Material completo para o Enem

segunda-feira, 21 de março de 2011

Como fechar uma prova de concurso público

Geralmente as provas de concurso público são elaboradas com o único propósito de eliminar o candidato. O examinador, ou seja, o responsável pela elaboração da prova sabe que precisa elaborar questões que possam confundir o candidato. Existem alguns segredos que pode ajudar o candidato a fechar uma prova de concurso público, mas não é tão simples assim. Nem pense que se não estudar você vai ter muitas chances de fechar uma prova. Infelizmente não tem outro jeito de responder questões em concurso a não ser estudando, mas algumas técnicas podem lhe ajudar na hora de responder uma questão, veja algumas delas:
- Estudar muito e detalhadamente, passo-a-passo. Quanto mais informação você tiver maiores as chances de excluir quesitos e encontrar a resposta correta ou simplesmente aumentar a probabilidade de acerto.
- Em uma questão que pede para assinalar a CORRETA fique atento e saiba que a maioria está incorreta, assim fica fácil encontrar absurdos que provavelmente não é a resposta.
- As cascas de bananas que costumam aparecer em prova de concurso têm como sua resposta falsa geralmente a letra “a”, então cuidado com a letra a, veja como os examinadores fazem:
Eles colocam, por exemplo, a questão de número 15 bem fácil para que todos saibam responder e coloca como resposta a letra “a”, na sequência ele elabora a questão de número 16 com uma pegadinha que se o candidato estiver distraído vai assinalar a letra “a”. ( Eu fiz uma postagem anterior a está mostrando como funciona uma pegadinha em concurso.)
- Chutar nem sempre é correto, pois as chances de acerto é de 20%, em uma prova de 40 questões 8 você poderá acertar chutando. Porem é importante conhecer como são elaboradas as provas de concurso para aumentar essas chances de acertos. Baixe muitas provas de concurso anteriores e começa a responder as questões depois tente perceber qual a intensão do examinar quando elabora uma questão. Existe uma porcentagem de questão que são consideradas as vilãs dos candidatos, elas são eliminadoras e elaboradas com um simples proposito de selecionar os mais atentos.
- É no enunciado que se encontra o segredo das questões eliminadoras. Algumas palavras como INCORRETO, NÃO, RESPECTIVAMENTE, etc. são responsáveis pelo erro do candidato. Às vezes o camarada estuda há meses e na hora da prova acaba não percebendo a intensão dessas palavras no enunciado.
- A calma é um fator crucial para quem deseja fazer uma boa prova. Lembre-se que se você estudou muito e sabe muitas técnicas da elaboração de uma prova, então fique tranquilo que suas chances são enormes, podendo até fechar uma prova.
- Não se preocupe em responder todas as questões de uma prova, pois é raro encontrar concursos onde muitos candidatos fecharam uma prova. A minoria chega apenas perto de fechar uma prova, mas não consegue.
- Muitos acreditam que contar o numero de letras das questões que conseguiu responder pode ajudar, ou seja, vamos supor que você tenha conseguido responder 36 de uma prova com 40 questões e descobre que a letra que menos saiu foi a “c”, então você acredita que das 4 questões que sobram pode conter a letra “c” como resposta. Essa teoria se baseia na ideia que o numero de respostas tende a se equilibrar, o que não é verdade. Não aconselho a ninguém usar essa técnica, mas caso for usar assinale a letra que mais apareceu assim suas chances serão maiores para acertar pelo menos uma questão.
- Em resumo tem como fechar uma prova facilmente em concurso público, mas é uma tarefa árdua e que exige muita atenção e técnicas. Conhecer como as questões são elaboradas pode colocar você nas melhores posições ou até mesmo em primeiro lugar em um concurso público. Boa sorte.

Nenhum comentário:

Seu portal das questões para concursos


Olá, você está conectado ao melhor blog de questões de concursos públicos selecionadas da internet. Fique por dentro das dicas e macetes das provas, esteja sempre na frente com conhecimentos atualizados e conquiste sua carreira de trabalho.