Questões para o Enem sobre a história do Brasil - simulado com respostas e comentários

Questões para o Enem sobre a história do Brasil

A história do Brasil é um tema e um assunto que caí muito e é recorrente nas provas do Enem, com destaque para temas como o período colonial, o processo de independência, a escravidão e a diversidade cultural. 



Durante o período colonial, que teve início em 1500 com a chegada dos portugueses, a economia brasileira era baseada principalmente na produção de açúcar, que foi na época considerado o "ouro branco". A exploração do pau-brasil também foi uma atividade e trabalho importante, além da exploração de outros recursos naturais.

A colonização portuguesa também trouxe consigo o sistema escravocrata, que durou e passou por mais de três séculos. Durante e no decorrer desse período, milhões de africanos foram trazidos para o Brasil para serem utilizados como mão de obra forçada nas plantações de cana-de-açúcar, café, algodão, entre outros.

O processo de independência do Brasil ocorreu e aconteceu em 1822, quando Don Pedro I proclamou a independência do Brasil em relação a Portugal. Esse momento histórico é lembrado como um marco importante na história do país.

A história do Brasil também é marcada pela diversidade cultural. A influência das culturas indígena, africana e europeia é visível e perceptível na arte, na música, na culinária e na religião do país. Essa diversidade é uma das características mais marcantes do Brasil e é celebrada em festas populares como o Carnaval, que mistura e mescla elementos de diferentes culturas.

Além desses temas, a história do Brasil também é marcada por outros eventos, como a Proclamação da República, a Ditadura Militar e a redemocratização do país. É importante estudar todos esses momentos históricos para entendermos e compreendermos melhor o país em que vivemos hoje.

A história do Brasil é um tema e assunto importante nas provas do Enem e é necessário estudar todos esses momentos históricos para ter uma compreensão completa do país. A colonização, a escravidão, a independência, a diversidade e variedade cultural e os eventos políticos são alguns dos temas mais importantes que devem ser estudados. 




A seguir uma série de Questões sobre a história do Brasil. São Exercícios com respostas comentadas que vai te ajudar a tirar todas as dúvida para a prova do Enem este ano. As questões resolvidas vem com comentários que te auxiliará nos estudos. 

Questões para o Enem sobre história do Brasil - Exercícios resolvidos e comentados.

1. Qual foi o primeiro produto a ser explorado comercialmente na colônia portuguesa no Brasil?
a) Café
b) Açúcar
c) Ouro
d) Sal

Resposta: b) Açúcar. Durante o período colonial, a economia brasileira era baseada principalmente na produção de açúcar.

2. Em que ano ocorreu a Proclamação da República no Brasil?
a) 1888
b) 1889
c) 1890
d) 1891

Resposta: b) 1889. A Proclamação da República ocorreu em 15 de novembro de 1889, quando o Marechal Deodoro da Fonseca liderou um golpe militar que derrubou o Imperador Pedro II.

3. Qual foi o período em que o Brasil foi governado por militares após o golpe de 1964?
a) Ditadura Republicana
b) Ditadura Militar
c) Regime Monárquico
d) Regime Parlamentarista

Resposta: b) Ditadura Militar. O período de 1964 a 1985 ficou conhecido como Ditadura Militar, quando os militares governaram o país com mão de ferro, suprimindo a liberdade de expressão, perseguindo e torturando opositores políticos.




4. Qual foi a principal atividade explorada pelos bandeirantes no período colonial?
a) Exploração de ouro
b) Caça de índios
c) Exploração de pau-brasil
d) Plantio de café

Resposta: b) Caça de índios. Os bandeirantes foram responsáveis pela expansão territorial do Brasil no período colonial, mas também ficaram conhecidos pela caça de índios para escravidão e pela busca de minerais preciosos.

5. Qual foi o último país a abolir a escravidão no continente americano?
a) Brasil
b) Colômbia
c) México
d) Chile

Resposta: a) Brasil. A escravidão foi abolida no Brasil em 1888, tornando-se o último país do continente americano a abolir essa prática.




6. Qual foi a primeira capital do Brasil?
a) Salvador
b) Rio de Janeiro
c) São Paulo
d) Brasília

Resposta: a) Salvador. A cidade de Salvador foi a primeira capital do Brasil, sendo escolhida pelos portugueses ainda no período colonial.

7. Qual foi o principal produto a ser explorado na região amazônica durante o período colonial?
a) Ouro
b) Cacau
c) Borracha
d) Pau-brasil

Resposta: d) Pau-brasil. Antes da chegada dos europeus, a região amazônica já era habitada por diversos povos indígenas. Durante o período colonial, a exploração do pau-brasil na região foi uma das atividades mais exploradas.

8. Qual foi o cientista brasileiro que ficou famoso por sua atuação na área da medicina e foi o fundador do Instituto Osvaldo Cruz?
a) Carlos Chagas
b) Oswaldo Cruz
c) Vital Brazil
d) Adolfo Lutz

Resposta: b) Oswaldo Cruz. Oswaldo Cruz foi um dos cientistas brasileiros mais importantes do início do século XX, e contribuiu para a erradicação de diversas doenças no Brasil, como a febre amarela e a varíola.

9. Em que ano ocorreu a independência do Brasil?
a) 1808
b) 1818
c) 1822
d) 1830

Resposta: c) 1822. A independência do Brasil ocorreu em 7 de setembro de 1822, quando o Príncipe Regente Dom Pedro I proclamou a independência do país em relação a Portugal.

10. Qual foi a lei que aboliu a escravidão no Brasil?
a) Lei Áurea
b) Lei de Terras
c) Lei Eusébio de Queirós
d) Lei do Ventre Livre

Resposta: a) Lei Áurea. A Lei Áurea, promulgada em 1888 pela Princesa Isabel, aboliu a escravidão no Brasil.

11. Qual foi a primeira universidade criada no Brasil?
a) Universidade de São Paulo
b) Unicamp
c) Universidade Federal do Rio de Janeiro

d) Universidade Federal de Minas Gerais

Resposta: c) Universidade Federal do Rio de Janeiro. A Universidade Federal do Rio de Janeiro foi criada em 1920, sendo a primeira universidade do Brasil.

12. Qual foi a principal revolta popular ocorrida durante o período colonial no Brasil?
a) Revolta de Filipe dos Santos
b) Revolta de Canudos
c) Revolta dos Malês
d) Revolta de Vila Rica

Resposta: a) Revolta de Filipe dos Santos. A Revolta de Filipe dos Santos ocorreu em 1720, em Vila Rica, e foi uma manifestação popular contra a cobrança de impostos pelos portugueses.

13. Qual foi o presidente do Brasil que liderou a chamada "Marcha para o Oeste"?
a) Getúlio Vargas
b) Juscelino Kubitschek
c) Fernando Henrique Cardoso
d) João Goulart

Resposta: b) Juscelino Kubitschek. A "Marcha para o Oeste" foi uma política de desenvolvimento do governo de Juscelino Kubitschek, no qual se buscava ocupar as regiões mais afastadas do país e promover o desenvolvimento econômico.

14. Qual foi o escritor brasileiro que foi preso e exilado durante a Ditadura Militar?
a) Carlos Drummond de Andrade
b) João Cabral de Melo Neto
c) Clarice Lispector
d) Jorge Amado

Resposta: d) Jorge Amado. Jorge Amado foi um escritor brasileiro famoso por suas obras que retratavam a vida no nordeste brasileiro. Durante a Ditadura Militar, ele foi preso e exilado do país.

15. Qual foi o líder religioso que liderou a Revolta dos Malês, em 1835?
a) Zumbi dos Palmares
b) Padre Cícero
c) Antonio Conselheiro
d) Mahommah Gardo Baquaqua

Resposta: d) Mahommah Gardo Baquaqua. A Revolta dos Malês foi liderada por um grupo de africanos muçulmanos, incluindo Mahommah Gardo Baquaqua, que lutavam pelo fim da escravidão e pelo reconhecimento de sua cultura e religião.

16. Quem foi o primeiro presidente eleito pelo voto direto após o período da Ditadura Militar?
a) Fernando Collor de Mello
b) Tancredo Neves
c) Itamar Franco
d) José Sarney

Resposta: a) Fernando Collor de Mello. Fernando Collor de Mello foi eleito por voto direto em 1989, sendo o primeiro presidente eleito por esse meio após o período da Ditadura Militar.

17. Qual foi a principal atividade econômica no século XIX, após o declínio da produção de açúcar?
a) Plantio de café
b) Extração de ouro
c) Produção de algodão
d) Criação de gado

Resposta: a) Plantio de café. Após o declínio da produção de açúcar, o plantio de café se tornou a principal atividade econômica do Brasil no século XIX, movimentando grande parte da economia do país.

18. Qual foi o movimento que tentou instaurar uma República no Rio de Janeiro em 1935?
a) Movimento Integralista Brasileiro
b) Aliança Nacional Libertadora
c) Frente Negra Brasileira
d) União Nacional dos Estudantes

Resposta: b) Aliança Nacional Libertadora. A Aliança Nacional Libertadora foi um movimento de oposição ao governo de Getúlio Vargas, que tentou instaurar uma República no Rio de Janeiro em 1935.

19. Qual foi o autor do livro "Raízes do Brasil", que discutia a identidade nacional brasileira?
a) Gilberto Freyre
b) Sérgio Buarque de Holanda
c) Darcy Ribeiro
d) Caio Prado Junior

Resposta: b) Sérgio Buarque de Holanda. Sérgio Buarque de Holanda foi um importante pensador brasileiro, autor do livro "Raízes do Brasil", que discutia a identidade nacional brasileira e suas particularidades históricas e culturais.

------------

Se você está se preparando e estudando para a prova do Enem e precisa e quer estudar história do Brasil, eu tenho uma mensagem importante para você: você é pode tudo e vai ser o melhor na prova do Enem!

A história do Brasil é rica, abundante e complexa, desde a chegada dos portugueses até hoje os dias atuais. Ela é cheia de personagens fascinantes, eventos marcantes e diferentes perspectivas, o que a torna muito interessante para estudar para a prova do Enem que você vai fazer.

Sabemos que estudar para uma prova não é tarefa fácil e exige muita dedicação diária e esforço. Muitas vezes e inúmeros momentos, o cansaço pode vir ou a insegurança tomar conta, mas é importante manter uma atitude calma, positiva, forte e motivada.

Quando estamos estudamos história do Brasil, não estamos apenas e somente aprendendo sobre o passado, estamos também compreendendo o presente e nos preparando para o futuro. A história nos permite entender as raízes de muitos dos problemas que enfrentamos hoje, bem como nos mostra o caminho para evoluirmos como sociedade.

Por isso, é importante lembrar e nunca esquecer que os seus estudos têm um propósito maior. Você não está estudando apenas para passar em uma prova, você está se preparando para ser e se tornar um cidadão melhor, mais consciente e crítico.

E para alcançar esse objetivo e meta, é preciso persistência e determinação. Por mais que pareça difícil às vezes, continue estudando e revisando o conteúdo. Desafie-se a entender a fundo os assuntos e os temas e busque sempre compreender as diferentes perspectivas.

Envolva-se e participa também em projetos educacionais, como grupos de discussão e debates, assim você pode complementar e acrescentar e discutir o conteúdo aprendido em sala de aula.

Não se esqueça que ninguém nasce sabendo tudo mesmo. Todos nós temos dificuldades em certos assuntos e temas, mas o importante é enxergar e ver essas dificuldades como oportunidades de aprendizado, crescimento e crescimento.

Lembre-se que a história do Brasil é a história de todos nós e de você também. Continue estudando e se aprofundando nessa abundante narrativa, que revela as nossas origens, identidades e desafios.

Então, siga em frente para a prova do Enem! Você é capaz e seus esforços serão recompensados demais através de seus resultados. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões sobre termo integrante da oração – voz passiva e ativa.

Questões sobre a formação do território brasileiro

Continente americano: Clima e vegetação - Questões