Questões e exercícios sobre desmatamento com respostas e comentários - Simulado para o Enem

Questões comentadas sobre desmatamento para a prova do Enem

Você que está estudando para o Enem tem agora uma grande oportunidade de estudar e testar seus conhecimentos através de questões e exercícios resolvidos sobre desmatamento. São questões com respostas sobre desmatamento voltado para a prova do Enem. Cada questão sobre desmatamento tem comentário na resposta correta. Antes de começar a estuda sobre desmatamento para o Enem leia o texto abaixo para acrescentar ainda mais conhecimento sobre desmatamento.



Desmatamento no mundo

Desmatamento é um grande e enorme problema ambiental que afeta e prejudica muitos países ao redor do mundo. Existem várias causas que contribuem para esse problema, sendo que uma das principais é a atividade humana. A principal causa do desmatamento é o setor agropecuário, que é responsável e culpado por cerca de 80% do desmatamento global.

A expansão e o crescimento agrícola é uma das principais atividades humanas que estão impulsionando e aumentando o desmatamento em todo o mundo. A agricultura é uma atividade importante para a economia de muitos países, mas a abertura de novas áreas para cultivo de terras tem e possui um impacto significativo na cobertura florestal do planeta.

A pecuária também é um grande responsável e culpado pelo desmatamento. A criação de gado em grandes áreas de pastagem é uma atividade e trabalho que demanda muita terra. Para atender essa demanda, muitas áreas de floresta são derrubadas para criar pastagens para o gado.

Além disso, a extração e retirada de madeira também é uma atividade que contribui significativamente para o desmatamento. A extração ilegal de madeira é um problema que não é restrito apenas a países em desenvolvimento, mas também ocorre e acontece em países desenvolvidos. A demanda global por madeira é muito alta e a falta de políticas eficazes para controlar a extração de madeira ilegal faz com que muitas e diversas árvores sejam cortadas sem qualquer controle ambiental.

Outra causa importante do desmatamento é a expansão das infraestruturas urbanas e de transporte, como a construção e o desenvolvimento de rodovias, hidrelétricas e cidades. Essas atividades humanas contribuem e ajuda na perda de áreas verdes e de habitats naturais, além de acelerar e aumentar o processo de aquecimento global.

As mudanças climáticas também estão causando e provocando o desmatamento em algumas regiões. O aumento das temperaturas e a mudança nos padrões de precipitação afetam diretamente o crescimento das florestas. Com isso, algumas áreas de floresta estão secando e morrendo, o que acaba contribuindo para a sua queda.

A atividade humana é a principal causa do desmatamento em todo o mundo e no planeta inteiro. A expansão agrícola, a pecuária, a extração de madeira, as mudanças climáticas e a expansão das infraestruturas urbanas e de transporte são os principais fatores e causas que estão impulsionando e aumentando a perda de florestas. A implementação de políticas públicas mais rigorosas e mais firmes, a conscientização da população e a adoção de práticas sustentáveis podem e devem ajudar a controlar essa prática e proteger as florestas do mundo.  

Segue agora questões sobre desmatamento para o Enem. São questões comentadas e resolvidas sobre desmatamento que vai ajudar a você a avaliar seus próprios conhecimentos. Se você acha que está pronto para resolver questões com respostas e comentários sobre desmatamento, então aproveite e faça os exercícios para o Enem abaixo.

Questões resolvidas sobre desmatamento - Exercícios com respostas e comentários.

1. Qual é a principal causa do desmatamento no mundo?

a) Agricultura e pecuária

b) Mineração

c) Urbanização

Resposta: a) Agricultura e pecuária são responsáveis por cerca de 80% do desmatamento global.


2. Qual é a principal região do mundo onde ocorre o desmatamento?

a) Europa

b) América do Norte

c) América Latina

Resposta: c) América Latina é a região com maior taxa de desmatamento no mundo.


3. Por que o desmatamento é considerado prejudicial ao meio ambiente?

a) Reduz a biodiversidade

b) Aumenta a poluição

c) Causa o aquecimento global

Resposta: a) O desmatamento reduz a biodiversidade, pois muitas espécies de plantas e animais dependem das florestas para sobreviver.



4. Qual é a principal consequência do desmatamento?

a) Aumento das temperaturas globais

b) Perda de habitat para animais

c) Destruição de rios e lagos

Resposta: b) A perda de habitat para animais é uma das principais consequências do desmatamento.


5. O que é reflorestamento?

a) Corte de árvores

b) Plantio de novas árvores

c) Queimada de florestas

Resposta: b) Reflorestamento é o plantio de novas árvores em áreas que foram desmatadas.


6. Qual é o principal objetivo do reflorestamento?

a) Aumentar a biodiversidade

b) Reduzir o aquecimento global

c) Recuperar áreas degradadas

Resposta: c) O principal objetivo do reflorestamento é recuperar áreas degradadas e restaurar a biodiversidade.



7. Quais são os benefícios do reflorestamento?

a) Redução da poluição

b) Aumento da biodiversidade

c) Diminuição das chuvas

Resposta: b) O reflorestamento aumenta a biodiversidade, pois fornece um habitat para muitas espécies de plantas e animais.


8. Quais são as principais estratégias para combater o desmatamento?

a) Fiscalização e monitoramento

b) Aumento da produção de alimentos

c) Aumento da urbanização

Resposta: a) Fiscalização e monitoramento são essenciais para combater o desmatamento, pois ajudam a identificar e punir os responsáveis pelo desmatamento ilegal.


9. O que é desmatamento ilegal?

a) Desmatamento autorizado pelo governo

b) Desmatamento realizado sem autorização do governo

c) Desmatamento para fins de pesquisa científica

Resposta: b) Desmatamento ilegal é aquele realizado sem autorização do governo ou em desacordo com as leis ambientais.


10. Qual é o papel das empresas na luta contra o desmatamento?

a) Aumentar a produção de alimentos

b) Reduzir o uso de papel

c) Adotar práticas sustentáveis em suas operações

Resposta: c) As empresas têm um papel importante na luta contra o desmatamento, pois podem adotar práticas sustentáveis em suas operações, como o uso de matérias-primas certificadas e o apoio ao reflorestamento.


-------


O tema e o assunto do desmatamento é um dos mais importantes e relevantes na atualidade e nos dias atuais e pode ser abordado na prova do ENEM como uma questão importante. É um assunto que desperta interesse e curiosidade em muitas pessoas, pois envolve e engloba questões ambientais e sociais que impactam a vida de todos no planeta e em todo o mundo.

Ao estudar sobre o desmatamento, é importante ressaltar e citar que o conhecimento adquirido não só será útil para a prova, mas também para a vida inteira. Afinal, saber sobre a importância das florestas e como elas contribuem e ajuda para o equilíbrio do ecossistema pode motivar a tomada de atitudes mais conscientes em relação ao meio ambiente.

É importante encarar e enfrentar os estudos sobre desmatamento com entusiasmo e dedicação. Existem diversas abordagens que podem ser usadas e utilizadas para aprender sobre o tema, desde a análise de dados e estatísticas até a compreensão das implicações sociais e econômicas que o desmatamento gera na sociedade.

É uma oportunidade para conhecer iniciativas e projetos sustentáveis que contribuem a ajudam para a conservação das florestas e a preservação do meio ambiente. Compreender essas práticas pode ser não só inspirador, mas incentivar o aluno a traçar e levar um caminho profissional que contribua para um futuro ambientalmente mais equilibrado.

É importante ressaltar e destacar que estudar sobre desmatamento pode ser também uma oportunidade de exercer a cidadania e incentivar mudanças positivas na sociedade. Conhecendo as causas e consequências do desmatamento, é possível participar de debates e mobilizações que visam e tem como objetivo combater essa problemática e garantir um planeta sustentável para as futuras gerações que vem pela frente.

Encare o estudo sobre desmatamento como uma oportunidade de aprendizado, conscientização e atuação social, a fim de garantir um futuro melhor para todos. Com dedicação e interesse, é possível aprender muito e bastante e se tornar um agente de mudança. Boa sorte na sua prova do ENEM e bons estudos! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões sobre termo integrante da oração – voz passiva e ativa.

Questões sobre a formação do território brasileiro

Continente americano: Clima e vegetação - Questões