Questões sobre ecologia para o Enem com respostas comentadas

 Questões sobre ecologia para o Enem com respostas comentadas

A seguir você terá um resumo sobre um dos assuntos que mais cai no Enem, Ecologia. Leia e estude o resumo sobre ecologia a seguir e depois teste seus conhecimentos com questões resolvidas e comentadas sobre ecologia para o Enem.

Ecologia:



A Ecologia é o ramo da biologia que estuda as interações entre os seres vivos e o ambiente em que vivem.

Essa disciplina tem grande importância para a preservação da biodiversidade e para a manutenção do equilíbrio ecológico.


Durante muito tempo, a visão predominante sobre a relação entre os seres vivos e o ambiente era a de que os organismos tentavam se adaptar ao ambiente em que viviam.

No entanto, a ecologia moderna demonstrou que a relação entre os seres vivos e o ambiente é muito mais complexa do que se pensava.


A ecologia estuda os ecossistemas, que são compostos por interações entre seres vivos (bióticos) e elementos não-vivos (abióticos), como o clima, os solos, a água, a luz e a temperatura.

A teoria da evolução de Darwin mostra que os seres vivos se adaptam ao meio ambiente em que vivem através de processos de seleção natural e evolução.


Uma das principais preocupações da ecologia atual é a preservação da biodiversidade, que é a variedade de espécies de seres vivos que habitam o planeta.

A atividade humana tem causado alterações significativas nos ecossistemas, com a perda de habitats naturais e a introdução de espécies exóticas, o que tem prejudicado a biodiversidade e o equilíbrio ecológico.


Dessa forma, a ecologia tem um papel fundamental na promoção da sustentabilidade ambiental, que busca garantir a sobrevivência das espécies e do planeta como um todo através de práticas sustentáveis, como a redução do consumo de recursos naturais, a reciclagem de resíduos e a adoção de energias renováveis.

Agora aproveite para testar seus conhecimentos sobre ecologia voltado para o Enem. Responda as questões e veja se você acertou com as resposta e aprenda mais com os comentários de cada questão.

Questões sobre ecologia para o Enem:


Principal fator que contribui para o aquecimento global.


a) Queima de combustíveis fósseis

b) Desmatamento

c) Uso de plásticos


Resposta: a) Queima de combustíveis fósseis. Essa atividade libera grandes quantidades de gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono, na atmosfera, contribuindo para o aquecimento global.


Principal fonte de energia renovável utilizada no mundo.


a) Energia solar

b) Energia eólica

c) Energia hidrelétrica


Resposta: c) Energia hidrelétrica. Apesar do crescimento das fontes de energia solar e eólica, a energia hidrelétrica ainda é a principal fonte de energia renovável utilizada no mundo.



Qual é o conjunto de seres vivos que inclui plantas, animais e micro-organismos?


a) Ecossistema

b) Biodiversidade

c) Bioma


Resposta: b) Biodiversidade. A biodiversidade é o conjunto de seres vivos que habitam a Terra, incluindo plantas, animais e micro-organismos.


Processo em que os seres vivos produzem seu próprio alimento.


a) Respiração

b) Fotossíntese

c) Digestão


Resposta: b) Fotossíntese. As plantas e outros seres fotossintetizantes produzem seu próprio alimento através da conversão da energia solar em energia química.



Nome dado ao processo de desaparecimento de espécies de seres vivos.


a) Extinção

b) Degradação

c) Contaminação


Resposta: a) Extinção. A extinção ocorre quando uma espécie é completamente eliminada do planeta, geralmente devido à perda de habitat, mudanças climáticas ou outras causas humanas.


Qual é o principal gás responsável pelo efeito estufa?


a) Dióxido de carbono

b) Metano

c) Óxido nitroso


Resposta: a) Dióxido de carbono. Embora outros gases, como o metano e o óxido nitroso, também contribuam para o efeito estufa, o dióxido de carbono é o principal gás responsável pelo aumento da temperatura global.


Camada de ozônio que protege a Terra dos raios ultravioleta.


a) Estratosfera

b) Mesosfera

c) Troposfera


Resposta: a) Estratosfera. A camada de ozônio está localizada na estratosfera, entre 10 e 50 km de altitude, e tem a função de absorver a radiação ultravioleta do sol, protegendo a vida na Terra.


Qual é o nome dado à prática de usar os recursos naturais de forma sustentável, sem comprometer o meio ambiente?


a) Desenvolvimento sustentável

b) Exploração ambiental

c) Consumo irresponsável


Resposta: a) Desenvolvimento sustentável. O desenvolvimento sustentável busca equilibrar o crescimento econômico com a preservação do meio ambiente e a justiça social.


Conjunto de leis e regulamentações que visam proteger o meio ambiente.


a) Legislação ambiental

b) Direito ambiental

c) Proteção ambiental


Resposta: a) Legislação ambiental. A legislação ambiental é o conjunto de leis e regulamentações que visam proteger o meio ambiente e garantir o uso sustentável dos recursos naturais.


Que nome ´dado à área de estudo que se dedica à compreensão das interações entre os seres vivos e o meio ambiente?


a) Ecologia

b) Biologia

c) Geologia


Resposta: a) Ecologia. A ecologia é a área de estudo que se dedica à compreensão das interações entre os seres vivos e o meio ambiente, incluindo os fatores abióticos (clima, solo, água) e os fatores bióticos (outras espécies).


Quais são os principais biomas terrestres?


a) Tundra, deserto, savana, floresta tropical, taiga

b) Tundra, pradaria, floresta temperada, floresta tropical, taiga

c) Tundra, deserto, floresta temperada, floresta tropical, taiga

d) Pradaria, deserto, savana, floresta temperada, floresta tropical


Resposta correta: b) Tundra, pradaria, floresta temperada, floresta tropical, taiga. Os biomas terrestres são grandes áreas com características climáticas e biológicas semelhantes, como clima, vegetação e fauna.


Principal gás responsável pelo efeito estufa.


a) Oxigênio

b) Nitrogênio

c) Dióxido de carbono

d) Metano


Resposta correta: c) Dióxido de carbono. O efeito estufa é um fenômeno natural que mantém a temperatura do planeta em um nível adequado para a vida, mas a atividade humana está aumentando a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera, como o dióxido de carbono, o metano e o óxido nitroso, o que está contribuindo para o aquecimento global.


Qual é a principal causa da perda de biodiversidade?


a) Desmatamento

b) Poluição

c) Mudanças climáticas

d) Introdução de espécies exóticas


Resposta correta: a) Desmatamento. A perda de habitat é a principal causa da perda de biodiversidade em todo o mundo, e o desmatamento é uma das principais atividades humanas que contribuem para essa perda.


Diferença entre espécies nativas e espécies exóticas.


a) As espécies nativas são originárias do país em questão, enquanto as espécies exóticas são de outros países

b) As espécies nativas são mais adaptadas ao ambiente local do que as espécies exóticas

c) As espécies exóticas são sempre invasoras e prejudicam a biodiversidade

d) Todas as alternativas estão corretas


Resposta correta: b) As espécies nativas são mais adaptadas ao ambiente local do que as espécies exóticas. As espécies nativas são aquelas que ocorrem naturalmente em uma determinada região, enquanto as espécies exóticas são trazidas de outras partes do mundo. As espécies exóticas nem sempre são invasoras ou prejudiciais, mas podem se tornar problemas quando não têm predadores naturais ou competidores no ambiente local.


Principal fonte de energia renovável no mundo.


a) Energia solar

b) Energia eólica

c) Biomassa

d) Hidrelétrica


Resposta correta: d) Hidrelétrica. Embora a energia solar, eólica e biomassa sejam importantes fontes de energia renovável, a hidrelétrica é a fonte mais utilizada em todo o mundo.


Qual é a função da camada de ozônio na atmosfera?


a) Regula a temperatura do planeta

b) Absorve a radiação ultravioleta do sol

c) Fornece oxigênio para a vida na terra

d) Protege a terra de meteoros e asteroides


Resposta correta: b) Absorve a radiação ultravioleta do sol. A camada de ozônio é uma camada de gás na atmosfera que ajuda a proteger a terra dos raios ultravioleta do sol, que podem causar câncer de pele, danos aos olhos e outros problemas de saúde em humanos e animais.


Processo pelo qual as plantas transformam a energia solar em energia química.


a) Fotossíntese

b) Quimiossíntese

c) Respiração celular

d) Fermentação


Resposta correta: a) Fotossíntese. A fotossíntese é o processo pelo qual as plantas, algas e algumas bactérias usam a energia solar para produzir açúcares e outros compostos orgânicos que são usados como alimento.


Qual é o principal problema ambiental associado ao uso de combustíveis fósseis?


a) Poluição do ar

b) Poluição do solo

c) Poluição da água

d) Erosão do solo


Resposta correta: a) Poluição do ar. A queima de combustíveis fósseis, como petróleo, carvão e gás natural, libera gases de efeito estufa e outros poluentes no ar, o que contribui para a mudança climática e a poluição do ar.


Principal causa da chuva ácida.


a) Poluição do ar por dióxido de carbono

b) Poluição do ar por dióxido de enxofre e óxidos de nitrogênio

c) Poluição da água por metais pesados

d) Erosão do solo por atividades humanas


Resposta correta: b) Poluição do ar por dióxido de enxofre e óxidos de nitrogênio. A chuva ácida é um tipo de poluição atmosférica que ocorre quando os gases de dióxido de enxofre e óxidos de nitrogênio reagem com a água na atmosfera para formar ácido sulfúrico e ácido nítrico, que se misturam com a chuva e a neve.


Principal ameaça às populações de animais marinhos.


a) Poluição do ar

b) Poluição da água

c) Mudanças climáticas

d) Desmatamento


Resposta correta: b) Poluição da água. A poluição da água é uma das principais ameaças às populações de animais marinhos, pois pode afetar a qualidade da água, matar o plâncton e outros organismos que servem como fonte de alimento e causar doenças e deformidades em peixes e outros animais marinhos.

----

Parabéns, agora você está mais preparado para o Enem. Continue assim!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões sobre termo integrante da oração – voz passiva e ativa.

Questões sobre a formação do território brasileiro

Continente americano: Clima e vegetação - Questões