Questões sobre Crise ambiental e mudanças climáticas globais - Exercícios com respostas para o Enem

Questões sobre Crise ambiental e mudanças climáticas globais - Exercícios com respostas para o Enem

Crise ambiental e mudanças climáticas globais

A crise ambiental e as mudanças climáticas globais são temas e assuntos frequentemente discutidos nos dias de hoje e é tema na prova do Enem. A crise ambiental é uma questão de importância premente, que impacta o bem-estar humano, além do meio ambiente. As mudanças climáticas afetam a todos os seres vivos da Terra; o aumento da temperatura média global, das concentrações de gases de efeito estufa e da frequência de eventos climáticos extremos são questões urgentes que requerem respostas imediatas.

Os cientistas estimam e calculam que as concentrações de dióxido de carbono na atmosfera são agora mais elevadas do que em qualquer outro momento nos últimos 800.000 anos. Desde a Revolução Industrial, as emissões de gases de efeito estufa aumentaram a uma taxa acelerada, o que tem um efeito significativo no aquecimento global, derretimento do gelo polar, aumento do nível do mar e de eventos climáticos extremos.

Essas mudanças climáticas afetam e prejudicam significativamente a humanidade. O aquecimento do planeta provoca tempestades, secas, inundações, e outros desastres naturais, com custos humanos e econômicos significativos, como foi observado nos últimos anos. Há evidências de que a mudança climática contribui para a fome, a pobreza e as migrações forçadas. Áreas agrícolas estão sendo destruídas por causa e devido a falta e escassez de água, enquanto as regiões costeiras são ameaçadas com a subida do nível do mar.

É necessário e preciso que a comunidade internacional faça um esforço conjunto para limitar o aumento da temperatura média global a um máximo de 1,5 graus Celsius em relação aos níveis pré-industriais. Para alcançar esse objetivo e meta, mudanças significativas e urgentes são necessárias em todos os setores, desde a produção de energia até a produção industrial e os transportes.



Uma das principais soluções para alcançar e conseguir essas mudanças seria a substituição progressiva de combustíveis fósseis por fontes de energia renováveis, como energia solar e eólica. 

Qual é a estimativa dos cientistas sobre as concentrações de dióxido de carbono na atmosfera atualmente? 


A. Mais baixas do que em qualquer outro momento nos últimos 800.000 anos. 

B. Iguais a qualquer outro momento nos últimos 800.000 anos. 

C. Mais elevadas do que em qualquer outro momento nos últimos 800.000 anos. 


Resposta: C.




O que está contribuindo para a fome, a pobreza e as migrações forçadas? 

A. Aumento do turismo. 

B. Desemprego. 

C. Mudança climática. 


Resposta: C.



O que está sendo destruído devido à escassez de água? 


A. A saúde humana. 

B. Áreas florestais. 

C. Áreas agrícolas. 


Resposta: C.



O que é necessário para limitar o aumento da temperatura média global a um máximo de 1,5 graus Celsius? 

A. Mudanças significativas e urgentes. 

B. Investimentos em infraestrutura. 

C. Substituição de fontes de energia renováveis por combustíveis fósseis. 


Resposta: A.



Qual é uma das principais soluções para alcançar mudanças significativas que contribuirão para limitar o aumento da temperatura média global? 


A. Investimentos em combustíveis fósseis. 

B. Substituição progressiva de combustíveis fósseis por fontes de energia renováveis, como energia solar e eólica. 

C. Aumento da produção industrial. 


Resposta: B.



A transição para fontes de energia limpas e renováveis é vital para a redução e diminuição das emissões de gases de efeito estufa, o que ajudará a reduzir o ritmo das mudanças climáticas. Essa transição requer investimentos substanciais em pesquisa e desenvolvimento tecnológico, bem como em políticas governamentais e regulamentações que incentivem a transição para fontes de energia renováveis.

Mais uma maneira e forma para lidar com a mudança climática é por meio da captura e armazenamento de carbono. A tecnologia de captura de carbono permite que as emissões de dióxido de carbono sejam capturadas quando produzidas e armazenadas de forma segura, garantindo que elas não sejam liberadas na atmosfera. O desenvolvimento de tecnologias de captura e armazenamento de carbono pode ser fundamental para reduzir as emissões de gases de efeito estufa a um nível que limite o aumento da temperatura global.

Uma mudança no estilo de vida também é necessária. Pequenas ações individuais, como a redução e diminuição do consumo de carne e laticínios, redução no uso de plásticos, a escolha de transportes mais limpos e outras ações sustentáveis podem ajudar a mitigar as mudanças climáticas. As empresas e governos também precisam assumir maiores responsabilidades na luta contra as mudanças climáticas, adotando políticas e práticas sustentáveis e trabalhando para reduzir suas próprias emissões e impactos ambientais.

A necessidade de educação e consciência ambiental é fundamental. As pessoas precisam entender a gravidade da crise ambiental e a importância do seu papel individual e coletivo na abordagem das mudanças climáticas. Isso pode ser alcançado por meio de iniciativas educacionais, campanhas de sensibilização e esforços para promover estilos de vida sustentáveis.

A crise ambiental e as mudanças climáticas globais são questões urgentes e complexas que exigem soluções multifacetadas e ação imediata. Essas soluções devem incluir uma redução e diminuição significativa das emissões de gases de efeito estufa, a transição para fontes de energia renováveis, mudanças no estilo de vida, investimentos em tecnologias de captura e armazenamento de carbono, a adoção de políticas governamentais e regulamentações que incentivem ações sustentáveis e programas educacionais que criem consciência ambiental e abordam os desafios das mudanças climáticas.

As soluções não são fáceis e exigem esforços coletivos e individuais de todos, desde líderes globais até indivíduos comuns. Mas as mudanças climáticas são uma das maiores ameaças que a humanidade enfrenta, e a ação decisiva é necessária para garantir e dá garantias a um futuro habitável e saudável para todos. Como disse o Secretário-Geral da ONU, "nós somos a primeira geração que pode acabar com a pobreza, e a última que pode salvar o planeta". Agora é a hora de agir e fazer a diferença.

O que pode ser fundamental para reduzir as emissões de gases de efeito estufa a um nível que limitem o aumento da temperatura global? 


A. Investimentos em tecnologias de captura e armazenamento de carbono. 

B. Redução do consumo de carne e laticínios. 

C. Adoção de políticas governamentais e regulamentações que incentivem ações sustentáveis. 


Resposta: A.



O que é necessário para mitigar as mudanças climáticas? 


A. Ações sustentáveis individuais. 

B. Ações sustentáveis de empresas e governos. 

C. Ambos. 


Resposta: C.



O que é necessário para a transição para fontes de energia renováveis? 


A. Investimentos em pesquisa e desenvolvimento tecnológico, bem como em políticas governamentais e regulamentações. 

B. Redução do consumo de carne e laticínios. 

C. Adoção de políticas governamentais sobre o uso de plásticos. 


Resposta: A.



Como podemos promover estilos de vida sustentáveis? 


A. Por meio de iniciativas educacionais, campanhas de sensibilização e esforços para promover estilos de vida sustentáveis. 

B. Redução do consumo de carne e laticínios. 

C. Adoção de políticas governamentais sobre o uso de plásticos. 


Resposta: A.



O que é necessário para lidar com as mudanças climáticas? 


A. Esforços coletivos e individuais desde líderes globais até indivíduos comuns. 

B. Investimentos em tecnologias de captura e armazenamento de carbono. 

C. Adoção de políticas governamentais sobre o uso de plásticos. 


Resposta: A.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões sobre termo integrante da oração – voz passiva e ativa.

Questões sobre a formação do território brasileiro

Continente americano: Clima e vegetação - Questões