O desempate em concurso público é justo?


Algumas pessoas talvez nem saibam e nem liguem para isso, mas para quem fica nesta situação acima sente na pele o quanto é desanimador estudar como um louco, ter uma pontuação boa e não ser classificado porque empatou com outras pessoas e na hora do desempate ele ficou para trás. Dependendo do edital a regra de desempate normalmente se faz considerando a idade, ou seja, o mais velho tem prioridade de está na frente e se caso o empate persistir o desempate será feito com um sorteio. Justo ou não é assim que funciona e é assim que vem sendo feito por muito tempo. Claro que se lembrarmos do tempo que perdemos estudando, o esforço, o dinheiro que gastamos com inscrições e materiais de estudo sabemos que não é justo ter uma pontuação que poderia ter lhe dado uma vaga de emprego, mas que na realidade foi tudo em vão. Infelizmente não a nada que fazer neste caso. O mais difícil é sabermos que nem sempre há concurso público para o cargo que desejamos e quando acontece isso saberemos que teremos que esperar anos para que saia outro concurso e provavelmente, com o crescimento da população, mais concorrido. A foto acima é real e foi tirado de um resultado geral de um concurso público para o cargo de Agente administrativo. Imagine essas três pessoas como se sentiram quando se viram fora e apenas um com 87% que teve direito de conquistar a vaga. A única esperança é torce para que alguém desista do cargo ou passe em outro concurso para deixar a vaga livre, mas não é algo certo. O que poderia ser feito para solucionar esse problema? Se você tem uma ideia que possa acabar com esse empate em concurso público, então deixe seu comentário com sua participação. Enquanto isso vamos conviver com esse sistema falho e injusto.

Comentários

Anônimo disse…
Idade geralmente é um dos últimos critérios!
Anônimo disse…
A nota da prova de português é um dos critérios mais comuns. Por falar nisso, corrija lá na sua primeira oração "saibam" e "liguem".
Anônimo disse…
Já que na maioria das vezes se desempata pela idade sugiro a hora de nascimento no caso de idade igual e não sorteio.....
Anônimo disse…
Deveria priorizar os mais novos,já que estes tem muito o que conquistar ainda.Jé uma pessoa com mais idade provavelmente já estará mais à frente.
Josefa c Barbosa disse…
Fiquei na terceira posição de um concurso com os dois primeiros com a mesma pontuação sou mais velha devo recorrer

Postagens mais visitadas deste blog

Questões sobre termo integrante da oração – voz passiva e ativa.

Questões sobre a formação do território brasileiro

Continente americano: Clima e vegetação - Questões