Questões sobre fisiologia humana com respostas comentadas para o Enem

Questões para o Enem sobre fisiologia humana com respostas comentas

Para você que está se preparando para o Enem, elaboramos questões sobre fisiologia humana com respostas comentadas. São questões totalmente voltada para o Enem para que você possa testar todo o seu conhecimento sobre fisiologia humana. A seguir um pequeno resumo sobre fisiologia humana para Enem e logo a seguir as questões sobre fisiologia humana:

A fisiologia humana é o estudo do funcionamento dos sistemas e órgãos do corpo humano. É uma área da biologia que se concentra em entender como as diferentes partes do corpo humano trabalham em conjunto para manter a saúde e a homeostase (equilíbrio interno).



O corpo humano é composto por muitos sistemas, incluindo o sistema nervoso, o sistema cardiovascular, o sistema respiratório, o sistema endócrino, o sistema digestivo, o sistema renal e o sistema imunológico. Cada um desses sistemas tem funções específicas que contribuem para o funcionamento geral do corpo.

Fisiologia humana

O sistema nervoso é responsável por enviar e receber informações do corpo e do ambiente. Ele é composto pelo cérebro, medula espinhal e nervos periféricos e é responsável por controlar os movimentos corporais, a percepção sensorial, a memória, a aprendizagem e as emoções.

O sistema cardiovascular é responsável por transportar sangue pelo corpo e fornecer oxigênio e nutrientes para as células. Ele é composto pelo coração, vasos sanguíneos e sangue.

O sistema respiratório é responsável por fornecer oxigênio ao corpo e remover dióxido de carbono. Ele é composto pelos pulmões e vias respiratórias.

O sistema endócrino é responsável por produzir e liberar hormônios no corpo para regular funções corporais como o crescimento, o metabolismo e a reprodução. Ele é composto por glândulas endócrinas, como a tireoide e a hipófise.

O sistema digestivo é responsável por processar alimentos e absorver nutrientes. Ele é composto pelo trato gastrointestinal, incluindo o estômago, intestinos e órgãos acessórios, como o fígado e o pâncreas.

O sistema renal é responsável por filtrar o sangue e remover produtos residuais do corpo. Ele é composto pelos rins, ureteres, bexiga e uretra.

O sistema imunológico é responsável por proteger o corpo contra patógenos e outras ameaças à saúde. Ele é composto por células e órgãos, incluindo o sistema linfático, que produz e transporta células imunológicas pelo corpo.

A fisiologia humana também estuda como o corpo responde a estímulos externos, como o exercício e o estresse, e como ele se adapta a mudanças ambientais, como a altitude e a temperatura.

O conhecimento da fisiologia humana é fundamental para a compreensão da saúde e da doença, e é aplicado em muitas áreas da medicina, incluindo a nutrição, a fisioterapia, a cardiologia e a endocrinologia.

______

Após estudar todo o texto acima chegou a hora de testar os seus conhecimentos relacionados a fisiologia humana. Aproveite para responder as questões a abaixo sobre fisiologia humana e ficar ainda mais preparado para a prova do Enem. São questões que pode cair na prova do Enem. A maioria das questões sobre fisiologia humana a seguir estão voltada para a prova do Enem. 

Questões sobre fisiologia humana:

1) Qual o órgão responsável pela produção de insulina?

a) Pâncreas

b) Fígado

c) Rim

d) Pulmão


Resposta: a) Pâncreas. A insulina é um hormônio produzido pelas células beta do pâncreas e é responsável por regular os níveis de glicose no sangue.


Hormônio responsável pelo crescimento dos ossos.

a) Testosterona

b) Estrogênio

c) GH (hormônio do crescimento)

d) Adrenalina



Resposta: c) GH (hormônio do crescimento). O GH é um hormônio produzido pela glândula pituitária e é responsável pelo crescimento e desenvolvimento dos ossos e tecidos.


Onde ocorre a absorção dos nutrientes no sistema digestório?

a) Estômago

b) Esôfago

c) Intestino delgado

d) Intestino grosso


Resposta: c) Intestino delgado. É no intestino delgado que ocorre a maior parte da absorção dos nutrientes, como carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais.


Cite o órgão responsável pela filtração do sangue.

a) Fígado

b) Rins

c) Baço

d) Pâncreas


Resposta: b) Rins. Os rins são responsáveis pela filtração do sangue, removendo substâncias indesejadas e excesso de água para a formação da urina.



Marque abaixo a alternativa correta sobre a função dos alvéolos pulmonares.

a) Produzir oxigênio

b) Armazenar dióxido de carbono

c) Realizar a troca gasosa

d) Produzir mucus


Resposta: c) Realizar a troca gasosa. Os alvéolos pulmonares são responsáveis pela troca de gases, permitindo a entrada de oxigênio nos pulmões e a saída de dióxido de carbono.


Hormônio responsável pela contração uterina durante o parto.

a) Estrogênio

b) Progesterona

c) Ocitocina

d) Prolactina


Resposta: c) Ocitocina. A ocitocina é um hormônio produzido pela glândula pituitária e é responsável pela contração uterina durante o parto, além de estimular a produção de leite materno.


Qual a função do sistema linfático?

a) Produzir hormônios

b) Regular a temperatura corporal

c) Transportar nutrientes

d) Defesa do organismo


Resposta: d) Defesa do organismo. O sistema linfático é responsável pela defesa do organismo, produzindo e transportando células de defesa e eliminando substâncias indesejadas.


Em relação aos músculos, a alternativa que fala da sua função é a.

a) Proteção dos órgãos internos

b) Realização dos movimentos

c) Filtração do sangue

d) Produção de hormônios


Resposta: b) Realização dos movimentos. Os músculos são responsáveis pela realização dos movimentos, tanto voluntários quanto involuntários, além de auxiliarem na manutenção da postura corporal.


Sobre os neurônios, assinale a alternativa que representa a sua função.

a) Realização dos movimentos

b) Controle hormonal

c) Comunicação e processamento de informações

d) Produção de energia


Resposta: c) Comunicação e processamento de informações. Os neurônios são células responsáveis pela comunicação e processamento de informações no sistema nervoso, permitindo a realização de diversas funções no organismo.


Qual a função da adrenalina?

a) Regular os níveis de glicose no sangue

b) Estimular a produção de leite materno

c) Contração dos músculos uterinos

d) Preparar o organismo para situações de estresse e perigo


Resposta: d) Preparar o organismo para situações de estresse e perigo. A adrenalina é um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais e é responsável por preparar o organismo para situações de estresse e perigo, aumentando a frequência cardíaca, a pressão arterial e a respiração


Cite a função do sistema nervoso assinalando a alternativa correta abaixo.

a) Produzir hormônios

b) Controlar a contração muscular

c) Realizar a digestão dos alimentos

d) Regular a temperatura corporal

Resposta correta: b) Controlar a contração muscular. O sistema nervoso é responsável por realizar a comunicação entre as células do corpo humano e controlar as funções corporais.


Principal órgão do sistema respiratório humano.

a) Pulmão

b) Nariz

c) Laringe

d) Traqueia

Resposta correta: a) Pulmão. Os pulmões são os órgãos responsáveis por realizar as trocas gasosas do corpo humano, absorvendo o oxigênio e eliminando o dióxido de carbono.


Qual é a função dos rins?

a) Produzir urina

b) Controlar a temperatura corporal

c) Regular a pressão arterial

d) Realizar a digestão dos alimentos

Resposta correta: a) Produzir urina. Os rins são os órgãos responsáveis por filtrar o sangue e produzir a urina, eliminando as impurezas do corpo humano.


O que é a homeostase?

a) Um processo de eliminação de nutrientes

b) Um processo de regulação do equilíbrio interno do corpo

c) Um processo de produção de anticorpos

d) Um processo de cicatrização de ferimentos

Resposta correta: b) Um processo de regulação do equilíbrio interno do corpo. A homeostase é o processo pelo qual o corpo humano mantém o equilíbrio interno, regulando diversas funções corporais.


Das alternativas abaixo assinale a que tem relação com a função do sistema endócrino.

a) Controlar a contração muscular

b) Realizar a digestão dos alimentos

c) Regular o crescimento e desenvolvimento do corpo

d) Controlar a temperatura corporal

Resposta correta: c) Regular o crescimento e desenvolvimento do corpo. O sistema endócrino é responsável por produzir e liberar hormônios que controlam diversas funções corporais, incluindo o crescimento e desenvolvimento.


Qual é a função do sistema cardiovascular?

a) Produzir urina

b) Controlar a temperatura corporal

c) Transportar nutrientes e oxigênio para as células do corpo

d) Realizar a digestão dos alimentos

Resposta correta: c) Transportar nutrientes e oxigênio para as células do corpo. O sistema cardiovascular é responsável por transportar o sangue pelo corpo humano, levando nutrientes e oxigênio para as células e removendo os resíduos.


Marque a alternativa relacionada a função do sistema linfático.

a) Controlar a pressão arterial

b) Produzir hormônios

c) Transportar oxigênio

d) Proteger o corpo contra infecções

Resposta correta: d) Proteger o corpo contra infecções. O sistema linfático é responsável por produzir e transportar a linfa, que ajuda a proteger o corpo contra infecções e doenças.


Marque a alternativa relacionado a função do sistema muscular.

a) Realizar a contração muscular

b) Controlar a temperatura corporal

c) Controlar a pressão arterial

d) Realizar a digestão dos alimentos

Resposta correta: a) Realizar a contração muscular. O sistema muscular é responsável por realizar a contração muscular, permitindo o movimento do corpo humano.


Função do sistema esquelético.

a) Realizar a contração muscular

b) Controlar a temperatura corporal

c) Proteger os órgãos internos

d) Realizar a digestão dos alimentos

Resposta correta: c) Proteger os órgãos internos. O sistema esquelético é responsável por proteger os órgãos internos do corpo humano, além de fornecer suporte e permitir o movimento.


Qual é a função do sistema digestório?

a) Controlar a pressão arterial

b) Realizar a respiração

c) Produzir urina

d) Realizar a digestão dos alimentos

Resposta correta: d) Realizar a digestão dos alimentos. O sistema digestório é responsável por realizar a digestão dos alimentos, absorvendo os nutrientes e eliminando os resíduos.

Assinale o órgão responsável pela produção de insulina no corpo humano.

a) Pâncreas

b) Fígado

c) Rim

d) Pulmão


Resposta: a) Pâncreas. Este órgão é responsável pela produção e liberação de insulina, um hormônio que regula os níveis de açúcar no sangue.


Processo pelo qual os nutrientes são convertidos em energia nas células.

a) Digestão

b) Circulação

c) Respiração

d) Excreção


Resposta: c) Respiração. O processo de respiração celular é o processo pelo qual os nutrientes são convertidos em energia nas células.


Proteína presente nas células vermelhas do sangue que transporta oxigênio.

a) Hemoglobina

b) Insulina

c) Colágeno

d) Queratina


Resposta: a) Hemoglobina. A hemoglobina é a proteína presente nas células vermelhas do sangue que transporta oxigênio dos pulmões para as células do corpo.


Hormônio que controla o metabolismo no corpo humano.

a) Insulina

b) Testosterona

c) Estrogênio

d) Tiroxina


Resposta: d) Tiroxina. A tiroxina é um hormônio produzido pela glândula tireoide que regula o metabolismo no corpo humano.


Processo pelo qual as células se dividem e se reproduzem.

a) Difusão

b) Osmose

c) Mitose

d) Meiose


Resposta: c) Mitose. A mitose é o processo pelo qual as células se dividem e se reproduzem para crescer e reparar o tecido do corpo.


Órgão responsável pela filtragem do sangue e pela produção de urina.

a) Rim

b) Fígado

c) Pâncreas

d) Pulmão


Resposta: a) Rim. Os rins são o órgão responsável pela filtragem do sangue e pela produção de urina.


Hormônio produzido pelas glândulas adrenais em resposta ao estresse.

a) Insulina

b) Adrenalina

c) Testosterona

d) Estrogênio


Resposta: b) Adrenalina. A adrenalina é o hormônio produzido pelas glândulas adrenais em resposta ao estresse, preparando o corpo para a ação de "lutar ou fugir".


Nome do hormônio que estimula a contração do útero durante o parto.

a) Estrogênio

b) Progesterona

c) Ocitocina

d) Testosterona


Resposta: c) Ocitocina. A ocitocina é o hormônio responsável pela estimulação da contração do útero durante o parto.


Nome do hormônio que regula os níveis de cálcio no sangue.

a) Insulina

b) Calcitonina

c) Paratormônio

d) Vitamina D


Resposta: c) Paratormônio. O paratormônio é um hormônio produzido pela glândula paratireoide que regula os níveis de cálcio no sangue.


Qual é o nome do hormônio que estimula o crescimento e a reprodução das células?

a) Insulina

b) Testosterona

c) Estrogênio

d) Hormônio do crescimento


Resposta: d) Hormônio do crescimento. O hormônio do crescimento é um hormônio produzido pela glândula pituitária que estimula o crescimento e a reprodução das células.


___

Essas foram as principais questões sobre fisiologia humana voltada para o Enem. Se você atingiu a pontuação máxima, parabéns. Mas se você deixou muitas questões em branco ou errou muitas questões, então releia o resumo sobre fisiologia humana e refaz as questões em outro dia, fazendo isso você consegue memorizar o assunto para longo prazo. O segredo para uma boa memorização do assunto é a repetição, estude e estude mais. Bons estudos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões sobre termo integrante da oração – voz passiva e ativa.

Questões sobre a formação do território brasileiro

Continente americano: Clima e vegetação - Questões