Questões com comentários sobre cultura brasileira - simulado para o Enem com respostas

Questões sobre cultura brasileira com respostas - simulado para o Enem com comentários.

A cultura brasileira é extremamente rica e diversa, sendo influenciada por diversas origens e tradições culturais ao longo dos anos e sem nenhuma dúvida é um dos temas mais cobrados no Enem. Da culinária à música, das artes à literatura, a cultura brasileira é um mosaico colorido que reflete as particularidades e peculiaridades do Brasil. Fique atento e comece a estudar para o Enem sobre cultura brasileira, pois é muito cobrado em prova.



Um dos aspectos mais marcantes da cultura brasileira é a sua diversidade étnica e cultural. O país foi colonizado por portugueses, mas recebeu influências de africanos, indígenas, italianos, espanhóis, japoneses, alemães, entre outros imigrantes ao longo dos séculos. Essa miscelânea cultural se traduz na expressividade das artes, na variedade da culinária e na sonoridade da música brasileira. Logo abaixo você terá uma série de questões comentadas e resolvidas para o Enem sobre cultura brasileira.

A música é, sem dúvida, um dos pontos altos da cultura brasileira. Do samba ao forró, passando pelo choro, rock, pop e música caipira, a música é o elemento que une diferentes regiões e pessoas ao redor do país. A bossa nova, criada nos anos 1950, é um dos gêneros musicais brasileiros que ganhou reconhecimento internacional, graças a artistas como Tom Jobim, João Gilberto e Vinicius de Moraes.

Gastronomia na cultura brasileira

Outro aspecto importante da cultura brasileira é a gastronomia que também pode ser tema no Enem. Com ingredientes como tapioca, mandioca, feijão, arroz, açaí frutas tropicais, peixes e frutos do mar, a comida brasileira é saborosa e variada, apresentando uma grande diversidade regional com pratos típicos diferentes em cada estado do país. O churrasco, o feijão tropeiro, a feijoada, a moqueca e o acarajé são alguns exemplos de pratos brasileiros que conquistaram paladares em todo o mundo.

A literatura brasileira

A literatura brasileira também é uma parte importante da cultura do país, por ser importante pode ter muita chance de ser tema na prova do Enem este ano. Com escritores e poetas como Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Jorge Amado, Graciliano Ramos e Guimarães Rosa, entre muitos outros, a literatura brasileira é uma fonte inesgotável de histórias, símbolos e identidades. Além disso, a literatura brasileira é caracterizada pela forte presença de temas sociais, políticos e históricos, que refletem as mudanças culturais e as lutas sociais atravessadas ao longo do tempo.

Festividade e folclore

Outra característica marcante da cultura brasileira é a sua festividade e folclore. O Carnaval, por exemplo, é uma das festas mais populares do país, caracterizada pela música, dança, fantasias e alegria das pessoas. As festas juninas, com suas comidas típicas, quadrilhas e fogueiras, são outro exemplo de como a cultura brasileira celebra a vida e as tradições.

É importante destacar que a cultura brasileira é um reflexo dos desafios enfrentados pelo país ao longo de sua história, bem como das suas riquezas naturais, paisagens e a diversidade de sua população. Embora tenha suas particularidades e diferenças regionais, a cultura brasileira é uma fonte inesgotável de criatividade, beleza e orgulho nacional, que inspira e encanta pessoas em todo o mundo. Agora que você sabe tudo sobre cultura brasileira, aproveite para testar seus conhecimentos com questões com comentários para o Enem sobre cultura brasileira.

Questões para o Enem sobre cultura brasileira.

1) Qual destas festas é típica do Nordeste brasileiro?

a) Oktoberfest

b) Carnaval

c) Festa Junina

d) Festa do Peão de Boiadeiro


Resposta correta: c) Festa Junina. Essa festa é uma celebração que acontece em todo o país, mas é mais forte na região Nordeste, com muitas danças, comidas típicas e fogueiras.



2) Qual é o nome da dança folclórica típica do Rio Grande do Sul?

a) Samba

b) Forró

c) Frevo

d) Chula


Resposta correta: d) Chula. A chula é uma dança típica do Rio Grande do Sul, em que os dançarinos competem em improvisação de passos e acrobacias.



3) Qual é o nome do instrumento musical típico da cultura afro-brasileira?

a) Violão

b) Cavaquinho

c) Atabaque

d) Trompete


Resposta correta: c) Atabaque. O atabaque é um instrumento de percussão de origem africana, utilizado nas religiões afro-brasileiras como o candomblé e a umbanda.


4) Qual é o nome do prato típico da culinária baiana?

a) Feijoada

b) Acarajé

c) Churrasco

d) Moqueca


Resposta correta: b) Acarajé. O acarajé é um bolinho frito feito com massa de feijão-fradinho e recheado com vatapá, caruru e camarão seco, típico da culinária baiana.


5) Qual é o nome da festa popular que celebra a colheita do milho?

a) Festa da Uva

b) Festa do Peão de Boiadeiro

c) Festa do Divino

d) Festa do Milho


Resposta correta: d) Festa do Milho. Essa festa é comum em diversas regiões do país, mas principalmente no interior, e celebra a colheita do milho com muita comida típica, música e dança.


6) Qual é o nome da dança típica da cultura gaúcha?

a) Samba

b) Forró

c) Frevo

d) Gaúcha


Resposta correta: d) Gaúcha. A dança gaúcha é uma manifestação cultural típica do Rio Grande do Sul, com muitos passos e movimentos que remetem à lida do campo.


7) Qual é o nome da festa popular que celebra a chegada da primavera?

a) Carnaval

b) Festa do Divino

c) Festa de São João

d) Festa da Primavera


Resposta correta: d) Festa da Primavera. Essa festa é comum em diversas cidades do país, e celebra a chegada da estação das flores com muita música, dança e decoração temática.


8) Qual é o nome da religião de matriz africana mais praticada no Brasil?

a) Catolicismo

b) Protestantismo

c) Espiritismo

d) Candomblé


Resposta correta: d) Candomblé. O candomblé é uma religião de matriz africana que tem forte presença no Brasil, principalmente na região Nordeste.


9) Qual é o nome do artista brasileiro mais famoso do movimento modernista?

a) Cândido Portinari

b) Tarsila do Amaral

c) Anita Malfatti

d) Lasar Segall


Resposta correta: b) Tarsila do Amaral. Tarsila do Amaral é considerada a artista brasileira mais famosa do movimento modernista, com obras como "Abaporu" e "Operários".


10) Qual é o nome do escritor brasileiro que escreveu "Grande Sertão: Veredas"?

a) Machado de Assis

b) Guimarães Rosa

c) Carlos Drummond de Andrade

d) Monteiro Lobato


Resposta correta: b) Guimarães Rosa. João Guimarães Rosa é um dos maiores escritores brasileiros do século XX, e "Grande Sertão: Veredas" é um de seus livros mais famosos, com uma linguagem poética e uma história que se passa no sertão mineiro.


É fundamental que o aluno estude através de boas apostilas para aumentar ainda mais seus conhecimentos. Se você se saiu bem nas questões acima, então está pronto para fazer a prova do Enem. Por outro lado, estude bastante e tente resolver novamente as questões para aprimorar ainda mais seus conhecimentos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões sobre termo integrante da oração – voz passiva e ativa.

Questões sobre a formação do território brasileiro

Continente americano: Clima e vegetação - Questões