Questões sobre música brasileira para o Enem com respostas e comentários. Simulado preparatório

Questões sobre música brasileira com respostas e comentários.

Antes de você começar a responder as perguntas nas questões para o Enem sobre musica brasileira abaixo, estude um pouco mais com o tema sobre musica brasileira. Aumente seus conhecimento sobre esse assunto cobrado em prova do Enem e depois resolva as questões e os exercícios para o Enem logo a seguir. Todos os exercícios tem respostas e comentários para te ajudar a tirar dúvida do tema sobre musica brasileira para o Enem.



Musica Brasileira

A música brasileira possui e tem uma história tão rica e vibrante quanto a própria cultura do país. Desde os tempos coloniais até o presente, a música brasileira tem desempenhado um papel fundamental na formação da identidade nacional e na expressão de ideias, emoções e aspirações do povo brasileiro e das pessoas do Brasil.

A música brasileira tem suas raízes em influências e é influenciado por culturas africanas, europeias e indígenas. Durante o período colonial, a música era principalmente expressada por meio de instrumentos de cunho religioso, como e podemos citar os sinos, a harpa e o órgão. 

Os ritmos africanos

Com a chegada e aparecimento dos africanos escravizados ao Brasil, a música passou a ter uma forte influência africana, principalmente nas regiões do Nordeste e do Rio de Janeiro. Os ritmos africanos, como o samba e o maracatu, foram trazidos pelos e através dos escravos e logo se tornaram uma parte integrante do folclore brasileiro.

No final do século XIX e início do século XX, a música brasileira sofreu uma revolução com o surgimento do choro, uma música instrumental que se popularizou e se tornou popular no Rio de Janeiro. 

O choro era uma mescla de influências africanas, europeias e americanas, e se tornou e passou a ser popular na época da Belle Époque, quando a elite carioca frequentava saraus e festas que contavam com a presença de músicos de choro.

Nos anos 30, a música brasileira passou por outra grande e enorme transformação com o surgimento do samba, um ritmo que se tornou sinônimo da cultura brasileira no mundo todo. 

Samba é símbolo da cultura brasileira

O samba foi criado nas favelas do Rio de Janeiro e rapidamente e ligeiramente se espalhou pelo país, tornando-se um dos ritmos mais populares da música brasileira. Compositores como Noel Rosa, Cartola e Ary Barroso foram responsáveis por popularizar o samba e torná-lo um símbolo da cultura brasileira.

Na década de 50, a música brasileira vivenciou uma época de grande e enorme efervescência com o surgimento da bossa nova. Criada no Rio de Janeiro, a bossa nova era uma música sofisticada e elegante que combinava harmonias complexas com melodias suaves e poéticas. 

Compositores como Tom Jobim e João Gilberto foram os principais expoentes da bossa nova, que se tornou e enorme e gigantesco sucesso mundial na década de 60.

Nos anos 70, a música brasileira passou por outra enorme e grande revolução com o surgimento da Tropicália. Misturando elementos do rock, da música erudita e da cultura popular, a Tropicália foi uma reação aos padrões estéticos da música brasileira da época.

Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé e Os Mutantes foram os principais artistas da Tropicália, que teve uma grande influência na música brasileira e na cultura em geral e no total mesmo.

Na década de 80, a música brasileira passou por uma fase de renovação com a criação e surgimento de movimentos como o rock nacional e o pagode. 

O rock nacional surgiu e apareceu como uma resposta ao domínio da música estrangeira no Brasil, e bandas como Legião Urbana e Barão Vermelho se tornaram populares entre os jovens brasileiros. O pagode então foi uma reinterpretação moderna do samba, criada por grupos como o grupo de samba Raça Negra.

Nos anos 90, a música brasileira viveu e passou por uma fase de grande diversidade, com o surgimento de vários gêneros musicais como o axé, o sertanejo e o forró. O axé, criado na Bahia, combinava elementos do samba, do reggae e da música caribenha, e se tornou um sucesso nacional com artistas como Ivete Sangalo e Chiclete com Banana.

A musica sertaneja

O sertanejo então se popularizou mesmo entre o público rural e urbano, com duplas como Chitãozinho e Xororó e Zezé di Camargo e Luciano, se tornando enormes e grandes ídolos nacionais. O forró, criado no nordeste brasileiro, também se tornou popular em todo o país, com artistas como Luiz Gonzaga e Elba Ramalho.

Hoje em dia e nos dias atuais, a música brasileira continua evoluindo e se reinventando, com artistas como Anitta, Kevin O Chris, IZA, entre outros.

Além dos gêneros já citados, a música brasileira também tem visto e percebido o surgimento de novas tendências e estilos, como o funk carioca, o rap e o hip hop. 

O funk carioca tem suas raízes nas favelas do Rio de Janeiro e se tornou um famoso fenômeno popular na década de 90 mesmo, com artistas como MC Marcinho e Bonde do Tigrão. Já o rap e o hip hop ganharam popularidade no Brasil nos anos 80 e 90, através de artistas como Racionais MC's e Sabotage, e continuam a crescer bastante mesmo sem popularidade entre o público jovem.

Mas a música brasileira não se limita apenas e somente aos gêneros populares e comerciais. A música erudita brasileira também tem uma longa e grande e rica história, que remonta ao período colonial. Com compositores como José Maurício Nunes Garcia e Carlos Gomes, a música erudita brasileira tem sido reconhecida internacionalmente, e tem ganhado espaço no cenário cultural do país.

A música brasileira, em todas as suas formas e maneiras, tem desempenhado um papel importante na formação da cultura e da identidade do povo brasileiro. É através e pela música que os brasileiros expressam suas emoções, sonhos e esperanças, e é por isso que ela continua a evoluir e a se reinventar ao longo e durante o tempo.

A música brasileira tem um grande potencial e capacidade econômico, sendo uma das principais exportações culturais do país sim. Os festivais de música e os shows de artistas brasileiros atraem e chamam a atenção de milhões de visitantes locais e internacionais, gerando renda e contribuindo para o desenvolvimento econômico do país.

A música brasileira é uma parte integral e inteira da cultura e da identidade nacional do Brasil. Com uma história rica e diversa, ela tem evoluído ao longo do tempo e continua a se transformar, influenciando e sendo influenciada pela sociedade e pela cultura do país. 

Questões comentadas sobre musica brasileira com comentários.

1) Qual é o nome do ritmo musical originário da Bahia que mistura elementos de samba, reggae e outros estilos?

a) Forró

b) Axé

c) Maracatu

d) Frevo


Resposta correta: b) Axé. O axé é um ritmo muito popular na Bahia e em outras regiões do Brasil, especialmente durante o Carnaval. Ele surgiu na década de 1980 e é caracterizado por uma batida forte e contagiante.



2) Qual é o nome da cantora brasileira conhecida como "Rainha do Rock"?

a) Rita Lee

b) Elis Regina

c) Gal Costa

d) Marisa Monte


Resposta correta: a) Rita Lee. Rita Lee é uma das mais importantes cantoras e compositoras da música brasileira, tendo sido pioneira no rock nacional. Ela é conhecida por sucessos como "Ovelha Negra" e "Lança Perfume".


3) Qual é o nome do compositor brasileiro que é considerado o "pai da bossa nova"?

a) Tom Jobim

b) Chico Buarque

c) João Gilberto

d) Vinicius de Moraes



Resposta correta: c) João Gilberto. João Gilberto foi um dos criadores da bossa nova, um estilo musical que surgiu no final dos anos 1950 e teve grande sucesso no Brasil e no mundo. Ele é conhecido por músicas como "Chega de Saudade" e "Desafinado".


4) Qual é o nome do grupo musical que mistura elementos de rock, pop e música brasileira, formado em Brasília em 1982?

a) Titãs

b) Legião Urbana

c) Paralamas do Sucesso

d) Capital Inicial


Resposta correta: c) Paralamas do Sucesso. Os Paralamas do Sucesso são uma das bandas mais populares do rock brasileiro, tendo influenciado várias gerações de músicos. Eles são conhecidos por sucessos como "Alagados" e "Meu Erro".


5) Qual é o nome do estilo musical originário do Nordeste brasileiro, caracterizado por um ritmo acelerado e dançante?

a) Sertanejo

b) Frevo

c) Maracatu

d) Forró


Resposta correta: d) Forró. O forró é um estilo musical muito popular no Nordeste brasileiro, especialmente durante as festas juninas. Ele é caracterizado por uma batida animada e por letras que falam sobre amor, festas e tradições nordestinas.


6) Qual é o nome da cantora brasileira conhecida como a "diva do samba"?

a) Clara Nunes

b) Beth Carvalho

c) Alcione

d) Zeca Pagodinho


Resposta correta: c) Alcione. Alcione é uma das mais importantes cantoras de samba do Brasil, tendo sido uma das primeiras mulheres a se destacar nesse gênero musical. Ela é conhecida por sucessos como "Não Deixe o Samba Morrer" e "Meu Ébano".


7) Qual é o nome do grupo musical de rap brasileiro que surgiu na periferia de São Paulo nos anos 1980?

a) Racionais MC's

b) MV Bill

c) Sabotage

d) Criolo


Resposta correta: a) Racionais MC's. Os Racionais MC's são um dos grupos mais importantes do rap brasileiro, tendo influenciado várias gerações de músicos. Eles são conhecidos por letras que falam sobre a realidade das periferias brasileiras.


8) Qual é o nome da cantora brasileira que é conhecida como "a voz do milênio"?

a) Marisa Monte

b) Gal Costa

c) Elis Regina

d) Ivete Sangalo


Resposta correta: d) Ivete Sangalo. Ivete Sangalo é uma das cantoras mais populares do Brasil, tendo vendido milhões de discos ao longo de sua carreira. Ela é conhecida por sucessos como "Sorte Grande" e "Festa".


9) Qual é o nome do músico brasileiro que é conhecido como "o poeta do rock"?

a) Renato Russo

b) Cazuza

c) Herbert Vianna

d) Nando Reis


Resposta correta: b) Cazuza. Cazuza foi um dos mais importantes cantores e compositores do rock brasileiro, tendo sido um dos líderes das bandas Barão Vermelho e Exagerado. Ele é conhecido por letras que falam sobre amor, política e sociedade.


10) Qual é o nome do compositor brasileiro que é considerado o maior expoente da música clássica no Brasil?

a) Heitor Villa-Lobos

b) Camargo Guarnieri

c) Claudio Santoro

d) Francisco Mignone


Resposta correta: a) Heitor Villa-Lobos. Heitor Villa-Lobos é um dos mais importantes compositores brasileiros de todos os tempos, tendo sido responsável por levar a música brasileira para o cenário internacional. Ele é conhecido por obras como a Bachianas Brasileiras e o Choros.


Se sinta preparado para a grande prova do Enem que está chegando. Se você teve um bom desempenho neste simulado para o Enem com questões comentadas, parabéns. Mas se você acha que precisa se preparar mais para a prova do Enem, então estude mais, procure apostilas atualizadas com um conteúdo excelente que te ajudará a obter ainda mais conhecimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões sobre termo integrante da oração – voz passiva e ativa.

Questões sobre a formação do território brasileiro

Continente americano: Clima e vegetação - Questões