Material completo para o Enem

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Simulado de história para o Enem

Simulado de história com questões atualizada que caem no Enem


Você precisa aproveitar essa grande oportunidade de fazer uma avaliação online grátis em um simulado de história bem elaborado e voltado para a prova do Enem. São questões de história em um simulado online grátis que te ajudará a entender algumas das questões mais importantes que são cobradas no Enem. Fique atento para essa maravilhosa chance de saber se você aprendeu o suficiente para se dá bem na prova e tente resolver as questões de história neste simulado com gabarito onde você poderá conferir se teve um bom desempenho ou se precisa ainda estudar um pouco mais para a prova do Enem. A seguir um simulado de história com questões atuais que costuma cair na prova do Enem:

__________________

1)Analise as frases abaixo:

I. Durante o período pré-colonial (1500 – 1530), os portugueses desenvolveram a atividade de exploração do pau-brasil, árvore abundante na Mata Atlântica naquele período.
II. Antes da chegada dos portugueses a escravatura já era largamente praticada no Brasil. Entre as tribos indígenas.
III. Capturados nas mais diversas situações, os escravos africanos provinham de lugares como Angola e Guiné.

Marque a alternativa correta.

a)Somente I está correta.

b)Somente II está correta.

c)Somente III está correta.

d)I, II e III estão corretas.
 
 
2)Não só de açúcar vivia a economia colonial brasileira. Além de outras atividades, a criação de gado e de muares teve grande importância nesse período da história brasileira o qual se caracterizou por:

a)Ter viabilizado um dos grandes objetivos iniciais da coroa portuguesa que era conseguir povoar o interior da colônia e explorar todas as suas riquezas.

b)Abrir nova perspectiva econômica com a exportação do charque, a carne seca, ao mesmo tempo que estimulou o tráfico negreiro com a demanda de mão de obra.

c)Tornar-se independente de todas as outras atividades econômicas voltadas para a exportação.

d)Destinar seus produtos mais para o mercado interno, em diferentes regiões da colônia.

e)Gerir uma nova classe de proprietários, totalmente contrários à escravidão, que não era utilizada como mão de obra nessas atividades econômicas.
 
 
3)A Constituição de 1824 estabeleceu os princípios fundamentais da organização do Estado Brasileiro. Com base nessa Constituição, o Brasil

a)tornou-se uma Monarquia constitucional regida por três poderes: Conselho de Estado, Senado e Câmara dos deputados.

b)passou a ter um chefe de Estado e um chefe de governo, representados, respectivamente, pelo poder executivo e pelo primeiro-ministro.

c)foi dividido em vários estados e municípios, cujos governantes eram eleitos pelo voto direto dos eleitores dessas regiões.

d)tornou-se um Estado Laico, em que o governo federal assegurava a liberdade de manifestação religiosa aos cidadãos.

e)passou a ter um imperador que utilizava o poder moderador para exercer o controle sobre os demais poderes.
 
 
4)O comandante militar Pedro Ivo foi um dos líderes de uma revolta liberal conhecida como

a)Sabinada.

b)Balaiada.

c)Cabanagem.

d)Praieira.

e)Farroupilha.
 
 
5)“Deus, Pátria e Família” era o lema do(a)

a)Queremismo.

b)Coluna Prestes.

c)Coronelismo.

d)Integralismo.

e)Movimento Messiânico de Canudos.
 
 
6)Antes mesmo da consolidação da República Brasileira, proclamada em 1889, algumas revoltas, como Canudos, Contestado e a Revolução Federalista, colocariam em cheque o projeto republicano. A respeito da Revolução Federalista, ocorrida entre 1893 e 1895, analise as seguintes afirmativas e, em seguida, marque a alternativa correta:
I- nela se confrontaram os correligionários de Júlio de Castilhos, Chefe do Partido Republicano Riograndense, denominado de pica-paus ou castilhistas, e os partidários de Gaspar Silveira Martins, líder do Partido Federalista, denominados de maragatos;
II- o Partido Federalista de Gaspar Silveira Martins era favorável do positivismo (viver a vida baseada nos fatos e na experiência, rejeitando tudo que é sobrenatural), do presidencialismo e da liberdade de se administrar um Estado segundo suas leis;
III- iniciada no Rio Grande do Sul, a Revolução se estendeu pelos estados de Santa Catarina e do Paraná e estabeleceu vínculos com membros da Marinha que promoveram a Revolta da Chibata.

Assinale a alternativa correta.

a)somente a afirmativa I está correta;

b)somente a afirmativa III está correta;

c)somente as afirmativas I e II estão corretas.

d)somente as afirmativas I e III estão corretas.

e)todas as afirmativas estão corretas.
 
 
7)Na criação dos Territórios Federais, criou-se o Território Federal do Rio Branco que, posteriormente, foi rebatizado, por volta de 1962, para:

a)Amazonas.

b)Rondônia.

c)Acre.

d)Roraima.

e)Amapá.
 
 
8)O episódio ocorrido em 05 de julho de 1922, no Rio de Janeiro conhecido como “Os 18 do Forte” marcou:

a)A derrubada da estrutura econômica da República Velha.

b)A criação da Ação Integralista Brasileira.

c)A formação da Coluna Prestes.

d)A primeira das rebeliões tenentistas a abalar o domínio oligárquico.

e)A reação da Marinha brasileira ao autoritarismo do governo federal.
 
 
9)A Guerra de Canudos ocorrido no sertão da Bahia, no final do século XIX, está relacionada à:

a)Formação de milícias privadas que atuavam sob o comando dos poderosos locais.

b)Insatisfação das camadas sociais urbanas contra os desmandos do governo federal.

c)Situação de injustiças sociais e miséria das populações desfavorecidas, cujas necessidades eram esquecidas pelas autoridades.

d)Firme oposição ao regime monárquico de governo.

e)Ação de bandos armados que saqueavam fazendas, vilarejos e cidades, com o objetivo de vingança pessoal.
 
 
10)Sobre o panorama político que marca a República Velha, marque a opção que contém a informação falsa:

a)O período que vai de 1894 a 1930 foi marcado pelo governo de presidentes civis, ligados ao setor agrário. Estes políticos saiam dos seguintes partidos: Partido Republicano Paulista (PRP) e Partido Republicano Mineiro (PRM), estes dois partidos controlavam as eleições, mantendo-se no poder de maneira alternada e contavam com o apoio da elite agrária do país.

b)Os primeiros compromissos do governo civil republicano visaram garantir a cooperação dos credores estrangeiros, comprometendo-se o novo regime a pagar dívidas contraídas com eles por cafeicultores brasileiros. O conhecido acordo da dívida externa - funding loan - foi pago às custas de aumento de impostos, paralisação de obras públicas e abandono da ideia de incentivo à indústria nacional, política adotada por Campos Sales.

c)A política do Café com Leite foi marcada pela alternância dos presidentes entre políticos de Minas Gerais e São Paulo. Estes dois estados eram os mais ricos da nação. Saídos das elites mineiras e paulistas, os presidentes acabavam favorecendo sempre o setor agrícola, principalmente do café (mineiro) e do leite (paulista).

d)A política do café-com-leite privilegiou e favoreceu o crescimento da agricultura e da pecuária na região Sudeste, mas acabou provocando um abandono das outras regiões do país. As regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste ganharam pouca atenção destes políticos e tiveram seus problemas sociais agravados

e)O coronel era muito comum durante os anos iniciais da República, principalmente nas regiões do interior do Brasil. Ele era um grande fazendeiro que utilizava seu poder econômico para garantir a eleição dos candidatos que apoiava. Era usado o voto de cabresto, em que o coronel (fazendeiro) obrigava e usava até mesmo a violência para que os eleitores de seu "curral eleitoral" votassem nos candidatos apoiados por ele.
 
____________________________
 
Gabarito com as respostas das questões de história para o Enem do simulado acima:
1.d - 2.d - 3.e - 4.d - 5.d - 6.a - 7.d - 8.d - 9.c - 10.c
____________________________
 
Ainda acha que não está realmente pronto para o Enem? Veja esse livro abaixo com todos os assuntos do Enem por apenas oitenta Reais, incrível né?!:
 
ENEM - VOLUME COMPLETO R$:80,00
ENEM - VOLUME COMPLETO R$:80,00

Nenhum comentário:

Seu portal das questões para concursos


Olá, você está conectado ao melhor blog de questões de concursos públicos selecionadas da internet. Fique por dentro das dicas e macetes das provas, esteja sempre na frente com conhecimentos atualizados e conquiste sua carreira de trabalho.