Teste de história para o Enem

Exercícios em um teste de história para quem está estudando para o Enem


Muita gente que está se preparando para o Enem está buscando material de história para o Enem de qualidade, mas são poucos os sites que oferece um conteúdo completo de informações e exercícios de historia para o Enem. Hoje iremos disponibilizar alguns exercícios de história em um teste online grátis que ajudará a muitos candidatos ao Enem a tirar dúvidas sobre temas de história que cai na prova. Além disso através do teste de história para o Enem é possível fazer uma avaliação do que já aprendeu. Não perca seu tempo e comece a estudar agora resolvendo as questões de historia a seguir.

___________________
Teste de historia para o Enem

1)A respeito do período da História do Brasil conhecido como República Velha, é incorreto afirmar que:
a)O anarquismo dominou a cena do movimento operário nas primeiras décadas do século XX.
b)A imigração, a urbanização e a industrialização alteraram a realidade brasileira e trouxeram uma nova ordem de problemas.
c)Como solução para a superprodução cafeeira, o Convênio de Taubaté propôs a compra do excedente pelo governo.
d)A Revolução de 30 teve sua origem em uma dissidência oligárquica que abriu caminho para a ascensão de Getúlio Vargas ao poder.
e)No mundo rural, o avanço do capitalismo não desestruturou as formas tradicionais de organização social, propiciando o surgimento de movimentos de cunho religioso e popular.
 
 
2)O Ato Institucional n.º 5 (AI-5), de 13 de dezembro de 1968, marcou o início do período mais duro da ditadura militar (1964-1985). Editado pelo então Presidente Arthur da Costa e Silva, ele deu ao regime uma série de poderes para reprimir seus opositores.
Internet: http://www.folha.com.br (com adaptações).

Com relação ao AI-5, assinale a opção correta.
a)O instituto do habeas corpus ficou suspenso para todos os tipos de crimes.
b)O AI-5 não tinha prazo de vigência e não era uma medida excepcional transitória.
c)Apesar do endurecimento do regime, o Congresso Nacional permaneceu em funcionamento durante todo o período restante do Regime Militar.
d)O funcionamento do Supremo Tribunal Federal foi suspenso, com suas atribuições provisoriamente transferidas para o Superior Tribunal Militar.
 
 
3)Escolha uma das alternativas para completar as frases abaixo sobre o período Renascentista:

I. ______________ satirizou a Filosofia Escolástica e a Igreja nas obras Gargântua e Pantagruel.
II. O grande artista italiano______________ descobriu como deveriam funcionar o avião, o submarino, o moinho de vento, a roda d’água etc.
III. A Revolução científica e literária que se deu durante o renascimento foi chamada de _________________.
a)Miguel de Cervantes, Giotto, Estruturalismo;
b)François Rabelais, Leonardo da Vinci, Humanismo;
c)Erasmo de Roterdam, Michelangelo, Heliocentrismo;
d)Francis Bacon, Leonardo da Vinci, Humanismo.
 
 
4)Duas cidades do Piauí estiveram direta ou indiretamente ligadas tanto ao processo de independência, nesse território, como à Confederação do Equador. São elas:
a)Parnaíba e Oeiras.
b)Oeiras e Campo Maior.
c)Teresina e Oeiras.
d)Parnaíba e Teresina.
e)Campo Maior e Parnaíba.
 
 
5)Constitui-se como um dos fortes motivos para o apoio popular ao Governo Lula:
a)Plano Real.
b)Programa Fome Zero.
c)Movimento das Diretas-Já.
d)Plano Cruzado.
e)Movimento Revolucionário 8 de Outubro.
 
 
6)O Movimento Modernista, que teve como marco inicial a Semana de Arte Moderna, desejava
a)modernizar a cidade do Rio de Janeiro, incentivando a demolição de cortiços e casebres onde moravam os pobres e imigrantes.
b)aproximar a cultura brasileira da cultura norte-americana para formar um bloco cultural americano.
c)remodelar a arte brasileira, reagindo às formas tradicionais de artes plásticas e da literatura e à invasão cultural brasileira.
d)impedir a influência da cultura argentina sobre a cultura brasileira, já que o povo argentino era culturalmente mais evoluído.
e)evitar que a música e a literatura nordestina influenciassem e conquistassem um espaço na produção musical e literária do Rio de Janeiro.
 
 
7)No que consistiu a Revolta de 1790?
a)Em uma revolta dos colonizadores.
b)Em uma revolta dos colonizados.
c)Em uma revolta dos portugueses.
d)Em uma revolta dos governantes.
e)Em uma revolta dos brancos.
 
 
8)Analisando as afirmativas a seguir, podemos afirmar que:
I. O crescimento urbano trouxe também problemas sociais para Roma o desemprego era um desses e esses desempregados migraram para as cidades romanas em busca de empregos e melhores condições de vida. Com medo que pudesse ocorrer uma revolta foi criada a política do Pão e Circo.
II. O inicio do declino do Império Romano se deu após a derrota nas Guerras Púnicas (século III a.C) onde enfrentaram um exército bem preparado e com muitos recursos, o exército dos cartagineses, liderados pelo general Anibal.
III. Os Gladiadores que participavam das batalhas nas arenas ou coliseus com suas vitórias, eram considerados cidadãos romanos de prestígios assim como os generais romanos e suas conquistas militares.
a)I está correta.
b)II está correta.
c)III está correta.
d)I e II estão corretas.
e)Todas estão corretas
 
 
9)Marque a afirmativa incorreta:
a)O pensador escocês Adam Smith procurou responder às perguntas da época. Em sua obra A Riqueza das Nações que é considerado uma das obras fundadoras da ciência econômica. Ele dizia que o egoísmo é útil para a sociedade.
b)Segundo o pensamento liberal o estado deveria intervir o mínimo possível sobre a economia. Para que a economia pudesse crescer com vigor e os investimentos e o comércio seriam totalmente liberados.
c)A Revolução Industrial alterou profundamente as condições de vida do trabalhador, provocando inicialmente um intenso deslocamento da população Urbana para o Campo.
d)O processo de enriquecimento britânico adquiriu maior impulso após a Revolução Inglesa, que forneceu ao seu capitalismo a estabilidade que faltava para expandir os investimentos e ampliar os lucros.
e)Durante o início da Revolução Industrial, os operários viviam em condições horríveis se comparadas às condições dos trabalhadores do século seguinte. Moravam em cortiços eram submetidos a jornadas de trabalho de até a 80 horas por semana e o salário era medíocre.
 
 
10)A partir de 1913, por várias vezes tropas dos governos estadual e federal lançaram ataques contra redutos rebeldes no Sul do Brasil. Em setembro de 1914, uma tropa federal composta de 7 mil soldados ocupou a região. Usando armamentos pesados, os soldados tiveram de enfrentar encarniçada resistência da população local, munidos de velhas espingardas, foices e facões. Somente em janeiro de 1916, o último líder dos sertanejos foi preso findando o conflito que ficou conhecido como:
a)Revolução Federalista;
b)Guerra dos Farrapos;
c)Guerra dos Mascates;
d)Guerra do Contestado;
e)NDA.
 
_______________
Resolução do teste de história para o Enem:
1.e - 2.b - 3.b - 4.e - 5.b - 6.c - 7.b - 8.a - 9.c - 10.d

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões sobre termo integrante da oração – voz passiva e ativa.

Continente americano: Clima e vegetação - Questões

Questões sobre a formação do território brasileiro