Questões de figuras de linguagem

Para você estudar elaboramos algumas questões de português voltado para o assunto de figuras de linguagem. Esses exercícios que já vem com suas respectivas resposta para você saber se acertou a questão ou se errou. Se você ainda nunca estudou figura de linguagem eu sugiro que procure um livro de português antes de resolver as questões, pois esse é um simulado para avaliar a sua própria capacidade na hora da prova.

1.É o emprego de uma palavra, com base na similaridade, para designar algo que não tem vocábulo próprio, estamos falando de:
a) Catacrese
b) Hipérbole
c) Personificação
d) Metonímia
e) Ambiguidade

2. Quando omitimos uma palavra ( hoje cedo saí com meu irmão (eu)) estamos nos referindo a:
a) Silepse
b) Elipse
c) Barbarismo
d) Antítese
e) Ironia

3. Qual das frases a baixo refere-se a um “Paradoxo”:
a) Ela faltou à verdade neste caso.
b) Amor é uma dor que dói e não se sente.
c) O barulho é o silêncio se alternavam.
d) A mim você não me engana.
e) Sem dúvida que eu vi com os meus próprios olhos.

4. A frase “Zé, ele voltou para sua casa” dá uma ideia de:
a) Barbarismo
b) Ironia
c) Antítese
d) Ambiguidade
e) Silepse

5. Qual das alternativas abaixo se refere ao significado de “personificação”:
a) É a atribuição de atos, sentimentos humanos a seres inanimados.
b) É o emprego de uma palavra por outra em virtude de haver uma relação significativa entre elas.
c) É a suavização das ideias.
d) É a figura do absurdo, por ser ou parecer um contrassenso.
e) É a estrutura que permite mais de uma interpretação.




______________________________



___


___


___



Respostas:
1.a – 2.b – 3.b – 4.d – 5.a

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões sobre termo integrante da oração – voz passiva e ativa.

Questões sobre a formação do território brasileiro

Continente americano: Clima e vegetação - Questões