Material completo para o Enem

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Exercícios de geografia com temas atuais

Exercícios de geografia com temas atualizados


Fique por dentro de  temas atuais de geografia que pode cair na prova do Enem. Resolva os exercícios de geografia com temas atualizados no simulado a seguir e confira as respostas no gabarito. Uma excelente oportunidade para quem procura exercícios de geografia com temas atuais e quer fazer uma avaliação online do que já estudou. São exercícios de geografia com assuntos que são cobrados no Enem e em vestibulares. Não perca tempo para se avaliar, comece a resolver os exercícios de geografia e veja se você está preparado para o Enem.

----


Exercícios de geografia com temas atuais:


1)O geógrafo David Harvey considera que um dos problemas geográficos consiste em esboçar uma forma de organização espacial que maximize as perspectivas das áreas menos privilegiadas, na qual as vantagens dos mais afortunados promovam o bem-estar dos menos afortunados. Recentemente, o autor declarou que

“Para mim, é muito importante afirmar que ‘direito à cidade’ não é simplesmente um direito de acesso ao que existe. É um direito de participar da construção e da reconstrução do tecido urbano, de formas mais condizentes com as necessidades da massa da população.”
HARVEY, D. Wall Street e o direito à cidade. Le Monde Diplomatique Brasil, março, 2009, p. 6.

As considerações acima remetem, explicitamente, ao conceito de:
a)justiça territorial.
b)território produtivo.
c)contraurbanização.
d)urbanismo em rede.
e)rede de solidariedade.

 

2)Faziam parte do grupo chamado Europa dos 12:
a)França / Alemanha / Turquia;
b)Reino Unido / Espanha / Portugal;
c)Espanha / Bulgária / Alemanha;
d)Romênia / Portugal / Espanha;
e)Turquia / Bulgária / França.

 

3)Analise as afirmativas abaixo sobre responsabilidade socioambiental no Brasil.

I - As estratégias devem ser baseadas em ações sociais de outros países.
II - A cultura brasileira não incentiva a valorização do tema.
III - O surgimento de entidades e órgãos relacionados ao tema denota o crescimento da sua valorização.

Está(ão) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s)
a)I
b)II
c)III
d)I e I I
e)II e III

 

4)Sobre o Município de Cupira, analise as proposições abaixo.

I. Está situado na Mesorregião do Agreste Pernambucano e faz parte da Microrregião do Brejo Pernambucano.
II. Está inserido na unidade geoambiental do Planalto da Borborema.
III. Com uma população estimada para 2008 de 22.764 habitantes e uma área de 106km², apresenta uma densidade demográfica de 106 hab/km².
IV. Está inserido nas bacias hidrográficas dos rios Una e Ipojuca, todos de regime perene.

Está CORRETO o que se afirma em:
a)I e IV.
b)I e III.
c)I e II.
d)III e IV.
e)I, II, III e IV.

 

5)Sobre as regiões geográficas do espaço pernambucano, analise as proposições abaixo.

I. O Sertão pernambucano compreende mais de sessenta por cento do território do Estado.
II. A zona da Mata é a área situada nas proximidades do sertão com clima tropical úmido.
III. O agreste compreende a porção sobre Borborema, onde há variação do clima úmido e subúmido.

Somente está CORRETO o que se afirma em
a)I.
b)II.
c)I e II.
d)I e III.
e)III.

 

6)A urbanização em larga escala, representada pela estruturação das grandes cidades, consiste em um fenômeno resultante do desenvolvimento industrial capitalista. Este processo, no final do século XIX e início do XX, através de sua etapa financeira e monopolista, proporcionou o surgimento de grandes conglomerados empresariais, dando origem às atuais metrópoles. Estas possuem funções fundamentais para a dinâmica política, econômica e social de determinadas regiões. Podem ser consideradas funções de uma metrópole:
a)As metrópoles, dentre outras, possuem a função de irradiar poder, distribuindo amplamente os benefícios do desenvolvimento capitalista para as demais regiões periféricas. Também concentram a maioria das relações de produção, nas mais variadas formas e de todos os diversos setores da economia.
b)A metrópole aparece, fundamentalmente, como centro cultural, de onde as novas tendências emergem. Dessa forma, são compostas por setores previamente arquitetados e planejados, onde a urbanização não marginaliza grande parte da população que nela habita.
c)A principal função de uma metrópole é a arregimentação e qualificação da mão de obra para o setor industrial. Além de estabelecer interlocuções sociais, equiparando as classes sociais dentro de uma concepção Neomalthusiana.
d)Dentre as funções de uma metrópole, podemos destacar a concentração de poder, onde as orientações políticas buscam por princípio a exclusão das classes menos favorecidos da sociedade. Tais políticas, favorecem o surgimento de uma estrutura política centralizada e a exploração da mão de obra barata. baseadas em concepções de Pierre Joseph Proudhon,
e)Representar um centro de gestão de território, ou seja, um centro de investimento e acumulação de capital. Local privilegiado do ciclo de reprodução do capital, onde se dá a gestão do processo de criação do valor e criação, circulação e apropriação da mais-valia em amplo espaço geográfico.

 

7)Dentre a vegetação original brasileira, aquela que foi altamente devastada ao longo da história do Brasil e que apresenta espécies tais como o Jequitibá, o Cedro e o Ipê, mostrando-se muito densa, quase impenetrável, e encontra-se exposta à ação intensa das massas de ar úmido (Massa Tropical Atlântica), além de possuir em sua fauna animais como a arara-azul e a onça-pintada, sendo inclusive retratada em um seriado televisivo “A MURALHA”, chama-se:
a)Floresta Amazônica (Floresta latifoliada tropical)
b)Mata dos Cocais (Mata de transição)
c)Mata Atlântica (Floresta fluvial)
d)Mata de Araucária (Floresta aciculifoliada)
e)Caatinga (Mata xerófila)

 

8)Ao observar as cidades abaixo descritas, apenas uma delas não está inserida na Mesorregião da Zona da Mata de Pernambuco, assinale-a:
a)Macaparana
b)Itaquitinga
c)Camutanga
d)Lagoa do Carro
e)Gravatá

 

9)O Artigo 13 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Carta Magna em vigor no Brasil, anunciou, em 5 de outubro de 1988, a criação do Estado do Tocantins, oficializada no ano seguinte. A emancipação da porção norte do território do Estado de Goiás:
a)concretizou aspirações separatistas sem fundamento histórico.
b)consolidou uma promessa de campanha do presidente José Sarney.
c)resultou na incorporação do Estado do Tocantins à Amazônia Legal.
d)N.d.a.

 

10)Assinale a alternativa que não apresenta um elemento característico dessa transformação na Amazônia Brasileira na última década:
a)a perda da importância da política ambiental na região.
b)a expansão dos chamados econegócios.
c)a migração, hoje, é, flagrantemente, intrarregional.
d)a expansão da agricultura capitalizada no uso da terra.





....

Gabarito dos exercícios de geografia com temas atualizados:
1.a - 2.b - 3.c - 4.c - 5.d - 6.e - 7.c - 8.e - 9.c - 10.a

Nenhum comentário:

Seu portal das questões para concursos


Olá, você está conectado ao melhor blog de questões de concursos públicos selecionadas da internet. Fique por dentro das dicas e macetes das provas, esteja sempre na frente com conhecimentos atualizados e conquiste sua carreira de trabalho.