Questões comentadas para o Enem sobre saúde pública - simulado para prova do Enem

Questões comentadas para o Enem sobre saúde pública.

A saúde pública é um tema de grande importância, não só para a saúde individual, mas também para o bem-estar da sociedade como um todo e também é um tema que é cobrado no Enem, isso mesmo, é um assunto que cai na prova do Enem. Quando falamos em saúde pública, nos referimos a um conjunto de medidas e políticas que são implementadas pelo Estado e que têm como objetivo principal promover a saúde da população, prevenindo doenças e garantindo o acesso a tratamentos e serviços de saúde. É importante você estudar mais sobre esse assunto, pois é muito cobrado na prova do Enem.



Fique atento no objetivo da saúde pública, pois geralmente cai questões relacionado a isso. Um dos principais objetivos da saúde pública é prevenir doenças e promover hábitos saudáveis na população. Através de campanhas de conscientização, o Estado busca informar as pessoas sobre a importância de manter uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cigarros, e manter-se em dia com as vacinas.

Outro ponto importante da saúde pública é a prevenção de doenças contagiosas e a promoção do controle de epidemias. Através de medidas como a vacinação em massa, a vigilância sanitária, o controle de surtos e pandemias, e a criação de medidas de higiene e segurança alimentar, o Estado busca prevenir doenças contagiosas, como a gripe, sarampo, e a dengue, por exemplo. Mais abaixo você poderá resolver algumas questões para o Enem resolvidas. 

Quando falamos em saúde pública, também é importante falar sobre o acesso aos serviços de saúde que também pode cair no Enem. O Estado tem o papel de garantir o acesso igualitário aos serviços de saúde, independente do poder aquisitivo das pessoas. Isso significa que, através do Sistema Único de Saúde (SUS), todas as pessoas têm direito a atendimento médico, consultas, exames e cirurgias, sem precisar pagar por isso.

Combate às desigualdades sociais

Outro ponto importante da saúde pública é o combate às desigualdades sociais e econômicas que afetam a saúde da população, é bom ficar atento para esse ponto que pode ser uma questão do Enem. Sabemos que a pobreza, violência e falta de acesso à educação e saneamento básico influenciam diretamente na saúde das pessoas. Por isso, o Estado deve implementar políticas públicas que visem melhorar a qualidade de vida da população, garantindo um acesso mais justo às oportunidades e serviços.

A saúde pública também se preocupa com a formação de profissionais de saúde capacitados e qualificados para atender às necessidades da população. Investimentos em universidades e centros de formação de saúde, a criação de programas de educação continuada e a valorização dos profissionais da saúde são medidas importantes para garantir um atendimento de qualidade e eficiente.

Vale ressaltar que a saúde pública é um tema complexo, que envolve diversos aspectos e desafios. É preciso que haja uma mobilização conjunta da sociedade e do poder público para garantir a promoção da saúde da população e a garantia dos direitos básicos à saúde. Com ações integradas, políticas públicas eficientes e atuação colaborativa dos profissionais da saúde, é possível construir uma sociedade mais saudável e justa. Agora que você sabe o que é saúde pública aproveite para resolver essas questões sobre saúde pública para o Enem.


Questões para o Enem sobre saúde pública.

1) Qual é o principal objetivo da saúde pública?

a) Tratar doenças;

b) Prevenir doenças;

c) Controlar doenças;

d) Diagnosticar doenças.


Resposta correta: b) Prevenir doenças. A saúde pública tem como objetivo principal prevenir doenças e promover a saúde da população.


2) Qual é a principal ferramenta da saúde pública?

a) Medicamentos;

b) Vacinas;

c) Hospitais;

d) Postos de Saúde.


Resposta correta: b) Vacinas. As vacinas são a principal ferramenta da saúde pública para prevenir doenças infecciosas.


3) O que é o SUS?

a) Sistema Único de Saúde;

b) Sistema Universal de Saúde;

c) Sistema de Urgência e Emergência;

d) Sistema de Saúde Suplementar.


Resposta correta: a) Sistema Único de Saúde. O SUS é um sistema público de saúde que oferece atendimento gratuito a toda a população brasileira.


4) O que é o Programa Saúde da Família?

a) Um programa que oferece atendimento médico especializado;

b) Um programa que oferece atendimento domiciliar;

c) Um programa que oferece atendimento preventivo e de promoção à saúde;

d) Um programa que oferece atendimento emergencial.


Resposta correta: c) Um programa que oferece atendimento preventivo e de promoção à saúde. O Programa Saúde da Família tem como objetivo a prevenção de doenças e a promoção da saúde das famílias cadastradas.


5) O que é a vigilância epidemiológica?

a) Um programa de prevenção de doenças;

b) Um programa de controle de doenças;

c) Um programa de diagnóstico de doenças;

d) Um programa de monitoramento de doenças.


Resposta correta: d) Um programa de monitoramento de doenças. A vigilância epidemiológica é responsável por monitorar a ocorrência de doenças na população, identificando surtos e epidemias e adotando medidas preventivas e de controle.


6) O que é o saneamento básico?

a) O conjunto de medidas que visam garantir o acesso à água potável e ao tratamento de esgoto;

b) O conjunto de medidas que visam garantir a limpeza urbana;

c) O conjunto de medidas que visam garantir a segurança alimentar;

d) O conjunto de medidas que visam garantir o acesso a medicamentos.


Resposta correta: a) O conjunto de medidas que visam garantir o acesso à água potável e ao tratamento de esgoto. O saneamento básico é fundamental para a saúde pública, pois garante condições adequadas de higiene e prevenção de doenças.




7) O que é o Programa Nacional de Imunização?

a) Um programa de prevenção de doenças;

b) Um programa de controle de doenças;

c) Um programa de diagnóstico de doenças;

d) Um programa de monitoramento de doenças.


Resposta correta: a) Um programa de prevenção de doenças. O Programa Nacional de Imunização é responsável pela distribuição gratuita de vacinas para prevenção de diversas doenças.


8) O que é a saúde mental?

a) O estado de completo bem-estar físico, mental e social;

b) A ausência de doenças mentais;

c) O estado de equilíbrio emocional e psicológico;

d) A ausência de doenças emocionais.


Resposta correta: c) O estado de equilíbrio emocional e psicológico. A saúde mental é fundamental para o bem-estar e qualidade de vida das pessoas, e envolve o equilíbrio emocional e psicológico.



9) O que é a atenção básica em saúde?

a) O conjunto de serviços de saúde de média e alta complexidade;

b) O conjunto de serviços de saúde de baixa complexidade;

c) O conjunto de serviços de saúde de emergência;

d) O conjunto de serviços de saúde especializados.


Resposta correta: b) O conjunto de serviços de saúde de baixa complexidade. A atenção básica em saúde é o primeiro nível de atendimento na rede de saúde, e inclui serviços de prevenção, promoção, diagnóstico e tratamento de doenças.


10) O que é a promoção da saúde?

a) O conjunto de medidas que visam prevenir doenças;

b) O conjunto de medidas que visam tratar doenças;

c) O conjunto de medidas que visam melhorar a qualidade de vida e bem-estar;

d) O conjunto de medidas que visam controlar doenças.


Resposta correta: c) O conjunto de medidas que visam melhorar a qualidade de vida e bem-estar. A promoção da saúde envolve ações que visam melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas, prevenindo doenças e promovendo hábitos saudáveis.


A prova do Enem está cada vez mais perto e quem estiver preparado vai se dá bem. Aproveite para estudar muito e tirar suas dúvidas resolvendo questões atualizadas com respostas. São questões que serve como simulado para a prova do Enem e também para testar seus conhecimentos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões sobre termo integrante da oração – voz passiva e ativa.

Questões sobre a formação do território brasileiro

Continente americano: Clima e vegetação - Questões