Como fechar uma prova de concurso público

Geralmente as provas de concurso público são elaboradas com o único propósito de eliminar o candidato. O examinador, ou seja, o responsável pela elaboração da prova sabe que precisa elaborar questões que possam confundir o candidato. Existem alguns segredos que pode ajudar o candidato a fechar uma prova de concurso público, mas não é tão simples assim. Nem pense que se não estudar você vai ter muitas chances de fechar uma prova. Infelizmente não tem outro jeito de responder questões em concurso a não ser estudando, mas algumas técnicas podem lhe ajudar na hora de responder uma questão, veja algumas delas:
- Estudar muito e detalhadamente, passo-a-passo. Quanto mais informação você tiver maiores as chances de excluir quesitos e encontrar a resposta correta ou simplesmente aumentar a probabilidade de acerto.
- Em uma questão que pede para assinalar a CORRETA fique atento e saiba que a maioria está incorreta, assim fica fácil encontrar absurdos que provavelmente não é a resposta.
- As cascas de bananas que costumam aparecer em prova de concurso têm como sua resposta falsa geralmente a letra “a”, então cuidado com a letra a, veja como os examinadores fazem:
Eles colocam, por exemplo, a questão de número 15 bem fácil para que todos saibam responder e coloca como resposta a letra “a”, na sequência ele elabora a questão de número 16 com uma pegadinha que se o candidato estiver distraído vai assinalar a letra “a”. ( Eu fiz uma postagem anterior a está mostrando como funciona uma pegadinha em concurso.)
- Chutar nem sempre é correto, pois as chances de acerto é de 20%, em uma prova de 40 questões 8 você poderá acertar chutando. Porem é importante conhecer como são elaboradas as provas de concurso para aumentar essas chances de acertos. Baixe muitas provas de concurso anteriores e começa a responder as questões depois tente perceber qual a intensão do examinar quando elabora uma questão. Existe uma porcentagem de questão que são consideradas as vilãs dos candidatos, elas são eliminadoras e elaboradas com um simples proposito de selecionar os mais atentos.
- É no enunciado que se encontra o segredo das questões eliminadoras. Algumas palavras como INCORRETO, NÃO, RESPECTIVAMENTE, etc. são responsáveis pelo erro do candidato. Às vezes o camarada estuda há meses e na hora da prova acaba não percebendo a intensão dessas palavras no enunciado.
- A calma é um fator crucial para quem deseja fazer uma boa prova. Lembre-se que se você estudou muito e sabe muitas técnicas da elaboração de uma prova, então fique tranquilo que suas chances são enormes, podendo até fechar uma prova.
- Não se preocupe em responder todas as questões de uma prova, pois é raro encontrar concursos onde muitos candidatos fecharam uma prova. A minoria chega apenas perto de fechar uma prova, mas não consegue.
- Muitos acreditam que contar o numero de letras das questões que conseguiu responder pode ajudar, ou seja, vamos supor que você tenha conseguido responder 36 de uma prova com 40 questões e descobre que a letra que menos saiu foi a “c”, então você acredita que das 4 questões que sobram pode conter a letra “c” como resposta. Essa teoria se baseia na ideia que o numero de respostas tende a se equilibrar, o que não é verdade. Não aconselho a ninguém usar essa técnica, mas caso for usar assinale a letra que mais apareceu assim suas chances serão maiores para acertar pelo menos uma questão.
- Em resumo tem como fechar uma prova facilmente em concurso público, mas é uma tarefa árdua e que exige muita atenção e técnicas. Conhecer como as questões são elaboradas pode colocar você nas melhores posições ou até mesmo em primeiro lugar em um concurso público. Boa sorte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões sobre termo integrante da oração – voz passiva e ativa.

Questões sobre a formação do território brasileiro

Continente americano: Clima e vegetação - Questões