Perguntas e respostas sobre Filosofia para a prova do Enem - Simulado com respostas

Questões com perguntas e respostas sobre Filosofia para a prova do Enem - Simulado online


O Enem é uma prova anual importante no Brasil e todo o país e que avalia o conhecimento e habilidades adquiridos pelos estudantes durante o ensino médio. A prova é composta de várias áreas do conhecimento, incluindo e fazendo parte as provas de Linguagens, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza. 


Dentro da área de Ciências Humanas, há uma parte dedicada à Filosofia.

Na prova do Enem, as questões de Filosofia geralmente abrangem alguns temas e assuntos principais, como Ética, Política, Conhecimento e Cultura. As perguntas são projetadas para avaliar a compreensão dos estudantes sobre esses temas e sua capacidade de aplicá-los a situações práticas, então esteja bem preparado para a prova.


Pensamento de grandes filósofos


Um dos tópicos que apareceu com frequência na prova do Enem nos últimos anos foi o pensamento de grandes filósofos como Platão, Sócrates, Aristóteles e Descartes. São perguntas que visam fazer com que os alunos reflitam sobre os conceitos desses filósofos e como eles podem ser aplicados à nossa vida cotidiana. Isso é um tema que cai muito em prova.


A  filosofia moderna também tem sido uma questão frequente, especialmente as teorias de Kant e Nietzsche.


mais um assunto e tema marcadamente presente na prova é a ética e a moral. As questões sobre ética geralmente abordam a distinção entre o certo e o errado e como aplicar esses conceitos em diferentes situações. Também podem ser observadas perguntas sobre o relativismo moral, que trata da ideia de que as noções de certo e errado mudam ao longo do tempo e variam de acordo com a cultura.


A compreensão dos estudantes


A política também tem sua importância no Enem. As perguntas e questões sobre política procuram avaliar a compreensão dos estudantes sobre a democracia, o poder, a justiça e a cidadania. Um dos temas que foram abordados com mais frequência à esse respeito foram os direitos humanos, incluindo a noção de dignidade humana e a proteção dos direitos civis e políticos.


A Filosofia da Ciência também é um tema importante na prova, Onde os alunos podem ser questionados sobre o método científico, a relação entre teoria e observação, a falseabilidade e a natureza da ciência. Essas questões e perguntas visam avaliar a compreensão dos estudantes sobre como a ciência funciona, o que a torna diferente de outras formas de conhecimento e como podemos avaliar a validade das teorias científicas.


A prova de Filosofia do Enem geralmente aborda e toca em temas sobre conceitos clássicos de filósofos renomados, como platão e Descartes, além de temas contemporâneos, como direitos humanos e ética. Além disso, há um enfoque na filosofia da ciência, avaliando os conhecimentos sobre a metodologia científica. 





É importante que os estudantes se preparem bem para essa parte da prova, compreendendo e entendendo conceitos fundamentais e sendo capazes de aplicá-los em situações práticas.


Questões com perguntas e respostas diretas sobre Filosofia para o Enem. Simulado


Questões a seguir são de perguntas e respostas diretas que irá te ajudar nos estudos e compreender um pouco mais sobre filosofia para o Enem. Leia atentamente as perguntas e as respostas. Volte aqui no outro dia e leia novamente, isso ajudará na fixação do assunto em sua memória. Aproveite.


Qual a relação entre liberdade e responsabilidade na ética Kantiana? 

Resposta: Para Immanuel Kant, a liberdade é uma condição para a moralidade, mas também implica responsabilidade pelos nossos atos, já que devemos agir de acordo com a lei moral, que é objeto da nossa livre escolha.


O que é o Método Cartesiano? 
Resposta: O Método Cartesiano é um processo de busca pelo conhecimento verdadeiro que envolve o uso do raciocínio crítico e da dúvida sistemática, com o objetivo de alcançar convicções sólidas e inabaláveis.




Qual é a principal ideia filosófica de John Locke em relação ao conhecimento? 
Resposta: Para John Locke, todo o conhecimento humano é adquirido por meio da experiência sensorial, ou seja, nossas ideias e conceitos são construídos a partir dos dados fornecidos pelos nossos sentidos.

Qual é a importância do conceito de existência para Martin Heidegger? 
Resposta: Para Martin Heidegger, o conceito de existência é fundamental para a filosofia, pois é a única forma de compreendermos a realidade como algo que não é dado, mas sim construído através da nossa experiência de vida.

O que é a "lei do retorno" em ética? 
Resposta: A "lei do retorno" é um conceito presente em diversas correntes éticas, que defende que nossas ações possuem consequências inevitáveis, e que aquilo que fazemos para os outros retornará para nós de alguma forma.

O que é a Filosofia da Mente? 
Resposta: A Filosofia da Mente é uma área da filosofia que se dedica a investigar as questões relacionadas ao funcionamento da mente humana, tais como a consciência, a percepção, a emoção e o pensamento.

Qual é a diferença entre ética e moral? 
Resposta: A ética é uma reflexão filosófica sobre a moralidade, enquanto a moral é um conjunto de valores, normas e costumes que orientam o comportamento humano em uma sociedade.




O que é o Determinismo na Filosofia? 
Resposta: O determinismo é a ideia de que todos os eventos, incluindo os pensamentos e ações humanas, são causados por eventos anteriores de uma maneira que é necessária e inevitável.

Qual é o papel da razão na Filosofia de Descartes? 
Resposta: Na filosofia de Descartes, a razão desempenha um papel fundamental para alcançar a verdade, uma vez que ela permite que eliminemos ideias falsas e estabeleçamos convicções sólidas e inabaláveis.

Qual é a relação entre felicidade e virtude na Ética Aristotélica? 
Resposta: Para Aristóteles, a felicidade é alcançada através da realização plena das nossas potencialidades como seres humanos, o que implica no desenvolvimento das virtudes, ou seja, hábitos morais que nos permitem agir corretamente.

Quais são as principais críticas de Friedrich Nietzsche à moralidade cristã? 
Resposta: Nietzsche critica a moralidade cristã por considerar que ela rejeita a vida em favor do além-vida, incentiva a fraqueza e a submissão em detrimento da força e da autonomia, e impõe limites à realização plena das nossas potencialidades como seres humanos.

O que é o Existencialismo? 
Resposta: O Existencialismo é uma corrente filosófica que valoriza a existência individual, destacando a liberdade, a responsabilidade e a capacidade de escolha como elementos fundamentais da vida humana.

Qual é a ideia básica do Utilitarismo? 
Resposta: O Utilitarismo é uma corrente ética que valoriza a maximização da felicidade ou do prazer, buscando o bem-estar da maioria das pessoas como forma de promover o bem comum.

Qual é o conceito de "ser" em Filosofia? 
Resposta: O conceito de "ser" em filosofia se refere à existência de tudo o que existe, incluindo os seres humanos, objetos, animais, plantas, ideias, conceitos, entre outros.

O que é o Materialismo Dialético? 
Resposta: O Materialismo Dialético é uma corrente filosófica que busca explicar a realidade a partir de uma análise das contradições e conflitos que surgem nas relações entre os elementos materiais que compõem o mundo.

Qual é o principal argumento do Ceticismo em relação ao conhecimento humano? 
Resposta: O principal argumento do Ceticismo é que o conhecimento humano é limitado e falível, e que não é possível ter certeza absoluta sobre nada.

O que é o Racionalismo na Filosofia? 
Resposta: O Racionalismo é uma corrente filosófica que valoriza o uso da razão como meio de alcançar a verdade e compreender o mundo, defendendo que o conhecimento humano é resultado do uso da razão, independentemente da experiência sensorial.

Qual é a concepção de "tempo" na Filosofia? 
Resposta: Na Filosofia, o "tempo" é uma questão complexa que abrange muitas discussões sobre sua natureza, origem, relação com o espaço e influência na realidade.

O que é a Filosofia Política? 
Resposta: A Filosofia Política é uma área da filosofia que se dedica a estudar questões relacionadas ao poder, à organização política da sociedade, às estruturas governamentais, aos sistemas políticos e à justiça.

Qual é a influência da Ética na vida cotidiana? 
Resposta: A Ética tem grande influência na vida cotidiana, pois se refere aos valores, normas e princípios morais que regem as nossas ações e interações sociais, orientando nosso comportamento e ajudando-nos a viver em uma sociedade justa e harmoniosa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões sobre termo integrante da oração – voz passiva e ativa.

Questões sobre a formação do território brasileiro

Continente americano: Clima e vegetação - Questões