quarta-feira, 27 de abril de 2011

Questões de interpretação de texto com gabarito

Para quem tem dificuldade de interpretar texto então vai essa dica que pode auxiliar na hora de resolver questões de interpretação de texto. Leia o texto abaixo e tente resolver a questão a seguir referente ao mesmo:
______________________________________________________________
Definição de dinheiro
Há algum tempo, um jornal londrino ofereceu um bom prêmio a quem desse a melhor definição de dinheiro.
A Escolha foi o seguinte: “artigo que pode ser usado como passaporte universal, menos para o céu, e como meio de adquirir tudo menos a felicidade.” É, realmente, dinheiro não traz felicidade – vale acrescentar -, principalmente quando é pouco!
_____________________________________________________________

1.Considerando a definição dada para dinheiro, assinale a alternativa INCORRETA:

a) A definição apresenta uma visão negativa do dinheiro, pois ele só resolve as questões materiais da vida.
b) O acréscimo do autor do texto na definição premiada desconstrói a ideia colocada inicialmente, pois deixa subentendido que só se pode ser feliz com muito dinheiro.
c) No texto, está pressuposto que o dinheiro pode levar a qualquer lugar do universo.
d) A palavra “artigo”, na definição de dinheiro, equivale a objeto de mercadoria.


Resolução:
Parece um pouco confuso, mas quando damos atenção somente ao texto a resposta é bem evidente. O que devemos ter cuidado na hora de interpretar um texto é nunca confundir o que nós pensamos em relação a certos conceitos e o que o texto afirma. Nunca tente resolver uma questão de interpretação de texto discordando do texto. Veja que na letra “a” ele afirma que o dinheiro só resolve questões materiais e que o texto apresenta uma visão negativa de dinheiro. Essa primeira alternativa é muito perigosa, pois tenta confundir a passagem do texto que diz “É, realmente, dinheiro não traz felicidade” e “... visão negativa do dinheiro”. Essa alternativa está incorreta porque o texto jamais mostrou uma visão negativa do dinheiro.
A alternativa correta está na letra “c” , quando ele diz “passaporte universal, menos para o céu” está dando ideia que o dinheiro pode levar a qualquer lugar.
Nas alternativas “b” e “d” podemos perceber somente absurdos visíveis.

Estaremos com mais questões de interpretação de texto com gabarito e comentadas, salve nosso blog nos seus favoritos (Segure a tecla Ctrl + D e salve). Assim você não se esquecerá das dicas e questões que todos os dias estão disponíveis aqui. Bons estudos.

Seu portal das questões para concursos


Olá, você está conectado ao melhor blog de questões de concursos públicos selecionadas da internet. Fique por dentro das dicas e macetes das provas, esteja sempre na frente com conhecimentos atualizados e conquiste sua carreira de trabalho.