Material completo para o Enem

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Questões de biologia com gabarito

Questões de biologia com gabarito para o Enem


Muitos candidatos ao Enem e vestibular estão estudando neste momento e ainda não sabem se estão realmente preparados para a prova, então estamos disponibilizando uma série de exercícios de biologia com resposta para o Enem para que você possa fazer uma avaliação online. São inúmeras questões de biologia para o Enem com gabarito que te ajudará a tirar dúvida de temas que costumam cair na prova do Enem. A seguir um teste grátis de biologia para o Enem com dez questões atualizadas que te auxiliará nos estudos e fará você fazer uma breve avaliação de seu desempenho em biologia.

____________________
Questões de biologia com gabarito - Enem

1)0s músculos esqueléticos são formados por dois tipos de fibras musculares, as fibras lentas e as fibras rápidas. Quanto às fibras lentas, é correto afirmar, exceto:
a)Ricas em mioglobina.
b)Ricas em mitocôndrias.
c)Adaptadas aos movimentos lentos.
d)Adaptadas aos movimentos duradouros.
e)Adaptadas a obter energia quase que exclusivamente por fermentação.
 
 
2)Num laboratório de Anatomia Patológica, são processados vários tipos de materiais líquidos e sólidos para exame: escarro, punção mamária, lavados e escovados brônquicos, urina, secreção vaginal, entre outros. Os materiais que devem ser centrifugados são os:
a)coloidais.
b)sólidos.
c)cremosos.
d)pastosos.
e)líquidos.
 
 
3)Relacione as colunas, conforme os principais efeitos de cada hormônio:

1) Prolactina
2) TSH
3) ACTH
4) FSH
5) Estradiol
6) Epinefrina

( ) Regula a atividade da região mais externa (córtex) da glândula suprarrenal.
( ) Estimula o desenvolvimento das características sexuais femininas secundárias.
( ) Aumenta os batimentos cardíacos e a pressão sanguínea.
( ) Estimula a liberação de tiroxina.
( ) Atua sobre as glândulas mamárias.
( ) Estimula a síntese de estrogênio e a espermatogênese

A sequência correta é:
a)3, 6, 2, 1, 4, 5
b)5, 3, 6, 4, 1, 2
c)3, 5, 2, 6, 1, 4,
d)3, 5, 6, 2, 1, 4
e)4, 6, 2, 5, 1, 3
 
 
4)Sabe-se que a maioria dos vertebrados possui notocorda apenas na fase embrionária, em geral substituída por uma coluna vertebral cartilaginosa ou óssea. Analise as afirmativas sobre as classes dos vertebrados a seguir.

I) Os anfíbios são vertebrados mais evoluídos que os peixes.
II) As aves e os répteis que mantêm praticamente constante a temperatura do corpo apesar das variações térmicas do ambiente: são chamados de homeotérmicos.
III) Os mamíferos apresentam corpo coberto (total ou parcialmente) de pelos (formados de queratina) e com glândulas sudoríparas, sebáceas e mamárias.

Estão corretas as afirmativas:
a)I e II apenas.
b)I e III apenas.
c)II e III apenas.
d)I, II e III.
 
 
5)Para a pesquisa de cistos de protozoários e ovos de helmintos, o exame direto é um método pouco sensível e só apresenta resultados positivos em infecções massivas.
Para melhorar a visualização dos cistos e dos ovos, durante o preparo da lâmina, é necessário o seguinte procedimento:
a)Adicionar água destilada à amostra de fezes.
b)Adicionar solução salina concentrada à amostra de fezes.
c)Adicionar solução de lugol à amostra de fezes.
d)Adicionar solução glicosada à amostra de fezes.
 
 
6)Com relação à coleta da secreção vaginal nas mulheres para o exame parasitológico, assinale a alternativa INCORRETA:
a)As mulheres não deverão realizar a higiene vaginal, durante um período de 18 a 24 horas antes da colheita do material
b)O material é usualmente colhido na vagina com swab de algodão não absorvente, com auxílio de uma espátula não lubrificada.
c)Deverão ser colhidos, sempre, dois swabs de cada paciente para facilitar os exames direto e cultura.
d)O uso de medicamentos antitricomonicidas, tanto vaginais (geleias e cremes) como orais, há 15 dias não inviabiliza a positividade do exame.
 
 
7)A “ Lei da Prioridade” refere-se ao estabelecimento do nome científico das espécies e rege que a designação do nome de um novo ser vivo fica estabelecido para aquele autor que:
a)identificar o ser vivo e colocar o nome deste ser na internet;
b)identificar o ser vivo e publicar um artigo científico, usando o nome da espécie identificada;
c)identificar o ser vivo que os zoólogos nomeiam este ser;
d)não existe nenhum protocolo para nomear os seres vivos.
 
 
8)Na evolução das plantas terrestres, o surgimento da semente espermatófitas, foi de fundamental importância para a dispersão das espécies no ambiente terrestre. Considerando as angiospermas, de que parte da flor origina-se a semente? Assinale a alternativa correta:
a)Do ovário da flor;
b)Do óvulo da flor;
c)Do receptáculo floral;
d)De uma parte do próprio fruto.
 
 
9)“Um grupo de pesquisadores publicou esta semana um estudo que sugere uma alteração genética no Aedes aegypti como forma de combater a dengue. A pesquisa apresenta conclusões sobre o uso de machos geneticamente modificados. Os machos recebem um gene que limita o crescimento das asas. Dessa forma, as fêmeas da nova geração não têm a capacidade de voar e, assim, não podem se reproduzir e nem contaminar as pessoas” (Portal PUC-Rio Digital, mar/2010. Disponível em: http://pucriodigital. com.puc-rio.br/). Com relação a este assunto julgue os itens a seguir:
(I) O Aedes aegypti se caracteriza por ser um inseto de comportamento estritamente urbano, sendo raro encontrar amostras de seus ovos ou larvas em reservatórios de água nas matas.
(II) A dengue é uma arbovirose transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Este serve como vetor tanto para a dengue como para a febre amarela.
(III) A infecção pelo vírus da dengue causa uma doença de amplo espectro clinico, incluindo desde formas inaparentes até quadros graves, podendo evoluir para o óbito. Entre estes, destaca-se a ocorrência de hepatite, insuficiência hepática, manifestações do sistema nervoso, miocardite, hemorragias graves e choque.
(IV) É sabido que não há vacinas ou droga específica contra a dengue. Entretanto, isso não significa que a doença não tem tratamento. Medidas simples, tais como identificar os sinais de alarme e iniciar hidratação, podem ser salvadoras ao impedir a evolução para as formas graves da dengue.
Sobre as afirmações acima se pode dizer que:
a)Somente as afirmações II e III estão corretas.
b)Todas as afirmações estão incorretas.
c)Há somente uma afirmação incorreta.
d)Somente as afirmações I e II estão corretas.
e)Todas as afirmações estão corretas.
 
 
10)Nas células vegetais jovens, a parede celular é muito fina, mas, aos poucos, vai ocorrendo depósito de mais celulose na face interna da membrana, até que, na célula adulta, a parede celular torna-se espessa e muito resistente. Existem, no entanto, pontos em que não ocorre depósito de celulose, permitindo a comunicação do citoplasma de uma célula com o da célula vizinha através de pontes citoplasmáticas chamadas:
a)desmossomos.
b)plasmodesmos.
c)junção gap.
d)estria de Caspary.
e)periciclo.
 
 
________
Gabarito das questões de biologia para o Enem:
1.e - 2.e - 3.d - 4.b - 5.c - 6.d - 7.b - 8.b - 9.c - 10.b

2 comentários:

Anônimo disse...

As questoes disponibilizadas para treino, não estão no estilo do enem.

beverllyshanaiagomes gomes disse...

Excelente exercício.

Seu portal das questões para concursos


Olá, você está conectado ao melhor blog de questões de concursos públicos selecionadas da internet. Fique por dentro das dicas e macetes das provas, esteja sempre na frente com conhecimentos atualizados e conquiste sua carreira de trabalho.