Prova de Biologia

Prova de Biologia com gabarito para o Enem


Acredito que você esteja achando que está pronto para a prova do Enem, então não perca seu tempo para fazer uma pequena avaliação do que você já aprendeu em biologia resolvendo as questões na prova de biologia a seguir. Nesta prova de biologia você encontrará dez questões de biologia que costuma cair em vestibular e no Enem. Aproveite para avaliar seus conhecimentos em biologia e tirar suas principais dúvidas em temas atuais de biologia para o Enem. confira o gabarito da prova de biologia logo abaixo das questões.

____

Prova de biologia:

1)Apesar de muito fina, cerca de 5nm de espessura, a membrana plasmática é extremamente complexa e versátil, desempenhando papel fundamental na vida da célula. Sobre a permeabilidade da membrana plasmática, é correto afirmar, exceto:
a)A entrada de substâncias na célula é denominada endocitose.
b)Segundo o modelo do mosaico fluido, os fosfolipídios e as proteínas mergulhadas na membrana apresentam mecanismos de movimentos entre si, o que pode ajudar no transporte de substâncias para dentro da célula.
c)Uma célula animal isotônica, quando posta em um meio hipertônico, tornar-se-á crenada.
d)Uma célula vegetal isotônica, quando posta em um meio hipotônico, tornar-se-á de plasmolisada.
e)O bombeamento de íons para dentro da célula não consome energia, um exemplo clássico é a bomba de Na+ e K+. A manutenção desses íons dentro e fora da célula gera um potencial elétrico que deixa a porção externa da membrana totalmente eletronegativa.

 

2)Muitos pesquisadores procuram a existência de vida em outros planetas a partir da existência de água. Das alternativas abaixo, marque aquela que não representa uma caracterização importante ou apresenta uma propriedade da água incoerente para a manutenção da via.
a)A molécula da água é polar e, de acordo com a disposição dos átomos de hirogênio e oxigênio, adquire uma geometria angular.
b)A partir da polariade, as moléculas de água unem-se umas às outras por meio de ligações especiais denominadas pontes de hirogênio.
c)A ocorrência do evento citado na letra b determina a força de adesão, que junto com a coesão determinam a capilariade.
d)A tensão superficialda água aparece por conta da coesão.
e)Apresentando alto calor específico, a água se torna importante para o corpo quando se observa variações bruscas de temperatura.

 

3)Em uma determinada escola estadual, após um dia de aula e pesquisas, os alunos se preparam para o almoço. Na cantina, estavam servindo: arroz com ervilhas; feijão com jerimum; salada de pepino, tomate cebola e alface; bife ao molho; purê de batata inglesa; suco de laranja; suco de melancia. Para a sobremesa, pudim de morango com ameixa em caldas. Após o saboroso momento de degustação dos deliciosos pratos, alguns alunos resolveram brincar, citando informações botânicas.

I - Para a preparação de um dos sucos utilizou-se frutos do tipo drupa.
II - Tomate, pepino e jerimum são frutos verdadeiros.
III - Para a preparação do purê, utilizou-se uma raiz.

Está(o) coreta(s):
a)Apenas a afirmação II.
b)Apenas as afirmações II e III.
c)Apenas as afirmações I e III.
d)Todas.
e)Nenhuma.

 

4)As organelas citoplasmáticas desempenham nas células importantes funções. Sobre este tema, marque a alternativa correta.
a)O complexo de Golgi, que é mais desenvolvido em células secretoras, é responsável pela modificação e eliminação de secreções.
b)Os lisossomos ricos em enzimas hidrolíticas atuam na biossíntese de macromoléculas, contribuindo para a renovação do material citoplasmático.
c)O retículo endoplasmático liso participa da síntese de proteínas por estar recoberto de ribossomos, além de atuar na degradação do álcool ingerido em bebidas.
d)O retículo endoplasmático rugoso é muito desenvolvido em células com função secretora, como, por exemplo, no tecido adiposo e nos rins.
e)Os peroxissomos atuam sobre os lipídios, convertendo-os em açúcares, processo fundamental para a construção da membrana plasmática.

 

5)Segundo Sottoriva (2006), os processos enzimáticos correspondem a uma das mais recentes tecnologias para o tratamento biológico de efluentes. Um dos micro-organismo que têm chamado muito a atenção dos pesquisadores é o fungo de decomposição branca, Phanaerochaete chysosporium, isolado no início da década de 70. O interesse por esse fungo se deve principalmente à característica de:
a)Degradação de compostos de baixa massa molar.
b)Degradação de compostos de alta massa molar.
c)Degradação de compostos inorgânicos.
d)Degradação de compostos tóxicos.
e)Degradação de compostos semi-inorgânicos.

 

6)Em relação à Capacidade de Carga temos:

I. Capacidade de Carga pode ser definida pelo número de indivíduos de uma determinada espécie que os recursos de um ambiente podem suportar.
II. Se os predadores são eliminados, as populações de suas presas podem aumentar até a ponto de atingir a capacidade de carga ou além dela, de tal forma que os recursos cruciais são insuficientes e o ambiente pode entrar em colapso.
III. A densidade de uma população é muitas vezes superior à capacidade de carga quando ela é limitada pelos predadores.
IV. Os predadores muitas vezes reduzem fortemente a densidade das suas presas e podem até mesmo eliminar algumas espécies de certos hábitats.
a)Apenas as assertivas II e III estão corretas.
b)Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.
c)Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.
d)Apenas as assertivas I e II estão corretas.
e)Todas as assertivas estão corretas.

 

7)O coração humano apresenta uma série de peculiaridades para que a circulação sanguínea se dê de forma eficiente.

Assinale a opção que apresenta a aifrmativa correta em relação a estas características.
a)O sangue oxigenado nos pulmões entra no coração pela veia pulmonar, e o sangue rico em gás carbônico entra nos pulmões pela artéria pulmonar.
b)A musculatura mais espessa do ventrículo esquerdo é necessária para aumentar a pressão do sangue venoso.
c)As paredes internas do coração permitem uma certa taxa de difusão de gases, o que faz com que esse órgão seja oxigenado durante a passagem do sangue por ele.
d)As válvulas do coração têm por função permitir o refluxo do sangue para a cavidade anterior durante o processo de diástole.
e)A separação das cavidades do coração impede o maior controle do volume sanguíneo.

 

8)Em relação ao volume sanguíneo, podemos afirmar que as hemácias constituem em um homem adulto, cerca de:
a)10% do volume total.
b)43% do volume total.
c)50% do volume líquido.
d)15% do volume total.

 

9)Sobre a fisiologia dos vegetais, leia com atenção as afirmativas abaixo:
(I) A via fotossintética C4 é um mecanismo concentrador de CO2 em resposta à aridez de ambientes terrestres e à limitação na disponibilidade de CO2 em ambientes aquáticos. As plantas C4 são caracterizadas pela fixação maciça de CO2 no período noturno.
(II) Os caules verdes, suculentos, que apresentam estrutura primária, fazem trocas gasosas com o meio através da epiderme, enquanto naqueles com crescimento secundário geralmente o O2 é proveniente das folhas.
(III) As auxinas podem agir como indutores ou inibidores do crescimento, dependendo de sua concentração em um determinado órgão.
(IV) Nas plantas superiores, os principais sítios de biossíntese de citocininas são as sementes, frutos em desenvolvimento e tecidos vegetativos de crescimento rápido.
Estão INCORRETAS as alternativas:
a)II e IV, apenas.
b)I, II e III, apenas.
c)I, II e IV, apenas.
d)III e IV, apenas.
e)I e IV, apenas.

 

10)Todos os seres vivos precisam de energia para produzir as substâncias necessárias à manutenção da vida e à reprodução. Sobre esse aspecto Assinale a alternativa incorreta.
a)Teia alimentar é o resultado é que as cadeias alimentares se cruzam na natureza.
b)O açúcar produzido pela fotossíntese recebe o nome de glicose. Quando essa glicose é produzida em excesso ela é armazenada pela planta na forma de amido.
c)Nas teias alimentares, um mesmo animal não pode ocupar papéis diferentes, dependendo da cadeia envolvida.
d)Os Consumidores ingerem outros organismos, podendo ser de 1.ª ordem, de 2.ª ordem.
e)As plantas nunca mudam o seu papel: são sempre produtores. E todos os produtores e consumidores, estão ligados aos decompositores, que permitem a reciclagem da matéria orgânica no ambiente.


......

Gabarito da prova de biologia:
1.e - 2.c - 3.a - 4.a - 5.b - 6.c - 7.a - 8.b - 9.e - 10.c

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões sobre termo integrante da oração – voz passiva e ativa.

Continente americano: Clima e vegetação - Questões

Questões sobre a formação do território brasileiro