Questões sobre os períodos pré-históricos

Questões sobre os períodos pré-históricos com respostas e comentários para o Enem

Um verdadeiro simulado de história para o Enem com questões resolvidas e comentadas. São exercícios de história para o Enem sobre os períodos pré-históricos. Todas as questões sobre os períodos pré-históricos tem respostas comentadas, isso irá te ajudar a tirar dúvidas e se preparar melhor para a prova do Enem. 

Questões sobre os períodos pré-históricos

Período Paleolítico

Durante o período Paleolítico, os seres humanos eram principalmente caçadores-coletores, dependendo dos recursos naturais para sobreviver. Além disso, durante este período, os hominídeos se desenvolveram em várias espécies, com habilidades diferentes e específicas em caça, dieta e migração. Com base nisso, qual das alternativas abaixo apresenta uma característica típica dos hominídeos que viveram no período Paleolítico?

a) Cultivavam plantas e domesticavam animais para a obtenção de alimento.

b) Construíam abrigos elaborados e permanentes para proteção e conforto.

c) Utilizavam ferramentas de metal para a caça e obtenção de alimentos.

d) Desenvolveram a escrita cuneiforme para registrar as suas atividades.

e) Fabricavam ferramentas rudimentares de pedras lascadas e outros materiais para a caça e outras atividades.

Comentário da resposta correta: A alternativa correta é a letra "e". Durante o período Paleolítico, os hominídeos ainda não haviam desenvolvido a agricultura ou a domesticação animal, então a opção "a" está incorreta. Da mesma forma, a construção de abrigos elaborados permaneceu limitada apenas a algumas culturas isoladas, tornando a opção "b" incorreta. A opção "c" é inválida, uma vez que ferramentas de metal só foram desenvolvidas posteriormente. Quanto à opção "d", a escrita cuneiforme foi desenvolvida muito depois do Paleolítico, não sendo uma possibilidade para essa época. Por fim, a alternativa "e" está correta, pois os hominídeos fabricavam ferramentas rudimentares de pedras lascadas e outros materiais para a caça e outras atividades.



Período Neolítico

Durante o período Neolítico, houve uma grande transformação nas formas de vida humana, com a adoção do sedentarismo, o desenvolvimento da agricultura e o consequente surgimento das primeiras cidades. Com base nisso, qual das alternativas abaixo apresenta uma característica típica do período Neolítico?

a) Nômade, os seres humanos viviam em pequenas comunidades, sem formação de grandes centros urbanos.

b) Utilização de armas de pedra polida, o que contribuiu para o aumento na eficácia da caça e da pesca.

c) Prática do comércio com outras comunidades, usando o excedente da produção agrícola.

d) Ausência de religião ou cerimônias religiosas.

e) Utilização de ferramentas de osso, como agulhas e lançadores de dardos, para a caça e a pesca.

Comentário da resposta correta: A alternativa correta é a letra "c". Durante o período Neolítico, as primeiras formas de comércio surgiram, permitindo o intercâmbio entre comunidades distantes e o início da formação de grandes centros urbanos. A opção "a" está incorreta, pois o sedentarismo era uma característica marcante do período Neolítico, o que permitiu o estabelecimento de grandes centros urbanos. A opção "b" está incorreta, pois a pedra polida foi utilizada apenas posteriormente, durante a Idade dos Metais. A opção "d" está incorreta, pois a religião era uma prática comum durante o período Neolítico, com a realização de cerimônias religiosas e a construção de monumentos megalíticos. A opção "e" está incorreta, pois as ferramentas de osso eram utilizadas principalmente durante o período Paleolítico.

Período Mesolítico

Durante o Período Mesolítico, há aproximadamente 10.000 anos atrás, houve uma importante mudança no modo de vida das populações humanas que habitavam a Terra. Esse período é caracterizado pela transição entre o modo de vida nômade de caça e coleta e o sedentarismo, com o surgimento da agricultura e pecuária. Com relação a esse período, pode-se afirmar:

a) A utilização de ferramentas de pedra lascada foi marcante ao longo de todo o período Mesolítico.

b) O sedentarismo surgiu apenas no final do Período Mesolítico, com o surgimento da agricultura e da pecuária.

c) O clima foi um fator determinante para as mudanças no modo de vida dos grupos humanos durante esse período.

d) A transição para o sedentarismo gerou grandes impactos ambientais, tais como a desertificação de áreas outrora férteis.

e) A ocupação de cavernas e abrigos naturais tornou-se menos frequente durante o Período Mesolítico em relação ao Paleolítico.

Comentário: A alternativa correta é a letra b, visto que o sedentarismo teve início na fase final do Período Mesolítico. As alternativas a, c, d e e contêm informações incorretas ou exageradas.



Idade da Pedra Lascada e da Pedra Polida

A Idade da Pedra é um período histórico que se divide em dois momentos distintos: a Idade da Pedra Lascada e a Idade da Pedra Polida. Durante a Idade da Pedra Lascada, o ser humano começou a produzir e utilizar ferramentas a partir de lascas de pedra bruta, enquanto na Idade da Pedra Polida, as ferramentas eram produzidas com pedras já polidas. Sobre esses períodos, é correto afirmar que:

a) A Idade da Pedra Polida é anterior à Idade da Pedra Lascada.

b) A produção de ferramentas de osso foi mais frequente durante a Idade da Pedra Polida do que na Idade da Pedra Lascada.

c) A transição entre a Idade da Pedra Lascada e a Pedra Polida ocorreu de maneira abrupta, com o surgimento da agricultura e a sedentarização.

d) As técnicas de produção de ferramentas evoluíram bastante durante a Idade da Pedra Lascada, mas pouco evoluíram durante a Idade da Pedra Polida.

e) A realização de cerimônias fúnebres era bastante usual durante a Idade da Pedra Lascada, mas pouco frequente na Idade da Pedra Polida.

Comentário: A alternativa correta é a letra b, visto que o uso de ferramentas de osso se tornou mais frequente durante a Idade da Pedra Polida, quando as técnicas de produção de ferramentas já haviam evoluído. As demais alternativas contêm informações incorretas ou exageradas.

Evolução da espécie humana

A evolução da espécie humana é um tema de grande importância para a compreensão da história da vida no planeta Terra. Desde os seus primórdios, os seres humanos enfrentaram uma série de mudanças evolutivas que resultaram na espécie atual. Sobre a evolução da espécie humana, pode-se afirmar:

a) A bipedia é uma das características que distinguem os seres humanos dos demais primatas e surgiu no gênero Homo há cerca de 4 milhões de anos.

b) O uso de ferramentas foi uma característica exclusiva dos seres humanos durante boa parte da sua história evolutiva, e surgiu junto com o gênero Homo.

c) A descoberta do fogo foi um fator fundamental para a expansão geográfica dos seres humanos, tendo em vista que permitiu a ocupação de regiões mais frias do planeta.

d) A linguagem é uma característica exclusiva dos seres humanos e, por isso, não é possível estabelecer comunicação entre esses indivíduos e outros animais.

e) A espécie Homo sapiens, que surgiu há cerca de 300.000 anos, conviveu com outras espécies de seres humanos, como o Homo erectus e o Homo neanderthalensis, ao longo da sua história.

Comentário: A alternativa correta é a letra e, visto que a espécie Homo sapiens conviveu com outras espécies humanas ao longo da sua história evolutiva. As demais alternativas contêm informações incorretas ou exageradas.



Ferramentas e técnicas utilizadas pelos homens pré-históricos

Qual das seguintes ferramentas utilizadas pelos homens pré-históricos era mais indicada para a caça?

a) Machado de pedra

b) Lascas de pedra afiada

c) Arco e flecha

d) Colete de pele animal

Comentário: A alternativa correta é a letra c. O arco e flecha era uma ferramenta essencial para os homens pré-históricos quando se tratava da caça de animais de médio e grande porte. Essa técnica permitia um alcance maior e uma maior precisão, o que facilitava a obtenção de alimentos. As outras ferramentas também eram importantes, mas o arco e flecha era a mais indicada para essa finalidade

Pinturas e arte rupestre na pré-história

Qual é a principal hipótese atual sobre o significado das pinturas rupestres feitas pelos homens pré-históricos?

a) As pinturas serviam como uma forma de registro histórico, contando as histórias das tribos e comunidades que as produziam.

b) As pinturas tinham um caráter religioso, sendo utilizadas em rituais em homenagem aos deuses adorados pelos povos da época.

c) As pinturas eram uma forma de comunicação com outras tribos, servindo como um código para estabelecer alianças e trocar informações.

d) As pinturas eram uma forma de expressão artística, demonstrando a habilidade manual dos homens pré-históricos e suas percepções estéticas.

Comentário: A alternativa correta é a letra d. Embora todas as alternativas apontem para possíveis significados das pinturas rupestres, a hipótese mais aceita atualmente é que elas tinham um caráter artístico e estético, sendo produzidas por homens pré-históricos talentosos e criativos. Diversas pistas arqueológicas e estudos comparativos com outras culturas primitivas em todo o mundo indicam que as pinturas tinham fins mais estéticos do que práticos ou comunicativos.

O fogo e sua importância na pré-história

Qual é a principal vantagem que o uso do fogo trouxe para os homens pré-históricos?

a) Facilitou a preparação de alimentos, tornando-os mais digeríveis e seguros para serem consumidos.

b) Serviu como uma fonte de iluminação e calor, tornando as noites mais confortáveis e seguras.

c) Permitiu a produção de cerâmica e outros utensílios, proporcionando maior praticidade e versatilidade.

d) Contribuiu para o desenvolvimento da metalurgia, permitindo que os homens pré-históricos descobrissem e trabalhassem com metais.

Comentário: A alternativa correta é a letra a. O uso do fogo permitiu que os homens pré-históricos cozinhassem alimentos, tornando-os mais fáceis de serem digeridos e mais seguros para serem consumidos. Além disso, o fogo também contribuiu para o desenvolvimento de outras tecnologias, como a produção de ferramentas com pedra polida e a obtenção de calor e luz em ambientes escuros e frios. Entretanto, a principal vantagem do fogo para os homens pré-históricos foi a melhoria na qualidade e na segurança alimentar.

Transição da pré-história para a história: o surgimento da escrita e das primeiras civilizações. 

Qual foi a importância da escrita e das primeiras civilizações para a transição da pré-história para a história?

a) Permitiram a documentação dos acontecimentos históricos, tornando possível o registro e a preservação da memória da humanidade.

b) Viabilizaram o desenvolvimento de novas tecnologias, como a roda e a metalurgia, impulsionando o avanço da sociedade e da economia.

c) Proporcionaram a formação de impérios e a conquista de novos territórios, garantindo o poder e a hegemonia de alguns povos sobre outros.

d) Contribuíram para o surgimento da filosofia e das artes, permitindo aos seres humanos refletir sobre o sentido da vida e da existência.

Comentário: A alternativa correta é a letra a. A escrita e o surgimento das primeiras civilizações , como a suméria e a egípcia, foram fundamentais para a transição da pré-história para a história, pois permitiram a documentação dos acontecimentos históricos, tornando possível o registro e a preservação da memória da humanidade. A partir desse momento, a sociedade passou a ser mais organizada e complexa, com o surgimento de governos centralizados, leis escritas e sistemas de contagem e de comércio mais eficientes. As outras alternativas apresentam aspectos relevantes, mas não são tão importantes quanto a documentação histórica para explicar a importância da escrita e das primeiras civilizações na transição da pré-história para a história.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões sobre termo integrante da oração – voz passiva e ativa.

Questões sobre a formação do território brasileiro

Continente americano: Clima e vegetação - Questões