terça-feira, 22 de março de 2011

Coesão e coerência textual para concursos públicos

O texto deve ter suas ideias bem articuladas, ou seja, os termos da oração, bem como as palavras devem estar ligados de modo a formar uma unidade. É este nexo que torna o texto coeso, bem amarrado. A coerência só é conseguida a partir da ligação adequada entre palavras ou ideias, portanto a coerência é resultado do uso correto dos elementos de coesão.
Coerência é uma relação de sentido, ou seja, é uma relação harmônica das partes ou ideias do texto, que formam uma unidade.
São os recursos vocabulares, sintáticos e semânticos que garantem a coesão textual. Eles servem para ligar palavras, retomar ideias ou substituir vocabulários já citados no texto. Os principais elementos de coesão são: conjunções, preposições, pronomes, advérbios, palavras ou locuções denotativas.
Essas dão as dicas de coesão e coerência para quem vai fazer uma prova de concurso e resolver questões de interpretação de texto.

Nenhum comentário:

Seu portal das questões para concursos


Olá, você está conectado ao melhor blog de questões de concursos públicos selecionadas da internet. Fique por dentro das dicas e macetes das provas, esteja sempre na frente com conhecimentos atualizados e conquiste sua carreira de trabalho.