Questões de orações coordenadas para concurso com gabarito

Todas as questões para concurso abaixo são de português e se refere ao assunto denominado orações coordenadas (analise sintática). Questões dos principais e últimos concursos e vestibulares anteriores e todos com suas respostas, ou seja, com o gabarito no fim das questões. As orações coordenadas costumam ser tema em prova de concurso e vestibular e esse simulado de português para concurso pode ajudar ao aluno ou candidato a concurso descobrir o quanto já aprendeu sobre essa matéria. São questões de múltipla escolha onde o candidato só poderá marcar apenas uma alternativa.

1.A oração “Não se verificou, todavia, uma transplantação integral de gosto e de estilo” tem valor:
a) conclusivo
b) adversativo
c) concessivo
d) explicativo
e) alternativo

2. “Estudamos, logo deveremos passar nos exames”. A oração em destaque é:
a) coordenada explicativa
b) coordenada adversativa
c) coordenada aditiva
d) coordenada conclusiva
e) coordenada alternativa

3. No verso, “Tenta chorar e os olhos sente enxutos”, o conectivo oracional indica:
a) junção de ideias, logo é conjunção aditiva
b) disjunção de ideias, logo é conj. Alternativa
c) contraste de ideias, logo é conj. Adversativa
d) oposição de ideias, logo é conj. Concessiva
e) sequência de ideias, logo é conj. Conclusiva.

4. Fez isso ______ não conseguiu o resultado.
___A_________________B_______________
Qual das alternativas abaixo preenche a lacuna, indicando que B é um fato anterior a A?
a) entretanto
b) pois
c) porém
d) enquanto
e) e.

5.”Deus não fala comigo, e eu sei que Ele me escuta.” O conectivo “e” pode ser substituído, sem contrariar o sentido, por:
a) ou.
b) no entanto
c) porém
d) porquanto
e) nem








_________________________________

Gabarito:

1.b – 2.d – 3.a – 4.b – 5.b

Comentários

Anônimo disse…
o gabarito da questão 3 esta incorreto; o certo seria letra C, já que há uma clara oposição de ideias entre "tentar chorar" e ter os "olhos enxutos"
Anônimo disse…
Eu achei que tinha errado a questão 3, mas vi nos comentários que realmente é letra C :]
Ana Paula disse…
Concordo com o gabarito, pois não diz que ele chora e tem os olhos enxutos. Ora, ele tenta chorar. Isso significa que, apesar de todo esforço, ele não consegue produzir lágrimas. Com isso, percebemos que há uma junção de ideias, mesmo porque a conjunção E é aditiva e não adversativa. Se a oração fosse adversativa, a mesma deveria ser escrita "Tenta chorar contudo os olhos sente enxutos”.
Anônimo disse…
o gabarito da questao 3 esta errado, pois logo eh uma conjuncao conclosiva e a frase expressa uma sequencia de ideias, pois ele tenta chorar e depois (em sequencia) sente ses olhos enxutos. A alternativa correta eh a e)
Anônimo disse…
conclusiva*
seus*
Anônimo disse…
o certo e adversativa questão c pois na minha apostila tem a mesma questão e a resposta e adversativa... acho que eu ganhei.kkk
Anônimo disse…
Essa questão, se tivesse sido em um concurso, certamente seria anulada, pois deixa a entender anbiguidade de ideias. Pode ser interpretada tanto como adversativa como aditiva; aditiva pelo conectivo "e", adversativa pelo sentido, visto que ele diz que "tenta chorar" e não que "esta chorando". para melhor se entender, teria que ser dado todo o contexto da frase.
Sucesso disse…
O gabarito está certíssimo principalmente o terceiro pois além do sentido é preciso levar e consideração o conetivo e este indica adição ''e''!
Patrick O. disse…
Na questão 3 , eu pensei que fosse a letra "e" pois da uma ideia de junção de idéias , e eu concordo com o meu amigo ai , se fosse em um concurso , essa questão seria anula , pois transmitiu para cada um uma ideia diferente , uns entenderam uma coisa e outros outra.
Anônimo disse…
O gabarito da questão 3 esta certo pq o conectivo usado ( E / aditivo) o logo que vc esta vendo não tem nada a ver com a questão ele só coloca para confundir e pelo jeito conseguiu mas pra vc ficar feliz se na frase analisada estivese a palavra logo vc estaria certo e conclusão e nunca que essa questão seria anulada!
Prof. de Lingua Portuguesa disse…
As repostas estão corretíssimas pessoal. Pode confiar. Não adianta só decorar as conjunções. É necessário levar em consideração o sentido oracional. Isso ocorre na questão 3, é lógico que a resposta está correta. O próprio verbo "tenta" tem uma forte carga semântica: "tenta", tentou, mas ao contrário, os olhos continuam enxutos. Ok.
Anônimo disse…
antes do "E" nao tem virgula,nem preisa bater cabeça,é so usar o macete,é aditiva gente,vamos para frente.
Anônimo disse…
concordo com prof, estou puxando o saco pra ver se ganho nota, qm gosto curti ai, kkk n dá!!!!!
Dawidh disse…
"e" é adição? sim, mas não só isso como tambem adversativa então nunca diga que "e" é aditivo
Dawidh disse…
entedeu então, procure não decorar as conjuções e sim suas propiedades...
Unknown disse…
A questão 5 tem duas respostas "no entanto e porém" acho que não foi bem formulada. Ambas são adversativas.
Anônimo disse…
Estou vendo que as pessoas analisam a frase pela preposição, e não pelo contexto. Há conjunções que podem representar ideias diferentes, e o 'se' é uma delas. O 'se' pode sim apresentar ideia de adversidade e adição. Este caso é uma adversidade porque há uma distinção de idéias entre tentar chorar e não conseguir. Mesmo que ele não tenha conseguido, ele tentou, seria o mesmo dizer, eu tentei correr mas fiquei parado. Veja que mesmo eu não tendo corrido, ficar parado é contrário ao ato de correr. Realmente essa é uma boa pegadinha para quem analisa pela conjunção e não pelo contexto, e analisando o contexto, a resposta certa é a letra C
Anônimo disse…
Quanto erro no parágrafo introdutório desta página!... Além disso, é evidente que, na questão 3, há oposição de ideias. Logo, a conjunção "e" admite valor adversativo. A questão 5, também, possui um equívoco: admite duas respostas, alternativas B e C, que continuam atentendo ao comando: "sem contrair o sentido" do conectivo "e".
Anônimo disse…
Obviamente a conjunção E nesta frase é ADVERSATIVA. Não há contestação.
Hiulo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Hiulo disse…
Olá! Amigos, o gabarito da 3ª questão está correta, pois, como já mencionaram anteriormente, a frase diz que alguém tenta chorar e não que está chorando. Uma pessoa pode muito bem tentá chorar e não conseguir, e isso não a obriga, é óbvio, a derramar lágrimas. Agora, se ela estivesse chorando e ao mesmo tempo sem derramar lágrimas, então haveria uma anormalidade, já que as lágrimas fazem parte do choro. Outro ponto: As conjunções, na maioria dos casos, não são responsáveis pelas relações existentes entre as orações, elas se colocam dentro de um período composto, cujas orações coordenadas já trazem a relação existente entre ambas. As conjunções, portanto, só realçam essa ideia. Na questão em debate, a conjunção E é aditiva, já que não há contradição entre as ações expressas na primeira e segunda orações.
Anônimo disse…
3ª é C
Anônimo disse…
A questão 5 admite duas respostas B e C, pois ambas tem o mesmo sentido do "e" (adversidade).
Anônimo disse…
O gabarito da questão 3 está correto,pois os conectivos aditivos são: e,nem, não só, mas também.

O gabarito da questão 5 está errado,pois os conectivos aditivos são: e,nem, não só, mas também. o gabarito traz consigo a alternativa B(no entanto.Esse é conectivo adversativo.
Unknown disse…
A questão 3 está errada, pois, tentar chorar e os olhos sente enxutos está indicando uma oposição de ideias, a conjunção "e" na verdade é uma conjunção aditiva, mas tambem pode ser usada como adversátiva. Se tiver duvida na questão substitua o "e" por mas também, e ver se vai dar certo, se der , a questão realmente é nula.
Unknown disse…
Quero agradecer pela contribuição Prof. de Lingua Portuguesa, que fez as devidas observações CORRETÍSSIMAS, questão 3 letra A.
Unknown disse…
Verdade, concordo!
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Concordo com o gabarito, pois o sujeito não chora, ele tenta chorar, portanto é coordenada aditiva.
Anônimo disse…
Por que a questão 5 é letra b)? No entanto e porém não possuem o mesmo sentido sintático?

Postagens mais visitadas deste blog

Questões sobre termo integrante da oração – voz passiva e ativa.

Questões sobre a formação do território brasileiro

Continente americano: Clima e vegetação - Questões