Questões que tenta enganar no enunciado

Algumas questões de concurso costumam colocar afirmações que pode levar o candidato à marca a questão errada, exceto se ele sabe mesmo a questão. Mas se ele não sabe responder a questão e vai marcar aleatoriamente é preciso ficar atento com o enunciado, nele nunca vai está a resposta, então tenha cuidado quando você perceber que no enunciado pode está a resposta. Veja esta questão abaixo:
A Líbia é um país de cultura árabe e localiza-se:
a) Na Europa
b) Nas Ásia
c) Na América Central
d) Na África
e) Na Arábia
A resposta é a letra “d” Na África, agora vamos perceber como o examinador quis confundir o candidato que não sabia e resolveu marcar na intuição.
O Enunciado diz que a Líbia é de cultura Árabe, dando a entender que se localiza na Arábia. Veja que ele colocou a resposta enganosa no final (e), para que o candidato pense que foi proposital, ou seja, que todos não iriam marcar ela.
A ideia da “e” é confundir o candidato achando que por ser de cultura Árabe também se localiza na Arábia.
Agora veja outra coisa interessante na “a” ele diz que é na Europa, para o candidato achar que é mais um dos absurdos.
Na “b” ele coloca no plural “Nas Ásia” dando entender que é a resposta correta, mas não é. A aparência do povo da Líbia pode se confundir com de algumas pessoas da região da Ásia.

Então na “c” outro absurdo (América Central) e na “d” a resposta correta (África) que mais parece outro absurdo.
Uma questão muito bem planejada e elaborada e que precisa de muita atenção do candidato. Muitas vezes nós ouvimos falar da localização da Líbia na TV, mas não damos tanta atenção, pois prestamos atenção mais no que vemos. Por isso é importante ler muito jornais quando se trata de conhecimentos gerais e atualidades. Essa é uma das muitas questões em concurso que tenta enganar o candidato induzindo ao erro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exercícios novo acordo ortográfico - questões com gabarito

Questões sobre a formação do território brasileiro

Questões sobre termo integrante da oração – voz passiva e ativa.