Questões de geografia do Enem - atuais

Prova com questões atuais de geografia para quem está estudando para o Enem


Um aluno só consegue ter um bom desempenho em uma prova se estudar diariamente, mas é importante que ele faça uma avaliação antes de realizar a prova, por isso elaboramos dez questões de geografia que podem ser tema na prova do Enem este ano. São questões atuais de geografia para o Enem em uma prova online grátis que te ajudará a avaliar seus conhecimentos e tirar algumas dúvidas sobre temas de geografia que podem está presente na prova. Tente resolver as questões de geografia a seguir e confira os resultados no gabarito logo abaixo para ver se você foi capaz de acertar todos as questões de geografia para o Enem ou se você ainda precisa estudar um pouco mais sobre temas atuais de geografia para o Enem.

______________
Questões de geografia para o Enem:

1)O Brasil é um dos países mais populosos e se encontra em uma fase de transição demográfica. Com relação a esse assunto, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção correta.

I - As taxas de mortalidade e natalidade tiveram uma queda sensível nas últimas décadas do século XX.
II - Paralelamente à diminuição das taxas de natalidade e de fecundidade está o crescimento da expectativa de vida no país.
III - Há uma tendência de o número de adultos no Brasil diminuir e o de jovens e de idosos aumentar.

A sequência correta é:
a)V, F, F.
b)V, V, F.
c)F,V,V.
d)F, F, V.
 
 
2)“Até o século XIX, falava-se Oriente para designar os territórios sob dominação otomana. A penetração européia na China, no final do século XIX, conduziu à intervenção do conceito de Extremo-Oriente, o que levou, por reação, ao nascimento da expressão Oriente-Próximo. Entre o Oriente-Próximo e o Extremo-Oriente, os anglo-saxões introduziram, no início do século XX, o conceito de Oriente-Médio, para indicar as regiões que vão do Mar Vermelho ao império britânico das Índias. Após a Primeira Guerra Mundial e a queda do império otomano, estendeu-se esse conceito de Oriente-Médio ao conjunto dos países árabes, esvaziando, assim, o termo Oriente-Próximo. Por esta razão é que hoje nos Estados Unidos vários autores chamam de Oriente-Médio um vasto território regional que se estende do Marrocos ao Paquistão.”

A partir do texto, pode-se concluir que o:
a)conceito de Oriente-Médio foi construído historicamente pelo ocidente e, por isso, pode apresentar uma dimensão variável.
b)Oriente Médio é uma vasta região cujas principais características são naturais, e se estende do Marrocos ao Paquistão.
c)Oriente Médio engloba, atualmente, o conjunto de países árabes que se estendem do Marrocos ao Paquistão.
d)Conceito de extremo-Oriente, que englobava um território que se estendia do Marrocos ao Paquistão, foi substituído pelo Oriente-Médio.
e)Conceito de Oriente-Médio, criados pelos otomanos no século XIX, foi ampliado no século XX, passando a englobar também os países árabes.
 
 
3)Sobre a distribuição espacial da indústria nos Estados Unidos, pode-se afirmar que:

I. No Sul, o Texas concentra importante indústria alimentícia e têxtil, fruto dos investimentos governamentais na época da Guerra Fria, visando a integração da região.
II. Nova York, situada na região dos Grandes Lagos, é a “capital industrial” do país e concentra uma produção diversificada, com destaque para as indústrias automobilísticas.
III. O Nordeste é a região de maior concentração industrial e urbana, formando um cinturão que se estende dos Grandes Lagos à costa do Atlântico.
IV . No Oeste, encontram-se as mais importantes concentrações de indústrias de alta tecnologia que formam, ao sul de São Francisco, o Vale do Silício (Silicon Valley).

São corretas somente:
a)I e II
b)I e III
c)II e III
d)II e IV
e)III e IV
 
 
4)Na América do Sul constituiu-se em 1991 o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), formado por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, entretanto, Bolívia, Chile, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela participam na condição de membros associados. Em relação ao papel do Brasil neste mercado regional pode-se AFIRMAR que
a)a participação dos membros associados enfraquece a influência do Brasil.
b)a implantação da ALCA ocasionou a perda da liderança brasileira.
c)o Brasil controla os conflitos políticos e religiosos nos países membros.
d)a Influência da União Européia enfraquece as negociações entre os países membros.
e)o Brasil possui liderança política e econômica frente aos países membros.
 
 
5)A política econômica neoliberal foi implantada primeiramente no Reino Unido, no governo da primeira-ministra Margareth Thatcher (1979-1990), e nos Estados Unidos, no governo do presidente Ronald Reagan (1980-1988). Depois, difundiu-se a partir de instituições internacionais como o Banco Mundial e o FMI, e foi adotado por governos de vários países do mundo. Assinale a alternativa que não apresenta propostas neoliberais.
a)Maior abertura econômica, ou seja, menos barreiras para a circulação de mercadorias e capitais.
b)Criação de agências de fiscalização, planejamento e controle dos setores privatizados ou repassados pelo Estado por meio de concessões.
c)Um Estado mínimo, ou seja, o Estado deve atuar o mínimo possível na economia, de preferência apenas como regulador (fixando taxas de juros, tarifas alfandegárias, etc.) e não como empresário.
d)Uma política de estatização das empresas privadas, para aumentar o papel do Estado na produção.
 
 
6)Sobre a hidrografia brasileira, é CORRETO afirmar que
a)no Sertão nordestino, há o predomínio dos rios perenes, ou seja, aqueles que nunca secam no período de estiagem.
b)os rios perenes de planície com inúmeras quedas d’água propiciam um potencial hidrelétrico.
c)o rio Paraná funciona como fronteira dos Estados do Maranhão e Piauí e se constitui em uma importante hidrovia para o transporte dos produtos agrícolas no Meio Norte.
d)a bacia de São Francisco é de planície, sendo o rio utilizado para a geração de energia.
e)no Brasil, existem poucos lagos, sendo a maioria formada por sedimentação marinha.
 
 
7)Sobre a vegetação brasileira, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Mata Atlântica floresta latifoliada tropical, típica de sertão, apresenta elevadas temperaturas.
( ) A caatinga vegetação característica do planalto meridional é formada por árvores e arbustos associados às cactáceas.
( ) A vegetação litorânea estende-se por todo o litoral brasileiro e nela se destacam os mangues.
( ) O cerrado ocupa uma grande área da porção central do território.

A ordem CORRETA é
a)V V F F.
b)F V F V.
c)F F V V.
d)V F F V.
e)V F V F.
 
 
8)Dentre as afirmativas abaixo referentes à situação geral do sistema de transporte no Brasil, assinale a alternativa CORRETA.
a)Há uma grande integração entre as regiões Norte e Centro-Oeste em termos de transporte de mercadorias pelas hidroferrovias.
b)A grande importância do transporte rodoviário ocorre, sobretudo, a partir da implantação da indústria automobilística na década de 1940 com a construção de várias rodovias.
c)A maior concentração de ferrovias estava situada nas Regiões Nordeste e Sudeste, e, a partir de 1960, a eliminação de vários ramais antieconômicos fez com que sua extensão diminuísse bastante.
d)O transporte ferroviário no Brasil é desvantajoso, pois oferece uma pequena capacidade de carga e maior consumo de combustível pela grande extensão territorial do país.
e)O transporte hidroviário está sendo implantado para aproveitar a integração dos transportes de cabotagem, fluviais e ferroviários, em virtude da grande quantidade de passageiros que têm sido transportados nos últimos anos.
 
 
9)A atual organização do espaço geográfico brasileiro decorre da maneira como o território foi ocupado e constituído, principalmente com as relações sociais de produção que se sucederam ao longo dos séculos. Essa organização espacial foi fruto da expansão capitalista, em que a economia foi mais estruturada para atender à demanda do mercado externo do interno. Com base na formação do território brasileiro e sua consolidação como país em desenvolvimento, analise as proposições e assinale a CORRETA.
a)A fragmentação da economia brasileira em arquipélago econômico, mais direcionado ao mercado externo do que ao interno, não se constituiu em um entrave à integração nacional nem ao seu desenvolvimento econômico, pois, nas primeiras décadas do século XX, à crescente industrialização foi o elo para a integração regional e nacional.
b)A crise econômica de 1929, ocorrida nos Estados Unidos, transformou o mecanismo comercial agroexportador brasileiro em economia industrial, propiciando ao país competir com a mesma intensidade com as potências econômicas da época.
c)Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek foram sinônimos de modernizadores do parque industrial brasileiro através da substituição de importações, sendo Getúlio Vargas associado ao capital estrangeiro e JK ao capital estatal, este último com o slogan “ 50 anos em 5 “.
d)Fernando Collor foi o responsável pela implantação da doutrina neoliberal no Brasil, abrindo de maneira irrestrita, a economia nacional ao capital estrangeiro, provocando o fechamento de inúmeras indústrias, privatizando estatais e acentuando ainda mais as desigualdades sociais.
e)A década de 1970 ficou conhecida como “década perdida”. Nesse período, o governo, comprometido com a política do FMI, deixou de investir na modernização industrial e na manutenção de outros setores da economia fundamentais ao crescimento econômico.
 
 
10)Marque a alternativa CORRETA:

“Os indicadores econômicos tradicionais” – a começar pelo produto nacional bruto per capita – dão apenas uma visão bem parcial das condições socioeconômicas reais da população. Para melhor se aproximar da realidade, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) criou em 1990 o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que sintetiza três tipos de dados: a longevidade, medido pela expectativa de vida, os conhecimentos, medidos pela taxa de alfabetização e pela duração média de escolarização; e o nível de vida, medido pelo poder de compra real.

Esse índice varia de 0 a 1. O desenvolvimento humano é considerado elevado quando o índice é superior a:
a)0,7
b)0,8
c)0,6
d)0,9
 
 
_______________________
Respostas das questões atuais de geografia para o Enem:
1.b - 2.a - 3.e - 4.e - 5.d - 6.e - 7.c - 8.c - 9.d - 10.b

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões sobre termo integrante da oração – voz passiva e ativa.

Questões sobre a formação do território brasileiro

Continente americano: Clima e vegetação - Questões