Como foi inventado o número?

A invenção do número não aconteceu de repente nem foi uma única pessoa responsável por ela. Na verdade, o número surgiu da necessidade que as pessoas tinham de contar objetos e animais.
Durante a pré-história, os homens utilizavam pedras, nós de cordas e os próprios dedos para contar.
Foi assim, contando objetos com outros objetos, que a humanidade começou a formar o conceito de números. Para o homem primitivo, o número cinco, por exemplo, estaria sempre ligado a algo concreto: cinco dedos, cinco vasos etc.
Com os avanços que marcaram o fim da Pré-história, a quantidade de objetos de uma coleção passou a ser representada por desenhos (simbolos). Eles foram criados por estudiosos do Antigo Egito para realizar cálculos rápidos e precisos. Esse fato foi fundamental para o desenvolvimento da matemática.
Depois dos egípcios, outros povos também criaram o seu próprio sistema de numeração, mas somente por volta do século III A.C começou a se formar um sistema numérico mais prático e eficiente que todos os outros já criados até então; o sistema de numeração romana, em que eram utilizadas as letras do alfabeto para representar os números. Esse sistema foi adotado por muitas nações.
Os hindus tinham os seus próprios métodos de cálculos, que eram realizados por meio de apenas nove sinais.
A referência a nove, e não a dez símbolos, significa que o passo mais importante dos hindus para forma o seu sistema de numeração – a inveção do zero – ainda não havia chegado ao Ocidente.
Ao longo dos anos, os símbolos hindus foram sendo alterados e levados a toda a Europa por meio dos árabes. Com o livro de Al-Khowarizmi, o mais brilhante matemático árabe de todos os tempos, os símbolos 0 – 1 – 2 – 3 – 4 – 5 – 6 – 7 – 8 – 9 ficaram conhecidos no mundo todo como a anotação de Al-Khowarizmi e hoje como algarismo indo-arábicos.
Até hoje os números estão presente em nosso dia-a-dia e, sobretudo nas provas de concursos e vestibulares. Os avanços não pararam por aí e muitas descobertas foram feitas a partir desses simbolos matemáticos que até hoje existe. São eles responsáveis por todo cálculo matemático existente. Usamos esses símbolos para resolver questões complexa de matemática para nos ajudar em várias situações. Agora você sabe como foi inventado o número e toda sua história e entende o quanto ele é importante para a humanidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões sobre termo integrante da oração – voz passiva e ativa.

Questões sobre a formação do território brasileiro

Continente americano: Clima e vegetação - Questões