Prova de história

Prova de história com resposta em um gabarito


Não perca essa chance de tirar suas dúvidas em temas de história que mais cai nas provas de vestibulares e no teste do Enem. Fique por dentro de assuntos importantes de história cobrado no Enem. Resolva as questões de história da prova a seguir e confira no gabarito as resposta. Veja se você está pronto para enfrentar a próxima etapa do Enem.

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Prova de história:

1)A passagem da Primeira para a Segunda Revolução Industrial produziu uma série de consequências para a história do mundo contemporâneo, entre elas estão as apresentadas abaixo, EXCETO:
a)O surgimento do capitalismo financeiro.
b)A formação dos grandes conglomerados econômicos.
c)O processo de produção em série.
d)A expansão do imperialismo.
e)A acumulação primitiva de capital.

 

2)Em uma aula sob o tema “Os Índios”, o professor deve apresentar para os alunos informações sobre a organização e os costumes das sociedades que viviam em Pernambuco, na época da chegada dos conquistadores europeus, com a finalidade de, EXCETO:
a)Afastar a ideia de um índio genérico, mostrando a diversidade de culturas indígenas existentes.
b)Explicar que a visão etnocêntrica dos brancos foi produzida por uma equivocada tentativa de proteger os índios que, transformados em cristãos, passariam a merecer as graças divinas.
c)Desenvolver sentimentos de respeito e valorização pela cultura indígena.
d)Conhecer alguns problemas que o índio brasileiro enfrenta, atualmente, relacionados às questões de terra e à preservação de sua cultura.
e)Reconhecer e compreender a importância do legado cultural dos povos indígenas como patrimônio histórico e cultural do povo brasileiro.

 

3)Sobre a Inconfidência Mineira, assinale a alternativa CORRETA.
a)Foi um movimento liderado por Joaquim Silvério dos Reis.
b)Foi um movimento contra as autoridades portuguesas e a cobrança da derrama.
c)Os inconfidentes pertenciam às camadas mais pobres da sociedade mineira.
d)Os confederados criaram uma nova bandeira, na qual estava escrita a palavra NEGO.
e)Os inconfidentes foram condenados à morte e executados na cidade do Rio de Janeiro.

 

4)A data de 15 de novembro de 1889 refere-se à:
a)Dia do Fico.
b)Abolição da escravatura.
c)Proclamação da República.
d)Declaração de Independência.
e)Vinda da Corte Portuguesa ao Brasil.

 

5)Leila Leite Hernandez, traçando as principais fontes de estudo da história do povo africano (a escrita, a arqueologia e a tradição), afirma que: Devem ainda ser tomadas em conta pequenas observações concernentes ao corpo auxiliar de conhecimentos fornecidos pela antropologia contemporânea, como área de conhecimento com história própria. A formação de seu campo de saber revela um interesse pela diversidade de tipos físicos, línguas, e sociedades, respondendo a objetivos práticos de acordo com diretrizes político-ideológicas dos colonialismos de fins do século XIX (...) Por seu turno, certa antropologia considerava a mudança social das chamadas “sociedades tribais”, restringindo-se à descrição de intervenções pontuais na economia ou na realidade cultural e à enumeração de problemas daí decorrentes.
(A África na sala de aula. São Paulo: Selo Negro, 2005, p. 31-32) Para a autora, o resultado desses estudos, na sua maioria, foi determinante para que se
a)acentuasse a questão do dinamismo histórico do continente africano, ao questionar a ideia de um ponto fixo no real considerado idêntico a um fato empírico – a escravidão atlântica e o colonialismo do século XV –, a partir do qual a África e os africanos entraram como objeto da história da civilização ocidental.
b)consolidasse a imagem da África como um continente pulverizado em inúmeras “tribos” e grupos etnoculturais e se reforçasse o colonialismo e o racismo, reiterando o mito da missão civilizadora dos países europeus em relação às regiões do globo caracterizadas pela “barbárie” e “selvageria” de povos identificados como “primitivos”.
c)reformulasse tanto a visão eurocêntrica dos compêndios que apresentavam a ideia de uma história da civilização ocidental, quanto o equívoco no tratamento do referencial que diz respeito ao continente africano e às suas gentes, em que estas se apresentavam ligadas à construção de um conhecimento cuja gênese remonta ao século XVI.
d)fizesse uma ruptura definitiva com o eurocentrismo até então hegemônico, o qual, fazendo-se passar por universalismo, obscurecia os estudos sobre as autênticas diferenças locais, próprias do continente negro e que descartavam a existência de uma África subsaariana definida como um todo homogêneo.
e)construísse uma pesquisa da história dos povos africanos preocupada em identificar mitos fundadores, datas próprias e processos de transformação das sociedades do continente, baseada na capacidade constante dessas sociedades de criarem-se e recriarem-se internamente.

 

6)Segundo Marina Mello e Souza (África e Brasil Africano. São Paulo: Ática, 2006), um conjunto importante de práticas e crenças mágico-religiosas de matrizes africanas que germinou no Brasil foram os candomblés, sendo do século XIX as primeiras referências a eles. Apesar de o termo pertencer à língua banto, no Brasil se refere a cultos religiosos de origem ioruba e daomeana. Nelas, as principais entidades sobrenaturais são os orixás e voduns. Estas entidades são a
a)origem da organização social e política e também aquelas que orientam toda ação dos homens em sua vida terrena, à semelhança do que ocorre entre os povos bantos.
b)fonte da leitura de indícios do além, feita por sacerdotes por meio de rituais e que permite que as forças do sobrenatural ajam para solucionar problemas do cotidiano, como no caso dos povos bantos.
c)fonte das práticas mágico-religiosas mais mestiças do Brasil colonial, segundo alguns autores, e que também agregam mais elementos cristãos, islâmicos, ameríndios e africanos tradicionais.
d)origem de formas de consulta aos oráculos, como o do Ifá, quando se jogam nozes-de-cola sobre a tábua esculpida, e também de rituais que permitem reconstruir os costumes africanos.
e)origem de rituais banto associados ao termo kimbundo e também meios de punição pela falta de respeito a um ancestral.

 

7)Uma das marcas do governo do presidente Eurico Gaspar Dutra foi:
a)O controle da inflação por meio de uma severa política monetária.
b)A nacionalização das indústrias brasileiras.
c)A adoção de uma política interna conservadora e folclórica.
d)A consolidação do programa de reformas de Base.
e)A adoção de uma política econômica aberta ao capital externo.

 

8)O episódio ocorrido em 05 de julho de 1922, no Rio de Janeiro conhecido como “Os 18 do Forte” marcou:
a)A derrubada da estrutura econômica da República Velha.
b)A criação da Ação Integralista Brasileira.
c)A formação da Coluna Prestes.
d)A primeira das rebeliões tenentistas a abalar o domínio oligárquico.
e)A reação da Marinha brasileira ao autoritarismo do governo federal.

 

9)O “Comando Supremo da Revolução” editou o Ato Institucional n.1, suspendendo as garantias constitucionais e estabelecendo o prazo de sessenta dias, durante os quais poderia cassar mandatos e suspender direitos políticos. Logo após, foram instaurados inquéritos, seguidos de processos políticos a cargo da Justiça Militar, que atingiram os principais líderes do governo deposto, o mesmo ocorrendo com sindicatos, federações operárias, lideranças estudantis ou qualquer instituição que exigisse reformas de base.

Em que contexto ocorreram os fatos acima:
a)Estado Novo.
b)República Velha.
c)Golpe de 1964.
d)Revolução de Trinta.

 

10)Entre 1534 e 1536 Dom João III dividiu a colônia portuguesa na América em quinze faixas de terra lineares e paralelas conhecidas como Capitanias Hereditárias. Esse projeto fracassou e, em l548, implantou um modelo de administração centralizada, já adotado em possessões portuguesas da Ásia e da África, conhecida como:
a)Capitanias Hereditárias;
b)Governo-Geral;
c)Intendências Americanas;
d)Câmaras Municipais;
e)NDA.

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Gabarito da prova de história para o Enem:
1.e - 2.b - 3.b - 4.c - 5.b - 6.a - 7.e - 8.d - 9.c - 10.b

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