Simulado de história para o Enem
Simulado de história com questões atualizada que caem no Enem
Você precisa aproveitar essa grande oportunidade de fazer uma avaliação online grátis em um simulado de história bem elaborado e voltado para a prova do Enem. São questões de história em um simulado online grátis que te ajudará a entender algumas das questões mais importantes que são cobradas no Enem. Fique atento para essa maravilhosa chance de saber se você aprendeu o suficiente para se dá bem na prova e tente resolver as questões de história neste simulado com gabarito onde você poderá conferir se teve um bom desempenho ou se precisa ainda estudar um pouco mais para a prova do Enem. A seguir um simulado de história com questões atuais que costuma cair na prova do Enem:
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1) | Analise as frases abaixo: I. Durante o período pré-colonial (1500 – 1530), os portugueses desenvolveram a atividade de exploração do pau-brasil, árvore abundante na Mata Atlântica naquele período. II. Antes da chegada dos portugueses a escravatura já era largamente praticada no Brasil. Entre as tribos indígenas. III. Capturados nas mais diversas situações, os escravos africanos provinham de lugares como Angola e Guiné. Marque a alternativa correta. | |
a) | Somente I está correta. | |
b) | Somente II está correta. | |
c) | Somente III está correta. | |
d) | I, II e III estão corretas. | |
2) | Não só de açúcar vivia a economia colonial brasileira. Além de outras atividades, a criação de gado e de muares teve grande importância nesse período da história brasileira o qual se caracterizou por: | |
a) | Ter viabilizado um dos grandes objetivos iniciais da coroa portuguesa que era conseguir povoar o interior da colônia e explorar todas as suas riquezas. | |
b) | Abrir nova perspectiva econômica com a exportação do charque, a carne seca, ao mesmo tempo que estimulou o tráfico negreiro com a demanda de mão de obra. | |
c) | Tornar-se independente de todas as outras atividades econômicas voltadas para a exportação. | |
d) | Destinar seus produtos mais para o mercado interno, em diferentes regiões da colônia. | |
e) | Gerir uma nova classe de proprietários, totalmente contrários à escravidão, que não era utilizada como mão de obra nessas atividades econômicas. | |
3) | A Constituição de 1824 estabeleceu os princípios fundamentais da organização do Estado Brasileiro. Com base nessa Constituição, o Brasil | |
a) | tornou-se uma Monarquia constitucional regida por três poderes: Conselho de Estado, Senado e Câmara dos deputados. | |
b) | passou a ter um chefe de Estado e um chefe de governo, representados, respectivamente, pelo poder executivo e pelo primeiro-ministro. | |
c) | foi dividido em vários estados e municípios, cujos governantes eram eleitos pelo voto direto dos eleitores dessas regiões. | |
d) | tornou-se um Estado Laico, em que o governo federal assegurava a liberdade de manifestação religiosa aos cidadãos. | |
e) | passou a ter um imperador que utilizava o poder moderador para exercer o controle sobre os demais poderes. | |
4) | O comandante militar Pedro Ivo foi um dos líderes de uma revolta liberal conhecida como | |
a) | Sabinada. | |
b) | Balaiada. | |
c) | Cabanagem. | |
d) | Praieira. | |
e) | Farroupilha. | |
5) | “Deus, Pátria e Família” era o lema do(a) | |
a) | Queremismo. | |
b) | Coluna Prestes. | |
c) | Coronelismo. | |
d) | Integralismo. | |
e) | Movimento Messiânico de Canudos. | |
6) | Antes mesmo da consolidação da República Brasileira, proclamada em 1889, algumas revoltas, como Canudos, Contestado e a Revolução Federalista, colocariam em cheque o projeto republicano. A respeito da Revolução Federalista, ocorrida entre 1893 e 1895, analise as seguintes afirmativas e, em seguida, marque a alternativa correta: I- nela se confrontaram os correligionários de Júlio de Castilhos, Chefe do Partido Republicano Riograndense, denominado de pica-paus ou castilhistas, e os partidários de Gaspar Silveira Martins, líder do Partido Federalista, denominados de maragatos; II- o Partido Federalista de Gaspar Silveira Martins era favorável do positivismo (viver a vida baseada nos fatos e na experiência, rejeitando tudo que é sobrenatural), do presidencialismo e da liberdade de se administrar um Estado segundo suas leis; III- iniciada no Rio Grande do Sul, a Revolução se estendeu pelos estados de Santa Catarina e do Paraná e estabeleceu vínculos com membros da Marinha que promoveram a Revolta da Chibata. Assinale a alternativa correta. | |
a) | somente a afirmativa I está correta; | |
b) | somente a afirmativa III está correta; | |
c) | somente as afirmativas I e II estão corretas. | |
d) | somente as afirmativas I e III estão corretas. | |
e) | todas as afirmativas estão corretas. | |
7) | Na criação dos Territórios Federais, criou-se o Território Federal do Rio Branco que, posteriormente, foi rebatizado, por volta de 1962, para: | |
a) | Amazonas. | |
b) | Rondônia. | |
c) | Acre. | |
d) | Roraima. | |
e) | Amapá. | |
8) | O episódio ocorrido em 05 de julho de 1922, no Rio de Janeiro conhecido como “Os 18 do Forte” marcou: | |
a) | A derrubada da estrutura econômica da República Velha. | |
b) | A criação da Ação Integralista Brasileira. | |
c) | A formação da Coluna Prestes. | |
d) | A primeira das rebeliões tenentistas a abalar o domínio oligárquico. | |
e) | A reação da Marinha brasileira ao autoritarismo do governo federal. | |
9) | A Guerra de Canudos ocorrido no sertão da Bahia, no final do século XIX, está relacionada à: | |
a) | Formação de milícias privadas que atuavam sob o comando dos poderosos locais. | |
b) | Insatisfação das camadas sociais urbanas contra os desmandos do governo federal. | |
c) | Situação de injustiças sociais e miséria das populações desfavorecidas, cujas necessidades eram esquecidas pelas autoridades. | |
d) | Firme oposição ao regime monárquico de governo. | |
e) | Ação de bandos armados que saqueavam fazendas, vilarejos e cidades, com o objetivo de vingança pessoal. | |
10) | Sobre o panorama político que marca a República Velha, marque a opção que contém a informação falsa: | |
a) | O período que vai de 1894 a 1930 foi marcado pelo governo de presidentes civis, ligados ao setor agrário. Estes políticos saiam dos seguintes partidos: Partido Republicano Paulista (PRP) e Partido Republicano Mineiro (PRM), estes dois partidos controlavam as eleições, mantendo-se no poder de maneira alternada e contavam com o apoio da elite agrária do país. | |
b) | Os primeiros compromissos do governo civil republicano visaram garantir a cooperação dos credores estrangeiros, comprometendo-se o novo regime a pagar dívidas contraídas com eles por cafeicultores brasileiros. O conhecido acordo da dívida externa - funding loan - foi pago às custas de aumento de impostos, paralisação de obras públicas e abandono da ideia de incentivo à indústria nacional, política adotada por Campos Sales. | |
c) | A política do Café com Leite foi marcada pela alternância dos presidentes entre políticos de Minas Gerais e São Paulo. Estes dois estados eram os mais ricos da nação. Saídos das elites mineiras e paulistas, os presidentes acabavam favorecendo sempre o setor agrícola, principalmente do café (mineiro) e do leite (paulista). | |
d) | A política do café-com-leite privilegiou e favoreceu o crescimento da agricultura e da pecuária na região Sudeste, mas acabou provocando um abandono das outras regiões do país. As regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste ganharam pouca atenção destes políticos e tiveram seus problemas sociais agravados | |
e) | O coronel era muito comum durante os anos iniciais da República, principalmente nas regiões do interior do Brasil. Ele era um grande fazendeiro que utilizava seu poder econômico para garantir a eleição dos candidatos que apoiava. Era usado o voto de cabresto, em que o coronel (fazendeiro) obrigava e usava até mesmo a violência para que os eleitores de seu "curral eleitoral" votassem nos candidatos apoiados por ele. | |
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Gabarito com as respostas das questões de história para o Enem do simulado acima:
1.d - 2.d - 3.e - 4.d - 5.d - 6.a - 7.d - 8.d - 9.c - 10.c
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