Questões para o Enem com respostas sobre Fake News e Seu Impacto na Sociedade e na Política

Fake News e Seu Impacto na Sociedade e na Política - Questões resolvidas e comentadas Enem

A expressão “fake news” se tornou um termo bastante e também muito popular nos últimos anos, especialmente com o crescimento do uso das redes sociais. Trata-se de informações falsas que circulam pela rede, muitas vezes propositalmente espalhadas por diversos motivos, como ganhos financeiros, interesses políticos ou simplesmente pelo prazer de causar confusão.

O impacto das fake news na política e na sociedade como um todo pode ser bastante e também muito significativo. Na política, por exemplo, tais informações podem prejudicar para sempre a imagem de um político sem que este tenha feito nada de errado. Podem mudar completamente a percepção do eleitor em relação a determinado candidato, influenciando negativamente ou positivamente nas eleições.

Teorias conspiratórias e preconceitos

Na sociedade, as fake news podem causar pânico e medo, além de contribuírem para o surgimento e aparecimento de teorias conspiratórias e preconceitos. Em alguns casos, essas informações falsas já foram responsáveis por linchamentos e outras formas de violência.

Por serem propagadas principalmente pelas redes sociais, as fake news são capazes de atingir um grande número de pessoas mesmo, tornando-se quase impossível controlar sua disseminação. Isso, somado à dificuldade de distinguir conteúdo verdadeiro do falso na internet, torna ainda mais complexo o combate a essa prática.

Diante desse cenário alarmante, muitos e vários especialistas defendem a importância de uma educação midiática para que as pessoas aprendam a interpretar as informações encontradas na internet e consigam identificar as fake news. É fundamental incentivar a checagem de fontes e a busca por informações em veículos de imprensa confiáveis.



Responsabilidade no combate 

Os governos também têm sua parcela de responsabilidade no combate e no fim para às fake news, seja por meio da educação, seja por meio da criação de leis que punam a disseminação de informações falsas. É preciso, no entanto, garantir que essas leis sejam justas e não infrinjam a liberdade de expressão.

As fake news têm e possuem um impacto significativo na sociedade e na política, podendo prejudicar a credibilidade de políticos e instituições, além de contribuir para a disseminação de teorias conspiratórias e preconceitos. 

Para combater esse mal, é fundamental investir e gastar de forma consciente em educação midiática e em ações preventivas, além de incentivar a checagem de informações e o uso de veículos de imprensa confiáveis. 

É importante ressaltar e deixar claro que todos têm um papel a desempenhar, desde indivíduos até governos e empresas de tecnologia, para garantir que as informações disponíveis na internet sejam verdadeiras e confiáveis.

 Somente assim será possível construir e desenvolver uma sociedade mais informada e justa, na qual a verdade prevaleça sobre a mentira e a desinformação.


O que são Fake News? 

a) São notícias verdadeiras espalhadas pela internet 

b) São informações falsas que circulam pela rede

Resposta: b) 



Qual é o impacto das Fake News na sociedade e na política?

a) Não tem impacto significativo 

b) Pode prejudicar a credibilidade de políticos e instituições e contribuir para o surgimento de teorias conspiratórias e preconceitos

Resposta: b) 

As Fake News na política podem mudar completamente a percepção de quem em relação a candidatos? 

a) Não, as Fake News não afetam a percepção dos eleitores 

b) Sim, as Fake News podem influenciar negativa ou positivamente nas eleições

Resposta: b) 

Como as Fake News podem afetar a sociedade? 

a) Podem causar felicidade e diversão 

b) Podem causar pânico e medo

Resposta: b) 



Como as Fake News são propagadas? 

a) Somente pelas mídias tradicionais 

b) Principalmente pelas redes sociais

Resposta: b) Principalmente pelas redes sociais

Por que é difícil controlar a disseminação das Fake News? 

a) Porque elas são enviadas somente por email 

b) Porque elas são propagadas principalmente pelas redes sociais e é difícil distinguir o que é verdadeiro do que é falso na internet

Resposta: b)

O que é necessário para combater as Fake News? 

a) Somente o governo pode combater as Fake News 

b) Investir em educação midiática, incentivar a checagem de fontes e a busca por informações em veículos de imprensa confiáveis.

Resposta b)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões sobre termo integrante da oração – voz passiva e ativa.

Questões sobre a formação do território brasileiro

Continente americano: Clima e vegetação - Questões