Prova de física

Prova de física com temas que cai no Enem


Se você está se preparando para o Enem e quer testar seus conhecimentos em uma prova de física online grátis, então aproveite para resolver as questões a seguir com resposta em um gabarito. São dez questões em uma prova de física com gabarito para você tirar dúvidas e fazer uma avaliação online do que você já aprendeu sobre física do ensino médio. Prova de física com conteúdo cobrado no Enem. Assunto de física do ensino médio que pode cair no Enem.

_________
Prova de física:

1)Pode-se afirmar que um sistema se encontra em estado normal de operação quando as seguintes condições são cumpridas: a demanda de todas as cargas alimentadas pelo sistema é satisfeita e a frequência é mantida constante em seu valor nominal, ou seja, 60 Hz. Dessa maneira, avalie as afirmações abaixo:

I. As cargas de um sistema variam de maneira fixa, em ciclos diários, semanais e sazonais conhecidos.
II. Sabe-se que a energia elétrica não é armazenável como em uma bateria, assim pode-se afirmar que um bom sistema de potências deve gerar a energia necessária no instante em que for solicitada pela carga.
III. O parâmetro mais importante a ser mantido constante é a frequência nominal.
IV. A frequência é o indicador de que o balanço de potência ativa está sendo cumprido, isto é, a potência ativa fornecida pelos geradores do sistema é igual à potência ativa consumida.

Está (ão) CORRETA (S):
a)As alternativas II, III e IV.
b)As alternativas I, II, III e IV.
c)As alternativas I, III e IV.
d)Apenas a alternativa I.
e)As alternativas III e IV.

 

2)Considerando que o valor rms (eficaz) de um sinal senoidal é de 240 V, o valor médio vale aproximadamente:
a)216 V.
b)336 V.
c)220 V.
d)189 V.
e)Nenhuma das alternativas acima

 

3)Qual a corrente elétrica em um secador de cabelo ligado na potência máxima de 1800 watts, sabendo que a tensão da rede é 220V?
a)Entre 8A e 8,5A.
b)Entre 16A e 16,5A.
c)Entre 12A e 12,5A.
d)Entre 6A e 6,5A.
e)Entre 3A e 4A.

 

4)A medição de energia elétrica é aplicada para possibilitar à concessionária o faturamento da quantidade de energia elétrica consumida por cada usuário. Sobre um medidor de energia elétrica tipo indução é CORRETO afirmar:
a)Seu princípio físico de funcionamento é o de que um condutor de tamanho L, percorrido por uma corrente elétrica “i”, na presença de campo magnético B, fica submetido a uma força F, cujo sentido é dado pela regra dos três dedos da mão esquerda, cujo módulo é : F = B.i.L.senα, onde α é o ângulo entre B e i, vetorialmente, no espaço.
b)Seu princípio físico de funcionamento é o de que um condutor de tamanho L, percorrido por uma corrente elétrica “i”, na presença de campo magnético B, fica submetido a uma força F, cujo sentido é dado pela regra dos três dedos da mão direita, cujo módulo é : F = B.i.L.cosα, onde α é o ângulo entre B e i, vetorialmente, no espaço.
c)Seu princípio físico de funcionamento é o de que um condutor de tamanho L, percorrido por uma corrente elétrica “i”, na presença de campo magnético B, fica submetido a uma força F, cujo sentido é dado pela regra dos três dedos da mão esquerda, cujo módulo é : F = B.i.L.senα, onde α é o ângulo entre B e i, modularmente, no espaço.
d)Seu princípio físico de funcionamento é o de que um condutor de tamanho L, percorrido por uma corrente elétrica “i”, na presença de campo magnético B, fica submetido a uma força F, cujo sentido é dado pela regra dos três dedos da mão direita, cujo módulo é : F = B.i.L.senα, onde α é o ângulo entre B e i, vetorialmente, no espaço.
e)Seu princípio físico de funcionamento é o de que um condutor de tamanho L, percorrido por uma corrente elétrica “i”, na presença de campo magnético B, fica submetido a uma força F, cujo sentido é dado pela regra dos três dedos da mão direita, cujo módulo é : F = (B.i.senα)/L, onde α é o ângulo entre B e i, vetorialmente, no espaço.

 

5)Qual é o maior valor de tensão de saída de um Conversor Digital-Analógico linear de 9 bits que gera em sua saída 1V para uma entrada digital 0011001002 e 0V para uma entrada digital 0?
a)5,11V
b)1,80V
c)3,62V
d)4,20V
e)8,13V

 

6)Analisando as assertivas:

I. O espectro de micro-ondas estende-se de 300 MHz a 300 GHz.
II. As faixas de frequências VHF,UHF e SHF estão todas inteiramente contidas no espectro de micro-ondas.
III. As frequências de micro-ondas não são utilizadas em telecomunicações.

Pode-se afirmar que:
a)A assertiva II é correta, mas as assertivas I e III são falsas.
b)A assertiva III é correta, mas as assertivas I e II são falsas.
c)Todas as assertivas são corretas.
d)Todas as assertivas são falsas.
e)A assertiva I é correta, mas as assertivas II e III são falsas.

 

7)De acordo com a NBR 5410 e pelas dimensões dos banheiros, a cada um deles será prevista apenas uma tomada de uso geral (TUG) de 600 VA × 127 V. Então, para a sala de visitas, além de uma tomada de uso específico (TUE) de 2000 VA × 220 V para a conexão de um ar condicionado, a quantidade mínima de TUG's de 100VA × 127 V deve ser
a)1
b)8
c)10
d)14
e)18

 

8)Um objeto luminoso é colocado a 80 cm de uma parede. Através de uma lente convenientemente colocada entre o objeto e a parede é obtida sobre a mesma uma imagem nítida do objeto ampliada três vezes. É correto afirmar que a lente é
a)divergente e está a 60 cm da parede.
b)divergente e está a 40 cm do objeto.
c)convergente e está a 60 cm da parede.
d)convergente e está a 40 cm do objeto.
e)convergente e está a 20 cm da parede.

 

9)Uma onda passa de um meio material para outro, no qual apresenta diferente velocidade de propagação. Neste caso, no novo meio, a onda apresenta
a)frequência maior que a anterior.
b)frequência menor que a anterior.
c)a mesma freqüência que no meio anterior.
d)o mesmo comprimento de onda que no meio anterior.

 

10)Em um laboratório de Física deseja-se construir um aquecedor elétrico de 1kW de potência utilizando um fio de níquel-cromo de 1mm² de área transversal. Qual o comprimento necessário desse fio, em metros, para construir tal aquecedor? Considere que:
1- O resistor seja ôhmico.
2- O aquecedor seja ligado em 120 volts.
3- A resistividade do níquel-cromo seja: 144.10-8 Ω.m
a)8
b)10
c)12
d)14


____________________

Gabarito da prova de Física:
1.a - 2.a - 3.a - 4.d - 5.a - 6.e - 7.b - 8.c - 9.c  - 10.b

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões sobre termo integrante da oração – voz passiva e ativa.

Questões sobre a formação do território brasileiro

Continente americano: Clima e vegetação - Questões