Valores e função do QUE – aula de português
De acordo com o contexto em que se encontra a palavra que apresenta diversos valores morfológicos e diversas funções sintáticas. Nesta aula de português iremos ver os valores e função do “que”, veja abaixo a classe gramatical e seus exemplos e explicações:
Classe gramatical
Substantivo:
Ela tem um quê diferente.
Pronome adjetivo indefinido:
Que dinheiro gosto à toa!
Pronome adjetivo interrogativo:
Que livro é esse?
Pronome substantivo interrogativo:
Que guardas na vasilha?
Pronome substantivo indefinido:
Ele me disse não sei o quê.
Pronome relativo:
É bonito ver as crianças que brincam.
Advérbio de intensidade:
Que belo está o dia hoje!
Preposição:
Temos que solucionar o caso.
Interjeição:
Quê! Você já acabou?
Partícula expletiva ou de realce:
Nós que sabemos como é difícil.
Conjunção integrante:
Observe: Nosso colega afirma que não voltará mais.
( que vem depois do verbo declarativo)
Conjunção casual:
Observe: Coloquei um agasalho que está frio.
(que tem valor de porque)
Conjunção temporal:
Observe: Logo que recebeu o recado, saiu.
(que tem valor de quando)
Conjunção final:
Observe: Fiz preces que nossos amigos sejam aprovados.
(que tem valor de para que)
Conjunção concessiva:
Observe: Difícil que fosse o problema, nós teríamos resolvido.
(que tem valor de embora)
Conjunção comparativa:
Observe: Leonardo é mais velho que Juliana.
(que vem com mais)
Conjunção consecutiva:
Observe: Falei tanto que fiquei rouco.
(que vem com tanto)
Conjunção aditiva:
Observe: Chove que chove continuamente.
(que tem valor de “e”)
Conjunção adversativa:
Observe: Outro, que não eu, irá à reunião.
(que tem valor de mas)
Classe gramatical
Substantivo:
Ela tem um quê diferente.
Pronome adjetivo indefinido:
Que dinheiro gosto à toa!
Pronome adjetivo interrogativo:
Que livro é esse?
Pronome substantivo interrogativo:
Que guardas na vasilha?
Pronome substantivo indefinido:
Ele me disse não sei o quê.
Pronome relativo:
É bonito ver as crianças que brincam.
Advérbio de intensidade:
Que belo está o dia hoje!
Preposição:
Temos que solucionar o caso.
Interjeição:
Quê! Você já acabou?
Partícula expletiva ou de realce:
Nós que sabemos como é difícil.
Conjunção integrante:
Observe: Nosso colega afirma que não voltará mais.
( que vem depois do verbo declarativo)
Conjunção casual:
Observe: Coloquei um agasalho que está frio.
(que tem valor de porque)
Conjunção temporal:
Observe: Logo que recebeu o recado, saiu.
(que tem valor de quando)
Conjunção final:
Observe: Fiz preces que nossos amigos sejam aprovados.
(que tem valor de para que)
Conjunção concessiva:
Observe: Difícil que fosse o problema, nós teríamos resolvido.
(que tem valor de embora)
Conjunção comparativa:
Observe: Leonardo é mais velho que Juliana.
(que vem com mais)
Conjunção consecutiva:
Observe: Falei tanto que fiquei rouco.
(que vem com tanto)
Conjunção aditiva:
Observe: Chove que chove continuamente.
(que tem valor de “e”)
Conjunção adversativa:
Observe: Outro, que não eu, irá à reunião.
(que tem valor de mas)
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