Questões sobre violência urbana - simulado com resposta e comentários

Questões para o Enem sobre violência urbana com respostas e comentadas

A violência urbana é um tema muito discutido e preocupante nos dias de hoje e por isso se tornou um dos assuntos mais discutidos e cobrados em prova do Enem. Ela se refere às diversas formas de agressão que ocorrem nas cidades, como roubos, assaltos, sequestros, homicídios, entre outros. Infelizmente, ela é uma realidade presente em muitas regiões do mundo, inclusive no Brasil, onde a taxa de homicídios e assaltos é bastante elevada em algumas cidades. São temas como esses que se tornam uma questão na prova do Enem, então continue aprimorando seus conhecimentos sobre esse tema.



Para entendermos melhor a violência urbana, é importante analisá-la sob diferentes perspectivas, pois isso irá facilitar seus estudos para o Enem. Em primeiro lugar, podemos falar sobre as causas que levam à sua ocorrência. Dentre elas, podemos destacar a desigualdade social, a falta de oportunidades, o desemprego, a falta de infraestrutura e serviços públicos em algumas regiões, a impunidade, entre outros fatores. A concentração de pessoas em áreas urbanas também favorece a prática da violência, já que há mais oportunidades para que ela ocorra. Por isso, a luta contra a violência é também uma luta pela diminuição das desigualdades sociais e pela melhoria das condições de vida nas cidades.

Perfil das vítimas e dos agressores

Outro aspecto importante a ser analisado é o perfil das vítimas e dos agressores, provavelmente o perfil do agressor vai ser tema na prova do Enem e pode cair como uma questão importante. No Brasil, por exemplo, a maioria das vítimas de homicídios é composta por jovens negros e moradores de periferias e favelas. Já os agressores, em sua maioria, são jovens e estão envolvidos com o tráfico de drogas e outras atividades criminosas. É necessário que sejam criadas políticas públicas que abordem de forma efetiva essa realidade, sempre com o objetivo de promover uma cidade mais justa e segura para todos os seus habitantes.

É importante falarmos sobre as consequências da violência urbana que também é exigido nos assuntos cobrado em prova do Enem.. Além do prejuízo emocional e físico para as vítimas, ela também tem impactos negativos no desenvolvimento econômico e social das cidades. O medo e a insegurança afastam turistas, investidores e até mesmo os próprios cidadãos, que passam a evitar certas regiões consideradas perigosas.

como combater a violência urbana

Para combater a violência urbana, é necessário adotar uma abordagem integrada, que envolva ações de diferentes áreas e setores. É preciso investir em políticas públicas que promovam a educação de qualidade, a formação profissional, a geração de empregos, o acesso a serviços básicos, como saúde e saneamento, e a segurança pública efetiva. Saber como funciona o combate a violência urbana pode lhe ajudar a obter mais conhecimento fundamentais e se preparar melhor para o Enem.

Também é importante que haja um diálogo constante entre os governos e a população, a fim de que as políticas públicas adotadas sejam efetivas e atendam às necessidades e demandas dos cidadãos. Além disso, é fundamental garantir que a punição para os crimes seja efetiva e justa, de forma a desestimular a prática de novos atos criminosos.


Adoção de políticas de prevenção


adoção de políticas de prevenção realmente é um tema importante, fique atento para esse assunto que pode ser uma questão do Enem. A solução que tem se mostrado eficaz em diversos países é a adoção de políticas de prevenção da criminalidade, que buscam atuar antes que os crimes ocorram. Essas políticas envolvem ações de inclusão social, a criação de ambientes seguros e saudáveis, a promoção da cultura de paz e o fortalecimento das comunidades.


É importante lembrar que não existe uma solução única para a violência urbana, e que a luta contra ela deve ser constante e envolver todos os setores da sociedade. É necessário que cada um faça a sua parte, seja denunciando crimes, adotando práticas de segurança pessoal, ou participando de iniciativas sociais e comunitárias.


A, a violência urbana é uma realidade preocupante nas cidades, mas é possível combatê-la com a adoção de políticas públicas integradas, o diálogo constante entre governos e população, a punição efetiva para os crimes, a prevenção da criminalidade e o envolvimento da sociedade como um todo. Agora resolva as questões para o Enem sobre violência urbana logo a seguir.


Questões com comentários para o Enem sobre violência urbana.

1) Qual é a principal causa da violência urbana?

a) Desigualdade social

b) Falta de policiamento

c) Uso de drogas

d) Desemprego


Resposta correta: a) Desigualdade social. Embora haja vários fatores que contribuem para a violência urbana, a desigualdade social é apontada como a principal causa, pois a falta de acesso a serviços básicos, oportunidades de emprego e educação de qualidade aumentam a vulnerabilidade e a exclusão social, o que pode levar à criminalidade.



2) Qual é o principal tipo de violência urbana no Brasil?

a) Homicídio

b) Roubo

c) Furto

d) Assalto


Resposta correta: a) Homicídio. Embora os roubos e furtos sejam crimes comuns nas cidades brasileiras, o homicídio é o tipo de violência que mais chama a atenção e causa preocupação na população, especialmente pelos altos índices registrados em algumas regiões.



3) Qual é a principal arma utilizada em crimes violentos no Brasil?

a) Revólver

b) Faca

c) Pistola

d) Arma de fogo artesanal


Resposta correta: a) Revólver. De acordo com dados do Sistema Nacional de Armas (SINARM), o revólver é a arma mais utilizada em crimes violentos no Brasil, seguido da pistola e da arma de fogo artesanal.


4) Qual é o perfil da maioria dos criminosos que praticam violência urbana?

a) Jovens, pobres e com baixa escolaridade

b) Idosos, ricos e com alta escolaridade

c) Mulheres, com renda média e escolaridade elevada

d) Homens, com renda alta e escolaridade elevada


Resposta correta: a) Jovens, pobres e com baixa escolaridade. Embora não se possa generalizar, a maioria dos criminosos que praticam violência urbana possui esse perfil, o que reforça a relação entre a exclusão social e a criminalidade.


5) Qual é o papel do Estado na prevenção da violência urbana?

a) Oferecer mais armas aos policiais

b) Investir em políticas públicas de educação, saúde e segurança

c) Aumentar o tempo de prisão para os criminosos

d) Reduzir o número de policiais nas ruas


Resposta correta: b) Investir em políticas públicas de educação, saúde e segurança. O Estado tem um papel fundamental na prevenção da violência urbana, e isso passa pelo investimento em políticas públicas que garantam a inclusão social, a educação de qualidade, o acesso à saúde e a segurança pública eficiente.


6) Qual é o papel da sociedade na prevenção da violência urbana?

a) Ficar em casa e evitar sair à noite

b) Denunciar crimes e participar de movimentos sociais

c) Comprar armas para se defender

d) Ignorar a violência e não se envolver


Resposta correta: b) Denunciar crimes e participar de movimentos sociais. A sociedade tem um papel importante na prevenção da violência urbana, e isso passa pela denúncia de crimes, pela participação em movimentos sociais que lutam por políticas públicas eficientes e pela cobrança de ações do Estado.


7) Qual é a relação entre o tráfico de drogas e a violência urbana?

a) O tráfico de drogas é a principal causa da violência urbana

b) O tráfico de drogas é uma das causas da violência urbana, mas não a única

c) O tráfico de drogas não tem relação com a violência urbana

d) O tráfico de drogas é uma consequência da violência urbana


Resposta correta: b) O tráfico de drogas é uma das causas da violência urbana, mas não a única. Embora o tráfico de drogas seja um fator que contribui para a violência urbana, não é possível afirmar que seja o único responsável pelos altos índices de criminalidade nas cidades.


8) Qual é o papel da educação na prevenção da violência urbana?

a) Nenhum papel

b) Reduzir a exclusão social

c) Ensinar técnicas de defesa pessoal

d) Estimular a violência


Resposta correta: b) Reduzir a exclusão social. A educação tem um papel fundamental na prevenção da violência urbana, pois pode contribuir para a redução da exclusão social, a formação de cidadãos conscientes, o desenvolvimento de habilidades sociais e a conscientização sobre a importância do respeito e da convivência pacífica.


9) Qual é a importância da iluminação pública na prevenção da violência urbana?

a) Nenhuma importância

b) Reduzir o consumo de energia elétrica

c) Aumentar a sensação de segurança dos moradores

d) Estimular a criminalidade


Resposta correta: c) Aumentar a sensação de segurança dos moradores. A iluminação pública é importante na prevenção da violência urbana, pois pode aumentar a sensação de segurança dos moradores, inibir ações criminosas e facilitar a identificação de suspeitos.


10) Qual é a importância da inclusão social na prevenção da violência urbana?

a) Nenhuma importância

b) Reduzir a criminalidade

c) Aumentar a violência

d) Estimular a exclusão social


Resposta correta: b) Reduzir a criminalidade. A inclusão social é fundamental na prevenção da violência urbana, pois pode reduzir a criminalidade ao oferecer oportunidades de educação, emprego e acesso a serviços básicos a toda a população, diminuindo a exclusão social e a vulnerabilidade à criminalidade


Estudar em bons conteúdos para o Enem é fundamental para um bom desempenho na prova do Enem. Adquira um bom conteúdo em apostilas atualizadas com muitas questões. Quanto mais questão você estudar melhor. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões sobre termo integrante da oração – voz passiva e ativa.

Questões sobre a formação do território brasileiro

Continente americano: Clima e vegetação - Questões