Questões para o Enem sobre extinção das espécies com respostas e comentários - Simulado comentado

Questões para o Enem sobre extinção das espécies com respostas e comentários

A extinção das espécies é um fenômeno que vem preocupando a humanidade há muito e bastante tempo. A variedade de formas de vida no planeta é um tesouro inestimável, e a perda de qualquer uma dessas formas pode causar um impacto significativo no equilíbrio ecológico geral.

A extinção das espécies ocorre quando uma espécie completa desaparece do planeta. Existem muitas e várias razões pelas quais isso pode acontecer, mas a principal causa é a perda ou destruição do habitat natural da espécie. Ações humanas, como desmatamento, construção de represas, criação de áreas urbanas e poluição, são uma das maiores ameaças para as espécies em todo o mundo.


Sobrevivência das espécies


As mudanças climáticas também têm um impacto grave na sobrevivência das espécies. O aumento e a elevação da temperatura média do planeta pode fazer com que áreas que antes eram habitáveis se tornem inabitáveis para as espécies que ali vivem. Isso pode fazer com que a espécie seja forçada a migrar para uma área que atenda às suas necessidades, ou simplesmente desaparecer.


Outro aspecto importante na extinção das espécies é a super e enorme exploração pelos humanos, como a pesca predatória, caça e tráfico de animais, que afetam diretamente a população de muitas espécies em todo o mundo. Muitas delas são mortas para atender demandas específicas, mas também existem aquelas que são mortas para alimentação, uso em medicina tradicional ou como ornamento.





Desequilíbrios significativos no ecossistema


A extinção das espécies é um fenômeno que pode causar desequilíbrios significativos no ecossistema do planeta e do mundo, e afetar a qualidade de vida dos seres humanos. A preservação das espécies é fundamental para o equilíbrio ecológico, e é responsabilidade de todos os indivíduos que habitam o planeta cuidar e proteger as espécies em risco.


É preciso que haja e exista políticas públicas efetivas para proteger a biodiversidade e incentivar práticas sustentáveis de uso dos recursos naturais. São necessárias medidas mais responsáveis e conscientes também no âmbito empresarial, visando minimizar os impactos ambientais causados pela produção industrial e comercial. 


A sociedade civil vem despertando e percebendo para a necessidade de preservação da biodiversidade e da valorização da natureza como um todo.


O consumo consciente


A conscientização e a educação da população mundial também são fundamentais, já que todos têm um papel importante na preservação das espécies. Práticas como o consumo consciente, redução da produção de lixo, reciclagem e uso de energias renováveis podem contribuir significativamente para a preservação das espécies e para o equilíbrio ecológico do planeta, isso é um ponto importante para quem está estudando para o Enem.


É importante lembrar e não esquecer que a extinção das espécies não afeta apenas as próprias espécies, mas também toda a vida no planeta, incluindo os seres humanos. Quando uma espécie desaparece, há efeitos em cascata na cadeia alimentar e no ecossistema como um todo. A preservação da biodiversidade é fundamental para a continuidade da vida no planeta e deve ser uma preocupação constante de todos.


Questões resolvidas e comentas. A seguir uma série de exercícios para a prova do Enem sobre um tema que cai bastante. É um verdadeiro simulado online para o Enem com questões comentadas. Veja agora e tente resolver as questões sobre extinção de espécies e confere nas respostas se você foi bem.


Questões de atualidades sobre extinção de espécies

Qual o principal responsável pela extinção de espécies atualmente?

a) predadores naturais
b) eventos catastróficos
c) ações humanas
d) mudanças climáticas

Resposta: A resposta correta é a opção "c". As ações humanas, como o desmatamento, a pesca predatória, a introdução de espécies exóticas e a poluição, são as principais causas da extinção de espécies atualmente.



O que é a extinção em massa?

a) o desaparecimento de poucas espécies durante um longo período de tempo
b) o desaparecimento de muitas espécies em um curto período de tempo
c) a seleção natural que leva ao desaparecimento de espécies menos adaptadas
d) a mudança climática que leva ao desaparecimento de espécies de determinadas regiões

Resposta: A resposta correta é a opção "b". A extinção em massa ocorre quando muitas espécies desaparecem em um curto período de tempo, geralmente causado por eventos catastróficos naturais ou ações humanas.

O que é a Lista Vermelha da IUCN?

a) uma lista que avalia o estado de conservação de espécies, com o objetivo de alertar sobre as que estão ameaçadas de extinção
b) uma lista de espécies que já foram extintas
c) uma lista de espécies que estão sendo monitoradas para avaliar sua evolução
d) uma lista de espécies que apresentam risco de se tornarem invasoras

Resposta: A resposta correta é a opção "a". A Lista Vermelha da IUCN é uma lista que avalia o estado de conservação das espécies, com o objetivo de alertar sobre aquelas que estão em risco de extinção.

O que é o tráfico de animais silvestres?

a) a atividade de caça legalizada
b) a prática de soltar animais criados em cativeiro na natureza
c) a comercialização de animais mortos por causas naturais
d) o comérco ilegal de animais retirados de seus habitats naturais, o que leva à diminuição das populações dessas espécies.



O que é a fragmentação de habitats?

a) a introdução de espécies exóticas em um ambiente natural
b) a perda de biodiversidade em um ecossistema
c) a divisão de um habitat natural em pequenos fragmentos
d) a preservação de áreas naturais para proteger as espécies que habitam o local

Resposta: A resposta correta é a opção "c". A fragmentação de habitats ocorre quando um habitat natural é dividido em pequenos fragmentos, impedindo que as espécies que dependem dele possam se deslocar e se reproduzir.

O que é a sobrecaça?

a) a caça controlada de populações animais
b) a atividade de caça em excesso, que leva à diminuição das populações de uma espécie
c) a prática de alimentar animais selvagens em áreas urbanas
d) o uso de armadilhas para capturar animais para pesquisa científica

Resposta: A resposta correta é a opção "b". A sobrecaça é a atividade de caça em excesso, que leva à diminuição das populações de uma espécie e pode levar à extinção.

O que é a acidificação dos oceanos?

a) um fenômeno causado pela poluição de rios e lagos
b) uma mudança natural que ocorre nos oceanos
c) um efeito da escassez de oxigênio nos oceanos
d) um fenômeno causado pelo aumento da quantidade de dióxido de carbono na atmosfera, que é absorvido pelos oceanos e causa a diminuição do pH da água

Resposta: A resposta correta é a opção "d". A acidificação dos oceanos é um fenômeno causado pelo aumento da quantidade de dióxido de carbono na atmosfera, que é absorvido pelos oceanos e causa a diminuição do pH da água.

O que é a biodiversidade?

a) a variedade de formas de vida encontradas na Terra, incluindo a diversidade de espécies, genética e os ecossistemas em que essas espécies vivem
b) a variedade de formas de vida encontradas em uma região específica
c) a variedade de espécies que são úteis ao ser humano
d) a variedade de espécies que habitam os oceanos

Resposta: A resposta correta é a opção "a". A biodiversidade se refere à variedade de formas de vida encontradas na Terra, incluindo a diversidade de espécies, genética e os ecossistemas em que essas espécies vivem.

O que são espécies exóticas invasoras?

a) espécies que são endêmicas de uma região específica
b) espécies que foram introduzidas em um ambiente fora de sua distribuição natural e que causam impactos negativos na biodiversidade local
c) espécies que dependem do ser humano para sobreviver
d) espécies que estão em risco de extinção

Resposta: A resposta correta é a opção "b". As espécies exóticas invasoras são aquelas que foram introduzidas em um ambiente fora de sua distribuição natural e que causam impactos negativos na biodiversidade local, competindo com as espécies nativas por recursos e espaço.

O que é a mudança climática?

a) uma mudança na temperatura média da Terra causada pela atividade humana
b) uma mudança na temperatura média da Terra causada por eventos naturais
c) uma alteração na composição da atmosfera da Terra causada pela atividade humana
d) uma alteração na composição da atmosfera da Terra causada por eventos naturais

Resposta: A resposta correta é a opção "a". A mudança climática é uma mudança na temperatura média da Terra causada pela atividade humana, principalmente pelo aumento das emissões de gases de efeito estufa resultantes da queima de combustíveis fósseis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões sobre termo integrante da oração – voz passiva e ativa.

Questões sobre a formação do território brasileiro

Continente americano: Clima e vegetação - Questões