Questões de atualidades sobre os mineradores de ouro no Amazonas - Resumo e simulado para o Enem

Questões sobre os mineradores de ouro no Amazonas

Os indígenas têm sido uma presença constante e sempre ativo no território brasileiro e atualmente muitos ainda vivem em regiões remotas, como o estado do Amazonas, onde vivem em harmonia com a natureza e praticam suas tradições culturais. Há uma grande e enorme ameaça sobre suas vidas e tradições: a exploração de recursos minerais, especialmente o ouro.

Conquista e o desenvolvimento do Brasil

Historicamente, a extração de ouro tem sido uma atividade com grande e enorme impacto sobre a conquista e o desenvolvimento do Brasil, desde o século XVI, quando descobertas de veios auríferos no território brasileiro atraíram imensos contingentes de pessoas para as regiões onde o ouro era abundante. 


Isso incluiu a exploração de toda a bacia amazônica, especialmente no estado do Amazonas, que foi um dos principais alvos da exploração mineral.


Nos dias de agora, a mineração de ouro está presente em toda a Amazônia, com a extração de ouro predominantemente realizada em áreas indígenas. A mineração em geral tem causado impactos negativos graves, como a contaminação de rios e nascentes, a destruição de habitats naturais e a exploração do trabalho humano, muitas vezes em condições insalubres e degradantes.


Os indígenas, têm sofrido com os impactos da mineração em suas terras e locais. A extração tem causado a destruição de florestas, áreas de caça e pesca, bem como a poluição de rios e nascentes, afetando assim a subsistência das comunidades locais. A mineração tem atraído invasores ilegais para as terras indígenas, que muitas e diversas vezes usam violência e ameaças para extrair ouro e outros recursos.


É importante destacar e ressaltar que a mineração em terras indígenas é proibida pela legislação brasileira, mas mesmo assim muitas empresas têm explorado o ouro e outras riquezas dessas áreas, muitas vezes usando táticas ilegais e desrespeitando os direitos dos povos indígenas.


A Organizações de defesa dos direitos indígenas, como a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), têm lutado para impedir e não deixar que a invasão das terras indígenas e barrar o avanço da mineração em territórios protegidos. 


Impactos negativos da atividade


Muitas e várias dessas organizações têm denunciado os impactos negativos da atividade em suas comunidades e feito pressão política para que as leis e as normas de proteção ambiental sejam mais rigorosas em relação à mineração.


A exploração de ouro em terras de índio e indígenas também tem sido objeto de preocupação de organizações internacionais de direitos humanos. Em 2020, por exemplo, a Anistia Internacional lançou um relatório chamado "Minerando Violência", que documentou a situação catastrófica dos indígenas na Amazônia brasileira, em decorrência da exploração de recursos minerais. 





Esse relatório trouxe à tona a violência generalizada que muitos e vários povos indígenas enfrentam nas mãos de mineradores ilegais e apresentou uma série de recomendações para as empresas de mineração e para o governo brasileiro.


Em agosto de 2021, organizações indígenas lideraram uma mobilização e movimento em Brasília, chamada “Acampamento Terra Livre”, para protestar contra as políticas do governo federal em relação aos povos indígenas. A questão da mineração em terras indígenas foi um dos pontos centrais do acampamento, que reuniu lideranças de diversas regiões do Brasil.


A atividade de mineração em terras indígenas no Amazonas e em outras regiões da Amazônia tem causado graves impactos sociais, econômicos e ambientais. Organizações de defesa dos direitos indígenas e organizações internacionais têm se mobilizado para denunciar e avisar as autoridades sobre os impactos negativos dessa atividade e pressionar o governo e as empresas a agirem com mais responsabilidade em relação aos povos indígenas e ao meio ambiente.


Resumo e simulado para o Enem


Questões de atualidades sobre os mineradores de ouro no Amazonas com respostas e comentários.

Quais são as terras indígenas mais afetadas pela mineração ilegal no Amazonas?

a) Terras Yanomami
b) Terras Munduruku
c) Terras Kayapó
d) Terras Xavante

Resposta correta: a) Terras Yanomami. As terras Yanomami são as mais afetadas pela mineração ilegal no Amazonas, com estimativas indicando que milhares de garimpeiros ilegais estão atualmente trabalhando na região, causando degradação ambiental e conflitos com as comunidades indígenas.

Qual é a principal reivindicação dos povos indígenas do Amazonas em relação à mineração?

a) Acesso ao ouro extraído ilegalmente
b) Pagamento de royalties pela extração de minerais em suas terras
c) Fim da mineração em terras indígenas
d) Controle da extração de minerais em suas terras




Resposta correta: c) Fim da mineração em terras indígenas. Os povos indígenas da região têm há muito tempo lutado para que a mineração em suas terras seja interrompida, citando preocupações com a destruição ambiental, violações de direitos humanos e perda de suas culturas e tradições.

Quais são as principais ameaças enfrentadas pelos povos indígenas do Amazonas devido à mineração?

a) Conflitos violentos com garimpeiros ilegais
b) Doenças transmitidas pelos garimpeiros ilegais
c) Envenenamento por mercúrio utilizado na extração de ouro
d) Todas as anteriores




Resposta correta: d) Todas as anteriores. Os povos indígenas do Amazonas enfrentam uma série de ameaças devido à mineração em suas terras, incluindo conflitos violentos, doenças transmitidas pelos garimpeiros ilegais e exposição ao envenenamento por mercúrio. 

Qual é o papel do governo brasileiro em relação à mineração em terras indígenas?

a) Incentivo à mineração em terras indígenas
b) Proteção das comunidades indígenas e suas terras
c) Ignorar a mineração em terras indígenas
d) Fazer vista grossa para a mineração ilegal

Resposta correta: Infelizmente, o governo brasileiro tem sido criticado por incentivar a mineração em terras indígenas, em vez de proteger as comunidades indígenas e suas terras. O governo do presidente Jair Bolsonaro tem buscado facilitar a exploração de recursos naturais em áreas protegidas e provocou indignação ao afirmar que "terra não enche barriga" e que as terras indígenas devem ser abertas à mineração e outras atividades econômicas.

Qual é o nível de contaminação por mercúrio em comunidades indígenas afetadas pela mineração no Amazonas?

a) Não há contaminação por mercúrio nas comunidades indígenas
b) Os níveis são mais baixos que os aceitáveis pela OMS
c) Os níveis são comparáveis aos de comunidades urbanas
d) Os níveis são superiores aos aceitáveis pela OMS

Resposta correta: d) Os níveis de contaminação por mercúrio em comunidades indígenas afetadas pela mineração no Amazonas são alarmantes e superiores aos considerados aceitáveis pela Organização Mundial da Saúde. Isso ocorre porque o mercúrio é amplamente utilizado na extração de ouro e sua presença no ambiente pode afetar a saúde humana, causando graves problemas neurológicos, renais e outros problemas de saúde. 

Qual é a posição do governo brasileiro em relação à demarcação de terras indígenas?

a) Desconhecer a existência de terras indígenas
b) Acelerar o processo de demarcação de terras indígenas
c) Reduzir a área de terras indígenas já demarcadas
d) Barrar a demarcação de novas terras indígenas

Resposta correta: Infelizmente, a posição atual do governo brasileiro tem sido de barrar a demarcação de novas terras indígenas. Esse posicionamento tem gerado críticas por parte de organizações e comunidades indígenas, que apontam que a falta de proteção de terras pode ter consequências graves para esses grupos, incluindo perda de identidade cultural, conflitos violentos e degradação ambiental.

Quais são as principais atividades econômicas desenvolvidas pelas comunidades indígenas do Amazonas?

a) Agricultura e pecuária
b) Pesca e caça
c) Artesanato e turismo
d) Exploração madeireira e mineração

Resposta correta: b) Pesca e caça. As comunidades indígenas do Amazonas dependem em grande parte de atividades que envolvem a subsistência e o uso sustentável dos recursos naturais locais, como a pesca e a caça. Essas atividades são fundamentais para garantir a segurança alimentar e a manutenção da cultura e identidade dessas comunidades. 

Quais são os impactos ambientais da mineração ilegal no Amazonas?

a) Poluição do ar e das águas
b) Destruicação de florestas e ecossistemas
c) Liberação de gases de efeito estufa
d) Todas as anteriores

Resposta correta: d) Todas as anteriores. A mineração ilegal no Amazonas causa sérios impactos ambientais, incluindo a poluição do ar e da água, a destruição de florestas e ecossistemas e a liberação de gases de efeito estufa. Além disso, a mineração ilegal também pode causar deslizamentos de terra, contaminação por mercúrio, perda de biodiversidade e afetar a vida de comunidades indígenas e tradicionais que vivem na região.

Qual é o papel do Rio Amazonas na regulação do ecossistema da Amazônia e no planeta? a) Transporta nutrientes e ajuda na regulação da umidade e temperatura na Amazônia. b) Não possui um papel importante na regulação do ecossistema da Amazônia. c) Seu papel é apenas estético, sendo importante para a paisagem da região. Resposta correta: a) Transporta nutrientes e ajuda na regulação da umidade e temperatura na Amazônia. O Rio Amazonas é fundamental para o transporte de nutrientes e regulação da umidade e temperatura na Amazônia, tendo até mesmo influência no equilíbrio climático global. De que maneira a exploração madeireira impacta a Amazônia e suas comunidades? a) Ajuda a preservar a biodiversidade da região. b) Leva à perda significativa da biodiversidade, à degradação da floresta e à precarização do trabalho. c) Não possui impacto na Amazônia e suas comunidades. Resposta correta: b) Leva à perda significativa da biodiversidade, à degradação da floresta e à precarização do trabalho. A exploração madeireira na Amazônia já causou perda significativa da biodiversidade, degradação da floresta e precarização do trabalho em algumas comunidades. Quais são as ações em andamento para proteger a Amazônia?

a) Não existem ações em andamento para proteger a Amazônia. b) O incentivo à produção insustentável é a principal ação em andamento. c) Existem áreas protegidas, reservas naturais, ONGs trabalhando e conscientização pública sobre a importância da preservação. Resposta correta: c) Existem áreas protegidas, reservas naturais, ONGs trabalhando e conscientização pública sobre a importância da preservação. Existem diversas ações em andamento para proteger a Amazônia, incluindo áreas protegidas, reservas naturais e ONGs trabalhando em projetos de preservação, além da crescente conscientização pública sobre a importância da preservação da floresta.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões sobre termo integrante da oração – voz passiva e ativa.

Questões sobre a formação do território brasileiro

Continente americano: Clima e vegetação - Questões