quinta-feira, 28 de abril de 2011

Questões de compreensão de texto retirada de prova de concurso

As questões a seguir se refere ao texto abaixo e que foi retirada de uma prova de concurso público recentemente. Leia o texto completo e faça sua interpretação responde todas as questões que se refere ao texto. São três questões de compreensão de texto retirada de prova de concurso. Leia o texto:

Na década de 70, prognósticos sombrios alertavam para o risco de extinção dos povos indígenas no Brasil. Após 30 anos, o censo de 2009 do IBGE afastou esse temor, ao constatar que em 1991 a 2000 a população indígena cresceu mais do que todos ou outros grupos étnicos. Eles eram 294 mil em 1991 e passaram a ser 734 mil em 2000, uma variação de 149,6%, enquanto o restante da população cresceu 8,2%.
Uma análise mais aparada nos dados mostra, no entanto, que não houve um “boom populacional” causado por altíssimas taxas de fecundidade ou migração de povos de países vizinhos. O crescimento foi causado por gente que já vivia em áreas urbanas em 1991, mas que, no censo daquele ano, não se declarou como indígena passando a fazer isso apenas nove anos mais tarde.
Em 1991, dos 294 mil índios, 71 mil (24,1%) viviam na área urbana. Nove anos depois, esse contingente urbano deu um salto de 440% e passou a representar 52,2% do total, ou 383 mil pessoas.
“Não se trata de aumento demográfico. O que sobressai na análise desse crescimento é o componente de autodeclaração”, afirma Luiz Antônio Oliveira, coordenador de População e Indicadores Sociais do IBGE.



Responda as questões referentes ao texto acima:

1.O propósito principal do texto é noticiar o:
a) afastamento dos prognósticos sombrios da década de 70 sobre a extinção dos povos indígenas do Brasil a partir de dados do Censo 2000 do IBGE.
b) crescimento no número de indígenas como resultado do fato de esses povos terem decidido se declararem como indígenas no Censo 2000.
c) aumento, entre 1991 e 2000, da população indígena brasileira de forma superior ao que ocorreu com os outros grupos étnicos.
d) “boom populacional” indígena causado por altíssimas taxas de fecundidade ou pela migração de povos de países vizinhos.

2.No texto, a expressão “fazer isso” recupera a seguinte ideia:
a) autodeclarar-se como indígena
b) causar o crescimento populacional
c) viver em áreas urbanas
d) Não se declarar como indígena

3. Na matéria, há determinadas expressões que denotam variação de modalidade no uso da língua portuguesa, como “boom populacional” e “deu um salto” , que podem ser substituídas, sem prejuízo de sentido no texto, por, respectivamente:
a) contingente urbano e teve altíssimas taxas
b) prognostico sombrio e cresceu mais
c) aumento demográfico e teve um salto crescimento
d) risco de extinção dos povos e sofreu variação.









Gabarito:
1.b – 2.a – 3.c

Um comentário:

hanna disse...

poxa que legal acertei todas, tava meio triste pq no teste anterior só tinha acertado uma, mas agora me superei.

Seu portal das questões para concursos


Olá, você está conectado ao melhor blog de questões de concursos públicos selecionadas da internet. Fique por dentro das dicas e macetes das provas, esteja sempre na frente com conhecimentos atualizados e conquiste sua carreira de trabalho.