segunda-feira, 18 de abril de 2011

Exercícios de crase para concurso público com respostas

Exercícios para você treinar o seu conhecimento em relação à crase. Se você já estudou sobre o assunto agora poderá treinar um pouco com esses exercícios. Basta apenas conhecer as regras e as exceções que o uso da crase traz. Este assunto é tema em prova de concurso de nível médio e não exige muita dificuldade para aprender. Tente resolver essas questões e veja se você realmente sabe tudo sobre crase. São vinte exercícios que envolvem praticamente todas as regras básicas para se conhecer sobre o emprego da crase. Se conseguir resolver todo o exercício, pode acreditar você estará bem preparado para responder questões em prova de concurso público. Abaixo encontrará as respostas desses exercícios de português.

1.Preencha as colunas com a, as, à, às:

a) Monumento erigido ___ memória do mestre.
b) Dirigi-me ___ piscina.
c) O Brasil manifestou ___ Argentina toda solidariedade.
d) Fiéis ___ aspirações.
e) Chegaram ___ Estocolmo.
f) Quando voltarás ___ Curitiba da Rua das Flores?
g) Graças ___ Deus obedecemos ___ sinalização.
h) ___ minha mãe, que lhe dei eu?
i) Voltamos ___ casa antes da chuva.
j) Após ___ compras, retornemos ___ casa de tua avó.
k) De volta ___ terra, o pescador descansou.
l) A medalha foi dada ___ aluna mais aplicada, mas não ___ qualquer aluna.
m) Pedrinho traja-se ___ antiga.
n) Fui ___ São Paulo, ___ tardinha.
o) Sentei-me ___ beira do rio e passei ___ meditar.
p) Vaguei ___ míngua e sem conforto.
q) Eis a menina ___ quem dei um presente.
r) ___noite estava clara, e os namorados foram ___ praia ver a chegada dos pescadores que voltaram ___ terra.
s) Visava ___ vaga de chefe mais do que aspirava ___ de diretor.
t) O fenômeno ___ que aludi é visível ___ noite e ___ olho nu.




_____________________



Respostas:
a)à – b)à – c)à – d)às – e)a – f)à – g)a, à – h)à ou a – i)a – j)as, à – k)a – l)à, a – m)à – n)a, à – o)à, a – p)à – q)a – r)a, à, a – s)à, à – t)a, à, a

9 comentários:

noticias já disse...

Gostei das dica sobre o uso correto da crese.
Essa é uma dúvida muito comum das pessoas.

Anônimo disse...

A questão da letra-"o" onde diz Fui__São Paulo__tardinha...Houve um equívoco pois:Fui a São Paulo,não se usa crase pois vim "de" São Paulo.Só se usa crase quando se diz vim "da".Por exemplo:Vim da Angola-Vou á angola.

Anônimo disse...

Mas realmente está correta eu que me equivoquei,pois não é a letra "o" é a letra"n".Perdão...

Anônimo disse...

quero,apenas agradecer a todods responsáveis a este site,pois nos auxilia muito, a nosso aprimoramento inerente às questões de concursos, de coração, obrigada.

Juliana disse...

Fiquei em dúvida na questão F. Verifique que na letra F, voltarás a Curitiba, eu posso usar voltarás de Curitiba e não da Curitiba, mesmo assim tem crase? Não entendi.

Obrigada.

Anônimo disse...

Juliana é assim lembre-se : QUEM VAI "A" E VOLTA "DA" CRASE A. QUEM VAI "A" E VOLTA "DE" CRASE PRA QUÊ, é até uma rima pra nao esquecer. rsrs. NO caso da letra F, (FUI A CURITIBA, VOLTEI DE CURITIBA, ENTÃO NÃO TEM CRASE, MAS TODA VEZ QUE ESPECIFICAR O LUGAR COMO CURITIBA "DAS FLORES",EX: Fui ... SALVADOR DOS JINGADOS TEM QUE COLOCAR CRASE pq especificou) OK!!! BJOS

Juliano Vinter disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

porque na letra j o gabarito é á/as?

alex vasconcellos disse...

Não entendo questão A, ERIGIDO é verbo transitivio direto, não acompanha preposição, é pq tem crase, afinal, eregerer alguma coisa ou algo, obrigado pela ajuda.

Seu portal das questões para concursos


Olá, você está conectado ao melhor blog de questões de concursos públicos selecionadas da internet. Fique por dentro das dicas e macetes das provas, esteja sempre na frente com conhecimentos atualizados e conquiste sua carreira de trabalho.