Questões sobre ciências da natureza para o Enem com respostas comentadas

Questões sobre ciências da natureza para o Enem

As ciências da natureza sempre foram aquelas que deixam muitos estudantes com um pé atrás na hora de fazer a prova do Enem. Mas, calma! Não precisa ter medo! Aqui estão algumas dicas para você se preparar e mandar bem na hora do teste. Além disso, logo abaixo você vai poder resolver questões comentadas para o Enem sobre Ciências da natureza, assim você saberá se realmente está preparado para a prova do Enem.




Antes de mais nada, entenda que as provas de física, química e biologia são bem diferentes, mas têm algo em comum: todas as questões são baseadas em processos naturais do nosso mundo. Por isso, fique atento às notícias sobre avanços da ciência e tecnologia. Ler revistas especializadas e reportagens sobre esses temas podem ajudar bastante. Essa é uma dica de ouro, então abrace ela.

Posso dizer mais, outra dica é fazer um mapa de conteúdos a serem estudados. Para isso, procure o edital do Enem e veja quais são os assuntos que podem cair na prova de ciências da natureza. Selecione as matérias que você tem mais dificuldades e estude-as mais profundamente. Olha que interessante essa dica, né?

Podemos citar também outra maneira de se preparar que é praticar com questões de provas anteriores do Enem. Resolva essas questões e tente entender a lógica do enunciado. Ooutra opção é criar um grupo de estudos com amigos, pesquisando e discutindo juntos, trocando ideias e aprendendo com as diferentes abordagens. Seguindo essa dica você vai ficar ainda mais preparado.

O que ninguém que vai fazer a prova do Enem pode deixar de lembrar é, além de estudar, relaxar é fundamental para manter a calma e o equilíbrio mental no momento da prova. Por isso, faça atividades que te ajudem a desestressar como caminhar, meditar ou escutar música. Além disso, mantenha uma alimentação equilibrada e durma bem. Se fizer isso tudo você vai se dá bem mesmo.

Neste caso, se você ainda não sabe como estudar para as provas de ciências da natureza no Enem, faça um cronograma, estude com antecedência e não deixe para última hora. Confie no seu potencial e lembre-se: você é capaz de ir muito além do que imagina! Acreditar em você é a coisa mais importante a se fazer no começo. 

Qual é a unidade básica da vida?

a) Célula
b) Átomo
c) Molécula
d) Próton

Resposta correta: a) Célula. A célula é a unidade básica da vida, responsável por realizar todas as funções vitais do organismo.

É a base fundamental da classificação dos seres vivos.

a) Genótipo
b) Fenótipo
c) DNA
d) Evolução

Resposta correta: d) Evolução. A base fundamental da classificação dos seres vivos é a evolução das espécies, que é baseada em características compartilhadas pelos organismos e na história evolutiva comum.



Qual é a camada atmosférica mais próxima da Terra?

a) Troposfera
b) Estratosfera
c) Mesosfera
d) Termosfera

Resposta correta: a) Troposfera. A troposfera é a camada atmosférica mais próxima da Terra, onde ocorrem os fenômenos meteorológicos e a maior parte da vida animal e vegetal.

Molécula responsável pelo armazenamento e transmissão da informação genética.

a) Proteína
b) Carboidrato
c) Ácido nucleico
d) Lipídio

Resposta correta: c) Ácido nucleico. São as moléculas de ácido nucleico, especialmente o DNA, que armazenam e transmitem a informação genética de uma geração para outra.




É a principal fonte de energia dos ecossistemas terrestres.

a) Sol
b) Vento
c) Água
d) Terra

Resposta correta: a) Sol. A principal fonte de energia dos ecossistemas terrestres é o sol, que é captado pelos organismos fotossintetizantes para produzir açúcares e outros nutrientes.

Em relação ao maior órgão do corpo humano, assinale a afirmativa correta.

a) Fígado
b) Pulmão
c) Pele
d) Cérebro

Resposta correta: c) Pele. A pele é o maior órgão do corpo humano, responsável por proteger, regular a temperatura e receber estímulos sensoriais do ambiente.


Sobre a função do sistema nervoso, a resposta correta é.

a) Coordenação dos movimentos voluntários
b) Produção de hormônios
c) Transporte de nutrientes e oxigênio
d) Digestão de alimentos

Resposta correta: a) Coordenação dos movimentos voluntários. O sistema nervoso é responsável pela coordenação dos movimentos voluntários do corpo, bem como pela integração dos diferentes sistemas e órgãos do organismo.




Qual é a função dos rins no corpo humano?

a) Digestão de alimentos
b) Regulação do equilíbrio ácido-base
c) Contratilidade muscular
d) Produção de sangue

Resposta correta: b) Regulação do equilíbrio ácido-base. Os rins são responsáveis pela regulação do equilíbrio ácido-base no corpo humano, além de filtrar o sangue e remover resíduos metabólicos.

É o principal gás responsável pelo efeito estufa.

a) Oxigênio
b) Nitrogênio
c) Dióxido de carbono
d) Metano

Resposta correta: c) Dióxido de carbono. O dióxido de carbono é o principal gás responsável pelo efeito estufa, uma vez que é capaz de reter o calor na atmosfera terrestre.

Em relação a principal função do sistema circulatório, assinale a correta.

a) Produção de energia
b) Troca gasosa
c) Transporte de nutrientes e oxigênio
d) Regulação da temperatura corporal

Resposta correta: c) Transporte de nutrientes e oxigênio. O sistema circulatório é responsável pelo transporte de nutrientes, oxigênio e outros materiais pelo corpo, além de ajudar a remover resíduos metabólicos e regular diversas funções do organismo.
-----

Se você estudou ciências da natureza para o Enem, então conseguiu acertar algumas dessas questões de ciências da natureza para o Enem. São questões com respostas e comentadas para te ajudar a tirar dúvida de cada questão. Caso você não conseguiu resolver a maioria das questões acima, eu recomendo que procure uma apostila apropriada e completa. Dê preferência a apostilas atualizadas para o Enem. Invista em você, pois o futuro só depende de você. Sucesso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões sobre termo integrante da oração – voz passiva e ativa.

Questões sobre a formação do território brasileiro

Continente americano: Clima e vegetação - Questões