Questões para o Enem sobre o Brasil, país de muitos povos e culturas com respostas e comentários

Questões para o Enem sobre o Brasil, país de muitos povos e culturas

O Brasil é um país rico em diversidade cultural, com uma mistura de muitos e diversos povos que contribuíram para a formação do país que conhecemos hoje. Desde as tribos indígenas que habitavam essas terras antes da colonização, até os imigrantes mais recentes, como os sírios e venezuelanos que procuram refúgio aqui. Esse tema é fundamental para quem está se dedicando para a prova do Enem.

Os povos indígenas


A história do Brasil começa com os povos indígenas. Calcula-se e estima-se que, na época da chegada dos portugueses, havia cerca de dois milhões de indígenas no território brasileiro, divididos em diversas tribos com suas culturas e línguas próprias.


Hoje, apesar do extermínio e da marginalização de muitas e diversas dessas tribos, ainda existem cerca de 300 povos indígenas no Brasil, que lutam pela preservação de suas tradições e territórios.

A colonização portuguesa trouxe também a escravidão, que trouxe milhões de africanos para o Brasil.

A cultura africana

Apesar da exploração e violência sofridas pelos escravos, a cultura africana teve forte influência na formação da cultura brasileira, principalmente na música, religião e culinária. E esse é um tópico que se deve atentar, pois pode cair na prova do Enem este ano.


No século XIX, o Brasil recebeu um grande e enorme número de imigrantes europeus, principalmente italianos, alemães e portugueses, que deixaram sua marca na cultura brasileira. As influências desses imigrantes são perceptíveis na arquitetura, na gastronomia e na música brasileira.


A formação da identidade brasileira


Os povos indígenas e africanos também foram fundamentais para a formação da identidade brasileira. A capoeira é uma expressão cultural trazida pelos africanos escravizados, que foi usada como forma de resistência e hoje é uma das principais manifestações culturais do nosso Brasil. Pode haver algumas questões relacionada aos povos indígenas na prova do Enem, fique atento.


A miscigenação é um dos principais pilares da cultura brasileira, que se tornou um sincretismo de diversas formas e maneiras de expressão cultural. O Brasil é um país que celebra a diversidade, por meio de suas festas populares, como o carnaval, e onde é possível encontrar influências da África, Europa, Ásia e do próprio continente americano.


Diversidade cultural no Brasil


O carnaval é um exemplo da celebração da diversidade cultural no Brasil, onde as pessoas dançam e se divertem e se alegram ao som de músicas que mesclam diversos ritmos, como o samba, o frevo e o maracatu. As fantasias e adereços são feitos com materiais que representam a cultura brasileira, como as plumas e paetês das escolas de samba do Rio de Janeiro.


Mais uma festa popular que celebra a diversidade cultural brasileira é o festival de Parintins, no Amazonas. Lá, a batalha entre o Boi Garantido vermelho e o Boi Caprichoso azul é uma apresentação teatral que mescla elementos da cultura indígena, africana e portuguesa.


Diversidade cultural brasileira


Além das festas populares, a diversidade cultural brasileira está presente no dia a dia das pessoas e de todos. A culinária brasileira, por exemplo, é uma mistura das influências indígenas, africanas e europeias, com pratos como a feijoada, a moqueca e o churrasco.


A música brasileira também é reconhecida internacionalmente, com artistas que mesclam vários e diversos ritmos, como a bossa nova, o samba, o forró e o funk.


Apesar da rica diversidade cultural do Brasil, a discriminação e o preconceito ainda são problemas a serem enfrentados, infelizmente mesmo. As diferenças culturais são frequentemente motivo de conflito, e a valorização da diversidade muitas vezes é colocada em segundo plano.





A importância da diversidade


É importante reconhecer a importância da diversidade cultural no país e trabalhar para promover a tolerância e o respeito entre as diferentes culturas que coexistem no Brasil, sem falar que este é um tema extremamente cobrado na prova do Enem.


Agora você terá a sua disposição uma série de questões comentadas sobre esse assunto importante que cai em prova.


Questões comentadas sobre Brasil, país de muitos povos e culturas - Simulado para o Enem


Quantos indígenas estima-se que viviam no Brasil na época da chegada dos portugueses?

a) Cerca de 50 mil indígenas.
b) Cerca de 500 mil indígenas.
c) Cerca de 2 milhões de indígenas.
d) Cerca de 20 milhões de indígenas.

Resposta correta: c) Cerca de 2 milhões de indígenas. na época da chegada dos portugueses, estima-se que havia cerca de 2 milhões de indígenas no território brasileiro.





Qual foi a principal influência da cultura africana na formação da cultura brasileira?
a) Na arquitetura e na moda.
b) Na música, religião e culinária.
c) Na literatura e nas artes visuais.
d) Na política e na economia.

Resposta correta: b) Na música, religião e culinária. a cultura africana teve forte influência na formação da cultura brasileira, principalmente na música, religião e culinária.


Quais povos foram trazidos para o Brasil durante a escravidão?

a) Sírios e venezuelanos.
b) Portugueses e alemães.
c) Indígenas e africanos.
d) Argentinos e uruguaios.

Resposta correta: c) Indígenas e africanos. a colonização portuguesa trouxe a escravidão, que trouxe milhões de africanos para o Brasil, e que a cultura africana teve forte influência na formação da cultura brasileira. Além disso, os povos indígenas também foram explorados durante o período colonial.


Qual é a principal influência na arquitetura, gastronomia e música brasileira no século XIX?

a) Imigrantes asiáticos
b) Imigrantes africanos
c) Imigrantes europeus
d) Povos indígenas

Resposta: A alternativa correta é a letra c) Imigrantes europeus, principalmente italianos, alemães e portugueses, foram a principal influência na arquitetura, gastronomia e música brasileira no século XIX.





Qual é a expressão cultural trazida pelos africanos escravizados que se tornou uma das principais manifestações culturais do Brasil?

a) Samba
b) Capoeira
c) Axé
d) Forró

Resposta: A alternativa correta é a letra b) Capoeira, que foi trazida pelos africanos escravizados e hoje é uma das principais manifestações culturais do Brasil.

Qual é um exemplo de festa popular brasileira que celebra a diversidade cultural do país?

a) Festa junina
b) Natal
c) Carnaval
d) Dia dos namorados

Resposta: A alternativa correta é a letra c) Carnaval, que celebra a diversidade cultural do Brasil, com suas músicas e danças que mesclam diversos ritmos e suas fantasias e adereços que representam a cultura brasileira.


Qual é o nome dos bois que competem no festival de Parintins?

a) Boi Vermelho e Boi Azul
b) Boi Garantido e Boi Caprichoso
c) Boi Indígena e Boi Africano


Resposta: b) Boi Garantido e Boi Caprichoso. Comentar: O texto menciona que no festival de Parintins há uma batalha entre o Boi Garantido (vermelho) e o Boi Caprichoso (azul), que é uma apresentação teatral que mescla elementos da cultura indígena, africana e portuguesa.


Que tipo de pratos a culinária brasileira apresenta?

a) Pratos indianos e mexicanos
b) Pratos japoneses e chineses
c) Pratos com influências indígenas, africanas e europeias

Resposta: c) Pratos com influências indígenas, africanas e europeias. Comentar: O texto afirma que a culinária brasileira é uma mistura das influências indígenas, africanas e europeias, com pratos como a feijoada, a moqueca e o churrasco.


Qual é a importância de promover a valorização da diversidade cultural no Brasil?

a) Reduzir a influência de outras culturas no país
b) Criar conflitos entre as diferentes culturas
c) Promover a tolerância e o respeito com as culturas que coexistem no país

Resposta: c) Promover a tolerância e o respeito com as culturas que coexistem no país. Comentar: O texto menciona que, apesar da rica diversidade cultural do Brasil, a discriminação e o preconceito ainda são problemas a serem enfrentados. Por isso, é importante reconhecer a importância da diversidade cultural no país e trabalhar para promover a tolerância e o respeito entre as diferentes culturas que coexistem no Brasil.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões sobre termo integrante da oração – voz passiva e ativa.

Questões sobre a formação do território brasileiro

Continente americano: Clima e vegetação - Questões