Questões sobre poluição da água com respostas comentadas - Simulado para o Enem com exercícios resolvidos.

Questões sobre poluição da água com respostas comentadas e resolvidas

A poluição da água é um dos problemas ambientais mais graves enfrentados pelo planeta e pelo mundo, afetando e prejudicando não só a qualidade da água, mas também a saúde humana e a fauna e flora aquática. A água é um recurso natural fundamental para a vida, no entanto, a ação humana tem causado a degradação desse recurso que é a água, comprometendo a sua disponibilidade e qualidade. Mais abaixo você terá uma série de questões para o Enem sobre poluição da água. São questões resolvidas com comentários que irá te ajudar a tirar dúvidas.




A poluição da água consiste na introdução e colocação de substâncias ou agentes nocivos ao meio aquático, que afetam diretamente sua qualidade e o equilíbrio do ecossistema. Os principais poluentes são produtos químicos, materiais orgânicos e inorgânicos e organismos patogênicos, mas existem e há muitos e vários outros que podem afetar negativamente a água.

A principal fonte de poluição da água é a atividade humana, que utiliza e usa a água para diversas finalidades, tais como a agricultura, a pecuária, a mineração, a indústria, o abastecimento público e a disposição de resíduos. O lançamento de poluentes no meio aquático pode ser realizado diretamente, por meio de despejos industriais, esgotos sanitários, efluentes agrícolas, entre outros, ou indiretamente, por meio da precipitação pluvial que carrega os poluentes presentes no solo, como fertilizantes e pesticidas, ou pelo e através do ar, liberando substâncias poluentes atmosféricas.

Os impactos da poluição da água são significativos e podem atingir e atacar diversas áreas do ecossistema. Os poluentes químicos, como metais pesados, pesticidas e compostos orgânicos voláteis, podem afetar diretamente a qualidade da água, comprometendo a sua potabilidade e tornando-a imprópria para consumo humano e animal. Com o passar e decorrer do tempo, a poluição pode ainda favorecer o aparecimento de algas tóxicas e o crescimento de microrganismos patogênicos, que afetam a fauna e flora aquática, bem como os usuários dessa água.

Outro impacto negativo da poluição da água é a redução e diminuição do oxigênio dissolvido na água, que pode ser ocasionada pelo acúmulo de matéria orgânica em decomposição, causando a morte de organismos aquáticos, contribuindo para o desequilíbrio do ecossistema local. Além disso, as águas poluídas podem ser corrosivas, favorecendo e facilitando a degradação das tubulações e equipamentos utilizados na captação e distribuição de água potável.

Para reduzir e diminuir os impactos da poluição da água, são necessárias ações preventivas e corretivas. As medidas preventivas incluem o controle da origem dos poluentes, ou seja, a implementação de processos mais sustentáveis nas atividades humanas, como a redução e diminuição do uso de fertilizantes e defensivos agrícolas, a melhoria no tratamento de efluentes, a destinação adequada de resíduos e produtos nocivos e a promoção do uso consciente da água.

Já as medidas corretivas e que corrigem consistem no controle dos danos causados pela poluição, por meio da implementação de sistemas de tratamento de efluentes, limpeza de rios e demais corpos d'água, entre outras estratégias que visem restaurar a qualidade da água. No entanto, vale ressaltar e destacar que essas medidas corretivas são mais complexas e demandam mais recursos financeiros e tempo que as medidas preventivas.

A poluição da água é um problema ambiental que atinge e ataca todas as regiões do planeta terra e tem consequências graves em diferentes aspectos da vida. A adoção e aceitação de práticas mais sustentáveis, a conscientização da população sobre o uso e utilização consciente da água, o controle das empresas e indústrias na emissão de poluentes são algumas das medidas necessárias para combater a poluição da água e garantir a preservação desse recurso natural que é a água, tão fundamental para a vida. 

Agora você terá uma quantidade de questões sobre poluição da água. São exercícios resolvidos e comentadas sobre poluição da água que irá te auxiliar nos seus estudos para a prova do Enem. As questões para o Enem sobre poluição da água tem comentários em suas respostas. 

Questões sobre poluição da água com respostas e comentários

1) Qual é a principal causa da poluição da água?

a) Erosão dos solos

b) Descarte inadequado de resíduos

c) Vazamento de produtos químicos

d) Desmatamento excessivo


Resposta: b) Descarte inadequado de resíduos - O descarte inadequado de resíduos, tanto domésticos quanto industriais, é uma das principais causas da poluição da água.

Quando esses resíduos são lançados nos corpos d'água sem tratamento adequado, comprometem a qualidade da água e podem causar danos ao meio ambiente e à saúde humana.



2) Quais são os principais efeitos da poluição da água?

a) Redução da biodiversidade aquática e contaminação de alimentos

b) Aumento no nível de oxigênio dissolvido e melhoria na qualidade da água

c) Criação de habitat favorável para espécies aquáticas

d) Aumento na disponibilidade de água potável


Resposta: a) Redução da biodiversidade aquática e contaminação de alimentos - A poluição da água pode levar à redução da biodiversidade aquática, causando a morte de diversas espécies de plantas e animais.

Além disso, a contaminação química também pode afetar os alimentos provenientes da água, prejudicando a saúde humana.


3) Quais são os principais poluentes encontrados na água?

a) Óleo e plástico

b) Metais pesados e agrotóxicos

c) Fumaça e gases poluentes

d) Areia e pedras


Resposta: b) Metais pesados e agrotóxicos - Os metais pesados, como chumbo e mercúrio, e os agrotóxicos são alguns dos principais poluentes encontrados na água.

A presença dessas substâncias pode ser prejudicial tanto para o meio ambiente quanto para a saúde humana, causando diversos problemas como intoxicação e câncer.



4) Qual é o impacto da poluição da água nos ecossistemas aquáticos?

a) Aumento da biodiversidade aquática

b) Desaparecimento de espécies

c) Melhoria na qualidade da água

d) Aumento na disponibilidade de alimentos


Resposta: b) Desaparecimento de espécies - A poluição da água pode levar ao desaparecimento de várias espécies de plantas e animais que dependem desse ambiente para sobreviver.

A contaminação da água por produtos químicos, por exemplo, pode afetar negativamente a reprodução e o desenvolvimento das espécies aquáticas, levando ao seu desaparecimento em alguns casos.


5) Como podemos reduzir a poluição da água?

a) Utilizando menos água no dia a dia

b) Descartando os resíduos de forma adequada

c) Utilizando produtos químicos em maior quantidade

d) Aumentando o uso de agrotóxicos


Resposta: b) Descartando os resíduos de forma adequada - Uma das maneiras mais eficazes de reduzir a poluição da água é garantir que os resíduos, sejam eles domésticos ou industriais, sejam descartados de forma adequada.

Isso inclui a destinação correta de lixo e o tratamento dos efluentes provenientes de indústrias.


6) Qual é o papel dos rios na poluição da água?

a) São responsáveis por limpar a água contaminada

b) Não possuem impacto significativo na poluição da água

c) Funcionam como condutores dos poluentes

d) Produzem substâncias químicas que contaminam a água


Resposta: c) Funcionam como condutores dos poluentes - Os rios desempenham um papel importante na poluição da água, pois funcionam como condutores dos poluentes presentes em seu curso.

Quando esses rios desembocam em lagos, mares ou oceanos, podem espalhar a contaminação para outras áreas, ampliando o problema.


7) Qual é o impacto da poluição da água na saúde humana?

a) Não há impacto direto na saúde humana

b) Aumento na disponibilidade de água potável

c) Aumento de doenças transmitidas pela água

d) Melhoria na qualidade da água consumida


Resposta: c) Aumento de doenças transmitidas pela água - A poluição da água pode causar um aumento na incidência de doenças transmitidas pela água, como diarreia, hepatite, cólera, entre outras.

A contaminação química e microbiológica presente na água pode representar riscos à saúde humana, especialmente em regiões que possuem acesso precário a água potável e sistemas de tratamento.


8) O que são lixões e qual o impacto da disposição inadequada de resíduos neles?

a) São locais onde os resíduos são tratados corretamente

b) Praticamente não impactam na poluição da água

c) Locais de disposição inadequada de resíduos

d) Aumentam a disponibilidade de recursos naturais


Resposta: c) Locais de disposição inadequada de resíduos - Os lixões são locais onde ocorre a disposição inadequada de resíduos, sem tratamento ou isolamento adequado.

Dessa forma, esses resíduos podem infiltrar-se no solo e atingir os corpos d'água próximos, contaminando a água e comprometendo a qualidade do meio ambiente.


9) Quais são as consequências da contaminação dos lençóis freáticos pela poluição da água?

a) Não há consequências para os lençóis freáticos

b) Aumento da quantidade de água disponível

c) Risco de contaminação da água subterrânea

d) Melhoria na qualidade da água


Resposta: c) Risco de contaminação da água subterrânea - A contaminação dos lençóis freáticos pela poluição da água representa um grave problema, pois esses lençóis são uma importante fonte de água potável.

A contaminação pode tornar a água subterrânea imprópria para consumo humano e impactar negativamente os ecossistemas dependentes desse recurso.


10) Qual é o papel das indústrias na poluição da água?

a) Não possuem papel significativo na poluição da água

b) São responsáveis pela redução da poluição

c) Podem ser responsáveis pelo lançamento de resíduos contaminantes

d) Promovem a purificação da água


Resposta: c) Podem ser responsáveis pelo lançamento de resíduos contaminantes - As indústrias podem ser responsáveis pelo lançamento de grandes quantidades de resíduos poluentes na água, caso não adotem medidas adequadas de tratamento.

O despejo de efluentes sem tratamento pode comprometer a qualidade da água e a saúde dos ecossistemas aquáticos.

-------

A poluição da água é um dos temas e assuntos mais importantes e relevantes para a prova do Enem, pois além de estar presente no cotidiano de todos, é um tema que impacta diretamente o meio ambiente, a saúde humana e a qualidade da vida. Estudar a poluição da água é uma oportunidade única de compreender e entender mais sobre um problema que afeta toda a sociedade e atuar em prol de um futuro mais sustentável.

Ao estudar sobre a poluição da água, é possível e provável compreender e entender como a ação humana impacta diretamente o meio ambiente e o ciclo de vida. É uma área que demanda conhecimentos em diversas áreas, desde a química até a biologia, e que ainda apresenta desafios a serem superados para se chegar a um equilíbrio mais justo e sustentável para todos.

É importante destacar que estudar sobre a poluição da água pode fornecer e te dá uma visão mais ampla sobre a importância dos recursos naturais e ações necessárias para preservá-los. A água é um recurso essencial para a vida humana e animal, e entender como a conservação deste recurso é fundamental para garantir o acesso à água potável e para a saúde e bem-estar das pessoas.

Estudar sobre a poluição da água é uma oportunidade de compreender e entender a gravidade do problema e de atuar na transformação do mundo e do planeta de forma efetiva e sustentável. Esse conhecimento pode ser utilizado para contribuir em ações de sensibilização, movimentos sociais e políticas públicas que visem à minimização deste problema e favoreçam a melhoria da qualidade de vida em todo o mundo e planeta.

É importante ressaltar e destacar que o tema da poluição da água é uma constante nas notícias e na agenda mundial dos governos, o que evidencia a importância de se estudar e buscar e a corrida para encontrar soluções para o problema. Seja para atuar profissionalmente na área, ou apenas e somente como cidadão consciente, estudar sobre a poluição da água pode ser o primeiro passo para uma vida mais engajada e ativa na proteção do meio ambiente, garantindo um futuro melhor para todos.

Aumentar o repertório de informações relacionado e sobre a poluição da água pode ser um grande diferencial para uma prova do Enem, e se tornar uma porta de entrada para carreiras excelentes que visam e permitem a busca pelo equilíbrio ambiental e para a melhoria na qualidade de vida. Portanto, não perca a oportunidade de estudar sobre esse tema tão importante e contribuir para um mundo e planeta mais sustentável! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões sobre termo integrante da oração – voz passiva e ativa.

Questões sobre a formação do território brasileiro

Continente americano: Clima e vegetação - Questões