Material completo para o Enem

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Questões de matemática para concurso – nível fundamental

Muitas questões de matemática para concurso a nível fundamental para você resolver e testa seu aprendizado. Simulado de matemática para concurso público com gabarito. São questões referentes a assunto como adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação entre outros. É importante para os candidatos que estão estudando para realizar uma prova de concurso de nível fundamental conhecer e dominar esse assunto. Resolver essas questões é essencial e confirma um conhecimento profundo do candidato.


1.O produto de (-5).(-8) é:
a) -13
b) +3
c) +40
d) +13

2.) O número que somado a 4 dá como resultado -8 é:
a) -12
b) -4
c) -16
d) +12

3. O quociente de (-45)(+9) é:
a) -36
b) -5
c) 54
d) impossível

4. O Módulo da soma de (-12) + (-4) + (-8) é:
a) -24
b) 0
c) -16
d) +24

5. O simétrico da soma de (-9) + (-2) é:
a) +11
b) -7
c) -11
d) +7

6. O valor de [(-2)³]² é:
a) -8
b) -64
c) -12
d) 64

7. Transformando 600 em potência de 10, temos:
a) 6 x 10-¹
b) 6
c) 6 x 10¹
d) 6 x 10²


___________________________


-


-


-


Gabarito:
1.c – 2a – 3b – 4d – 5a – 6d – 7d

9 comentários:

michelle disse...

alguem por favor me explica porque a resposta da questão 4 é negativa(se na soma de sinais iguais, resulta em positivo e na soma de sinais diferentes repete o sinal do numero maior, ou agora mudou a regra? pq parei de estudar ha mais de 8 anos, pode ter mudado e eu nao sei.).

Anônimo disse...

é assim, + com + = + (sempre +)
- com + = -
+ com - = -

Cris disse...

Primeiramente a regra de sinai na adição e subtração é a seguinte: Sinais iguais soma-se e permanece o mesmo sinal. Sinais diferentes subtrai-se e permanece o sinal do número maior. Como a questão está pedindo o modulo todo número que sai do modulo fica positivo. A regra do comentario anterior é equivalente a multiplicação e divisão.

rafaela disse...

mas é porque na questão quatro ele pede o Modulo, por esse motivo o resultado é positivo, assim sendo podemos concluir que o resultado de Modulo será sempre positivo ....

Stephane Tefffa disse...

Bom gente vou explica de um jeito mais facil,bom pelo menos eu acho mais facil(o jogo dos sinais)
+com +=+ ou seja o amigo do meu amigo é meu amigo,
- com - =+ ou seja o inimigo do meu inimigo é meu amigo,
- com + = - ou seja o inimigo do meu amigo é meu inimigo e pra terminar
* com - é - ou seja o amigo do meu inimigo é meu inimigo,se meu amigo é inimigo do meu inimigo eu faço parceria com ele espero que entendam e gostem ^^!

Stephane Tefffa disse...

+ desculpa me enganei rs*

Anderson Silva disse...

Primeiramente, Michelle, não há como uma regra elementar da matemática ser mudada pois ela é um postulado, ou seja, o que você falou esta totalmente correto quanto a regra. A solução do 4º enunciado é simples, primeiro você faz a soma algébrica dos termos normalmente e achará o resultado (-24), como a questão quer o módulo a resposta, por consequência, é (+24) pois o módulo de todo número é ele mesmo sempre positivo. Espero ter ajudado :)

Rafaella Sander disse...

O sinal quando fora dos parenteses manda a ação que vai ser realizada ex: (-12)+ (+5) + -7 vc realiza a ação

individuo disse...

Cadê as explicaçao

Seu portal das questões para concursos


Olá, você está conectado ao melhor blog de questões de concursos públicos selecionadas da internet. Fique por dentro das dicas e macetes das provas, esteja sempre na frente com conhecimentos atualizados e conquiste sua carreira de trabalho.