Questões de atualidades sobre migração e o fluxo de refugiados com respostas e comentários - Simulado Enem

Questões de atualidades sobre migração e o fluxo de refugiados com respostas e comentários


A migração e o fluxo de refugiados são temas amplamente debatidos na sociedade contemporânea. Milhares de pessoas ao redor do mundo deixam seus países em busca de segurança, melhores condições de vida e oportunidades para garantir e dar garantias a sobrevivência. A migração e os fluxos de refugiados também podem resultar em problemas sociais, políticos e econômicos.


Os fluxos migratórios


O processo de migração pode ter origem e ter surgido em diversas situações, como guerra, conflitos políticos, desastres naturais, mudanças climáticas, intolerância religiosa, perseguições, entre outros. O deslocamento de pessoas em massa pode ser visto na história da humanidade, mas na atualidade, os fluxos migratórios têm alcance global e afetam tanto os países em desenvolvimento quanto os países desenvolvidos.


Os refugiados constituem e fazem parte de um grupo específico de migrantes que enfrentam perseguição, violência e instabilidade em seus países de origem. Eles buscam refúgio em diferentes países, na esperança de começar uma nova vida, mas muitas vezes enfrentam problemas com a documentação, barreiras culturais e o preconceito.


Os fluxos migratórios e a questão dos refugiados são temas e assuntos complexos e que geram muita discussão entre os especialistas na área. Enquanto alguns países adotam políticas de acolhimento, outros se mostram mais resistentes e fecham suas fronteiras em busca de proteção e segurança.


Contexto histórico mundial


É preciso lembrar e não esquecer que a migração e o fluxo de refugiados são fenômenos que fazem parte do contexto histórico mundial. Muitos países foram construídos e moldados a partir das migrações, e é importante que os governos e a sociedade como um todo encontrem formas de lidar com essa realidade e ofereçam ajuda e proteção para aqueles que mais precisam.





Questões para o Enem de atualidades com respostas e comentários sobre migração e o fluxo de refugiados. Um verdadeiro simulado para o Enem com respostas comentadas.

Qual das opções abaixo define corretamente um migrante econômico?

a) Uma pessoa que é forçada a deixar seu país de origem devido a conflitos armados.
b) Uma pessoa que decide mudar de país por razões financeiras.
c) Uma pessoa que não tem nacionalidade ou um país de origem reconhecido.

Resposta correta: b) Uma pessoa que decide mudar de país por razões financeiras. Migrantes econômicos geralmente deixam seus países de origem em busca de melhores condições financeiras em outro país, diferentemente dos refugiados, que são forçados a fugir devido a conflitos armados, perseguição ou violações de direitos humanos.

O que é xenofobia?

a) Uma atitude de hostilidade e medo em relação a pessoas de outras origens étnicas, culturais ou nacionais.
b) Uma atitude de aceitação e abertura a pessoas de outras origens étnicas, culturais ou nacionais.
c) Uma atitude de egoísmo e individualismo que leva as pessoas a se preocuparem principalmente com seus próprios interesses.

Resposta correta: a) Uma atitude de hostilidade e medo em relação a pessoas de outras origens étnicas, culturais ou nacionais. Xenofobia é um preconceito ou atitude negativa em relação a pessoas consideradas "estranhas" devido à sua origem étnica, cultural ou nacional. Essa atitude pode levar a discriminação, exclusão e violência contra essas pessoas.




O que é o Pacto Global sobre Migração?

a) Um acordo internacional que visa fornecer melhores condições para refugiados que procuram asilo em um país estrangeiro.
b) Um acordo internacional que visa estabelecer medidas mais rigorosas de controle de fronteiras para impedir a migração ilegal.
c) Um acordo internacional que visa melhorar a gestão da migração em todo o mundo e proteger os direitos dos migrantes.

Resposta correta: c) Um acordo internacional que visa melhorar a gestão da migração em todo o mundo e proteger os direitos dos migrantes. O Pacto Global sobre Migração é um acordo internacional que busca melhorar a governança da migração, fortalecer a cooperação internacional sobre a migração e abordar questões como a proteção dos direitos humanos dos migrantes e o combate à discriminação.

Qual a diferença entre um refugiado e um deslocado interno?

a) Deslocados internos são pessoas que foram forçadas a fugir de seus países de origem, enquanto refugiados são pessoas que buscaram refúgio em outro país.
b) Refugiados são pessoas que foram forçadas a fugir de seus países de origem, enquanto deslocados internos são pessoas que buscaram refúgio em outro país.
c) Deslocados internos e refugiados são termos sinônimos que se referem a pessoas que fugiram de suas casas devido a conflitos ou violações de direitos humanos.

Resposta correta: a) Deslocados internos são pessoas que foram forçadas a fugir de seus países de origem, enquanto refugiados são pessoas que buscaram refúgio em outro país. Deslocados internos são pessoas que foram forçadas a deixar suas casas devido a conflitos ou desastres naturais, mas permanecem dentro das fronteiras do seu próprio país. Já refugiados são pessoas que foram forçadas a buscar refúgio em outro país por causa de conflitos ou perseguições. 



Qual o país mais populoso do mundo atualmente?

a) China.
b) Índia.
c) Estados Unidos.

Resposta correta: a) China, com uma população de mais de 1,4 bilhão de pessoas em 2021.

O que é xenofobia?

a) Medo de lugares fechados.
b) Medo de animais.
c) Medo ou aversão a pessoas estrangeiras ou de outras culturas.

Resposta correta: c) Medo ou aversão a pessoas estrangeiras ou de outras culturas. A xenofobia pode levar a comportamentos discriminatórios e hostis em relação a pessoas de nacionalidades diferentes, especialmente em momentos de tensão em torno da questão da migração.

Quais são os países mais procurados por refugiados em busca de asilo?

a) Estados Unidos, Canadá e Austrália.
b) Reino Unido, França e Alemanha.
c) Turquia, Líbano e Paquistão.

Resposta correta: b) Reino Unido, França e Alemanha. Estes países têm sistemas de asilo mais desenvolvidos e costumam receber um grande número de solicitações de refugiados.

O que é um migrante econômico?

a) Uma pessoa que migra para outro país para buscar melhores oportunidades de trabalho.
b) Uma pessoa que migra para outro país para estudar.
c) Uma pessoa que migra para outro país por motivos políticos ou religiosos.

Qual é a principal causa do deslocamento forçado de pessoas atualmente?

a) Epidemias de doenças.
b) Desastres naturais.
c) Conflitos e perseguições em seus países de origem.

Resposta correta: c) Conflitos e perseguições em seus países de origem são as principais causas do deslocamento forçado de pessoas na atualidade. De acordo com o ACNUR, cerca de 79,5 milhões de pessoas em todo o mundo foram forçadas a abandonar suas casas em função de conflitos, perseguições e violações aos direitos humanos em seus países de origem.

O que é a Convenção de Refugiados?

a) Um acordo internacional que define quem é considerado um refugiado e quais os direitos e deveres dos países em relação a eles.
b) Um acordo internacional que proíbe a entrada de refugiados em países que não os aceitam.
c) Um acordo internacional que permite que os refugiados sejam tratados de forma diferente das pessoas que vivem legalmente em um país.

Resposta correta: a) A Convenção de Refugiados é um acordo internacional que define quem é considerado um refugiado e quais são os direitos e deveres dos países em relação a eles. Este acordo também estabelece as obrigações dos países em relação à proteção dos refugiados, incluindo o direito a não serem devolvidos para um país onde possam ser perseguidos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões sobre termo integrante da oração – voz passiva e ativa.

Questões sobre a formação do território brasileiro

Continente americano: Clima e vegetação - Questões