Questões de Conhecimentos gerais e atualidades

Conhecimentos gerais e atualidades para concurso e ENEM


Fique por dentro de temas atuais e de assuntos importantes que podem cair em uma prova de concurso, vestibular ou Enem. São temas de grande repercussão muito cobrado nos editais dos principais concursos públicos. Simulado com questões de conhecimentos gerais e atualidades que te ajudará a tirar duvidas e ficar sabendo de temas que caem em prova. 10 questões de conhecimentos gerais e atualidades em um teste online grátis com gabarito logo a seguir:

________
Questões de conhecimentos gerais e atualidades 2013:

1)O caso Cesare Battisti ganhou grande repercussão na mídia nacional e internacional. O italiano é acusado, na Itália, de cometer uma série de crimes. Após passar um período na França, fugiu para o Brasil. Assinale a alternativa que aponta corretamente as posições do governo brasileiro e italiano sobre o caso.

a)Os dois governos chegaram a uma conclusão consensual sobre o caso, isto é, solicitar ao Tribunal de Haia para que esse decida o destino de Cesare Battisti.

b)Os dois governos fizeram um acordo que tem, como ponto principal, o fato de Cesare Battisti ser julgado segundo as leis brasileiras e cumprir a pena em seu país de origem, isto é, a Itália.

c)Como os dois governos não chegaram a um acordo, elegeram os Estados Unidos como mediador e, portanto, caberá ao governo norte-americano a decisão sobre o caso Cesare Battisti.

d)O governo brasileiro, por intermédio do Ministério da Justiça, concedeu a Cesare Battisti a condição de refugiado político, mas o governo italiano protestou e recorreu ao Supremo Tribunal Federal do Brasil.

e)O governo italiano concordou com a posição do governo brasileiro, mas exige que Cesare Battisti preste depoimentos para a justiça italiana e revele o nome dos companheiros que o ajudaram a cometer os crimes.
 
 
2)O gerenciamento na armazenagem é feito por meio de procedimentos que têm o propósito de garantir a guarda dos materiais confiados pela empresa. Assim, um dos parâmetros de controle para essas atividades é o(a)

a)índice de capabilidade.

b)índice de coleta de preços.

c)taxa de controle do fornecedor.

d)taxa de ociosidade.

e)quantidade de itens distribuídos.
 
 
3)Um dos sites de uma cidade turística da região sudeste informa que ela tem “365 ilhas, uma para cada dia do ano e 2000 praias a seu dispor”. Essa cidade foi manchete de todos os jornais do país no final do ano passado e começo deste ano porque a chuva causou deslizamentos de terra com muitas mortes. Noticiando a tragédia, o portal G1 informou que “além de 19 corpos encontrados na Praia do Bananal, em área ao redor da pousada Sankay, outras 11 mortes já foram confirmadas no Morro da Carioca, na região central da cidade. Segundo a nota (comunicado oficial), oito corpos já foram retirados do morro, mas três, apesar de já localizados, estão numa área de difícil acesso e só serão resgatados na manhã deste sábado (2).” O título adequado que apresenta notícia sobre a tragédia mencionada é:

a)Prefeitura de Cunha (SP) decreta estado de calamidade pública (www.estadao.com.br − 05.01.2010).

b)Chuva isola São Luiz do Paraitinga (SP) e deixa quase toda população fora de casa (Folha On-line − 02.01.2010).

c)Prefeito de Angra dos Reis (RJ) descarta sobreviventes em deslizamento em Ilha Grande (Último Segundo − 01.01.2010).

d)Requião visita cidades atingidas pelas enchentes (http://www.bemparana.com.br).

e)Vila Velha (ES): Moradores contam prejuízos após enchentes − www.mais.uol.com.br − 02/12/2008).
 
 
4)Qual dos mares abaixo está situado entre a Europa e a África?

a)Ural.

b)Bering.

c)Cáspio.

d)Mediterrâneo.

e)Mar do Norte.
 
 
5)"Se a minha Teoria da Relatividade tiver êxito, a Alemanha dirá que sou alemão e a França que sou cidadão do mundo. Se a minha teoria, porém, falhar, dirá a França que sou alemão, e a Alemanha que sou judeu." Esta frase é de:

a)Albert Einstein

b)Darwin

c)Dmitri Mendelev

d)Louis Pasteur

e)Lavosier
 
 
6)Um dos mais graves problemas que afeta a vida dos seres vivos é o aquecimento da atmosfera e dos oceanos. Assinale a alternativa que identifica uma causa desse fenômeno.

a)A reciclagem do lixo.

b)Os efeitos do Protocolo de Kioto.

c)A reutilização de matérias primas.

d)A ação de entidades conservacionistas.

e)Os gases, gerados principalmente pela indústria e pelos automóveis, causadores do “efeito estufa”
 
 
7)O conflito separatista em Timor Leste chega ao fim em ________ , com o reconhecimento da independência desta ex-colônia portuguesa pela Indonésia.

a)1995

b)1999

c)2001

d)2003

e)2007
 
 
8)A Polícia Federal deflagrou em 27 de novembro de 2009 a Operação Caixa de Pandora. Foram cumpridos 29 mandados de busca e apreensão em 16 endereços, incluindo a Câmara Legislativa e a residência oficial do governador José Roberto Arruda. O escândalo que atingiu o governo de Brasília teve como estopim a

a)declaração do vice-governador segundo a qual o governador usava o dinheiro público para aumentar o seu patrimônio pessoal.

b)compra de votos em bairros periféricos, no período eleitoral, por intermédio de lideranças políticas ligadas ao governador.

c)comprovação, por intermédio de gravações telefônicas, de conexões entre os "mensaleiros" da Câmara dos Deputados e políticos da base de sustentação do governo de Brasília.

d)exibição de uma série de vídeos que registraram cenas explícitas de arrecadação e distribuição de propinas.

e)declarações da ex-esposa do governador sobre a corrupção no governo de Brasília que teria como líder o próprio governador.
 
 
9)O termo BRIC foi criado pelo economista Jim O’Nill, em 2001, para referir-se aos quatro países que apresentarão maiores taxas de crescimento econômico até 2050.
Assinale a assertiva que aparece estes países.

a)Brasil, Rússia, Índia e Chile

b)Brasil, Rússia, Israel e China

c)Brasil, Reino Unido, Itália e Canadá

d)Brasil, Rússia, Índia e China

e)Bósnia-Herzegóvina, Reino Unido, Itália e China
 
 
10)A respeito da gripe A (H1N1), analise as afirmativas a seguir:
I. A preocupação com uma epidemia da gripe começou após mais de 50 mortes no México em 2009.
II. A gripe deixou de ser chamada "gripe suína" porque se identificou corretamente o vírus que causava a doença.
III. Com a vacinação contra a gripe iniciando-se no Brasil em 2010, a expectativa é de que mais de 90 milhões de pessoas sejam vacinadas.
Assinale

a)se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.

b)se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.

c)se todas as afirmativas estiverem corretas.

d)se nenhuma afirmativa estiver correta.

e)se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
 
 
_________________________
Gabarito das questões de conhecimentos gerais e atualidades:
1.d - 2.e - 3.c - 4.d - 5.a - 6.e - 7.b - 8.d - 9.d - 10.a

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões sobre termo integrante da oração – voz passiva e ativa.

Questões sobre a formação do território brasileiro

Continente americano: Clima e vegetação - Questões