Material completo para o Enem

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Exercícios de física com respostas em um gabarito

Exercícios de física cobrado em vestibulares e Enem com respostas


Tem muitos candidatos a vestibular e Enem que já estudaram bastante e quer fazer uma avaliação online do que já estudou, então preparamos um simulado com exercícios de física que são cobrado em vestibulares e no Enem que ajudará a todos a fazer uma avaliação e ainda tirar dúvidas de temas de físicas atualizados que pode cair na prova do Enem. São exercícios de física com resposta que te ajudará nos estudos e a se preparar melhor para a prova. Fique atento para o melhor conteúdo de física para o Enem e resolva os exercícios de física a seguir para saber se está pronto para o Enem.

....


Exercícios de física com respostas:

1)O cientista italiano Galileu Galilei (1564/1642) descobriu que todos os corpos caem com a mesma aceleração. Foi ele o primeiro a determinar o valor da aceleração da gravidade (g). Sem um apoio, todos os corpos caem, porque a Terra os puxa para baixo. Todos eles são igualmente acelerados, o que significa que todos os corpos caem com a mesma aceleração. Diz-se que um corpo está em queda livre quando ele é simplesmente abandonado de uma determinada altura sem que seja atribuída a ele nenhuma força para iniciar seu movimento. Então, sabendo que a aceleração da gravidade é de 9,8 m/s2 vamos admitir: Se do alto de um prédio em construção cair um tijolo que leva 6 segundos para chegar ao solo, qual será a altura do prédio?
a)205 m
b)88,2 m
c)117,6 m
d)176,4 m
e)147 m

 

2)Considerando um transformador ideal, sendo “K” a relação de transformação (N1/N2) do número de espiras do primário (N1) em relação ao número de espiras do secundário (N2), tendo 100 espiras no primário e 10 espiras no secundário, uma tensão no primário de 110V e uma corrente nominal no secundário de 1 A, responda: a potência de entrada é igual à potência de saída? Qual(is) é(são) esses valor(es)? Classifique (em função do “K”) como abaixador, elevador ou isolador de tensão:
a)A potência de entrada é igual, seu valor é de 110W, sendo um elevador de tensão.
b)A potência de entrada é diferente, seu valor na entrada é de 110W, seu valor de saída é de 100W, sendo um abaixador de tensão.
c)A potência de entrada é diferente, seu valor na entrada é de 11W, seu valor de saída é de 10W, sendo um elevador de tensão.
d)A potência de entrada é igual, seu valor é de 11W, sendo um abaixador de tensão.
e)A potência de entrada é igual, seu valor é de 11W, sendo um isolador de tensão.

 

3)Com respeito à configuração emissor comum de transistores (em relação às demais configurações), qual das alternativas melhor se adapta respectivamente aos três parâmetros: Impedância de Saída, Ganho de Tensão e Ganho de Potência?
a)Alto(a); baixo(a); baixo(a).
b)Baixo(a); alto(a); alto(a).
c)Alto(a); alto(a); baixo(a).
d)Alto(a); baixo(a); alto(a).
e)Alto(a); alto(a); alto(a).

 

4)O descolamento da camada limite
a)gera um arrasto de pressão.
b)dá início ao fenômeno do estol.
c)não depende do número de Reynolds.
d)é provocado pelo gradiente de pressão.
e)Nenhuma das alternativas acima

 

5)Segundo o teorema de Kutta-Joukowsky, a sustentação depende diretamente do (a)
a)quadrado da velocidade.
b)circulação do escoamento.
c)coeficiente de sustentação.
d)vento relativo e do coeficiente de sustentação.
e)Nenhuma das alternativas acima

 

6)Assinale a opção que indica o nome de uma máquina síncrona.
a)gerador CA utilizado para gerar eletricidade em usina hidrelétrica de grande porte
b)motor universal utilizado para furadeira
c)motor para acionamento de elevadores
d)motor CC com excitação de campo composta

 

7)De acordo com a NBR 5410 e pelas dimensões dos banheiros, a eles foram atribuídas 100 VA de carga de iluminação. Nesse caso, para a sala de visitas, a carga de iluminação deve ser de
a)500 VA
b)400 VA
c)200 VA
d)1000 VA
e)2000 VA

 

8)Indique a alternativa ERRADA a respeito dos condutores:
a)Condutores são elementos constituídos de materiais que possuem elétrons livres;
b)Dois exemplos de bons condutores são o cobre e o ouro;
c)Existem no mercado elementos denominados condutores ideais, os quais não oferecem nenhuma resistência à passagem de corrente elétrica;
d)O ar úmido pode se constituir num condutor dependendo da DDP a que ele é submetido.

 

9)A temperatura Q de um ferro elétrico, após ter sido desligado, varia com o tempo t, segundo o modelo matemático Q(t) = 800 - 10t² , onde Q é dado em graus Celsius e t em minutos, até atingir a temperatura ambiente. Nestas condições, o tempo necessário e suficiente para que a temperatura do referido ferro atinja 20% de sua temperatura inicial, é:
a)64 minutos
b)30 minutos
c)8 minutos
d)9 minutos
e)4minutos

 

10)Um corpo apresenta 80N de peso aparente quando mergulhado totalmente na água. Se o peso real desse corpo vale 120N, então sua densidade em kg/l, é igual a

Dado: densidade da água igual a 1kg/l.
a)3,0
b)0,3
c)0,03
d)0,003




.....

Respostas dos exercícios de física:
1.d - 2.d - 3.e - 4.a - 5.b - 6.a - 7.d - 8.c - 9.c - 10.a

Nenhum comentário:

Seu portal das questões para concursos


Olá, você está conectado ao melhor blog de questões de concursos públicos selecionadas da internet. Fique por dentro das dicas e macetes das provas, esteja sempre na frente com conhecimentos atualizados e conquiste sua carreira de trabalho.