Simulado de biologia com questões para Enem

Simulado atual de biologia com questões que vão está na prova do Enem


Atualmente muitas questões novas são elaboradas, mas nem todos elas tem um conteúdo realmente voltada para o Enem, então resolvemos disponibilizar o melhor simulado de biologia com assunto que geralmente está presente na prova do Enem, pois assim você terá uma ideia de como será a prova do Enem este ano. Um excelente simulado de biologia para o Enem com questões atuais que te ajudará a tirar todo a dúvida sobre diversas questões importantes. Aproveite para fazer uma breve avaliação do que você já aprendeu sobre química para o Enem e veja logo abaixo no gabarito se você irá ter boas chances de se dá bem na prova do Enem este ano. Se você não conseguir ter muito sucesso neste simulado de química para o Enem significa que você precisa estudar ainda mais, então a minha dica é que você adquirir um livro barato com todos os temas para o Enem com um conteúdo completo e atualizado e questões comentas e resolvidas que irão te auxiliar nos estudos:

ENEM VOLUME COMPLETO R$:80,00
ENEM VOLUME COMPLETO R$:80,00

A seguir o simulado de química para o Enem com questões atuais que vão cair na prova:

1)É o processo gradual de mudança na composição de espécies na estrutura da comunidade e nas características físicas que ocorrem em resposta a distúrbios naturais ou causados por ações humanas em uma comunidade biológica:
a)Sucessão.
b)Mutação.
c)Coevolução.
d)Irradiação adaptativa.
e)Especiação.
 
 
2)Quanto a comunidades e mutualismo, podemos afirmar:

I. A formação das comunidades é muitas vezes afetada pela competição e pelo predatismo.
II. Relações de mutualismo, quando somente uma espécie se beneficia da presença da outra, também afetam a composição das comunidades.
III. As espécies mutualistas alcançam uma maior densidade quando estão juntas, muito mais do que quando apenas uma espécie está presente.
IV. Um exemplo de mutualismo são plantas de frutos carnosos e frutas consumidas por aves, as quais dispersam as sementes das plantas e obtêm seu alimento.
a)Apenas as assertivas II e III estão corretas.
b)Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.
c)Apenas as assertivas I e II estão corretas.
d)Todas as assertivas estão corretas.
e)Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.
 
 
3)Analise as afirmativas sobre as características gerais dos peixes ósseos e assinale a alternativa CORRETA:

I. Os Actinistia, peixes que habitam águas profundas, possuem bexiga natatória repleta de gordura e com paredes ossificadas.
II. Os Teleostei possuem nadadeiras sustentadas por raios ósseos, protrusão mandibular e placas dentígeras na faringe.
III. Os Osteichthyes estão divididos em dois grandes grupos: Sarcopterygii – peixes com pulmões, e Actinopterygii – peixes com brânquias.
IV. O Aparelho de Weber dos Osthariophysi é uma estrutura formada por ossículos que conectam o nervo óptico à linha lateral e proporcionam aumento da sensibilidade visual.
a)Apenas as assertivas I e II estão corretas.
b)Apenas a assertiva I está correta.
c)Todas as assertivas estão corretas.
d)Apenas a assertiva II está correta.
e)Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
 
 
4)Marque a alternativa cujo material é indicado para o diagnóstico de infecções urinárias causadas pelo Trichomonas vaginalis, Schistosoma haematobium, Onchocerca volvulus e Wuchereria bancrofti:
a)Urina diluída.
b)Urina diluída seriadamente.
c)Sedimento urinário.
d)Raspado da mucosa profunda do trato urogenital.
 
 
5)Com relação à coleta da secreção vaginal nas mulheres para o exame parasitológico, assinale a alternativa INCORRETA:
a)As mulheres não deverão realizar a higiene vaginal, durante um período de 18 a 24 horas antes da colheita do material
b)O material é usualmente colhido na vagina com swab de algodão não absorvente, com auxílio de uma espátula não lubrificada.
c)Deverão ser colhidos, sempre, dois swabs de cada paciente para facilitar os exames direto e cultura.
d)O uso de medicamentos antitricomonicidas, tanto vaginais (geleias e cremes) como orais, há 15 dias não inviabiliza a positividade do exame.
 
 
6)O ângulo de inserção foliar regula o grau de penetração da radiação no interior da copa da planta e, consequentemente, em um dossel de uma área vegetada. De acordo com o ângulo de inserção da folha no caule, as plantas são classificadas como de inserção
a)intermediária, planófila e secundária.
b)secundária, intermediária e erectófila.
c)erectófila, secundária e paralela.
d)erectófila, planófila e intermediária.
e)planófila, secundária e paralela.
 
 
7)A determinação da idade de unidades litológicas e a reconstrução de ambientes pretéritos podem ser realizadas por meio de estudos paleontológicos. Embora a maioria dos fósseis correspondam a estruturas ósseas, insetos e outros invertebrados podem também ser encontrados, principalmente em âmbar. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
a)O âmbar é uma resina fóssil mineral.
b)Dois exemplos comuns de fósseis encontrados em âmbar são as moscas e as formigas.
c)A principal propriedade física do âmbar é a sua forte atração magnética.
d)Âmbar é típico de regiões com clima tropical.
e)Não há registro de fósseis vegetais em âmbar.
 
 
8)As aranhas são animais carnívoros, alimentando-se principalmente de insetos, como grilos e baratas. Muitas têm hábitos domiciliares e peridomiciliares. Seu corpo apresenta quatro pares de patas, um par de pedipalpos e um par de quelíceras. Nas quelíceras estão os ferrões utilizados para inoculação do veneno. Sobre as aranhas assinale a alternativa que expressa filo e a classe a que pertencem, respectivamente:
a)Platelminto e insecta.
b)Aracnida e artropoda.
c)Celenterado e hidrozoa.
d)Artrópoda e aracnida.
e)Insecta e platelminto..
 
 
9)Desde os primórdios da civilização, os homens selecionam entre as plantas e os animais aqueles que possuem as características desejadas, cultivando-as e cruzando-as, descartando as que não se adequam ao padrão exigido. Essa prática é denominada
a)clonagem.
b)engenharia genética.
c)fertilização in vitro.
d)melhoramento genético tradicional.
 
 
10)O filo Chordata constitui um grupo zoológico bastante heterogêneo, abrangendo animais adaptados à vida na água doce, na água salgada e em ambientes terrestres. Sobre este grupo, considere as afirmações:
(I) As características diferenciais e exclusivas que permitem o enquadramento de um animal no grupo dos cordados e que estão presentes pelo menos nos primeiros estágios do desenvolvimento embrionário são: notocorda, fendas branquiais e tubo nervoso dorsal.
(II) Os cordados, juntamente com dois outros filos, o Hemichordata e o Echinodermata, formam o grupo dos deuterostômios, no qual o blastóporo origina a boca.
(III) Os protocordados constituem uma subdivisão dos cordados. São pequenos animais marinhos destituídos de crânio e de coluna vertebral, cuja única estrutura esquelética de sustentação é a notocorda, que pode ou não persistir em certas espécies adultas.
(IV) Nos cefalocordados, a notocorda é verificada apenas no estágio larval, desaparecendo no estágio adulto. Nos urocordados a notocorda persiste no adulto, percorrendo longitudinalmente o corpo do animal.
Sobre o exposto, pode-se concluir que estão corretas apenas:
a)as afirmações I e III.
b)as afirmações I e II.
c)as afirmações I, II e III.
d)as afirmações II, III e IV.
e)as afirmações I, III e IV.




...........................................



________________________________________________
Gabarito do simulado de biologia para o Enem:
1.a - 2.e - 3.e - 4.c - 5.d - 6.d - 7.b - 8.d - 9.d - 10.a
________________________________________________

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões sobre termo integrante da oração – voz passiva e ativa.

Questões sobre a formação do território brasileiro

Continente americano: Clima e vegetação - Questões