Questões de geografia comentada que cai na prova do Enem - simulado com respostas e comentários

Questões de geografia comentada que cai na prova do Enem

A Geografia é uma disciplina que estuda diferentes e diversos aspectos e fenômenos relacionados aos processos geográficos na superfície terrestre e é tema para a prova do Enem. Dentro desse e incluído no contexto, existem diversas áreas de interesse, dentre elas a Geografia Física, Humanana, Geopolítica, Meio Ambiente, Demografia, Urbanização, Globalização, Migração, Agronegócio, Cartografia e Geotecnologias.



A Geografia Física é uma área que se dedica ao estudo e pesquisa dos aspectos naturais e físicos do planeta Terra, como relevo, clima, vegetação e hidrografia, buscando compreender suas características e processos ecológicos e geológicos que afetam a vida humana e demais seres vivos na Terra. E também é assunto cobrado na prova do Enem. Muitas questões estão relacionada a esse tema.

Por outro lado, a Geografia Humana se ocupa em estudar e pesquisar as relações entre a sociedade e o meio ambiente, analisando e interpretando as formas como as pessoas se relacionam com o espaço geográfico. Questões como urbanização, migração, agronegócio e demografia são temas bastante relevantes nessa área de estudo da Geografia.

A Geopolítica, por sua vez, se concentra na análise e pesquisa e estudo das relações políticas, econômicas e sociais entre países e regiões, investigando as tensões e disputas pelo domínio das riquezas naturais, territórios e rotas comerciais. Temas como globalização, insurgência e conflitos políticos, além das diferenciações entre os desenvolvimentos nacionais também são relevantes nesta área.

O Meio Ambiente é uma área de grande importância que se concentra na análise e estudo dos impactos causados pelas atividades humanas sobre o meio natural e na busca por alternativas de desenvolvimento sustentável. A demografia se concentra nos aspectos relacionados ao crescimento, distribuição e dinâmica das populações humanas em diferentes regiões do planeta.

Entretanto, a urbanização trata e fala da análise dos processos e formas de ocupação do espaço urbano e rural, buscando entender como as desigualdades econômicas e políticas impactam no planejamento urbano e na configuração das metrópoles.

Por sua vez, a globalização é um processo que tem ocorrido e acontecido nas últimas décadas, caracterizado pela integração cada vez maior entre países, culturas e economias. Temas como comércio internacional, tecnologia e comunicação são centrais nessa área de estudo.

A migração é um tema e um assunto que tem ganhado destaque na atualidade, sendo uma área de estudo da Geografia voltada à análise dos movimentos migratórios e suas causas, consequências e impactos na sociedade e no ambiente.

O agronegócio é outra área e local importante da Geografia, sendo um setor estratégico para a economia nacional e para a produção de alimentos no mundo. A análise das cadeias produtivas do agronegócio, bem como o estudo dos impactos da produção agropecuária na paisagem e no meio ambiente, são alguns dos temas abordados nessa área.

A cartografia é uma área que apoia e se dedica a todas as outras áreas da Geografia, sendo a ciência responsável pela elaboração de mapas e representações do espaço geográfico. A cartografia vem se renovando constantemente com o uso de novas tecnologias, a exemplo das Geotecnologias, que utilizam a análise geoespacial para mapear diferentes aspectos do espaço geográfico, como distribuição populacional, uso do solo, áreas naturais protegidas, áreas de risco, entre outros.

Por fim, é importante destacar e chamar a atenção as áreas de estudo da Geografia não são estanques, e muitas vezes se interconectam, formando complexas relações que influenciam no modo como as sociedades se organizam e se desenvolvem no espaço geográfico. A Geografia, portanto, é uma ciência fundamental para o entendimento do mundo em que vivemos e pode contribuir significativamente para a construção de um futuro mais justo, igualitário e sustentável. Mais abaixo você resolverá questões de geografia com respostas comentadas, isso mesmo, são exercícios de geografia com comentários nas respostas.

Agora resolva as questões para o Enem sobre geografia. São questões que pode cair na prova do Enem com respostas e comentários. Isso mesmo, no final de cada questões para o Enem de geografia tem as respostas comentadas. Faça os exercícios sobre geografia e avalie seus conhecimentos em geografia para o Enem.

1. Qual das alternativas abaixo melhor define a Geografia Física?

A) Área de estudo d


a Geografia que se concentra nas relações entre a sociedade e o meio ambiente.

B) Área de estudo da Geografia voltada para a análise dos processos e formas de ocupação do espaço urbano e rural.

C) Área de estudo da Geografia que se dedica ao estudo dos aspectos naturais e físicos do planeta Terra.

D) Área de estudo da Geografia que se concentra na análise das relações políticas, econômicas e sociais entre países e regiões.


Resposta: C - A Geografia Física é a área da Geografia que se dedica ao estudo dos aspectos naturais e físicos do planeta Terra, como relevo, clima, vegetação e hidrografia.



2. Qual das alternativas abaixo melhor define a Geografia Humana?

A) Área de estudo da Geografia que se concentra nas relações entre a sociedade e o meio ambiente.

B) Área de estudo da Geografia voltada para a análise dos processos e formas de ocupação do espaço urbano e rural.

C) Área de estudo da Geografia que se dedica ao estudo dos aspectos naturais e físicos do planeta Terra.

D) Área de estudo da Geografia que se concentra na análise das relações políticas, econômicas e sociais entre países e regiões.


Resposta: A - A Geografia Humana é a área da Geografia que se concentra nas relações entre a sociedade e o meio ambiente, analisando e interpretando as formas como as pessoas se relacionam com o espaço geográfico.


3. Qual das alternativas abaixo melhor define a Geopolítica?

A) Área de estudo da Geografia que se concentra nas relações entre a sociedade e o meio ambiente.

B) Área de estudo da Geografia voltada para a análise dos processos e formas de ocupação do espaço urbano e rural.

C) Área de estudo da Geografia que se dedica ao estudo dos aspectos naturais e físicos do planeta Terra.

D) Área de estudo da Geografia que se concentra na análise das relações políticas, econômicas e sociais


Resposta D) Essa definição reflete a área de estudo da Geopolítica, a qual se concentra na análise das relações políticas, econômicas e sociais entre os países e as regiões do mundo. Ela abrange desde a análise de fronteiras e territórios até a discussão de questões globais como comércio internacional, poder militar e influências culturais.


    Qual das alternativas abaixo melhor define o termo "Meio Ambiente"? A) Elementos naturais e físicos do planeta Terra. B) Conjunto de processos de urbanização. C) Estudos das relações entre sociedade e economia. D) Conjunto de relações entre os seres vivos e o espaço geográfico.


Resposta: D - O termo Meio Ambiente se refere ao conjunto de relações entre os seres vivos e o espaço geográfico, incluindo o clima, a vegetação, a fauna e os recursos naturais disponíveis.


    Qual das alternativas abaixo melhor define o termo "Demografia"? A) Área da Geografia que estuda os elementos naturais do planeta Terra. B) Área da Geografia que estuda as relações políticas e econômicas entre países e regiões. C) Estudo da população humana em suas diversas dimensões. D) Estudo da produção de alimentos e sua relação com o meio ambiente.


Resposta: C - Demografia é o estudo da população humana em suas diversas dimensões, incluindo características como densidade demográfica, faixa etária, educação, renda, entre outras.


    Qual das alternativas abaixo melhor define o termo "Urbanização"? A) Processo de transformação da paisagem natural pela ação humana. B) Estudo das relações entre o homem e a natureza. C) Processo de crescimento da população rural. D) Processo de concentração da população em áreas urbanas.


Resposta: D - Urbanização é o processo de concentração da população em áreas urbanas, caracterizado pelo crescimento das cidades e pela transformação da paisagem natural pela ação humana.


    Qual das alternativas abaixo melhor define o termo "Globalização"? A) Processo de integração entre os países e as regiões do mundo. B) Estudo das relações entre o homem e a natureza. C) Processo de crescimento da população rural. D) Processo de concentração da população em áreas urbanas.


Resposta: A - Globalização é o processo de integração entre os países e as regiões do mundo, caracterizado pela intensificação das trocas comerciais, financeiras, culturais e tecnológicas entre diferentes partes do globo.


    Qual das alternativas abaixo melhor define o termo "Migração"? A) Processo de transformação da paisagem natural pela ação humana. B) Movimento de pessoas de uma região para outra, seja dentro do mesmo país ou entre países diferentes. C) Estudo das relações entre o homem e a natureza. D) Processo de crescimento da população rural.


Resposta: B - Migração é o movimento de pessoas de uma região para outra, seja dentro do mesmo país ou entre países diferentes, motivado por questões econômicas, sociais, políticas ou culturais.


    Qual das alternativas abaixo melhor define o termo "Agronegócio"? A) Estudo das relações entre o homem e a natureza. B) Processo de concentração da população em áreas urbanas. C) Atividade econômica que abrange a produção, industrialização e comercialização de produtos agropecuários. D) Processo de integração entre os países e as regiões do mundo.


Resposta: C - Agronegócio é a atividade econômica que abrange a produção, industrialização e comercialização de produtos agropecuários, incluindo desde o cultivo das plantas ou criação de animais até a distribuição dos produtos finais aos consumidores.


    Qual das alternativas abaixo melhor define o termo "Geotecnologias"? A) Conjunto de tecnologias ligadas à rotina de trabalho dos geólogos. B) Conjunto de tecnologias empregadas na construção de grandes obras. C) Conjunto de tecnologias utilizadas nos sistemas de informação geográfica. D) Conjunto de tecnologias empregadas em pesquisas sobre biodiversidade.


Resposta: C - Geotecnologias são o conjunto de tecnologias utilizadas nos sistemas de informação geográfica, que permitem a captura, o processamento, a análise e a visualização de dados espaciais para apoiar a tomada de decisões em diversas áreas, como gestão territorial, meio ambiente, transporte, entre outras.


----

Provavelmente você conseguiu avaliar seus conhecimentos em geografia para o Enem. Então agora você já sabe se precisa estudar mais ou se está pronto para a prova do Enem. Caso precise estudar mais recomendo o uso de apostilas atualizadas mais completas com muitas questões. Estudar mais vezes o mesmo assunto ajuda a fixar o tema na mente com mais eficácia. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões sobre termo integrante da oração – voz passiva e ativa.

Questões sobre a formação do território brasileiro

Continente americano: Clima e vegetação - Questões