Prova de história
Prova de história com resposta em um gabarito
Não perca essa chance de tirar suas dúvidas em temas de história que mais cai nas provas de vestibulares e no teste do Enem. Fique por dentro de assuntos importantes de história cobrado no Enem. Resolva as questões de história da prova a seguir e confira no gabarito as resposta. Veja se você está pronto para enfrentar a próxima etapa do Enem.
_________
Prova de história:
1) | A passagem da Primeira para a Segunda Revolução Industrial produziu uma série de consequências para a história do mundo contemporâneo, entre elas estão as apresentadas abaixo, EXCETO: | |
a) | O surgimento do capitalismo financeiro. | |
b) | A formação dos grandes conglomerados econômicos. | |
c) | O processo de produção em série. | |
d) | A expansão do imperialismo. | |
e) | A acumulação primitiva de capital. | |
2) | Em uma aula sob o tema “Os Índios”, o professor deve apresentar para os alunos informações sobre a organização e os costumes das sociedades que viviam em Pernambuco, na época da chegada dos conquistadores europeus, com a finalidade de, EXCETO: | |
a) | Afastar a ideia de um índio genérico, mostrando a diversidade de culturas indígenas existentes. | |
b) | Explicar que a visão etnocêntrica dos brancos foi produzida por uma equivocada tentativa de proteger os índios que, transformados em cristãos, passariam a merecer as graças divinas. | |
c) | Desenvolver sentimentos de respeito e valorização pela cultura indígena. | |
d) | Conhecer alguns problemas que o índio brasileiro enfrenta, atualmente, relacionados às questões de terra e à preservação de sua cultura. | |
e) | Reconhecer e compreender a importância do legado cultural dos povos indígenas como patrimônio histórico e cultural do povo brasileiro. | |
3) | Sobre a Inconfidência Mineira, assinale a alternativa CORRETA. | |
a) | Foi um movimento liderado por Joaquim Silvério dos Reis. | |
b) | Foi um movimento contra as autoridades portuguesas e a cobrança da derrama. | |
c) | Os inconfidentes pertenciam às camadas mais pobres da sociedade mineira. | |
d) | Os confederados criaram uma nova bandeira, na qual estava escrita a palavra NEGO. | |
e) | Os inconfidentes foram condenados à morte e executados na cidade do Rio de Janeiro. | |
4) | A data de 15 de novembro de 1889 refere-se à: | |
a) | Dia do Fico. | |
b) | Abolição da escravatura. | |
c) | Proclamação da República. | |
d) | Declaração de Independência. | |
e) | Vinda da Corte Portuguesa ao Brasil. | |
5) | Leila Leite Hernandez, traçando as principais fontes de estudo da história do povo africano (a escrita, a arqueologia e a tradição), afirma que: Devem ainda ser tomadas em conta pequenas observações concernentes ao corpo auxiliar de conhecimentos fornecidos pela antropologia contemporânea, como área de conhecimento com história própria. A formação de seu campo de saber revela um interesse pela diversidade de tipos físicos, línguas, e sociedades, respondendo a objetivos práticos de acordo com diretrizes político-ideológicas dos colonialismos de fins do século XIX (...) Por seu turno, certa antropologia considerava a mudança social das chamadas “sociedades tribais”, restringindo-se à descrição de intervenções pontuais na economia ou na realidade cultural e à enumeração de problemas daí decorrentes. (A África na sala de aula. São Paulo: Selo Negro, 2005, p. 31-32) Para a autora, o resultado desses estudos, na sua maioria, foi determinante para que se | |
a) | acentuasse a questão do dinamismo histórico do continente africano, ao questionar a ideia de um ponto fixo no real considerado idêntico a um fato empírico – a escravidão atlântica e o colonialismo do século XV –, a partir do qual a África e os africanos entraram como objeto da história da civilização ocidental. | |
b) | consolidasse a imagem da África como um continente pulverizado em inúmeras “tribos” e grupos etnoculturais e se reforçasse o colonialismo e o racismo, reiterando o mito da missão civilizadora dos países europeus em relação às regiões do globo caracterizadas pela “barbárie” e “selvageria” de povos identificados como “primitivos”. | |
c) | reformulasse tanto a visão eurocêntrica dos compêndios que apresentavam a ideia de uma história da civilização ocidental, quanto o equívoco no tratamento do referencial que diz respeito ao continente africano e às suas gentes, em que estas se apresentavam ligadas à construção de um conhecimento cuja gênese remonta ao século XVI. | |
d) | fizesse uma ruptura definitiva com o eurocentrismo até então hegemônico, o qual, fazendo-se passar por universalismo, obscurecia os estudos sobre as autênticas diferenças locais, próprias do continente negro e que descartavam a existência de uma África subsaariana definida como um todo homogêneo. | |
e) | construísse uma pesquisa da história dos povos africanos preocupada em identificar mitos fundadores, datas próprias e processos de transformação das sociedades do continente, baseada na capacidade constante dessas sociedades de criarem-se e recriarem-se internamente. | |
6) | Segundo Marina Mello e Souza (África e Brasil Africano. São Paulo: Ática, 2006), um conjunto importante de práticas e crenças mágico-religiosas de matrizes africanas que germinou no Brasil foram os candomblés, sendo do século XIX as primeiras referências a eles. Apesar de o termo pertencer à língua banto, no Brasil se refere a cultos religiosos de origem ioruba e daomeana. Nelas, as principais entidades sobrenaturais são os orixás e voduns. Estas entidades são a | |
a) | origem da organização social e política e também aquelas que orientam toda ação dos homens em sua vida terrena, à semelhança do que ocorre entre os povos bantos. | |
b) | fonte da leitura de indícios do além, feita por sacerdotes por meio de rituais e que permite que as forças do sobrenatural ajam para solucionar problemas do cotidiano, como no caso dos povos bantos. | |
c) | fonte das práticas mágico-religiosas mais mestiças do Brasil colonial, segundo alguns autores, e que também agregam mais elementos cristãos, islâmicos, ameríndios e africanos tradicionais. | |
d) | origem de formas de consulta aos oráculos, como o do Ifá, quando se jogam nozes-de-cola sobre a tábua esculpida, e também de rituais que permitem reconstruir os costumes africanos. | |
e) | origem de rituais banto associados ao termo kimbundo e também meios de punição pela falta de respeito a um ancestral. | |
7) | Uma das marcas do governo do presidente Eurico Gaspar Dutra foi: | |
a) | O controle da inflação por meio de uma severa política monetária. | |
b) | A nacionalização das indústrias brasileiras. | |
c) | A adoção de uma política interna conservadora e folclórica. | |
d) | A consolidação do programa de reformas de Base. | |
e) | A adoção de uma política econômica aberta ao capital externo. | |
8) | O episódio ocorrido em 05 de julho de 1922, no Rio de Janeiro conhecido como “Os 18 do Forte” marcou: | |
a) | A derrubada da estrutura econômica da República Velha. | |
b) | A criação da Ação Integralista Brasileira. | |
c) | A formação da Coluna Prestes. | |
d) | A primeira das rebeliões tenentistas a abalar o domínio oligárquico. | |
e) | A reação da Marinha brasileira ao autoritarismo do governo federal. | |
9) | O “Comando Supremo da Revolução” editou o Ato Institucional n.1, suspendendo as garantias constitucionais e estabelecendo o prazo de sessenta dias, durante os quais poderia cassar mandatos e suspender direitos políticos. Logo após, foram instaurados inquéritos, seguidos de processos políticos a cargo da Justiça Militar, que atingiram os principais líderes do governo deposto, o mesmo ocorrendo com sindicatos, federações operárias, lideranças estudantis ou qualquer instituição que exigisse reformas de base. Em que contexto ocorreram os fatos acima: | |
a) | Estado Novo. | |
b) | República Velha. | |
c) | Golpe de 1964. | |
d) | Revolução de Trinta. | |
10) | Entre 1534 e 1536 Dom João III dividiu a colônia portuguesa na América em quinze faixas de terra lineares e paralelas conhecidas como Capitanias Hereditárias. Esse projeto fracassou e, em l548, implantou um modelo de administração centralizada, já adotado em possessões portuguesas da Ásia e da África, conhecida como: | |
a) | Capitanias Hereditárias; | |
b) | Governo-Geral; | |
c) | Intendências Americanas; | |
d) | Câmaras Municipais; | |
e) | NDA. | |
.........
Gabarito da prova de história para o Enem:
1.e - 2.b - 3.b - 4.c - 5.b - 6.a - 7.e - 8.d - 9.c - 10.b
|
Comentários