Exercícios de biologia com gabarito

Exercícios completos de biologia com respostas em um gabarito


Não deixe de aproveitar para se avaliar tentando resolver os exercícios de biologia a seguir. São exercícios de biologia voltado para quem está se preparando para a prova do Enem ou vestibular. Temas importantes e atuais em um exercícios de biologia que ajudará a todos os alunos do nível médio e candidatos a vestibular ou Enem. Se você acha que estudou o suficiente para o Enem, então aproveite para fazer uma avaliação do que já aprendeu em biologia tentando solucionar o exercício de biologia a seguir. Todos os exercícios de biologia contem suas respectivas respostas em um gabarito.

---


Exercícios de biologia com gabarito:



1)As organelas citoplasmáticas desempenham nas células importantes funções. Sobre este tema, marque a alternativa correta.
a)O complexo de Golgi, que é mais desenvolvido em células secretoras, é responsável pela modificação e eliminação de secreções.
b)Os lisossomos ricos em enzimas hidrolíticas atuam na biossíntese de macromoléculas, contribuindo para a renovação do material citoplasmático.
c)O retículo endoplasmático liso participa da síntese de proteínas por estar recoberto de ribossomos, além de atuar na degradação do álcool ingerido em bebidas.
d)O retículo endoplasmático rugoso é muito desenvolvido em células com função secretora, como, por exemplo, no tecido adiposo e nos rins.
e)Os peroxissomos atuam sobre os lipídios, convertendo-os em açúcares, processo fundamental para a construção da membrana plasmática.

 

2)É senso comum: A Amazônia é o pulmão do planeta Terra. Mas será realmente verdade?
A Amazônia pode ser considerada muita coisa: o ar condicionado mundial, local com grande banco genético, ecossistema rico em biodiversidade. Porém, não é o pulmão do mundo! Para saber quem é o pulmão do mundo precisamos entender o que há na água dos oceanos. Nela existem muitos seres vivos bem pequenos que são de suma importância para as vidas marinha e terrestre. São o plâncton. O plâncton pode ser dividido em fitoplâncton e zooplâncton. O fitoplâncton realiza a fotossíntese tal qual conhecemos: eles absorvem o gás carbônico dissolvido na água e liberam o oxigênio. Mas nem todo o oxigênio é usado pelos seres vivos que vivem no mar. Essa “sobra” é usada por todos os seres vivos, inclusive nós, seres humanos, quando respiramos, queimamos plantações ou mesmo andamos de carro. Acontece que com o aquecimento global, que o homem está produzindo, a água dos oceanos está aquecendo e os plânctons morrendo. E, com isso, o fitoplâncton, que produz mais de 50% do nosso oxigênio, está acabando.
Baseado em http://crispassinato.wordpress.com /2008/10/04/oxigenio-e-o-plancton/

Considerando o texto acima e seu conhecimento sobre as algas, assinale a alternativa CORRETA:
a)As marés vermelhas são criadas principalmente por crescimento demasiado de espécies de Rhodophyta.
b)Bacillariophyta e Chlorophyta estão entre as principais algas dulcícolas, enquanto Bacillariophyta e Euglenídios estão entre as principais em ambientes marinhos.
c)A frústula das diatomáceas, feitas de vidro biológico, dificultam as trocas com o meio, por isso elas têm crescimento lento e fazem pouca fotossíntese.
d)A assembleia de espécies observada no fitoplâncton pode ser indicativo da presença de poluentes ou da qualidade ambiental.
e)Por fazerem parte do fitoplâncton, as algas alimentam-se autotroficamente, nunca ingerindo outros seres vivos heterotroficamente.

 

3)A nomenclatura adotada pelos zoologistas para nomear os seres vivos, sejam animais ou vegetais, é baseada no método desenvolvido por Carolus Linnaeus e é denominado como binomial e latinizado.

Assinale a alternativa CORRETA em relação à grafia do nome científico das espécies:
a)O gênero é escrito com letra maiuscula e a espécie com letra minúscula.
b)Ambos são escritos com letra minúscula.
c)O gênero é escrito com letra minúscula e a espécie com letra maiuscula.
d)Ambos são escritos com letra maiuscula.

 

4)Com relação à coleta da secreção vaginal nas mulheres para o exame parasitológico, assinale a alternativa INCORRETA:
a)As mulheres não deverão realizar a higiene vaginal, durante um período de 18 a 24 horas antes da colheita do material
b)O material é usualmente colhido na vagina com swab de algodão não absorvente, com auxílio de uma espátula não lubrificada.
c)Deverão ser colhidos, sempre, dois swabs de cada paciente para facilitar os exames direto e cultura.
d)O uso de medicamentos antitricomonicidas, tanto vaginais (geleias e cremes) como orais, há 15 dias não inviabiliza a positividade do exame.

 

5)A toxicidade é uma propriedade que reflete o potencial que uma substância química tem de causar um efeito danoso em um organismo vivo. Tradicionalmente, os testes de toxicidade aquática são utilizados para medir os efeitos tóxicos de substâncias particulares e de águas contaminadas, e esses dados são utilizados para comparar diferentes substâncias químicas ou a sensibilidade de diferentes organismos aquáticos a uma mesma substância. A partir dessas informações, é correto inferir que o efeito tóxico de uma substância deve ser avaliado para
a)mais de uma espécie representativa da biota aquática, de preferência para espécies que pertençam a diferentes níveis tróficos da cadeia alimentar.
b)mais de uma espécie representativa da biota aquática, de preferência para espécies que pertençam a um único nível trófico da cadeia alimentar.
c)apenas uma espécie representativa da biota aquática, de preferência pertencente a um único nível trófico da cadeia alimentar.
d)apenas uma espécie representativa da biota aquática, de preferência pertencente a diferentes níveis tróficos da cadeia alimentar.
e)todas as espécies da biota aquática.

 

6)Considerando os organismos transgênicos, julgue os itens que se seguem.

I Os organismos transgênicos são obtidos por meio de técnicas de recombinação de DNA.
II O organismo transgênico teve o material genético modificado por meio de recombinação natural.
III Para a produção de um organismo transgênico, a transferência de genes deve ocorrer entre seres da mesma espécie.
IV As plantas transgênicas são suscetíveis a herbicidas.

A quantidade de itens certos é igual a
a)1.
b)2.
c)3.
d)4.

 

7)O terremoto é um tremor no solo. Esse tremor pode ocorrer de várias maneiras, provocando desde pequenas vibrações na superfície terrestre até grandes abalos que podem causar prejuízos ao ser humano, como vimos recentemente no Haiti. Neste caso, a devastação se deu na camada da Terra denominada:
a)Crosta.
b)Magma.
c)Núcleo.
d)Manto.
e)Exosfera.

 

8)Pode-se definir pesquisa como o procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos. Desenvolve-se ao longo de um processo que envolve inúmeras fases, desde a adequada formulação do problema até a satisfatória apresentação dos resultados (GIL, A.C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2009). Sobre este assunto, assinale a afirmação INCORRETA:
a)Rigorosamente, todo o procedimento de coleta de dados depende da formulação prévia de uma hipótese. Ocorre que em muitas pesquisas as hipóteses não são explícitas.
b)Não há regras fixas acerca da elaboração de um projeto. Sua estrutura é determinada pelo tipo de problema a ser pesquisado e pelo estilo dos autores.
c)A pesquisa experimental deve necessariamente ser realizada em laboratório e apresenta as seguintes propriedades: manipulação, controle e distribuição aleatória.
d)As pesquisas classificadas, com base em seus objetivos, como explicativas têm como preocupação central identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos.
e)A pesquisa-ação é um tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e na qual os pesquisadores e os participantes estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo.

 

9)Ovogênese é uma sequência de eventos ocorridos para formar ovócitos maduros a partir de ovogonias. Considere as afirmativas que seguem e marque a alternativa correta.
a)Após a formação do ovócito primário, as células do tecido conjuntivo o envolvem compondo uma camada de células epiteliais foliculares achatadas, denominada zona pelúcida.
b)À medida que o ovócito cresce durante a puberdade, as células foliculares epiteliais vão assumindo formas de cubo e, em seguida, de coluna, formando um folículo primário.
c)Os folículos ovarianos de Graff é o local onde estão as células germinativas, que originam os gametas, e as células foliculares, responsáveis pela manutenção das células germinativas e pela produção dos hormônios sexuais femininos.
d)Na gametogênese feminina, a divisão meiótica é igual porque reparte igualmente o citoplasma entre as células-filhas. Isso permite que o óvulo formado seja bastante rico em substâncias nutritivas.
e)Na fase de proliferação as ovogônias iniciam a primeira divisão da meiose, interrompida na prófase I.

 

10)Todos os seres vivos precisam de energia para produzir as substâncias necessárias à manutenção da vida e à reprodução. Sobre esse aspecto Assinale a alternativa incorreta.
a)Teia alimentar é o resultado é que as cadeias alimentares se cruzam na natureza.
b)O açúcar produzido pela fotossíntese recebe o nome de glicose. Quando essa glicose é produzida em excesso ela é armazenada pela planta na forma de amido.
c)Nas teias alimentares, um mesmo animal não pode ocupar papéis diferentes, dependendo da cadeia envolvida.
d)Os Consumidores ingerem outros organismos, podendo ser de 1.ª ordem, de 2.ª ordem.
e)As plantas nunca mudam o seu papel: são sempre produtores. E todos os produtores e consumidores, estão ligados aos decompositores, que permitem a reciclagem da matéria orgânica no ambiente.




...



Gabarito dos exercícios de biologia:
1.a - 2.b - 3.a - 4.d - 5.a - 6.a - 7.a - 8.c - 9.c - 10.c

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões sobre termo integrante da oração – voz passiva e ativa.

Questões sobre a formação do território brasileiro

Continente americano: Clima e vegetação - Questões