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terça-feira, 29 de outubro de 2013

Avaliação de história com temas atuais

Avaliação online de história com temas atuais para alunos do nível médio


Acompanhe a seguir uma série de exercícios de história para uma avaliação online do que você já estudou. Tende resolver os exercícios de história a seguir e faça uma avaliação conferindo no gabarito as respostas de cada questão. Avaliação de história com dez questões que te ajudará a tirar dúvida de temas que costumam cair em prova do nível médio.


Avaliação de história:

1)O poema abaixo, O Infante, é do poeta Fernando Pessoa. Leia-o com atenção:

Deus quer, o homem sonha, a obra nasce.
Deus quis que a terra fosse toda uma,
Que o mar unisse, já não separasse,
Sagrou-te e foste desvendando a espuma.
E a orla branca foi, de ilha em continente,
Clareou, correndo, até ao fim do mundo,
E viu-se a terra inteira, de repente,
Surgir, redonda, do azul profundo.
Quem te sagrou, criou-te português,
Do mar por nós em ti nos deu sinal.
Cumpriu-se o Mar, e o Império se desfez.
Senhor, falta cumprir-se Portugal!

A análise do poema possibilita identificar dois momentos importantes da história portuguesa postos na seguinte alternativa:
a)A conquista da sua porção na América, o Brasil, e a perda, ainda que provisória, com a posterior invasão holandesa no nordeste brasileiro.
b)O pioneirismo luso no processo de expansão marítima dos séculos XV e XVI, e o posterior declínio de seu império, no século XIX.
c)A expulsão dos muçulmanos da Península Ibérica, possibilitando o início da expansão marítima e a ascensão do Salazarismo, que representou o declínio econômico de Portugal.
d)A Revolução de Ávis, que possibilitou a formação do império marítimo português; e a União Ibérica, que simbolizou a submissão definitiva da nação lusa à Espanha.
e)A chegada às Índias em 1498, que simbolizou as grandes conquistas marítimas, e a invasão das tropas napoleônicas a Portugal em 1808.

 

2)Sobre o processo de abolição da escravidão no continente americano, analise as afirmativas abaixo:

I- Grande parte dos países da América espanhola aboliram a escravidão juntamente com o processo de independência.
II- A Lei do Ventre Livre editada no Brasil em 1871 estabelecia não só a possível liberdade dos escravos nascidos a partir dessa data, mas também a obrigação dos senhores aceitarem o direito dos escravos comprarem sua liberdade.
III- Cuba foi o único país da América em que a abolição se deu de forma revolucionária.
IV- Os EUA só aboliram a escravidão no seu território bem depois do processo de independência.

Estão corretas:
a)I, II e III.
b)III e IV.
c)II e IV.
d)I, II e IV.
e)II e III.

 

3)Leia o texto a seguir:

"Truman lançou o Plano Marshall, que foi rejeitado pelos países do leste sob pressão soviética, ordenou a aceleração do programa nuclear, em uma época em que só os EUA possuíam bombas atômicas e manteve tropas e bases nos países da Europa ocidental. Ao mesmo tempo, os americanos começaram a pressão contra elementos vistos como potenciais agentes do poder soviético, como o Partido Comunista da Itália. Em março de 1947, o presidente enviou ao Congresso uma mensagem que ficaria conhecida como "doutrina Truman ", vista por muitos como uma declaração formal de um novo conflito, uma guerra mundial de baixa intensidade que logo ganhou o nome de Guerra
Fonte: http://wwwl.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u648244.shtml, acessado em 15 de dezembro de 2009.

O Plano Marshall contribuiu para:
a)Reduzir a produção de armas nucleares pelas nações europeias.
b)Reconstruir as estruturas da Europa Ocidental após a Segunda Guerra Mundial.
c)Amenizar os conflitos na fronteira entre México e Estados Unidos.
d)Por fim aos conflitos no Oriente Médio, entre judeus e palestinos.

 

4)A fim de consolidar a ditadura varguista, foi criado o DIP (Depto. de Imprensa e Propaganda).

Quais os objetivos do DIP no contexto do Estado Novo no Brasil?
a)Elaborar e revisar os discursos de Getúlio Vargas.
b)Enaltecer os atos do governo e controlar os meios de comunicação de massa e realizar violenta censura.
c)Controlar a economia do estado interventor.
d)Cuidar da segurança nacional.
e)Aproximar o estado dos trabalhadores.

 

5)São algumas transformações ocorridas no Brasil com a chegada da Família Real em 1808, EXCETO.
a)Fundação do Banco do Brasil.
b)Criação da Imprensa Régia.
c)Abertura de duas escolas de medicina na Bahia e no Rio de Janeiro.
d)Instituição da derrama, com a finalidade de obrigar os mineiros a pagarem os impostos atrasados.
e)Implantação do Jardim Botânico.

 

6)Sobre a civilização Egípcia, considere as seguintes proposições.

I. A religião egípcia comportava a crença divina do faraó, considerado um deus vivo. Isso justificava o poder que lhe era atribuído, o de controlar as forças da natureza.
II. Acreditavam em vida após a morte e no retorno da alma ao corpo, cultuavam os mortos e desenvolveram técnicas de mumificação.
III. Desenvolveram a escrita cuneiforme composta de símbolos fonéticos em forma de cunha.
IV. A principal atividade econômica era a indústria naval que empregava quase toda a população.

Estão CORRETAS
a)somente I e II.
b)somente II e III.
c)somente III e IV.
d)somente I e III.
e)I, II, III e IV.

 

7)A Paz Armada foi o nome dado à(ao)
a)confraternização entre as tropas inimigas no Natal de 1914, durante a 1ª Guerra Mundial.
b)proposta do Presidente norte-americano Woodrow Wilson para conseguir o cessar-fogo e o fim da 1ª Guerra Mundial.
c)política de Bismarck que instaurou a Liga dos Três Imperadores, estabelecendo alianças entre a Alemanha, a Áustria-Hungria e a França.
d)plano do Presidente norte-americano Abraham Lincoln para acabar a Guerra de Secessão.
e)corrida Armamentista iniciada pelas potências, que, diante do perigo da Guerra, fortaleceram seus exércitos e formaram alianças políticas.

 

8)No mês de janeiro de 2010, a cidade de São Luiz do Paraitinga sofreu uma catástrofe, tendo sido invadida pelas águas do rio Paraitinga, que destruíram um importante patrimônio histórico do estado e do País e causaram também enormes danos à saúde da população local. Sua história foi construída ao longo de quatro séculos, desde a concessão da sesmaria (1688), passando por povoado e freguesia de Taubaté (1769) e vila (1773) até finalmente chegar a cidade, em 1857. Sobre a história e o conjunto do patrimônio cultural dessa localidade, assinale a alternativa correta.
a)O desenvolvimento da freguesia está relacionado ao processo de expansão das plantações de cana de açúcar praticadas por comunidades locais na segunda metade do século XVIII, sem o uso de escravidão.
b)A região, surgida em tempos de expedições bandeirantes, caracterizou-se por fornecer mão de obra indígena para as áreas produtoras de cana de açúcar e tabaco desde o final do século XVII.
c)A cidade está situada em uma área que viveu profundamente o impacto da produção cafeeira em meados do século XIX, marcada pela presença da escravidão africana e pelo fausto das famílias da elite do Império.
d)O nome da cidade originou-se da descoberta, por um pescador, de uma imagem de São Luís, fazendo com que o local se transformasse em meta de peregrinação de romeiros e fiéis.
e)A cidade foi abandonada pelos seus moradores, no século XX, com a transferência da produção cafeeira para o oeste paulista, tendo sido considerada por isso uma cidade morta.

 

9)Segundo Marina Mello e Souza (África e Brasil Africano. São Paulo: Ática, 2006), um conjunto importante de práticas e crenças mágico-religiosas de matrizes africanas que germinou no Brasil foram os candomblés, sendo do século XIX as primeiras referências a eles. Apesar de o termo pertencer à língua banto, no Brasil se refere a cultos religiosos de origem ioruba e daomeana. Nelas, as principais entidades sobrenaturais são os orixás e voduns. Estas entidades são a
a)origem da organização social e política e também aquelas que orientam toda ação dos homens em sua vida terrena, à semelhança do que ocorre entre os povos bantos.
b)fonte da leitura de indícios do além, feita por sacerdotes por meio de rituais e que permite que as forças do sobrenatural ajam para solucionar problemas do cotidiano, como no caso dos povos bantos.
c)fonte das práticas mágico-religiosas mais mestiças do Brasil colonial, segundo alguns autores, e que também agregam mais elementos cristãos, islâmicos, ameríndios e africanos tradicionais.
d)origem de formas de consulta aos oráculos, como o do Ifá, quando se jogam nozes-de-cola sobre a tábua esculpida, e também de rituais que permitem reconstruir os costumes africanos.
e)origem de rituais banto associados ao termo kimbundo e também meios de punição pela falta de respeito a um ancestral.

 

10)No que consistiu a Revolta de 1790?
a)Em uma revolta dos colonizadores.
b)Em uma revolta dos colonizados.
c)Em uma revolta dos portugueses.
d)Em uma revolta dos governantes.
e)Em uma revolta dos brancos.



Gabarito da avaliação de história:
1.b - 2.d - 3.b - 4.b - 5.d - 6.a - 7.e - 8.c - 9.a - 10.b

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