dividimos 806 por 11 não dá numero exato. Do mesmo modo a letra b e c, mas quando dividimos por 26 encontraremos um número exato 800:26=31
A correta é a letra "d"

Questões sobre fonemas e divisão silábica para concursos

Praticamente todos os concursos de nível fundamental e médio exigem esses dois assuntos importantíssimos. O mais importante de tudo é que o candidato não deve confundir fonema, divisão silábica e tonicidade. Na divisão silábica é importante entender que o aluno precisa saber como funciona as palavras e seus fonemas, ou seja, o som das palavras, pois é através dos fonemas que fazemos a divisão silábica. Abaixo tem sete questões de concursos anteriores bem elaboradas com seus respectivos gabaritos. Se você ainda não entendeu esse assunto temos em nosso blog todo conteúdo explicado detalhadamente, procure esse assunto em apostila e livros de português atualizado. É muito importante que você estude o assunto antes de responder esse simulado grátis para concurso.

1.O vocábulo cujo o número de letras é igual ao de fonemas está em:
a) sucedida
b) habitando
c) grandes
d) espinhos
e) ressoou

2.A palavra que apresenta ditongo crescente é:
a) acordou
b) teriam
c) noites
d) jamais
e) quando

3. Só não existe hiato em:
a) atoleiros
b) miaram
c) ruído
d) defendiam
e) haviam

4.Indique a palavra que tem 5 fonemas:
a) ficha
b) molhado
c) guerra
d) fixo
e) hulha

5. Assinale o vocábulo com ditongo nasal decrescente:
a) quando
b) zangou
c) misteriosos
d) vitória
e) moravam

6. A palavra “charuto” apresenta:
a) um dígrafo e seis fonemas
b) um dígrafo e sete fonemas
c) sete letras e sete fonemas
d) sete letras e dois fonemas
e) sete letras e cinco fonemas

7. Marque o item que apresenta erro na divisão silábica:
a) téc-ni-co
b) de-ce-pção
c) ad-jun-to
d) com-fec-ção
e) obs-tá-cu-lo









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Gabarito:
1.a – 2.e – 3.a – 4.d – 5.e – 6.a – 7.b

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Questões sobre termos da oração – português para concurso

Lista com questões de português para concurso que envolve assunto como os termos da oração. Questões referentes a complemento nominal, agente da passiva e voz passiva analítica entre outros. Esse assunto sempre são temas de provas de concurso de nível médio. É um dos assuntos que exige do candidato muita atenção para aprender completamente toda regra. Todas as questões sobre os termos da oração estão respondida então aproveite e tente responder e veja se você teve um bom desempenho e se está preparado para responder uma prova de concurso.

1.Na oração “Não foi aceita por mim a recompensa oferecida”, os termos “por mim” e “recompensa oferecida” são, respectivamente:
a) sujeito e agente da passiva.
b) agente da passiva e sujeito.
c) adjunto adverbial de instrumento e objeto direto.
d) objeto direto e sujeito
e) adjunto adverbial de modo e sujeito.

2.Assinale a análise correta do termo destacado: A terra era povoada de selvagens.
a) objeto direto
b) Objeto indireto
c) Agente da passiva
d) complemento nominal
e) adjunto adverbial

3.No período: “Quando enxotada por mim foi pousar na vidraça”, qual a função sintática de por mim?
a) objeto direto
b) sujeito
c) objeto indireto
d) complemento nominal
e) agente da passiva

4.Na oração: “Um dia um tufão furibundo abateu-se pela raiz”, um dia é:
a) sujeito
b) adjunto adnominal
c) adjunto adverbial de tempo
d) adjunto adverbial de modo
e) n.d.a

5.Na oração: “O alvo foi atingido por uma bomba formidável”, a locução “por uma bomba formidável” tem a função de:
a) objeto indireto
b) agente da passiva
c) adjunto adverbial
d) complemento nominal
e) adjunto adnominal

6.Qual a função sintática da palavra sublinhada no período seguinte:
“É a hora em que o pássaro volta, mas de há muito não há pássaros;”
a) Complemento nominal
b) Predicativo do sujeito
c) Objeto direto
d) Sujeito
e) Objeto indireto

7.Na oração: “Sem dúvida, esta menina toca piano muito bem” a palavra “piano” e “menina” são respectivamente:
a) sujeito e agente da passiva
b) agente da passiva e sujeito
c) adjunto adverbial de instrumento e sujeito
d) objeto direto e sujeito
e) adjunto adverbial de modo e sujeito




Resposta:

1.b – 2.c – 3.e – 4.c – 5.b – 6.c – 7.d

terça-feira, 12 de abril de 2011

Questões de concursos

Sempre imaginei como estudar ao ponto de acertar todas as questões de um concurso público e cheguei à conclusão que não é só estudar a matéria pedida no edital, mas a maneira como são elaboradas as provas atualmente. Realmente eu só pude melhorar a minha pontuação nas provas de concurso quando comecei a estudar a maneira de como são elaboradas as provas. Certa ver em um concurso de uma cidadezinha eu estava disposto a passar e comecei a estudar normalmente, mas desta vez baixei as provas daquela empresa que iria realizar a prova naquele município. Comecei a perceber como o examinador elaborava as provas e estudei como ele tentava confundir o candidato com alternativas bem interessantes e foi a partir dali que minhas pontuações em concursos tiveram crescimento consideráveis que ajudou a coloca-me entre os dez primeiros da lista. Questões de concursos são elaboradas de forma engenhosa, ou seja, os examinadores cuidam de detalhes para que o candidato possa, mesmo sabendo a resposta, se confundir ao ponto de errar a questão e é justamente por isso que toda vez que eu terminava um prova e voltava para casa percebia que tinha errado uma questão que sabia, mas não sabia por que acontecia isso. Evidentemente que hoje sei que foi culpa de uma questão bem elaborada, capaz de confundir até os mais estudiosos. Não sei se vocês perceberam, mas os elaboradores de uma prova de concurso costumam concentrar as resposta em apenas uma letra e nem sempre fica dividido como todo mundo pensa, outra coisa é com a letra “a” que geralmente são as alternativas que parecem corretas, ou seja, a que pode confundir os candidatos. Então tenha muito cuidado com a primeira alternativa de uma questão de concurso, claro que nem sempre ela é a alternativa incorreta. Resolver questões de concursos exige habilidade e percepção do concurseiro, perceber a presença de questões absurdas e não tem outra maneira de ganhar essa habilidade a não ser estudando com provas de concursos anteriores recentes. Tente baixar o máximo possível de provas de outros concursos que aconteceram atualmente e comece a estudar a forma como as questões são feitas, assim você começa a ficar experto nesta área. Outra coisa que aprendi sobre questões de concursos é nunca usar a intuição para responder uma questão, não pense que se você não sabe responder pode deduzir a alternativa correta, aí é que tá o perigo, como todas as questões de concursos são construídas de modo a confundir o candidato, então a intuição jamais vai funcionar, exceto se você, por exemplo, usar a intuição, escolher a questão que você acredita que seja a verdadeira e não a assinalar. Em seguida faça o mesmo até sobrar apenas uma que possivelmente possa ser a verdadeira. Em outra ocasião eu não sabia responder ao enunciado, mas por ter estudado muito consegui descobrir que quatro alternativas jamais poderiam ser a resposta, então eu assinalei a que sobrou. Isso só pode acontecer se você estiver muito preparado para a prova. Você já deve ter ouvido falar em alternativas absurdas, ou seja, a maioria das questões de concursos possuem alternativas que são tão absurdas que de cara percebemos que não é a alternativa correta, essa técnica ajuda o candidato a aumentar suas possibilidades de acerto quando não sabem a questão. Outra coisa importantíssima que de inicio percebi em mim e percebo em muitos candidatos é o medo da prova, ou melhor, o medo de aparecer questões que você não sabe a resposta e esse medo pode prejudicar o concurseiro até nas respostas que ele sabe isso porque nosso cérebro costuma criar um atalho para lembrar das coisas e o medo bloqueia esse atalho e na hora dá aquele famoso “branco” que na realidade é o bloqueio, a dificuldade que a mente está tendo para encontrar a resposta que está localizada no cérebro. A dica que dou é para você nunca se preocupar com essas questões, pois todos, por mais que estudem, sempre irão ficar na dúvida de algumas questões e o correto, quando acontecer isso, é pular para a próxima questão e esquecê-la até que chegue ao fim da prova para tentá-la resolver. Isso é tudo que pude escrever sobre questões de concursos e minhas experiências. Se quiser deixar seus comentários para ajudar outros concurseiros contando suas experiências em concursos, agradeço muito e todos agradecem. Valeu!

Questões de adjetivo para concurso com gabarito

O assunto relacionado a adjetivo na língua portuguesa é bastante extenso e envolve os adjetivos pátrios ou gentílicos, pátrios compostos, locuções adjetivas, gênero uniforme e biforme, plural dos adjetivos compostos entre outros empregos dos adjetivos. Quase todos os concursos públicos pedem em seu edital esse assunto que não tem muita dificuldade para se aprender. Abaixo contém questões de concurso que envolve os adjetivos. Todas as questões estão respondidas com um gabarito para conferência. É muito importante para os concurseiros estudarem através de exercícios para concurso público, pois estimula a prática de resolver questões e na hora da prova ele não terá muita dificuldade para resolver questões.

1.Em que caso a palavra destacada não tem valor de adjetivo?
a) Um branco, velho, pedia esmolas.
b) Um velho, branco, pedia esmolas.
c) Era um dia cinzento.
d) O sabão usado desbotou o verde da camisa.
e) Os viajantes dormiam tranquilos.

2.Quanto ao gênero, os adjetivos carioca, breve e só:
a) São todos comparativos.
b) São todos uniformes.
c) São uniformes os dois primeiros, e biformes o último.
d) São todos relativos.
e) São todos uniformes, assim como o adjetivo histórico.

3.Assinale a alternativa que contém uma locução adjetiva:
a) Esta é a torneira de água fria.
b) Ele é um homem corajoso.
c) Este quadro é muito feio.
d) A bicicleta dela é inglesa.
e) Achei um lápis azul.

4.Em qual dos casos o primeiro elemento do adjetivo composto não corresponde ao substantivo entre parênteses?
a) Indo-europeu (Índia)
b) Ítalo-brasileiro (Itália)
c) Luso-brasileiro (Portugal)
d) Sino-árabe (Sião)
e) Anglo-americano (Inglaterra)

5.Assinale a opção em que ambos os termos não admitem flexão de gênero:
a) inglesa pálida
b) jovem leitor
c) alguns mestres
d) semelhante criatura
e) moça ideal





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Gabarito:
1d – 2b – 3a – 4d – 5d

Multiplicação de raízes quadradas e cúbicas

Neste exemplo mostraremos como se multiplica as raízes quadradas e as cúbicas com números negativos e potência. Não é muito difícil resolver uma multiplicação com raiz quadrada ou cúbica, basta apenas desfazer a raiz e multiplicar normalmente, veja:

³√-8 X √(-5)²=

Observe que a primeira raiz é cúbica e a segunda é uma raiz quadrada, então resolvendo a raiz cúbica de -8 é -2 isto porque -2.-2.-2 = -8, multiplica tudo e faz relação de sinais. Na segunda raiz quadrada de (-5)² se resolvermos a potenciação teremos 25, pois -5. -5 = 25, multiplica e novamente faz a relação dos sinais, agora resolvemos a raiz quadrada de 25 que é 5. Então:

-2 X 5 = -10 multiplica -2 com 5 e faz a relação de sinais.

Resultado: -10

Questões de concursos que envolvem alguns problemas matemáticos podem exigir a multiplicação de raiz quadrada e raiz cúbica, mas é muito raro. Geralmente caem em provas de concursos de nível fundamental incompleto. Porém sempre é bom saber responder essas questões que envolvem raiz e potenciação.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Números decimais; operações com decimais. Aplicações.

Como calcular raiz com dizima periódica infinita que envolve os números decimais; operações com decimais. Aplicações. Este modelo de calculo é bem complexo já que envolve números decimais e dízimas periódicas, um assunto importante que poucos sabem por não lembrar, pois este é um assunto do ensino fundamental, então agora vamos recordar como se resolve.
Determine o valor da expressão √1,777... + √0,02777...
Para calcular esta questão devemos desfazer a dízima periódica infinita e transformá-las em fração, veja:
X = 1,777...
10X= 17,777...
______________
9x = 16 [ Aqui fazemos uma subtração de ( 10X – X) e (17,777 – 1,777)]
X = 16/9, ou seja, √16/9
Agora vamos fazer a mesma coisa com √0,02777...
X = 0,02777...
100X = 2,777...
1000X= 27,777... ( tivemos que pular duas casa e no caso anterior o 1 já estava do outro lado)
______________
900X = 25 { Subtraímos (1000X – 100X) e (27,222... – 2,777)}
X = 25/900, ou seja, √25/900
Agora podemos calcular as raízes de:
√16/9 = 4/3
E
√25/900 = 5/30
Agora ficou mais fácil de resolver a questão, veja:
4/3 + 5/30
Tirasse o mínimo temos:
(40+5)/30 = 45/30 = 3/2
Resultado: 1,5
É difícil vermos questões como essa sendo pedida em edital de concurso, mas existem sim alguns concursos que cobram temas como este. No concurso da prefeitura municipal de Campina Grande na Paraíba, por exemplo, consta no edital (Números decimais; operações com decimais. Aplicações. Potências e raízes) então provavelmente alguma questão como esta pode cair, fique ligado!

Raiz de numero não exato ou quadrado não perfeito

Aprendemos resolver as raízes quadradas de números como 16, 25... entre outros e sabemos que para resolver é necessários apenas tirar o MMC e pronto descobriremos o valor, pois o quadrado é perfeito, mas como resolver uma raiz quadrada com número não exato, ou seja, quando o quadrado não é perfeito? Simples veja:
1.A melhor aproximação para o valor de √65 é:
a) 8,0062
b) 8,6351
c) 8,5062
d) 8,0623
e) 8,1652
Veja que a raiz de 65 não é perfeita, então para resolvê-la é preciso usar uma fórmula eficaz:
(QP + QNP) : 2.√QP
Onde:
QP: quadrado perfeito
QNP: quadrado não perfeito
√QP: raiz do quadrado perfeito
Resolvendo a questão acima temos:
(64 + 65) : 2 . √64
129 : 2 . 8
129 : 16
8,0625 então a resposta é a letra “d” que é a melhor aproximação.
Questões como essa é comum em alguns concursos de nível fundamental e geralmente cai envolvida em algum problema matemático, fique atento.

Como descobrir os divisores de um número.

Agora você vai aprender e saber o passo-a-passo de como descobrir os divisores de um número. Se você já sabe como tirar o mínimo múltiplo comum (MMC) de um número então não vai ter dificuldade de descobrir os divisores de um número. Vamos escolher o número 360 como exemplo de nossa explicação:
O número de divisores naturais de 360 é:
a) 12
b) 24
c) 48
d) 60
e) 72

Vamos começar tirando o mínimo múltiplo comum, ou seja, o MMC de 360:

360 I 2
180 I 2 } 2³
¨90 I 2
“45 I 3 } 3²
“15 I 3
“”5 I 5 } 5¹
Elevando os número a seus expoentes temos:
2³ - 3² - 5¹
Separam-se os expoentes, soma-se a eles o número 1 e multiplique tudo, veja:
(3+1).(2+1).(1+1)=
4.3.2 = 24
Resposta letra “b”
Não é difícil descobrir os divisores de um número, basta apenas tirar o mínimo múltiplo comum desse número, elevar os números em potência, somar 1 a todos os expoentes e multiplica-los.

Questões de subtração para concurso e comentado

Uma ótima questão de subtração comentada para você entender o passo-a-passo de como fazer um exercício simples, mas que precisa entender o que o exercício deseja. Veja como essa questão de concurso sobre subtração é muito fácil e pode cair em prova de concurso.

1.A diferença entre dois números é 49. Somando 31 ao minuendo e 40 ao subtraendo, a nova diferença será de:
a) 40
b) 58
c) 9
d) 71
e) 74
Para resolvermos este problema de matemática que envolve subtração devemos saber o que é minuendo, subtraendo e diferença.
Minuendo – Subtraendo = diferença
A diferença entre dois números, vamos supor que M (seja o minuendo) e S ( o subtraendo ), é igual a 49:
M – S = 49
Se somarmos 31 ao minuendo e 40 ao subtraendo fica:
(M+31) – (S+40)
M + 31 – S + 40
M – S + 31 – 40
Substituindo (M – S) por 49:
49 + 31 – 40 = 40

Resposta letra “a”

Repare que esta questão é fácil e só trabalhamos com adição, subtração e uma equação bem simples. É no enunciado que o candidato a concurso precisa prestar mais atenção. Saber o que a questão pede pode ser crucial para respondê-la corretamente.

Questão de divisão com problema de nível fundamental

Alguns problemas de divisão de nível fundamental costuma confundir o candidato com um enunciado um pouco complexo, mas se prestarmos bem atenção veremos que não é tão difícil assim. Veja essa questão de concurso de nível fundamental que envolve uma divisão.

1.Numa divisão, o divisor é 15, o quociente é 11 e o resto é o maior possível. Então o dividendo é:
a) 151
b) 165
c) 175
d) 179
e) 181
Nesta questão o candidato a concurso público precisa saber dos elementos de uma divisão, veja como é:
Dividendo: Divisor = quociente
Por exemplo, 16: 3 = 5 (resto 1 ) onde 16 é o dividendo, 3 o divisor, 5 quociente e 1 o resto.
Na questão acima o diviso equivale a 15 e o quociente a 11 e o resto o maior possível, ou seja, 14, pois esse é o numero maior comparado ao 15 e 11. Então:
Dividendo = 11.15+14
Dividendo= 179
Quando você conhece todos os elementos de uma divisão entenderá que o resto sempre será somado a multiplicação do divisor e quociente para descobrir o dividendo.
Gabarito: d

Questões de concurso com multiplicação e equação

1.O produto de dois números é 375. Subtraindo-se 15 ao multiplicando o produto passa a ser 150. O maior desses números é:
a) 15
b) 25
c) 30
d) 35
e) 40

Para solucionar essa questão é preciso conhecer os elementos, ou seja, os fatores de uma multiplicação:
Multiplicando x Multiplicador = Produto
10 x 2 = 20
Sabendo disso agora tentaremos resolver a questão obedecendo ao enunciado que diz que o produto de dois números equivale a 375, então:
a x b = 375
Depois ele subtrai 15 ao multiplicando e o produto deixa de ser 375 para 150, veja como fica agora:
( a – 15 ) x b = 150
Resolvendo fica:
ab – 15b = 150
375 – 15b = 150 ( a x b = 375 lembra, olha acima. )
- 15b = 150 – 375
15b = 375 -150
15b = 225
b = 225/15
b = 15
Vamos descobrir “a” agora:
a x b = 375
a x 15 = 375
a = 375/15
a = 25
Lembre-se que o enunciado pede o maior desses números, então a resposta é 25.
Gabarito: b
Questão de concurso que envolve multiplicação e equação, além disso, o candidato precisa conhecer os produtos de uma multiplicação. Essas questões de concursos são simples mais requer muita atenção e prática do candidato, sobretudo conhecer a tabuada e saber as quatro operações da matemática com perfeição.

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