Questões de matemática para concurso – nível fundamental

Muitas questões de matemática para concurso a nível fundamental para você resolver e testa seu aprendizado. Simulado de matemática para concurso público com gabarito. São questões referentes a assunto como adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação entre outros. É importante para os candidatos que estão estudando para realizar uma prova de concurso de nível fundamental conhecer e dominar esse assunto. Resolver essas questões é essencial e confirma um conhecimento profundo do candidato.


1.O produto de (-5).(-8) é:
a) -13
b) +3
c) +40
d) +13

2.) O número que somado a 4 dá como resultado -8 é:
a) -12
b) -4
c) -16
d) +12

3. O quociente de (-45)(+9) é:
a) -36
b) -5
c) 54
d) impossível

4. O Módulo da soma de (-12) + (-4) + (-8) é:
a) -24
b) 0
c) -16
d) +24

5. O simétrico da soma de (-9) + (-2) é:
a) +11
b) -7
c) -11
d) +7

6. O valor de [(-2)³]² é:
a) -8
b) -64
c) -12
d) 64

7. Transformando 600 em potência de 10, temos:
a) 6 x 10-¹
b) 6
c) 6 x 10¹
d) 6 x 10²


___________________________


-


-


-


Gabarito:
1.c – 2a – 3b – 4d – 5a – 6d – 7d

Comentários

michelle disse…
alguem por favor me explica porque a resposta da questão 4 é negativa(se na soma de sinais iguais, resulta em positivo e na soma de sinais diferentes repete o sinal do numero maior, ou agora mudou a regra? pq parei de estudar ha mais de 8 anos, pode ter mudado e eu nao sei.).
Anônimo disse…
é assim, + com + = + (sempre +)
- com + = -
+ com - = -
Cris disse…
Primeiramente a regra de sinai na adição e subtração é a seguinte: Sinais iguais soma-se e permanece o mesmo sinal. Sinais diferentes subtrai-se e permanece o sinal do número maior. Como a questão está pedindo o modulo todo número que sai do modulo fica positivo. A regra do comentario anterior é equivalente a multiplicação e divisão.
rafaela disse…
mas é porque na questão quatro ele pede o Modulo, por esse motivo o resultado é positivo, assim sendo podemos concluir que o resultado de Modulo será sempre positivo ....
Stephane Tefffa disse…
Bom gente vou explica de um jeito mais facil,bom pelo menos eu acho mais facil(o jogo dos sinais)
+com +=+ ou seja o amigo do meu amigo é meu amigo,
- com - =+ ou seja o inimigo do meu inimigo é meu amigo,
- com + = - ou seja o inimigo do meu amigo é meu inimigo e pra terminar
* com - é - ou seja o amigo do meu inimigo é meu inimigo,se meu amigo é inimigo do meu inimigo eu faço parceria com ele espero que entendam e gostem ^^!
Stephane Tefffa disse…
+ desculpa me enganei rs*
Anderson Silva disse…
Primeiramente, Michelle, não há como uma regra elementar da matemática ser mudada pois ela é um postulado, ou seja, o que você falou esta totalmente correto quanto a regra. A solução do 4º enunciado é simples, primeiro você faz a soma algébrica dos termos normalmente e achará o resultado (-24), como a questão quer o módulo a resposta, por consequência, é (+24) pois o módulo de todo número é ele mesmo sempre positivo. Espero ter ajudado :)
Rafaella Sander disse…
O sinal quando fora dos parenteses manda a ação que vai ser realizada ex: (-12)+ (+5) + -7 vc realiza a ação
individuo disse…
Cadê as explicaçao
Unknown disse…
Concordo pois está pedindo o módulo é o módulo é oposto

Postagens mais visitadas deste blog

Questões sobre termo integrante da oração – voz passiva e ativa.

Questões sobre a formação do território brasileiro

Continente americano: Clima e vegetação - Questões