Oração subordinada substantiva apositiva

Oração subordinada substantiva apositiva
Observe:
Algo me intrigou: que ela não tivesse reagido.
Ela não ter reagido.
A oração “Algo me intrigou” é oração principal e a outra é oração subordinada substantiva apositiva, pois exerce a função de aposto de algo. Pode ser desenvolvida ( com conjunção integrante “que”) ou reduzida de infinitivo ( sem conjunção e o verbo no infinitivo ). A oração desenvolvida pode ser justaposta, sem o conectivo “que”, e será classificada como desenvolvida porque o verbo não está no infinitivo.
Dei-lhe tudo: ofereci-lhe o meu nome.
Tornei-a dona de todo o meu dinheiro.
Elevei-a a minha posição social.
A oração subordinada substantiva apositiva é separada da principal por dois-pontos ou sinal equivalente, como o travessão. Quando a apositiva se intercala no meio de outra oração, pode ser isolada por vírgulas:
Isto, que ela contava bem, foi dito pelo Marcelo.
Além da pontuação, o que distingue a apositiva das demais orações subordinadas substantivas é o fato de que sempre se deve referir a um termo fundamental, que é um substantivo ou pronome.
Questões:

1.No seguinte período: “Aí eu tive o fervor de que ele carecesse de minha proteção, toda a vida”, a expressão destacada é:
a) Oração subordinada substantiva apositiva.
b) Oração subordinada substantiva objetiva indireta.
c) Oração subordinada substantiva completiva nominal.
d) Oração subordinada substantiva predicativa.
e) N.d.a

2.Em todos os períodos a oração subordinada funciona como sujeito da oração principal, exceto em:
a) É claro que eles virão
b) Acontece que ela mentiu.
c) Sabe-se que é um golpe.
d) O certo é que tudo morre.
e) Agora parece que é dia.

___________________________________________









____





___





___


Gabarito:
1.c – 2.d

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões sobre termo integrante da oração – voz passiva e ativa.

Questões sobre a formação do território brasileiro

Continente americano: Clima e vegetação - Questões