Questões de atualidades sobre a guerra da Ucrânia e Rússia com respostas e comentários - simulado Enem

Questões de atualidades sobre a guerra da Ucrânia e Rússia com respostas e comentários 

A guerra na Ucrânia é um assunto que tem ganhado destaque na mídia desde fevereiro de 2022 e , quando a Rússia intensificou suas ações militares na Crimeia e também provavelmente vai cair na prova do Enem. Desde então, o conflito vem se alastrando por outras regiões do país, resultando em milhares de mortes e uma crise humanitária.

A Rússia justificou e aumentou sua intervenção na Ucrânia com o argumento de proteger a população falante de russo na Crimeia, que havia se sentido ameaçada com a queda do presidente pró-russo Viktor Yanukovych em 2014. No entanto, muitos países e organizações internacionais condenaram a intervenção, considerando-a uma violação da soberania da Ucrânia.

Apoio internacional

O conflito vem se intensificando e crescendo a cada dia, com a Rússia e a Ucrânia se acusando mutuamente de violarem o acordo de paz de Minsk de 2015. A Ucrânia tem recebido apoio internacional na forma de sanções contra a Rússia e ajuda humanitária, mas a situação no país continua extremamente tensa.

A população da Ucrânia sofre as consequências da guerra, com muitas e várias pessoas sendo deslocadas de suas casas e sofrendo com a escassez de recursos básicos como água e alimentos. O conflito representa uma das piores crises humanitárias da atualidade e exige a atenção e ação da comunidade internacional para buscar uma solução pacífica e justa para a situação. 

A guerra na Ucrânia tem sido uma questão preocupante desde o final de fevereiro de 2022, quando a Rússia intensificou sua ação militar na Crimeia. Desde então, o conflito vem se espalhando e crescendo por outras regiões do país, causando e provocando muitas mortes e sofrendo uma grande crise humanitária.

Intervenção na Ucrânia

A Rússia justificou sua intervenção na Ucrânia alegando que estava protegendo a população de língua russa na Crimeia, que se sentiu ameaçada com a queda do presidente pró-russo Viktor Yanukovych em 2014. No entanto, muitos e vários países e organizações internacionais condenaram a intervenção, considerando-a uma violação da soberania da Ucrânia.

O conflito continua piorando a cada dia e a cada mês, com as duas partes se acusando mutuamente de violações do acordo de paz de Minsk de 2015. A Ucrânia recebeu apoio internacional na forma de sanções contra a Rússia e ajuda humanitária, mas a situação no país ainda está muito tensa.

As consequências da guerra

A população da Ucrânia está sofrendo as consequências da guerra, com muitas e bastantes pessoas sendo deslocadas de suas casas e sofrendo com a escassez de recursos básicos, como água e comida. O conflito representa uma das piores crises humanitárias da atualidade e requer a atenção e ação da comunidade internacional para encontrar uma solução pacífica e justa para a situação. 

A guerra na Ucrânia e Rússia é um conflito que tem gerado enorme e grande preocupação mundial desde fevereiro de 2022, quando a Rússia intensificou sua ação militar na Crimeia. Desde então, o conflito se disseminou para outras regiões do país, gerando inúmeras mortes e uma grande crise humanitária.

O que a Rússia fala para invadir a Ucrânia foi proteger a população de língua russa na Crimeia, que se sentiu ameaçada após a queda do presidente pró-russo Viktor Yanukovych em 2014. Vários e muitos países e organizações internacionais condenaram a intervenção, considerando-a uma violação da soberania da Ucrânia.

O conflito vem crescendo bastante e se intensificando bastante, com as duas partes se acusando constantemente de violações do acordo de paz de Minsk de 2015. A Ucrânia tem recebido apoio internacional na forma de sanções contra a Rússia e ajuda humanitária, mas a situação no país continua muito tensa e forte até este ano.

O povo da Ucrânia vem sofrendo as consequências da guerra, com muitas e várias pessoas sendo deslocadas de suas casas e enfrentando a falta de recursos básicos como água e alimentos. A situação representa uma das piores crises humanitárias da atualidade e exige atenção urgente da comunidade internacional na busca por uma solução pacífica e justa. Diante dessa guerra fique por dentro de tudo que está acontecendo, pois pode cair no Enem.

Não deixe de se informar sobre esse tema importante que pode virar questão na prova do Enem. Resolva agora questões resolvidas e comentadas para o Enem sobre a Guerra da Ucrânia e Rússia. São questões comentadas com respostas. Um verdadeiro simulado para o Enem que vai te ajudar nos seus estudos.



Questões sobre a Guerra da Ucrânia e Rússia com respostas - Simulado Enem

O que iniciou a intensificação das ações militares russas na Ucrânia em fevereiro de 2022? 

a) Uma crise humanitária no país
b) A tentativa de anexação da Crimeia pela Rússia
c) Um ataque terrorista em território russo
d) A expansão da aliança militar Otan pelos países do antigo bloco comunista.

Resposta: b) A intensificação das ações militares russas na Ucrânia em fevereiro de 2022 foi iniciada pela tentativa de anexação da Crimeia por parte da Rússia, que provocou uma grande escalada no conflito entre os dois países.

O que vem acontecendo desde a intensificação das ações militares russas na Crimeia em fevereiro de 2022? 

a) A resolução pacífica do conflito entre Rússia e Ucrânia
b) O aumento da ajuda humanitária para a população ucraniana
c) O alastramento do conflito por outras regiões da Ucrânia
d) A diminuição da tensão entre os dois países



Resposta: c) Desde a intensificação das ações militares russas na Crimeia em fevereiro de 2022, o conflito vem se alastrando por outras regiões da Ucrânia, resultando em uma grande crise humanitária e diversas mortes.

Por que a guerra na Ucrânia tem ganhado destaque na mídia? 

a) Por se tratar de um conflito histórico entre Rússia e Ucrânia
b) Por envolver países membros da Otan
c) Por causa das intensas ações militares na Crimeia
d) Por ser uma guerra civil que tem gerado uma grande crise humanitária

Resposta: d) A guerra na Ucrânia tem ganhado destaque na mídia por ser uma guerra civil que tem gerado uma grande crise humanitária, com milhares de mortes e deslocamentos de pessoas.

Qual foi o argumento utilizado pela Rússia para justificar sua intervenção na Ucrânia?

a) Proteger a população ucraniana da ameaça russa
b) Impedir a expansão da Otan na Ucrânia
c) Proteger a população falante de russo na Crimeia d) Combater o terrorismo na região

Resposta: c) A Rússia justificou sua intervenção na Ucrânia com o argumento de proteger a população falante de russo na Crimeia, que havia se sentido ameaçada após a queda do presidente pró-russo Viktor Yanukovych em 2014.

O que países e organizações internacionais pensam a respeito da intervenção russa na Ucrânia?

a) Consideram uma ação legítima de proteção dos russos na Crimeia
b) Condenam a intervenção como uma violação da soberania da Ucrânia
c) Acreditam que a Rússia deveria ocupar toda a Ucrânia
d) Não têm opinião formada sobre o assunto



Resposta: b) Muitos países e organizações internacionais condenaram a intervenção russa na Ucrânia, considerando-a uma violação da soberania da Ucrânia. A Rússia foi criticada por sua atuação no conflito, que gerou mortes e instabilidade na região.

Qual foi o motivo da queda do presidente Viktor Yanukovych em 2014?

a) Um ataque terrorista contra o governo
b) Uma revolta popular contra a corrupção e a falta de transparência no governo
c) Uma intervenção estrangeira para derrubar o presidente
d) A renúncia do presidente por motivos pessoais

Resposta: b) A queda do presidente pró-russo Viktor Yanukovych em 2014 foi motivada por uma revolta popular contra a corrupção e a falta de transparência no governo. O movimento foi chamado de Euromaidan e teve forte apoio da população ucraniana.

Como a comunidade internacional tem apoiado a Ucrânia na guerra contra a Rússia?

a) Através de ajuda financeira ao governo ucraniano
b) Através do envio de tropas para o combate à Rússia
c) Através de sanções contra a Rússia e ajuda humanitária
d) Através do envio de armas e equipamentos militares à Ucrânia

Resposta: c) A comunidade internacional tem apoiado a Ucrânia na guerra contra a Rússia através de sanções contra a Rússia e ajuda humanitária. As sanções têm o objetivo de pressionar a Rússia a buscar uma solução pacífica para o conflito.

Qual é a situação da população da Ucrânia em meio à guerra?

a) Vivo em uma situação de paz e tranquilidade
b) Desfruta de todos os recursos básicos como água e alimentos
c) Sofre com o deslocamento forçado e a falta de recursos básicos
d) Está completamente alheia à guerra

Resposta: c) A população da Ucrânia está sofrendo as consequências da guerra, com muitas pessoas sendo deslocadas de suas casas e sofrendo com a escassez de recursos básicos como água e alimentos. A situação no país é de extrema tensão.

Qual foi a justificativa apresentada pela Rússia para sua intervenção na Ucrânia?

a) Proteger a população de língua russa na Crimeia
b) Aumentar seu território e recursos naturais
c) Expandir seu domínio na região
d) Controlar as rotas de trânsito que passam pela Ucrânia

Resposta: a) A Rússia justificou sua intervenção na Ucrânia alegando que estava protegendo a população de língua russa na Crimeia, que se sentiu ameaçada com a queda do presidente pró-russo Viktor Yanukovych em 2014.

Como a maioria dos países e organizações internacionais se posicionaram em relação à intervenção russa na Ucrânia?

a) Apoiando a intervenção russa
b) Neutros em relação ao conflito
c) Condenando a intervenção russa
d) Não têm opinião formada sobre o conflito

Resposta: c) Muitos países e organizações internacionais condenaram a intervenção russa na Ucrânia, considerando-a uma violação da soberania da Ucrânia.

Qual foi a consequência da intervenção russa na Ucrânia para a população local?

a) Melhoria na qualidade de vida da população
b) Deslocamento forçado e dificuldades para acesso a recursos básicos
c) Aumento do emprego e da renda da população
d) Preservação da cultura e da identidade local

Resposta: b) A população da Ucrânia sofreu com as consequências da intervenção russa, sendo deslocada de suas casas e sofrendo com a escassez de recursos básicos, como água e alimentos. A intervenção gerou uma grande crise humanitária na região.

Qual a principal forma de apoio que a Ucrânia tem recebido da comunidade internacional na guerra contra a Rússia?

a) Enviando tropas para o combate contra a Rússia
b) Ajuda financeira direta ao governo ucraniano
c) Sanções contra a Rússia e ajuda humanitária
d) Envio de armas para a Ucrânia

Resposta: c) A principal forma de apoio que a Ucrânia tem recebido da comunidade internacional é através de sanções contra a Rússia e ajuda humanitária.

Desde quando o conflito na Ucrânia se tornou uma grande preocupação mundial?

a) Desde 2015
b) Desde 2016
c) Desde 2017
d) Desde fevereiro de 2022

Resposta: d) O conflito na Ucrânia se tornou uma grande preocupação mundial desde fevereiro de 2022, quando a Rússia intensificou sua ação militar na Crimeia. Desde então, o conflito se disseminou para outras regiões do país, gerando inúmeras mortes e uma grande crise humanitária.

O que tem sido uma das maiores consequências da guerra na Ucrânia para a população local?

a) Enviando tropas para o combate contra a Rússia
b) Aumento da renda e emprego da população
c) Deslocamento forçado e escassez de recursos básicos
d) Preservação da cultura e identidade local

Resposta: c) Uma das maiores consequências da guerra na Ucrânia tem sido o deslocamento forçado da população de suas casas e a escassez de recursos básicos, como água e alimentos.

Qual a principal forma de apoio que a Ucrânia tem recebido da comunidade internacional?

a) Enviando tropas para o combate contra a Rússia
b) Ajuda financeira direta ao governo ucraniano
c) Sanções contra a Rússia e ajuda humanitária
d) Envio de armas para a Ucrânia

Resposta: c) A principal forma de apoio que a Ucrânia tem recebido da comunidade internacional é através de sanções contra a Rússia e ajuda humanitária.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões sobre termo integrante da oração – voz passiva e ativa.

Questões sobre a formação do território brasileiro

Continente americano: Clima e vegetação - Questões