Material completo para o Enem

sábado, 9 de abril de 2011

Questão de matemática de concurso de nível fundamental

Resolvendo problema de matemática.
Eu sempre tento trazer aqui as questões mais interessantes e que tem possibilidade de cair em prova de concurso e essa questão é de um concurso de nível fundamental, mas se você não prestar atenção pode até errá-la, pois a única exigência da questão é a sua atenção. O enunciado é muito grande, mas se você ler com calma vai saber a resposta:


1.José começou uma coleção de figurinhas há quatro dias, comprando certa quantidade de figuras. No dia seguinte, comprou a mesma quantidade que na véspera; anteontem, comprou a mesma quantidade que nos dois dias anteriores e ontem, a mesma coisa. Hoje, José já comprou novamente a mesma dos dias anteriores e já contabiliza 140 figurinhas no total. A quantidade diária de figurinhas que José tem comprado é igual a:

a) 20
b) 24
c) 28
d) 32
e) 35


Resolução:

Para resolver essa questão de matemática para concurso é preciso compreender que no enunciado há uma pessoa falando no tempo presente, ou seja, hoje. Repare que ele diz que:
No dia seguinte comprou a mesma quantidade que na véspera, ou seja, X no primeiro dia e X no segundo dia.
Anteontem ( Ao dia em que o enunciado fala, ou seja, hoje) sendo o terceiro dia, compro a mesma quantidade que nos dois dias anteriores ( os de cima, ou seja X também ).
E ontem ( O quarto dia, ou seja, um dia antes da fala do enunciado ), a mesma coisa X.
Hoje compro a mesma coisa dos dias anteriores acima “X”.
Sabemos que todos os dias são valores iguais “X” e que foram 5 dias, ou seja, os quatro dias que passarem e o atual do enunciado.
Então:
5x = 140
X = 140:5
X= 28

Nenhum comentário:

Seu portal das questões para concursos


Olá, você está conectado ao melhor blog de questões de concursos públicos selecionadas da internet. Fique por dentro das dicas e macetes das provas, esteja sempre na frente com conhecimentos atualizados e conquiste sua carreira de trabalho.