Material completo para o Enem

terça-feira, 22 de março de 2011

Questões menores e diferentes costumam serem as corretas

Em concurso público para fazer uma prova de múltipla escolha os elaboradores estão sempre usando de esperteza para se livrar daqueles que tem um dom de descobrir a resposta certa por desconfiar de algo errado. Na questão abaixo um pequeno detalhe acabou revelando a resposta correta, mas para os que costumam assinalar sem saber a resposta pode ser um perigo. Veja:

Nesta seleção de palavras, leitura, sedução, mundo, temos:
a) Dois substantivos concretos, um substantivo próprio.
b) Dois substantivos abstratos, um concreto.
c) Dois substantivos coletivos, um substantivo abstrato.
d) Dois substantivos simples, um substantivo derivado.
e) Os três substantivos são abstratos.

Analisando a questão podemos eliminar o ultimo quesito (E), pois costumeiramente a resposta costuma se repetir parcialmente entre os quesitos errados. Olhando detalhadamente dá para classificar como a alternativa (B) a correta, pois ela tenta enganar o candidato quando oculta a palavra SUBSTANTIVO (um substantivo concreto). Quem elaborou a questão queria confundir o candidato fazendo-o pensar que a questão possa está errada pela faltar a palavra “substantivo”. A resposta correta realmente é a (B), pois leitura e sedução são substantivos abstratos e mundo concreto, mas para quem não sabe da resposta pode usar a “técnica das questões menores e diferentes”.

Nenhum comentário:

Seu portal das questões para concursos


Olá, você está conectado ao melhor blog de questões de concursos públicos selecionadas da internet. Fique por dentro das dicas e macetes das provas, esteja sempre na frente com conhecimentos atualizados e conquiste sua carreira de trabalho.